quarta-feira, fevereiro 28, 2007

11,7 GRAMAS DE ALCOOL POR LITRO DE SANGUE?

Pois é.
Um habitante da bielorrússia, Yuri Kherkov, 29 anos, foi encontrado inconsciente junto à saída de um bar.
O mais extraordinário no meio disto tudo é que após dois dias de inconsciência, levantou-se apresentando apenas uma dor de cabeça, o que é um milagre clínico uma vez que este teor é teoricamente o dobro da dose mortal numa pessoa normal. Os médicos continuam abismados pela aparente total recuperação deste "fenómeno".
Das duas uma. Ou é um super-homem ou a vodka é de qualidade extraordinária. Seria interessante saber a marca de vodka utilizada.

Fonte: Theinquirer / Ananova

terça-feira, fevereiro 27, 2007

É COMO ROUBAR O LEITE À FAMÍLIA

Se há coisa que me encanta e diverte são os comentários do pessoal da M$. Como se costuma dizer na gíria é "cada tiro cada melro". Uma das últimas tiradas é do senhor Brad Books - General Manager da M$:
""If you break down the cost of the software over the life of the PC, it works out to be less than how much you'd spend on milk for your family over that same period of time," Brooks said."

Sendo assim, podemos dispensar o leite.

Se pudesse fazer uma pergunta a este senhor, perguntar-lhe-ia se para comprar o M$ Office, também teríamos que prescindir do pão, água, carne, peixe e fruta?

Já sei. Vou pôr os meus 3 filhotes, mulher e moi a passar sede e fome para poder apreciar a maravilha das maravilhas de ter um sistema a correr aquela "espécie de SO" com o devido acompanhamento do M$ Office. Depois, para manter o sistema seguro, também poderia deixá-los (moi incluído) andar esfarrapados ou nus para poder comprar os anti-spyware, anti-vírus, anti-etc..

Wow!

EDIT
PS: O Manager é da minha autoria. A notícia refere Manger. Bem procurei saber algo acerca deste senhor mas ele deve ser algo tão secreto (daí o Manger?) que não encontrei nada sobre ele. Em boa verdade também não fiz um esforço tão grande assim!

MP3

MP3 = RIP?

E o senhor que se segue?

DRM = falta muito pouco para RIP.

Entretanto = Viva o Ogg!

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

BANHADA DA M$?

Em virtude do post anterior e do, sempre, pertinente comentário do "vizinho" francisco costa, dei comigo a cogitar sobre o porquê desta estranha forma de fazer negócio.
Alguns comentadores atribuem ao facto dos computadores da DELL trazerem versões de anti-vírus, anti-spyware, anti-etc., e que seria através destas licenças que fariam mais uns trocos. Talvez tenham razão.

Mas, como sou mauzinho, principalmente com a M$, acho que não ponderaram sobre:
-E se a M$ paga à DELL para esta incluir aquela "espécie de SO" nos seus computadores?

Bem vistas as coisas sempre seriam uns milhares de cópias a contar para as estatísticas...

PS: Embora seja uma brincadeira, não é de inverosímil de todo, pois não?

BANHADA DA DELL

A DELL, após ter sido acusada de não respeitar a liberdade dos clientes visto vender os computadores apenas com Window$, decidiu colocar no mercado diversos computadores sem qualquer sistema operativo.
Bravo, até que enfim!, pensei eu na altura.

Porém, o contentamento foi sol de pouca dura!

Não é que os computadores sem qualquer sistema operativo são mais caros que os que vem equipados com aquela "espécie de SO"?!
$ 52 mais caro!

Fontes: The Cuckoo's Egg / buranen.info

Crap, crap, and double crap!

PATENT WARS

Subordinado ao tema "The Patent Wars" - 1994, Fred Warshofsky expõe um memo interno da M$ datado de 1991 onde Gates se insurge contra as patentes:
"If people had understood how patents would be granted when most of today's ideas were invented and had taken out patents, the industry would be at a complete standstill today. ... The solution is patenting as much as we can. A future startup with no patents of its own will be forced to pay whatever price the giants choose to impose. That price might be high. Established companies have an interest in excluding future competitors."

Desde 1991 até aos nossos dias a M$ evoluiu de um pequeno peixe até ao topo da pirâmide, i.e. transforma-se em tubarão, um dos maiores predadores existentes à face da Terra.

Neste papel, surge o pau-mandado-predador-mor da liberdade de escolha - Steve Ballmer. Já por diversas vezes ameaçou com as patentes que a M$ possui, as tais que prometiam o nascimento de um novo futuro sem elas. À laia de Alberto João Jardim, vocifera e ameaça tudo o que lhe aparece pela frente, demonstrando claramente o desespero e desvario que grassa pelas bandas de Redmond. Claro que se compreende este estado de sítio, principalmente com as recentes adesões de mais dois estados dos EUA ao "open source", demonstrativo que estão a ser batidos em "casa", além do fracasso da "espécie de SO". Até "Deus" parece estar contra a M$.

Desta vez, porém, o tiro poderá sair pela culatra. Fartos de mentiras, insinuações torpes, movimentações nos bastidores (como o apoio à SCO), ameaças e mesmo chantagem aos utilizadores de Linux, foi criado um movimento que pretende acabar de vez com a questão. Assim, se este movimento tiver a força suficiente poderá obrigar, moralmente, a M$ a evidenciar de uma vez por todas aquilo que diz possuir.

E porque moralmente?
Porque é o que se pede nesta, "bem educada", carta aberta.
Os "terroristas" do SL apenas pretendem, educadamente, saber o que estão a violar!
Como é fácil de supor, qualquer tipo de violação dos direitos da M$, poderá ser contornado num curtíssimo espaço de tempo. É precisamente essa uma das grandes virtudes do código aberto - todos sabem o que está lá e todos podem contribuir para o modificar.
Basta a M$ dizer, nem é necessário comprovar, onde o Linux/SL viola os direitos das patentes que possui.
Apenas isso. Mais nada!

Movimento: Show us the code
Patent Wars: Fred Warshofsky, The Patent Wars 170-71 (NY: Wiley 1994)



domingo, fevereiro 25, 2007

FIM-DE-SEMANA EM CHEIO

Um grande fim-de-semana para o "desporto" e para o "jornalismo".
No "desporto":
-Mourinho considera-se o maior, (eu também o considero o maior, e daí?)
-Mourinho ataca Pacheco; (tsss, tssss não havia nexexidade, poish não?)
-Pacheco chama doente a Mourinho; (sem comentários...)
-Chelsea ganha o primeiro título da época. Após a partida de râguebi, sem regras, onde quase matavam o infeliz capitão John Terry, lá conseguiram ganhar esta "famosa" Taça, mas tal só foi possível à custa de Droga;

Na política:
-A inerrável entrevista de Filipe Santos Costa-Expresso a Maria José Nogueira Pinto:
É difícil de acreditar nisso. O que está a dizer faz dele um totó no meio deste processo. É isso?
Não. Eu penso que ele está ali emaranhado… O PSD, consciente do seu estado de degradação em Lisboa, levou aos eleitores um presente, que era um tecnocrata intocado pelos vícios da política. E o que é que nos saiu na rifa? Uma pessoa totalmente inexperiente, sem nenhuma capacidade de liderança e que ganhou em pouco tempo todos os vícios da política. É um «case study»."

