domingo, setembro 24, 2006

ABSOLUTAMENTE INACEITÁVEL

Não, não se trata do indescritível naco de prosa de Rui Jorge Cabral. Também poderia ser mas não é.

Trata-se, mais uma vez, da escola conhecida por "Mãe de Deus", e não tem nada a ver com as obras que, finalmente, estão a ser executadas.

Tem sim a ver com o célebre caso da agressão, após o qual esta escola resolveu interditar o acesso dos acompanhantes das crianças ao recinto da escola, i.e., a partir do portão lateral, pois os outros já se encontram fechados a cadeado há mais de um ano.

Até aqui nada de mal. Só que esta resolução resultou de um acto de cobardia sem limites, principalmente pela parte da agredida, de todos os elementos da escola e da direcção desta. Num clima de medo, fecham as portas a todos, qualificando todos os pais, mães e outros acompanhantes no mesmo nível do(a) agressor(a).

Já no ano lectivo transacto, esta situação tinha levado a algumas discussões. Pessoalmente, não entendo como uma pessoa e respectiva entidade, são alvo de uma agressão e ao invés de castigar o agressor castigam os inocentes.

Agora a situação piorou.
Sexta-Feira passada, 060922, fui buscar o meu filho mais novo tendo chegado a esta escola às 12h58, um pouco mais cedo do que a hora de saída que é às 13h00. Para minha total surpresa e estupefacção encontro dezenas de crianças junto ao portão lateral debaixo de um intenso aguaceiro que entretanto se abateu. A essa hora 12h58, a dois minutos da hora de saída já estavam lá, a atentar pelo aspecto, há largos minutos. De salientar que já estava a chover há mais de 30m, embora não muito intensamente. Imediatamente acorri ao meu filho tendo-o tirado dali para fora para o interior do carro. Estava todo molhado. Não, molhado é pouco, encharcado afigura-se mais correcto, a escorrer água por tudo quanto era sítio, mochila incluida.
A acompanhar estes pequenos todos estava apenas uma auxiliar. Era esta quem controlava o movimento de saída/entrada de pessoas. Só vendo para acreditar numa coisa destas. Junto deste portão não existe qualquer protecção aos agentes atmosféricos. Os pequenos todos ali à chuva, há um bom pedaço de tempo, e ninguém a tentar fazer algo para minimizar esta situação.Com a notável excepção dessa auxiliar, parecia que não existia ninguém dentro do espaço escolar. Fiquei com a impressão que já todos tinham debandado do local de trabalho. Isto às 12h58, torno a frisar.

É assim que os (ir) responsáveis tratam dos seus assuntos:
-Primeiro, saem fora de horas, sem respeito pelos horários estipulados por eles próprios;
-Segundo, plantam as crianças à chuva sem cuidarem de qualquer tipo de protecção e cuidados;
-Terceiro, não assumem a sua posição de cidadãos ao submeterem-se à chantagem do medo através do emprego da violência física.

Sendo assim, o que estão lá a fazer?
Serão estes os educadores das futuras gerações?
É este o exemplo de justiça, moral e coragem, necessários para o fortalecimento da personalidade cívica nesta geração de crianças?
São estes os basilares protectores da saúde das crianças que andam nas escolas?
Será que querem ser agredidos mais vezes?

Não sei, mas parece que sim.

Pelo menos parem para pensar um pouco e vejam quem tem à vossa frente.
Irão ver, se conseguirem atingir mais do que um palmo à frente do umbigo, que:
SÃO CRIANÇAS!!!
Não tem qualquer culpa neste processo.
Não podem ser violentadas desta forma, devido às vossas fobias.

Maldita a sociedade que trata melhor os animais de estimação do que os seres humanos. Mais maldita é quando trata assim as suas crianças.

