quinta-feira, março 29, 2007

FEDORA 7 TEST 3

Recente, muito recente.

Lista de mirrors aqui.

PS: Não indiquei directamente os mirrors portugueses porque não consegui aceder ao directório e noutro não tem lá nada que se pareça com esta versão de teste.

SEM COMENTÁRIOS



Roubado aqui.

PS: Parece-me que os meus vizinhos açorianos andam distraídos. Será?

NOVOS DRIVERS AMD/ATI

A MAD lançou há momentos um novo Linux Catalyst Control Center, devidamente acompanhado com o fglrx driver 8.35.5
Promete muito mas pelas primeiras impressões não parece adiantar muito.

Enquanto pelos lados da nvidia se trabalha afincadamente nos driver's Linux na MAD é às gotinhas.

Bora lá a experimentar.

EDIT : A boca fugiu para a verdade. Claro que onde se encontra MAD deve-se lêr AMD.

HOJE É DIA DE M$

De vez em quando dá-me destas coisas. Não sei se será da doença, com o respectivo acompanhamento de altas febres, ou se ando a sofrer de algum ataque de nostalgia.
Bem, lá vai a publicidade à M$.

A gigante de Redmonia lança um browser para celulares.
Um produto criado nas oficinas da M$ que evoluiu para uma companhia independente. O, estranho, nome de ZenZui poderá fazer mossa no mercado.

Fonte: WebTuga, TechCrunch

Mas, esperem!
Eu disse um?!
Oh!
Não é um mas sim dois. E ainda por cima quase ao mesmo tempo.
O ZenZui (seja lá o que isto quer dizer) foi acompanhado por um peixinho. Não de aquário mas de fundo. É dos que eu mais gosto de comer - peixinho do fundo fresquinho deste fantástico mar dos Açores.
Ooopppsss. Sempre que é para falar da M$ começo logo a divagar...
O nome deste navegador é DeepFish e destina-se a equipamentos móveis. Não sei porquê mas gosto do visual deste produto e do peixinho...
Mas atenção que é uma versão beta disponível apenas por convite a um pequeno número de beta-tester's.
Já perceberam bem o motivo deste post. Quero um peixinho de fundo, se possível grelhadinho na brasa, devidamente acompanhado por um equipamento móvel de última geração. Um bom vinho também vinha a calhar. (Callabriga 1999, sff)

No meio disto tudo o que não gostei foi de ver mais uma página da M$ a fazer borrada com o Firefox. Esta também não é uma grande novidade pois os utilizadores do IE7+Vista também andam à nora para navegar em algumas páginas principalmente, embora pareça impossível, o MSDN!!!!!
Depois de ver esta página não sei como dizem que o Linux é difícil...

Titi Portões - vá lá manda-me um convite, com um mobile (e uma caixinha de 12 Callabriga) que eu prometo não dizer muito mal dos teus produtos.

segunda-feira, março 26, 2007

"RANHOSAR"

"São saudáveis as novidades que chegam do maior partido da oposição, designadamente no que diz respeito ao anúncio de que a oposição nos Açores vai abandonar um tempo em que pouco mais fez do que “ranhosar”, passando a comprometer-se com propostas concretas para problemas concretas."
In Diário Insular OnLine

"Ranhosar"?
Foi isso que o PSD-A andou a fazer até agora?

E agora?
Compra um pacotinho de lencinhos com cheirinho a menta, assoa-se e deixa de ranhosar?

Que outras surpresas nos reserva este fantástico líder do PSD-A?

GRANDES PORTUGUESES

Foi com grande prazer que assisti a vários episódios deste fantástico programa.
A minha principal interrogação prendia-se com as mamas da Maria Elisa, se é que se pode chamar mamas aquilo. Neste particular fiquei sempre com a dúvida se o dito par, de qualquer coisa que se parece com apêndices mamários, ia até ao umbigo ou ultrapassaria este assinalável marco.
Porém não consegui.
Alguns, com uma visão mais apurada, asseguraram-me que aquelas coisas passavam do umbigo para baixo.
Mesmo até ao fim fiquei com sérias dúvidas e ainda não as consegui dissipar principalmente depois do alvíssimo conjunto do último episódio, completamente despropositado após os diáfanos trapos que a cobriram noutros episódios.
E daqui a 50 anos como será?
Bem, espero que não esteja cá para ver. Se desta vez foi mau, muito mau, daqui a 50 anos...

Em segundo lugar ficou a questão de ver quem é que se apresentava mais moreno.
Sem qualquer dúvida o vencedor é o Paulo Portas. Conseguiu, ao longo de várias semanas manter esta posição muito embora, para o final, se tenha apresentado um pouco mais claro.

Em terceiro, para completar o pódio, faltava saber até que ponto a prosápia do surfista conseguiria fazer algo pelo representado. Não foi muito feliz mas de qualquer forma ficou como o mais agradável de ouvir.