Ó Filipe Santos Costa - tótó??!!
Isto é do melhor jornalismo a que o Expresso nos tem habituado. Um autêntico encher chouriços, ainda por cima com "jornalistas" que parecem estar a dar opiniões pessoais para um blog. Bem, se as perguntas raiaram o absurdo, as respostas não lhe ficaram atrás.
Para quem estiver interessado em mais do mesmo pode, ainda, visitar esta página. Aqui a parte que gosto mais é aquela em que MJNP diz "(...) a intenção desta auditoria é emporcalharem-me.", devidamente acompanhada da pergunta de FSC - "E deram-se a tanto trabalho para isso?"
Um verdadeiro hino ao "jornalismo"!

Ainda nesta peça de "jornalismo" a vereadora do CDS-PP vaticina:
"Ele [Marques Mendes] ainda não percebeu que ou toma conta de Lisboa, ou Lisboa vai dar cabo dele."
Pois, pois, Marques Mendes ainda não percebeu, pelo menos se atentarmos na notícia do Jornal de Notícias:
"Marques Mendes propôs hoje a criação de uma agência única para a gestão do Litoral dotada de um "envelope financeiro" que permita fazer uma intervenção de fundo em toda a costa portuguesa.

A proposta do líder do PSD, e também deputado pelo distrito de Aveiro, foi feita durante uma visita a Esmoriz para se inteirar da situação naquela localidade piscatória do concelho de Ovar, afectada quinta-feira pelo avanço do mar."

Isto promete!

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

PROMESSAS FALHADAS

Prestes a completar mais um aniversário, algumas das promessas deste Governo de Sócrates andam pela hora da morte.
Se atentarmos nos dos principais pregões, o tal de "Choque Tecnológico", podemos reparar que de tecnológico não tem quase nada e que de choque tem realmente algum conteúdo. Realmente, foi chocante a aliança com a M$.
Porquê?
Talvez um pequeno excerto do programa deste Governo sirva para ilustrar o quanto "chocante" é esta aliança:
"É necessário, portanto, alargar o âmbito de intervenção, voltar a mobilizar uma base social de apoio alargada, estimular o investimento público e mobilizar o investimento privado nesta área. Importa consolidar iniciativas em curso (e.g. transacções electrónicas, cidades e regiões digitais, conteúdos digitais, campus virtuais), preencher lacunas (e.g. acesso e utilização da Internet em todas as escolas; partilha de conhecimento e adopção de licenças CC creative commons; democracia electrónica; promoção de sistemas operativos não proprietários open source sempre que apropriado; combate à fraude; reforço da privacidade, segurança e fiabilidade; planeamento estratégico dos sistemas de informação na Administração Pública e nas PME) e promover a inovação e a criação de novas actividades em áreas de desenvolvimento estratégico (nomeadamente em computação distribuída Grid, visualização de informação e redes P2P)."

Será preciso dizer mais alguma coisa?!

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

ISTO É QUE É CARNAVAL!

"A página oficial do Carnaval da Madeira até parece ter sido escrita para explicar a conferência de imprensa que Alberto João Jardim acabou de dar.

"o Carnaval (da Madeira) assumiu, desde sempre, características especiais (...) tem dois cortejos: o alegórico e o trapalhão. O primeiro é mais sofisticado e necessita de um projecto criativo da parte de todos os grupos e figurantes. O segundo conta com a participação espontânea de todo o público interessado.""

Roubado descaradamente ao vizinho um blog tipo assim.

"WE LIKE DRM"

Bem que alguns tentaram minimizar o apetite da M$ pelos DRM. Usaram de todos os argumentos possíveis, indo ao ponto de culpar os gigantes da indústria "cine-discográfica". Nas mãos destes tubarões a indefesa M$ nada podia fazer senão ir de acordo com as vontades da maioria ($, claro).
Porém, alguns dos grandes responsáveis da firma de Redmond teimam em contrariar estes fieis defensores, como se pode depreender de uma das mais recentes entrevistas de Robbie Bach presidente da divisão Microsoft's Entertainment and Devices a Forbes.com:
"We've been very focused on producing a DRM system. We're willing to license it across the board.
We think that's important. Certainly the content providers are the people who determine what the rights are. Our view is it's our job to provide the technology and the content providers can tell us what kind of restrictions and policies they want to apply to that."
(ok, ok, claro que os tubarões determinam os direitos, mas também é claro quem é que fornece a tecnologia!)
"We think DRM is important, and you can decide if you want to do it in the clear, that would be fine with us. You can decide you want to do it with a certain set of restrictions. Our job is to provide the technology you need for that. It's not just for music players--it's for phones, it's for other devices, because all that kind of media is going to flow through the ecosystem."
Agora sim, a M$ afinal está a fazer o favor de nos fornecer a tecnologia que nós precisamos, ou seja, aquilo que a M$ acha que nós precisamos.
Clap, clap clap. Bravo!!!

PS: O que significará para este M$-man um ecossistema?

iPhone - FINALMENTE LIVRE

A Apple já poderá comercializar aquele brinquedo parecido com um celular cheio de esteróides. Finalmente as duas partes, CISCO e APPLE, chegaram a acordo.
A contrapartida?
Nada mais simples - trabalharem em conjunto!
Onde é que eu já ouvi isto?

Para todos aqueles que esperavam ansiosamente por este brinquedo, podem começar a preparar o pé de meia.

Fonte: AP / Forbes.com

PS: Correspondendo a um apelo do TuxVermelho espero que este símbolo faça parte do pacote. Aliás, Jobs já se encarregou de mandar o recado!


TESTBED-3

A pedido de vários amigos, resolvi incluir nesta experiência:
1. MANDRIVA FREE 2007;
2. MANDRIVA FREE 2007 x86 64;
3. Última versão FREEBSD 6.2.

Para já a seguinte conclusão:
Segunda à noite e Terça de Carnaval, sempre ocupados com testes a estes dois SO's.
Para já sem qualquer resultado prático. Sacar, gravar CD's e trocar discos ocupou-me o tempo todo. Veremos o que acontece este fim-de-semana.

Entretanto, nesta fase, a "tal espécie de SO" já foi colocada de parte. No [Paix] nem sequer dá qualquer sinal.

Chamo mais uma vez a atenção que nesta fase apenas seleccionarei os SO's que não apresentem qualquer problema na instalação, exceptuando o caso do Windows 2003 Server por razões óbvias.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

GRANDES PORTUGUESES - 2

Acabei de assistir a mais um programa desta série. A minha curiosidade prendia-se com "como é que se vão livrar da "Escola de Sagres"", tão publicitada durante esta semana.
Sinceramente, fiquei estupefacto.
Tanta coisa para aprender sobre o Infante!