Entretanto, eu e a minha mulher, iremos proceder a uma série de queixas junto das entidades que possam ter alguma palavra neste processo. Já sabemos que por parte desta escola e respectiva direcção não obteremos nada. Idem, ibidem por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Esta certeza prende-se com o alheamento destas entidades pelo que tem acontecido. Se quisessem fazer alguma coisa já há muito o teriam feito. Mais uma vez a desculpa vão ser as obras. Já a sei de cor desde há 9 anos a esta parte, quando fiz queixa por causa do piso que todos os anos reclama várias vítimas, algumas até para tratamento hospitalar.
Só resta o silêncio.
Pela nossa parte, ficamos, pelo menos, com a certeza que estaremos a fazer o que está ao nosso alcance em vez de, cobardamente, assobiar para o lado.

A partir deste momento, assumi a certeza da necessidade da reforma apontada pela Sra. Ministra. Vou aguardar, ansiosamente, pelo arranque das avaliações. Agora começo a perceber o medo demostrado perante a avaliação pelos encarregados de educação. Pela minha parte, quando tal for possível, podem começar a ter medo, pois nunca poderia dormir em paz se "calasse" a minha voz perante este tipo de situações. Seria, no mínimo, um acto tão cobarde quanto o deles.

A todos os que puderem ajudar na resolução deste problema, agora que já estamos no Outono e com o Inverno à porta, ficarei eternamente grato.

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Terminou a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre 16 a 22 de Setembro. Em todo o mundo civilizado, o dia 22, Dia Europeu sem Carros, foi o momento culminante desta semana, essencialmente, centrada nos problemas ambientais.

Esperem!!!
Todo o mundo civilizado??!!
Não!!!
Uma pequena cidade no meio do Atlântico resiste à força invasora. Através duma poção, que dizem ser mágica, esta população ganha, ano após ano, novas forças para resistir ao cruel invasor.
Encharcados desta poção, põem mãos à obra:
-Depois do bem conseguido método Castilho, esta solução alastra-se lá para os lados duma das poucas edificações onde os bardos se exibem;
-Mas faltava a cereja em cima do bolo. Com esta semana prestes de começar, a venerável chefe não deixa os créditos por mãos alheias e desfecha um fatal golpe na força invasora. Um túnel que irá trazer centenas dos ferozes e implacáveis combatentes "pés de borracha" para o centro da cidade. A simples menção a esta poderosíssima força, temida em todo o planeta, espalhou e espalhará durante muitas gerações, o terror sobre o inimigo.

A infatigável chefe deste povo após provar esta poção esqueceu-se completamente da promessa de retirar estes combatentes para locais onde não pudessem causar muito dano, substituindo-os pelos mais pacatos MiniBusix.
Entretanto, antecendendo o período de confrontos, existiu um momento de tréguas, obtusamente chamado de Dia sem Carros, onde muito diplomaticamente se transmitia:
"A iniciativa integra a semana europeia da mobilidade e vem mais uma vez aconselhar para a minimização do uso do automóvel nos centros das cidades, no caso, da cidade de Ponta Delgada."
Este período de tréguas, apelidado de dia, conseguiu ter a fantástica e impensável duração de 4 horas. (existe um link num post um pouco mais abaixo para quem estiver interessado no documento na íntegra)

Entretanto, não pensem que os esforços ficam por aqui, pois, para defesa avançada da cidade, existe a pretensão de instalar um teleférico lá para as bandas da Rocha da Relva. Este minúsculo povo, cerca de uma dúzia de aguerridos soldados, merece um milhão de at€nçõ€s por parte da toda poderosa edil. Pretendem, os chefes deste clã, com esta medida, eliminar qualquer remota hipótese de um ataque, pela periferia, do pernicioso efeito que dá pelo nome de oxigenação, provocado pelo perigoso pedestrianismo.
Quem se poderia lembrar duma coisa destas?"
Só alguém imbuído do inebriante efeito da poção mágica.

PS: No caso do teleférico, a hipótese do Nuno Barata ter provado esta poção parece confirmar-se. Infelizmente. O ambiente poderá perder, neste caso específico, uma das vozes mais carismáticas...

QUE SE PASSA COM OS ENVELOPES?