Um pequeno exemplo:
-Quando Sua Alteza D. João I decidiu fazer uma festa para alegrar o ambiente, os infantes -Nah! isso já é muito repetido. Olha, soberano pai, e porque não ir ali a Ceuta dar cabo de uns mouros?
Isso é que ia ser uma cena bué de fixe!

Bem, depois de tanto atropelo, a Sra. Dra. Maria Elisa escolhe os livritos onde a gente pode ficar a saber um pouco mais sobre o Infante. Um dos livros apontados, de autor português, era "Henrique o Navegador" ou como se diz em inglês:
-Henry the navigator!

Ou, como diria o Lauro Dérmio - "let's look at the trailer", ou ainda melhor - "let's voteite".

terça-feira, fevereiro 20, 2007

GRANDES PORTUGUESES

Faltou uma figura para fazer companhia aquele verme do Salazar. Tive sempre dúvidas se havia mesmo gente que ainda acredita que Salazar foi um grande homem. Sempre acreditei que tal não fosse possível e que os portugueses estavam, democraticamente, muito mais evoluídos. Parece que me enganei redondamente. Além do Salazar ser um dos mais votados, apanho com um encapuçado anónimo que ainda pensa desta forma:
"Em relação à autonomia, não preciso ir à procura, o senhor é que ainda não percebeu afinal o que ela significa, a Madeira também se julgava muito autónoma...
Mas não estou com isto a querer afirmar que os Açores e a Madeira não possuem uma certa autonomia, pelo menos a que lhe é permitida..."

Quase perdi toda a esperança e fé nas conquistas de Abril.
Isto é realmente muito triste.
Este menino, porque é impossível ser um senhor, ainda deve pensar que vivemos no tempo da escravatura.
Sinceramente, estas afirmações foram, nestes 32 anos após o 25 de Abril, a pior peçonha que li ou ouvi em qualquer lugar.
Será realmente este o espelho da democracia em Portugal?
A minha esperança é que não.


É O FIM DO SAPO!


Um fungo, vindo desde o tempo dos dinossauros, pode vir a acabar com todas as espécies de batráquios. Os cientistas, que nada sabiam acerca disto, estimaram que só na última década desapareceram, não só por causa deste fungo, 170 espécies e que 1.900 estão eminentemente ameaçadas.
Para que reste uma esperança são necessários 400 a 500 milhões de dólares.
Vamos lá a ajudar este pessoal para que os batráquios não desapareçam da face da terra.
Estás a ouvir batráquio da PT?
Não te ficaria mal protegeres a tua espécie. Vá lá antes que o tio Belmiro te deite a mão.

Fonte: New York Times

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

M$ + RED HAT ?!

Qual a admiração, Mário Gamito?

O tal de Linux que nunca existiu está agora a servir de plataforma aos inconfessáveis métodos da imperial Microshit!

O porquê é que será motivo de análise!

Apesar disto também ser uma espécie de blog e do dono ser um aprendiz de feiticeiro, talvez pudesse, neste momento, apontar em duas simples frases o porquê deste movimento:

HIPÓTESE 1 (talvez a mais credível):
1. Ou o meu amigo anónimo mandou o meu post "O FUTURO DO LINUX" para a Microshit e para a Red Hat (note-se o sentido figurativo de "RED FLAG"), e este pessoal passou-se completamente com a minha capacidade futurologista;
2. o meu amigo anónimo mandou o meu post "SERÁ VERDADE?" para a Microshit, Novell e para a Red Hat.

HIPÓTESE 2 (nem por sombras a mais credível...):
1. GOOGLE;
2. UBUNTU.

Venha o diabo e escolha. Cá por mim a 2ª hipótese não tem qualquer hipótese, pois não?

PÁGINAS WEB - A LA WEB 2

Precisa de fazer uma página toda catita para o seu site?
Precisa de incorporar as tecnologias mais recentes?
Não quer perder tempo a estudar?

A solução é Weebly.

Quem estiver verdadeiramente interessado em experimentar esta novidade, disponho de dois convites. Basta enviar um comentário a dar conta dessa intenção. Posteriormente, através de novo comentário, darei as respectivas instruções para quem ficar seleccionado.

SERÁ VERDADE?

Devido ao recente pacto M$/Novell, alguns dos grandes utilizadores de Linux já começaram a pagar à M$, por alegada infracção de patentes.
Haverá algum fundamento nesta acusação?

Fonte: TheInquirer / IT World Canada

A seguir com muita atenção.

O FUTURO DO LINUX

Nunca pensei, até hoje, em obter o nº de utilizador quer de Linux quanto de Ubuntu, mas instado pelo "chamamento" do Marco e de Red Tuxer lá fui eu "matricular-me" nestas duas entidades.
Quanto ao Ubuntu calhou-me o nº 11.833 enquanto no Linux fiquei com o nº 442.135.

Esta iniciativa que bem poderia chamar-se "Vá lá registe-se. Vai ver que não dói nada." está à espera de mais registos por parte da comunidade. "Bora" lá a registar!

Mas o futuro do Linux poderá passar por uma ou duas distros de que quase ninguém fala - Red Flag e Asianux.
Essas duas distribuições contam com uma base de, pelo menos, 200 milhões de utilizadores (deverão ser muitos mais mas estas são as estatísticas a que tive acesso, datadas de 2001). Com o empurrão que os governos desses países estão a dar facilmente se compreende que estes números poderão, eventualmente, modificar as estatísticas mundiais. Se a este conjunto de países asiáticos juntarmos o Brasil, Índia, Rússia, demais países da ex-URSS, África do Sul, alguns estados dos EUA, os restantes países da América Latina e a União Europeia (com a notável excepção de Portugal) poderemos assistir nos próximos anos a um incremento do SL a todos os níveis notável.
Pessoalmente, sou contra a imposição de qualquer SO, e não só, e receio que o caso da China se revele um grande problema para a liberdade do povo chinês. No entanto, uma vez que o código é aberto, facilmente se depreende que irão ter muito trabalho adicional se tentarem de alguma forma "censurar" este sistema.
Sabendo hoje das reais dificuldades que passa o gigante monopolista em obrigar os utilizadores a migrar para aquela espécie de SO eis chegada a hora para investir no SL. Obviamente que este investimento neste país à beira mar plantado terá que vir das empresas privadas, uma vez que o pacto existente entre os nossos governantes e a empresa de Redmond parece estar para durar.

Para divertimento do meu amigo anónimo, fica aqui uma chamada de atenção. Este post é da minha autoria, para isso é que mantenho esta espécie de blog, baseado nas informações que circulam na Net. Não fiz qualquer entrevista aos governos da China, Japão, Coreia e demais países citados. As ilações são apenas um exercício de futurologia. Aviso desde já que se derem certo não aceito consultas.




domingo, fevereiro 18, 2007

TESTBED-2

ATENÇÃO: Todo o software a testar nesta fase estará conforme o original, i.e., "out of the box". A única modificação possível advirá do próprio software "procurar" na Net aquilo que achar necessário para funcionar correctamente. A minha intervenção cinge-se a seguir as instruções de instalação.
A única excepção a esta regra é a "Paix" o qual teve uma intervenção mais elaborada porque nenhum SO, mesmo nenhum, conseguiu advinhar tudo o que esta máquina tinha dentro do caixote.

Hoje, vou falar do "Servix":
Com este computador não houve problema nenhum. Todos os SO's funcionaram quase na perfeição. Segue a lista dos SO's utilizados:
Linux's: Caixa Mágica 11, Debian 3.1r4, Fedora 6, openSuse 10.2, Slackware 11 e Ubuntu 6.10. Ficaram de fora o Gentoo e uma versão de um Linux açoriano, Priôlo por enquanto porque o nome final que lhe irei dar deverá ser Priolux e que presentemente está em fase final de desenvolvimento, faltando apenas os pacotes de software a incluír. O primeiro por manifesta falta de tempo e o segundo porque era batota. A batota deixo para os amigalhaços de Redmond.

Solaris: openSolaris e Belenix 0.5.1;

BSD's: openBSD 4.0 e freeBSD 6.2;

e por último, que é o lugar que deve ocupar em qualquer rede de jeito, os Windows 2000 e 2003 na versão Server. Usei o pacote "distribuição", que generosamente a M$ põe ao dispôr dos clientes por um preço que dá para muitos downloads e muitas caixas de CD/DVD, especificamente o Windows Small Business Server . Aquela coisa que tem a ver com os nossos olhos ficou de fora como será fácil de prevêr. Pensarei nesta hipótese lá para o ano de 2013 isto se nessa altura tiver um computador com 8 processadores quad e 4 GB de memória por core, mas mesmo assim será uma locomotiva a carvão.

Quanto aos Linux's apenas o Caixa Mágica e o Slack não detectaram a segunda placa de rede. No restante foi tudo à primeira.
O grupo dos Solaris também não detectou a segunda placa de rede
Os BSD's idem ibidem.
O Windows 2000 não detectou qualquer placa de rede e a placa gráfica (embora este pormenor não tenha importância) enquanto o 2003 ficou apenas pela 2ª placa de rede.

Como a minha intenção nesta fase é escolher os OS's que funcionem à primeira foram para a prateleira:
Caixa Mágica, Slackware, openSolaris, Belenix, freeBSD, openBSD e o Windows 2000. O Windows 2003 pelos motivos apontados no post anterior teve que ficar embora não merecesse.

Conclusão: está neste momento em dual-boot com openSUSE e Windows 2003.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

CLASS SERVER

Em atenção ao amável anónimo que gosta de se divertir, aqui vai uma história que espelha exactamente aquilo que a M$ é capaz de fazer por este país à beira mar plantado. Bem neste caso não é à beira mar mas sim no meio do mar.

"
O Class Server é uma plataforma inovadora de gestão de aprendizagem que possibilita a realização de actividades lectivas em rede e a interacção pedagógica entre professores e alunos através de computador.
Permite ainda aos encarregados de educação a consulta dos trabalhos e das classificações dos seus filhos, bem como a ligação em rede de todas as escolas participantes no projecto.
Com o apoio da Microsoft Portugal e no âmbito do Protocolo Partners in Learning, inicia-se no ano lectivo de 2004/2005 uma experiência-piloto que envolve 17 escolas dos Açores.
Estamos certos de que este instrumento de aprendizagem irá contribuir com sucesso para uma inovação pedagógica sem precedentes nas escolas dos Açores."


A "primeira pedra" foi lançada a 24 de Março de 2004. Prestes a completar 3 anos este inolvidável "projecto-piloto" ainda continua (?) na fase de pilotagem. Para quem toma por comparação os projectos open-source das cidades de Munique, Vienna e do "próximo" Ministério da Justiça, onde se pode falar de dezenas de milhar de máquinas a MIGRAR de um sistema proprietário para SL, com este projecto-piloto em que a M$ Portugal se envolveu directamente, deve com toda a certeza fazê-lo rebolar de divertimento. Isto sem falar dos €€€ até agora investidos à custa dos nossos depauperados bolsos. Para mim, o dinheiro que aqui foi gasto, não dá qualquer espécie de gozo nem me dá para divertir, antes pelo contrário dá-me é vontade de chorar.

A minha pequenina experiência não é nada comparada com os supra-sumos da M$, que conseguiram esta proeza dentro dos seus próprios sistemas proprietários, nem tampouco com a propalada, leia-se publicitada, deste tão divertido anónimo. Todavia, apesar da minha minúscula experiência, a minha dignidade nunca permitiria qualquer coisa deste género.

Como pode ver, amável e divertido anónimo, por aqui não faltam nem faltarão motivos de divertimento.

COMICS

Depois das tirinhas de banda desenhada ao alcance de todos, eis que surge uma nova forma de fazer um livro aos "quadradinhos". Desta vez não é necessário andar a juntar diversos elementos pré-configurados mas sim usar aquelas fotos que todos tem nos mais recônditos locais da casa.
Pegue numas fotografias de amigos (de inimigos ainda melhor) ou da família e parta à descoberta desse maravilhoso mundo da banda desenhada.
Caso esteja interessado "follow the link" - Comeeko.

THA LAMB LIES DOWN ON...

Devido ao estrondoso sucesso que o "espécie de SO" está a obter por parte dos utilizadores, a M$ resolveu, em acordo com o governo português, investir nos universitários portugueses. Vão ser 100.000 universitários a obter esta boa vontade da M$. Também são mais 100.000 para as estatísticas, que vem mesmo a calhar.
Não, Portugal não vai pagar nada!
Tudo gratuito!
São tão bonzinhos, não são?
Enfim, se Portugal não abre os olhos poderá estar dentro de pouco tempo completamente isolado dos restantes parceiros, tornando-se, talvez, no último bastião da Europa a continuar a baixar as calcinhas ao "amigo" Portões.
Chamaram a isto o choque tecnológico e pelo menos da minha parte já conseguiram. Estou chocado!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

ONDE A M$ VAI BEBER OS NOMES DE CÓDIGO


Segundo o theENQUIRER, é aqui!
Encontrar um ainda vai, 2 ainda pode ser agora 3, há algo que não bate bem.
E Vienna?
Talvez numa bodega situada algures entre Vigo e La Corunha (tem que ser com h). Noite dentro o genial inventor deste nome ao conseguir discernir algures, entre os ébrios vapores que lhe deturpavam os sentidos, uma valsa de Strauss - eureka!
Estou em Vienna e Vienna se irá chamar o futuro "pseudo-espécie de SO". Sim pseudo porque não passa de uma simples intenção de ser qualquer coisa. Nem sequer uma grande porcaria como é hábito.
Vale a pena ler a notícia completa e seguir os link´s para mais uma série de coincidências (serão?).
Mas que falta de imaginação.