1. "Envelope 9"
Temos novo PGR.
Finalmente, cumpriu-se a desejada saída do indesejado Souto Moura. Porém a tal "resposta urgente" nunca veio (faz-me lembrar os CTT). Conseguiu sair sem ruído, incólume e mudo.
O caso do envelope 9 encontra-se nas pantanosas repartições da justiça portuguesa.
Alguma vez verá a luz do dia?

2. Sempre me queixei dos CTT. Cobram, por um serviço da merda, um valor platinado. Atrasos e desaparecimentos são a ordem do dia. Além disso obrigam as pessoas, felizmente quase ninguém aderiu, à aposição de mais 3 números, de que nunca me lembro, no Código Postal. Dizem que é para prestar um melhor serviço, mas o número de "desaparecidos" tem vindo a aumentar. Por contraste, o código postal em países com um tráfego milhares de vezes superiores a Portugal nunca atingem o tamanho do nosso. Isto para não falar nos EUA, com um volume postal na ordem dos milhões de vezes superior ao de cá. Vem-me sempre um sorriso aos lábios quando penso em colocar a Gestão dos CTT à frente dos serviços postais dos "states". Os envelopes teriam que ter 1x2 m só para o Código Postal em Arial 9pt, demorariam meses a chegar (se chegassem...) ao destinatário e o serviço custaria tanto como por cá, i.e., um aumento de 550%!
Mas pelos vistos os CTT já tem companhia na incompetência pois, o serviço de "mail" da UE também não funciona. Só assim se compreende que uma carta de Freitas do Amaral, pretendendo explicar os voos da CIA, nunca tenha chegado ao destino. Piorou, ainda mais, com a constatação de que a segunda via tenha demorado meses a chegar a um dos destinos e não chegar a outro.
Assalta-me a dúvida se Barroso (o tal que deixou de ser durão...) se fez acompanhar de algum dos gestores do CTT?

Enfim, cartadas à portuguesa...

quarta-feira, setembro 20, 2006

DEFORMAÇÃO PROFISSIONAL?

Funcionário da Pixar preso por pedofilia

"FLASH" GORDON

Na ressaca do furacão GORDON, veio-me à tola a história do lobo mau e dos 3 porquinhos.
Mais uma vez, todos os agentes envolvidos na prevenção exageraram. O que era um furacão não passou de uma borrasca.
Tal como na história, poderíamos ser levados a pensar que este pessoal nunca acerta uma, pelo que da próxima vez não vale a pena "ligar" aos comunicados.

Um rotundo NÃO!
Nada mais errado. Este pessoal é competente, e como tal não brinca em serviço, só que a, caprichosa, natureza não (cor)responde aos tubos de ensaio da ciência.
Esta questão está de pernas para ar?
Talvez, mas é assim que eu "vejo" este fenómeno.

Espero que da próxima vez, os comunicados sejam, novamente, levados a sério e não com a leviandade do "sino já ter tocado 2 vezes" e nunca ter acontecido nada. Não só da próxima, mas de todas as "próximas" que houver.
À terceira pode ser de vez...

terça-feira, setembro 19, 2006

DIA SEM CARROS

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, é impecável na informação que dá aos munícipes, especialmente a emanada pelo, irrepreensível, Gabinete de Imprensa.
Informam-nos acerca de tudo. E quando digo tudo, é mesmo tudo!

Por exemplo:
Aqui poderá ficar a saber, para quem ainda não sabe, quantas horas tem um dia.

Um muito, muito Obrigado CMPD e Luísa Silva.

COMO DISSE?

O homem que mais tempo ocupou em cargos governamentais na "Segurança Social":

Bagão critica Governo e PS


Sublinho este trecho:

" Bagão Félix defendeu o sistema ministro proposto pelo CDS, que é semelhante ao que o próprio apresentou quando era ministro da Segurança Social, no Governo PSD/CDS liderado por Durão Barroso."

Não percebo!
Não foi este o modelo rejeitado pelo "seu" próprio governo?
Também não foi este o ministro que estava perto de ser rejeitado nesse ministério?

Enfim, surrealismo político...