VIENNA - 4

Andava por aí a navegar e de um momento para o outro lembrei-me de ver o que dava www.vienna.com.
BINGO!
Windows+Windows+Windows, enfim tanta janela.

Os preços é que não tem nada, mas mesmo nada a ver com os praticados pela Microshit.

"ESPÉCIE DE SO" - 2

Existe um forum, "not directly affiliated with M$" como convém, tipo Poll (ou será Troll) onde se vota a migração ou não para a "espécie de SO".
Os resultados são impressionantes:
25% já o usa;
50 % tem intenções de usar a breve prazo;
25% intenções de o usar mais tarde / por enquanto não.

As restantes questões, sem qualquer votação até agora, são:
-Vamos usá-lo no posto de trabalho, mas não em casa;
-Provavelmente não;
-OSX FTW. (??!!)

Nada de "não nunca".
Também nada de Linux.

Mas o melhor desta votação é o número de votantes - 4!
Fantástico!

PS: Vamos lá dar uma ajuda aos rapazes. Eu votaria no OSX FTW que me parece o mais aproximado a insultá-los.


Para votar: aqui

VIENNA - 3

Um prestável anónimo, que desde já agradeço, fez o favor de me indicar uma página acerca da "espécie de SO". Aconselho a leitura desta página a todos os interessados em conhecer os escuros meandros em que o monopólio$oft anda envolvido. Algumas das pérolas contidas neste documento dá-nos detalhada informação acerca dos nomes de código usados para identificar cada "SO" e, unicamente baseado neste documento, ficamos a saber que:
1. Vienna foi formalmente anunciado em 2000. Era para ser o sucessor do XP!;
2. O "espécie de SO" actual era para ser uma versão intermédia entre o XP e o Vienna. Passou a ser uma "espécie de SO" (só comprova tudo o que tenho vindo a dizer) devido ao enorme atraso do Vienna. Entretanto o, mais parecido com esta "espécie de SO" da época foi o SP2 para XP;
3. Afinal esta "espécie de SO" não passa de um XP com alguns "tweaks", simplesmente um XP com umas poucas novas características assim como um pouco de coméstica;
4. Também ficamos a saber que o desenvolvimento da "espécie de SO" começou em 2001 tomando como base o XP. Um par de anos mais tarde o grupo abandonou esta ideia uma vez que os melhores (os melhores!) engenheiros da M$ haviam desenvolvido o Server 2003. Começa tudo de novo outra vez com a variante da plataforma base passar a ser o Server 2003;

Não querendo alongar muito esta "tradução" aconselho a leitura atenta deste documento. Porém não poderia deixar escapar esta "pérola":

"Shortly after, something dawned on Microsoft. They had promised too much, and they couldn’t deliver the unimaginable new experience we’d come to expect. Vista, as much as matters, flopped.

We are left with a scrappy remnant of what could have been. We have just had the beta 2, which is buggy up to the eyeball, and seems to not have half of the originally promised features. Major inclusions such as WinFS, Monad Shell (WPS), the Next-Generation Secure Computing Base architecture, Intel's Extensible Firmware Interface support and PC-to-PC Sync have all been dropped."

Nada de novo, apenas a comprovação daquilo que muitos de nós já sabíamos.

Obrigado, anónimo amigo!

Link : Windows VistaSector

VIENNA - 2

"Vienna goes Oh! for open source"

Novembro de 2005!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

PI PI QUERO BUZINAR NO CALHAMBEQUE PI PI

Buzinar não é bem o termo. Esta invenção permite buzinar com toques MP3, além de um vocabulário que faria corar a mulher de um carroceiro.
Já sabe, compre uma coisa destas e ponha-se para aí a "buzinar" insultos a torto e a direito, com acompanhamento musical e tudo.
Honk Honk ou Pi Pi, este produto deverá ser um forte candidato ao prémio da mais parva engenhoca do ano.
Haverá candidatos?
Certamente!
Este não é um mundo perfeito.
Isto vai de mal a pior.


Fonte: SqueezeOC.com

VIENNA

Se até agora a M$ era acusada de copiar tudo o que lhe aparecia pela frente, agora ultrapassou o ridículo.
Então vão escolher o nome Vienna para o sucessor da "espécie de software"?
Será que há um deficit de matéria cinzenta lá pelas bandas de Redmond?
Não sei o que isto vai dar mas desconfio que pode dar uma grande confusão!
Não há ninguém naquela casa que atine com um nome de jeito?
Sei lá, por exemplo LongHorn2 não é tão original?
Ou por exemplo Windows 2022

terça-feira, fevereiro 13, 2007

GUITARRA ACÚSTICA

Tem uma Nintendo DS?
Sim?

Ah, mas não fala japonês pois não?

Não?
Não passe daqui.

Sim?
Óptimo. Então transforme a Nintendo DS numa guitarra acústica. Basta ligar aqui.

Nota: não coloco as fontes porque dei tanta volta que me vi grego!

Sayonara!

PS: Quando é que os nipónicos aprendem a fazer destas coisas em inglês?

PS3

Perto da data anunciada para a comercialização da PS3 na Europa, a Sony resolveu brindar os primeiros 500.000 compradores que se registarem no serviço online Playstation Network, com o último filme de Bond, my name is James Bond, Casino Royale em Blu-Ray.
Corram, investidores de Home Cinema 1080p!
Finalmente algo decente para justificar os €€€€ dispendidos.
Para os outros é melhor esperar por mais jogos, além dos 2 ou 3 existentes, verdadeiramente "matadores".

Cá por mim estou à espera de uma para lhe espetar com o Linux em cima.

De qualquer forma a PS3 é o leitor de Blu-Ray mais barato do mercado. Pensem nisso!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

PARA QUEM TINHA DÚVIDAS

Título de notícia num dos jornais dos Açores:

""NÃO" VENCE NOS AÇORES E VAI TENTAR IMPUGNAR NOVA LEGISLAÇÃO NA REGIÃO"

Pois está claro!!!

Mas, esperem...
No meio das 9 ilhas dos Açores há uma que resiste à máquina de guerra do adversário aminão!
Hordes e hordes, batalhões e batalhões de aminões, estão prontos a entrar em combate contra este minúsculo reduto que, ironia das ironias do destino, dá pelo nome de Ilha de Sta. Maria, a única assimsim!

Entretanto no continente português os 6 habitantes da freguesia S. Antão da Gruta já enviou uma petição ao governo para que este território de cerca de 5.400 m2 seja desde já transferido para os Açores. O NÃO venceu aqui com a expressiva margem de 83,3333%. O único habitante que votou SIM também já enviou uma petição para que, caso a transferência tenha lugar, seja enviado para Sta. Maria.

Será que Sta. Maria passará a ser a Espanha dos Açores?
E Vila do Porto será o quê?
Badajoz?

Que mais irá acontecer?

RETRATOS ROBOT

Quer fazer um retrato robot ao jeito da polícia?
Tem neste momento ao seu inteiro dispor uma ferramenta em flash para tentar construir um retrato bem ao modo de "Wanted - Dead or alive".
Em apenas 5 minutos consegui fazer algo parecido com a minha pessoa. Digo algo parecido porque não consegui mostrar um pequeno (por enquanto) ralo de falta de cabelo, junto ao "redemoinho".
Experimentem aqui.

Não é necessário ser-se um Picasso e poder-se-ão obter resultados muito giros.

E O NÃO A DAR-LHE

Depois de ter sido esmagado pela vontade popular, muitos dos apoiantes do NÃO ainda não perceberam muito bem o que os atingiu.

"Vamos continuar a lutar".
O que quer isso dizer?
Em vez de começarem a ajudar não, como não o fizeram durante os últimos 8 anos, vamos para a luta.

"a nova Lei sobre o aborto
(continuam com a aborto, ainda não aprenderam aquilo que a maioria do povo português percebeu logo à primeira) terá que ter um período de aconselhamento e acompanhamento à mulher".
Provavelmente tudo o que dê para ultrapassar as 10 semanas deve dar jeito. Em vez de, por exemplo, vamos criar condições para que a mulher tenha todo o apoio necessário para não cometer o aborto, não, fazem exigências como se tivessem ganho.

Não ouvi ainda ninguém dizer - VAMOS TRABALHAR!

Por isso digo eu:
-Se querem ajudar, comecem a trabalhar. Pelo menos agora, já que nada fizeram nos últimos 8 anos, mostrem ao país que a razão está do vosso lado.

sábado, fevereiro 10, 2007

TESTBED - 1

Durante esta semana, nos raros tempos livres disponíveis, andei a (re) montar o laboratório (daqui para a frente Lab) com a intenção de testar em ambiente real o comportamento em rede de várias distribuições Linux além do omnipresente "outro". O "outro" porém correrá apenas numa máquina para servir de teste ao Samba e experimentar as ligações Active Directory, caso necessário.

O Lab (Aldeia Globalix) é composto por 5 máquinas:

1. (servix) - 1 Pentium III 1 GHz, 512 MB de memória, 40 GB disco duro, Gráfica ATI Rage 4 MB, Gravador DVD;

2. (Pequenix1) - 1 Celeron 2,4 GHz, 512 MB de memória, 80 GB disco duro, Gráfica ATI Radeon 9250 128MB, Gravador DVD;

3. (Pequenix2) - 1 AMD XP 2200+, 512 MB de memória, 40 GB disco duro, Gráfica ATI Radeon 9250 128MB, Gravador DVD, Placa WiFi da 3COM;

4. (Amarinix) - 1 MB PCChips CPU onboard 3400+ (dizem eles), que não passa de um XP Mobile 1700+ com esteróides, soldado na MB, 512 MB de memória, 80 GB disco duro, Gráfica ATI X700 256MB, Gravador de DVD;

5. (Paix) que é este - AMD SEMPRON 2800+ 64 bit, 768 MB de memória, 2 discos 160 GB SATA, Gráfica ATI X700PRO EXTREME VIDEO IN/OUT e, muito importante, uma MB ASROCK K8NF6G-VSTA. Posteriormente perceberão como esta motherboard é muito importante.

Como é fácil de adivinhar as gráficas são quase todas ATI, a única excepção é a NV 6100 onboard deste computador, o que augura muito trabalho pela frente. Não sou masoquista mas gosto quando me dão luta.

Começo pelo servix:
Novo servidor com SUSE 10.2, dual boot, Small Business Server 2003 / Open SUSE 10.2. Substituiu um Celeron 500, 256 MB de memória que trabalhou 14 meses com Debian 3.1, quase nonstop excepto para 2 limpezas aquando da substituição de ventoínhas e placa gráfica. O SO manteve-se inalterado desde que ficou totalmente configurado.

CORRECTOR ORTOGRÁFICO

Por diversas vezes o corrector ortográfico indica que uma palavra tem um erro. Neste caso aconteceu com o miniaturizar do post anterior. Este dicionário não comporta este termo nem tampouco miniaturiza.
Consultando o dicionário online da Priberam, ainda é mais curioso:
-Miniaturizar não existe;
-Miniaturiza existe:

"Foram detectadas 2 formas

3ª pess. sing. pres. ind. de miniaturizar
2ª pess. sing. imp. de miniaturizar"

Afinal, em que ficamos?

Na dúvida,e porque acho que existe, resolvi aplicar o miniaturizar.

REVOLUÇÃO - 2

Mais uma tecnologia que poderá mudar radicalmente o futuro da energia armazenada. mPhase e Lucent Technologies estão a desenvolver um novo tipo de bateria baseada em nanotecnologia, que segundo eles:
-Durará décadas;
-Verdadeiramente "amiga do ambiente";
-Fácil de miniaturizar;
-Barata;
-De zero até carregamento completo quase instantaneamente.

Brevemente num kiosk perto de si. (?)

-Página aqui.
-Documento técnico aqui (em PDF).

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

GRAN PARADISO

Foi ontem, 070208, formalmente anunciada a 2ª versão alpha do Firefox 3. Segundo a Mozilla a versão estável deste browser tem uma melhor gestão de memória mas avisa desde já que, devido a esta melhorada gestão, algumas extensões podem não funcionar.
Versões para Linux, Mac e Window$.
Apesar do adiantado estádio desta versão o seu uso é desaconselhado para quem tem a versão 1.5 ou 2.0 a funcionar correctamente.

GRAN PARADISO - nome de código do Firefox 3

HÁ COISAS FANTÁSTICAS NÃO HÁ?

INSYS 6154S & Windows Vista a menos de 900€ !!!

e-mail recebido da "amigalhaça" Inforlândia

Consultando a página, para ver a fantástica oferta, deparo com um portátil da marca INSYS (i.e., mais um clone dos "milhentos" que existem por aí) motorizado por um Celeron M420 1,6 GHz, placa gráfica integrada VIA VN800 que rouba até 224 MB da memória instalada (1GB) e mais uns apetrechos perfeitamente banais.
A grande novidade é a "espécie de SO" utilizado o qual é sem dúvida o motivo para a minha estupefacção!

Vejamos:
Um portátil perfeitamente enquadrado na gama mais baixa que anda (?) por aí nos € 399 na pior das hipóteses, é "ofertado" pelo fantástico preço de € 849!

(?) - algumas marcas usavam esta configuração mas numa simples consulta constata-se que todos os modelos se encontram descontinuados. Mais, é possível encontrar numa grande superfície aqui bem perto, um portátil de marca com renome, exactamente a mesma configuração ademais equipado com placa gráfica ATI X200 (éne superior e com memória dedicada) pela quantia de € 499. Mesmo ao lado "mora" um Centrino 1,7 GHz, características técnicas muito superiores, em promoção por € 459.

Em conclusão:
1. Todo o mundo fala das exigências desta espécie de SO. Não acredito que esta configuração minimalista puxe esta carroça, especialmente no aspecto gráfico;
2. Ou é uma manobra de marketing - despachar um produto descontinuado com o soft da moda, ou a diferença de cerca de € 400 é devida, exclusivamente, a esta espécie de SO!

Aqui sim, apetece-me dizer NÃO OBRIGADO!

PS: Os vários edit deveram-se a um teclado mal comportado, com uma tecla encravada. Não digo a marca porque achava que este em conjunto com os "roedores", eram os únicos produtos de confiança deste tão badalado monopólio.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

AMERICAN WAY - NO IRAQUE

Não consigo resistir a este video.
Prova cabal de como é que os soldados dos EUA tratam um povo soberano.
Onde pára a polícia?!
Se calhar também foge...

Fonte: upa upa

EXTREME GAMING MACHINE

Atentem bem no catálogo da DELL.
O sistema operativo para estas máquinas topo de gama é?

OPEN XML PELO CANO ABAIXO?

Segundo PC World o formato da Open XML da M$ não irá obter a aprovação da proposta de aprovação pelo standard ISO pela parte de 19 países.
Os países são Dinamarca, França, Malásia, Noruega, Canadá, República Checa, Finlândia, Alemanha, Hungria, Índia (!), Japão, Quénia, Holanda, Nova Zelândia, Roménia (!), Singapura Suécia e Reino Unido.
Os EUA optaram pelo NIM.
O realce vai para a Índia e a Roménia. Apontadas como o reino de Sua Majestade Gates III lá fizeram a desfeita ao pobre homem. Coitadinho!
Este poderá ser um passo decisivo para a queda do formato tão proprietário da M$ e um duro golpe na mania das grandezas.

ODF, rula!

Restante leitura aqui.

MAU DIA

Ontem foi mesmo um daqueles dias muito maus.
O sistema foi completamente abaixo. Um virulento ataque brute-force ultrapassou todas as barreiras que eu havia criado e nem os reforços de última hora me valeram.
Terrível!
Nunca tinha visto nada assim!
É o que faz andar demasiadamente envolvido no Software Livre até altas horas da manhã. Um gajo distrai-se e tumba!
Pelo que me é dado saber esta estirpe anda a causar estragos por todo o lado, pelos relatos que entretanto tive conhecimento.
Isto está de tal forma que só com uma ida a um técnico superior é que o combate a esta praga está a evoluir favoravelmente, mas, mesmo assim, ainda tenho mais uns dias pela frente até o sistema ficar totalmente operacional.
O único remédio foi uma brutal dose de Penadur versão 6.3.3, acompanhado por 3 doses diárias de Aulin.

IVG

Eis as principais razões porque irei votar SIM:
1. Porque SIM;
2. Porque o SIM permite o NÃO;
3. Porque o NÃO não permite o SIM;
4. Porque o hino do NÃO é a maior foleirice / pimpalhada que vi até agora;
5. Porque Manuela Ferreira Leite vai votar NÃO;
6. Porque dá mais gozo o SIM, SIM SIM OH SIM SIM SIIIIIMMMMMM;
7. Porque não dá qualquer gozo o NÃO (AS)SIM NÃO;
8. Porque Zita Seabra vai votar NÃO;
9. Porque o Governo não governa;
10. Para ter mais comentários neste Blog;

terça-feira, fevereiro 06, 2007

JIM ALLCHIN

Depois da polémica entrevista de Bill "portões", Jim Allchin, mencionado nessa mesma entrevista, que é simplesmente o pai de todos os Windows até à data, dizia em 2004, num e-mail enviado a Bill "portões" e Steve Ballmer, que se não fosse empregado da M$ compraria um Mac. Não se ficou por aí porém (leia aqui).

Ora, calculem lá o que é que Allchin fez agora que saiu da M$? (1)
Exactamente!
Comprou um MAC!
WOW!

Jim Allchin esteve sempre muitos passos à frente de "portões" e Ballmer o que por vezes levava a declarações muito caústicas acerca do atraso da M$ perante o Linux e o a Apple/Mac.

(1) - Allchin desligou-se da M$ imediatamente após o lançamento daquela "espécie de SO".

CES 2007

Algumas das novidades da última CES, passaram em claro na maioria das publicações, portuguesas, da especialidade.

Um destes casos é o mais recente membro da família iRobot. Depois do Roomba, 0 robot aspirador, eis que chega o Create. A diferença para o irmão mais velho é que este robot é programável. Um mimo. Melhor ainda para quem percebe alguma coisa de C/C++.
Gostava de ter uma coisa destas mas a minha prioridade, neste campo, prende-se com os Lego Mindstorms. Estive para oferecer (-me) aos putos neste Natal mas já não chegava a tempo.
Óptimas ferramentas didácticas para o futuro. (hello, Min. Educação?)




Os outros, são uns acessórios de realidade virtual 3D para jogos, baptizados com o nome 3001 AD TRIMERSION . Ligação wireless à PS2, XBox e PC's. Este conjunto não era uma novidade absoluta pois já tinha sido apresentado na E3. Aqui a novidade prendia-se com o facto de estes acessórios apresentarem alguns problemas de adaptação. Estes problemas eram facilmente identificados pois, como se pode ver na imagem, toda gente pedia ajuda para ajustar os mecanismos ao corpo.
Porque seria?

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

CINEMA

Para todos aqueles que gostam desta arte, este é um espaço onde poderão aparecer verdadeiras surpresas.
Também destinado a todos os que acham que as suas obras lhes poderá valer um "lugar ao sol".


CONVITE

Venho por este meio convidar S. Exa. Sr. Dr. Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim a participar com a sua proverbial pena, quantas vezes quiser, neste meu "bloguezito".
Desde já asseguro que não existe qualquer interesse financeiro, exceptuando uns trocos para as bejecas e tremoços, o que, como certamente advinhará, andará muito longe de 5.000.000 €.

Pede deferimento.

Cumprimentos.

sábado, fevereiro 03, 2007

ILUSÕES DE ÓPTICA


Não sei bem porquê, mas acho estes dois símbolos tão iguais...

COISAS REALMENTE NOVAS

Após uma reunião/discussão acerca da nova (?) espécie de SO, que anda por aí em tantos formatos mais parecendo um cartaz dos gelados OLÁ, entre je, o patrão e a firma que usualmente vende software/hardware, foi solicitado um Caderno de Encargos em que constasse, além do preço, as reais novidades e a razão porque se deveria efectuar uma mudança. Quanto a este último ponto, não havia qualquer problema uma vez que a informação se encontra toda na Net. Mune-se o "expertise" do portátil, topo de gama como convém - ACER FERRARI!, et voila, uma página de um marreco qualquer, empregado da M$ como convém, a narrar as 7,5 maravilhas desta autêntica porcaria, como se das maravilhas do mundo se tratasse. Bem, para quem esperava uma WOW isto é fantástico, desiludiu-se.
Ora, vejam bem as 7,5 maravilhas desta espécie de SO - Seven-and-a-half things I love about Windows Vista

No fim da acção de propaganda, com o tal expertise a traduzir macarronicamente o ingles, ficamos quase todos, excepto o expertise o técnico acompanhante e a "escort" (e que "escort"! - também como convém) de boca aberta. Os que não ficaram com a boca aberta apresentavam um tal sorriso de triunfo/superioridade que quase se conseguia vislumbrar um halo à volta das suas cabecinhas. Não restava qualquer dúvida. Vitória garantida!
Entretidos, nem repararam que alguém queria falar. Não, não fui eu. Foi o patrão:

Patrão - "-Meus senhores, minha senhora (e quase se podia ler nos olhos - e que senhora!) ...

Senhora (ou melhor, menina) - ... "não sou senhora é menina (nos olhos dos presentes uma nova chama - e que menina!!)"...

Patrão - "...meniiinaaa (e que menina!!!), eu pedi que me mostrassem algo de novo e que fundamentalmente me fizesse decidir em mudar para esse tal Vista (brrrrrrr - isto sou eu). Não pedi para me mostrarem a nova cosmética do XP (ih...ih...ih... - isto sou eu)!
A única coisa nova que vi foi aquela coisa das janelas em 3 dimensões e como decerto compreenderão essa coisa não tem utilidade nenhuma para a minha empresa, antes pelo contrário! (ih...ih...ih... - continua ser eu).
Olhem, meus senhores, aqui o José Carlos (je, moi...) convenceu-me a mudar para o Firefox. A partir daí nunca mais apareceram os habituais problemas que o IE costumava apresentar. Uma vez numa reunião, quando tentava aceder à página da LME (London Metal Exchange), apareceu uma página de pornografia. Estavam seis ou sete pessoas debruçadas sobre o portátil nessa altura. Logo IE leva com um X. Quanto aos outros, o meu cunhado sempre que cá vem (mora no Continente), traz uns milhares de CD's e deixa-me sempre o computador carregado de tralha, pronto para mais uma reinstalação. Nessa tralha já tinha visto tudo o que está aí, mesmo o ambiente 3D.

Vou-lhes dizer mais uma coisa - o José Carlos (je, moi) anda há anos a tentar convencer-me a mudar para aquela coisa do Linux, é assim que se diz, não é?"

José Carlos - "é sim senhor"...

Patrão- "Bem vamos deixar as coisas como estão, não se gasta nem mais um escudo (mesmo escudo, patrões, percebem?) e tu (je, moi) faz-me também um Caderno de Encargos com esse tal de Linux.

Agora desculpem vou sair. Boa Tarde."

1/2 VITÓRIA!!!!!

PS: 1/2 porque ainda não apresentei o CE. Quando isso acontecer será uma dupla vitória. Assim dá mais gozo. Bebi umas bejecas para comemorar a derrota da equipa ACER FERRARI (o empate do Benfica também contribui, mas aí foi para esquecer).


sexta-feira, fevereiro 02, 2007

UPGRADE!

Não há nada como um cheirinho a napalm logo pela manhã!

Segundo a M$, existe um "pequeno" problema com as versões "upgrade".
Muitas queixas tem sido registadas por utilizadores furiosos com a inesperada dificuldade em instalar uma versão "limpa" desta "espécie" de SO. A M$ tem remetido estes utilizadores para esta página do "support" (?), com umas "pérolas" do tipo:

Sintomas:
Você comprou uma versão Upgrade (licença e chave) para o Windows Vista (brrrr). Quando instala através do DVD usando a chave fornecida, será bloqueado e não poderá continuar.

Solução 1:
Inicie a instalação através de uma versão Windows como, por exemplo WINDOWS VISTA (...); (man, I love this game...);

Solução 2:
Compre uma licença total. Esta licença deixará a instalação (upgrade!) correr assim que iniciar através do DVD. !!!! (man, I love this game ^2)

Anda por aí alguém muito confuso. Será que fundiram todos os neurónios durante os anos em que andaram a cozinhar esta espécie de SO?

PS:
Keywords:
kbtshoot kbexpertisebeginner kbinfo KB930985

Ele há coisas fantáticas, não há?!

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

GIMP - PHOTOSHOP STYLE


Em resposta à pergunta formulada por António Lopes, esta poderá ser a resposta.
Não, não é o Photoshop para Linux mas, pelo que conheço, é o mais parecido que se pode arranjar. Versões para Linux. Mac e para o "outro".
Para todos os que sentem dificuldades com o GIMP (principalmente eu!) esta é uma possibilidade a considerar.

EDIT: Só agora reparei que não mencionei o nome deste programa - GIMPShop. O link não direcciona para o GIMPShop original que pode ser encontrado aqui (versão Mac e para o "outro"). Aproveito para chamar a atenção (outro esquecimento) que este programa não tem qualquer associação com o GIMP conforme o amável comentário de marco lopes o qual desde já agradeço.
Há bloggers fantásticos não há?

ÚNICO OFFICE DIGNO DE COMPRA

Admirável objecto de desejo, como cita André Bradford no vizinho um blog tipo assim.

Para mim é o único Office que irá ver a côr do meu dinheirinho - 39,99 € + transporte!

Puro divertimento.

DIZ-SE QUE É UMA ESPÉCIE DE SO - SEGURO - 1

O recente lançamento do "diz-se que é uma espécie de SO" alimentou as minhas esperanças que o código, afanosamente criado durante anos por diligentes cabeças, fosse realmente à prova de bala e que ninguém conseguisse furar os esquemas de protecção do super-hiper "seguro OS até hoje realizado" (o tio Bill não falou em Window$, falou mesmo em Sistema Operativo).
Desta forma, a pirataria tornar-se-ia impossível e consequentemente os utilizadores baixariam drasticamente (para a M$!), logo, uma porta aberta para o Software Livre.
Mas, dois dias (dois dias!) após o lançamento já alguém deu a volta ao DRM. Um simples cidadão, investigador na área de segurança e "desenvolvedor" do ReactOS foi o autor desta proeza, conseguindo dar a volta à "tal" segurança criada por um exército de especialistas (?).
Alex Ionescu - isto não se faz!

E de uma forma tão simples que nem dá para acreditar. Para os interessados basta seguir o link para o blog de Ionescu.

Porém, o que me chamou mais a atenção foi:

"The great thing about the code I’ve written is that it does NOT use test signing mode and it does NOT load an unsigned driver into the system. Therefore, to any A/V application running, the system seems totally safe — when in fact, it’s not. Now, because I’m still booting with a special flag, it’s possible for Microsoft to patch the PMP and have it report that this flag is set, thereby disabling premium content. However, beause I already have kernel-mode code running at this point, I can disable this flag in memory, and PMP will never know that it was enabled. Again, Microsoft could fight this by caching the value, or obfuscating it somewhere inside PMP’s kernel-mode code, but as long as it’s in kernel-mode, and I’ve got code in kernel-mode, I can patch it.

To continue this game, Microsoft could then use Patchguard on the obfuscated value…but that would only mean that I can simply disable Patchguard using the numerous methods that Skywing documented in his latest paper.

In the end, the only way that PMP is going to work is with a Hypervisor, and even that will probably fail."

Sem comentários!