Conclusão:
O grande vencedor foi o Sr. Engº(?) Sócrates.
Como diz o ditado "enquanto o pau vai e volta, folgam as costas" conseguiu colocar, mais uma vez, o país a discutir o sexo dos anjos.

domingo, março 25, 2007

POIS, POIS...

"Erro na tecla origina perda de dados no valor de 28.500 milhões de €

Um técnico que estava reformatar um disco rígido no Departamento de Finanças do Alasca, nos Estados Unidos, carregou na sequência de botões errada e apagou um disco com dados avaliados em 38.000 milhões de dólares(cerca de 25.500 milhões de €).Enquanto fazia um trabalho de rotina, o homem apagou por acidente informações de um conta relacionada com petrolíferas, uma das maiores fontes de renda do Estado, além de reformatar, também sem querer, o disco com a cópia de segurança.
Depois de várias tentativas com técnicos da Microsoft e da Dell nada feito! Entretanto, ainda havia um último backup: 300 caixas com muitas folhas de papel. "Tivemos que levar o papel de volta à sala de digitalização e começar tudo novamente", disse Skow. Foi necessário o trabalho de cerca de 70 pessoas, sete dias por semana, 24 horas por dia, durante dois meses.
Redacção:7FM Fonte: Terra Notícias"

Descaradamente roubado a 7FM

Vejam e leiam bem - Quem?
Aaaahhhhh!!!

Micro$hit e Dell !!

Juntaram-se os dois à esquina
a tocar concertina
e a dançar o solidó...

sábado, março 24, 2007

DEDICATÓRIA À MARTA

"O Livro da Marta ou “O poeta é como um planeta sobre a luz” (*)

Escolho o livro da Marta para tema da minha primeira crónica no jornal Correio do Norte. O livro foi oferta de uma amiga. É azul. Tem letras brancas na capa. Parece o céu limpo do norte de São Miguel, quando é Verão e é de tarde e as árvores parecem querer soltar-se do chão para se opor à lei que manda que estejam quietas, cumprindo o ofício de ser sombra e mais nada. O livro é de poesia e não tem fim: é como a Marta, penso. Nesta noite, trouxe-o para cima para o lugar onde, normalmente escrevo, depois de ter viajado comigo na mala, entre as ilhas do grupo central. De vez em quando, tirei-o, abri-o, li-o, tornei a fechá-lo e pensei na Marta. (Eu, que nunca falei com a Marta. Hoje, tenho-a aqui a falar comigo). Por isso, escrevo devagar para não me distrair do que me conta e, sobretudo, não lhe traçar um perfil fixo. Demasiado analítico.

(Também acredito que “o poeta é como uma planeta sobre a luz”).

Enquanto, o folheio e leio, lembro-me de um verso de Gonçalo M. Tavares:

“Há tantas coisas que falam ao mesmo tempo”. É assim que sinto o livro da Marta. Voando entre as ilhas, conheci a avó da Marta e lembrei-me das minhas duas avós. Nos seus vestidos pretos e os seus olhares destemidos, como borboletas em passo de gigante, enchendo-me a vida de ar, combatendo os malditos (Maria e Ana. Eu: elemento). O livro da Marta tem isso e “o som ilumina o silêncio” porque em mim (também) “havia uma casa feita de respirações (…)” O livro da Marta também é isto e de dentro parece que saltam papéis de cores muito variadas e por dentro dele volto a correr com os meus onze anos, em direcção a um barco de gente carregada de afectos e armada até aos ossos com mãos (de avó). O livro da Marta tem muitas coisas verdadeiras. Talvez, por isso, Daniel de Sá, na introdução do livro tenha escrito que os poemas da Marta são “para rezar”. Eu não desminto. Encontrei-me comigo mesma em quase todos.

Encontrei-me com a minha gente neles todos; às vezes, nas entrelinhas, cheguei a ter a sensação de ver sentado, um avô ao leme, outro velejando nas palavras que escrevia e que me deixou para não morrer nunca mais em mim. As palavras também servem para isso: para não morrer. O livro da Marta não tem fim. É como a Marta. Tenho a certeza, agora. E, por tê-la, quero dedicar a minha primeira crónica no Correio do Norte à Marta.“

Não sou eu que sou diferente/ vocês é que são muito/uns iguais aos outros.”/ (Assim foi). Assim é e assim seja. Amen.

(*) Todos os versos citados nesta crónica foram retirados do livro *Num Campo de Nada *de Marta Furtado.

Fajã de Baixo, 11 de Março de 2007

Publicada no *Correio do Norte*, a 20/03/2007

Ardemares"


Há muito tempo que tentava encontrar as palavras para um post sobre a Marta.
Faltavam-me sempre.
Mas, eis que, alguém conseguiu dizer aquilo que eu não consigo.
"Conheci" a Marta mas tenho a maior das penas de a não ter verdadeiramente conhecido. Deveria tê-lo feito mas os imperativos desta vida obrigaram-me, por vezes, a não escutar aquilo que podia e devia ter escutado.
Para ti Marta, estejas onde estiveres:
"O livro da Marta não tem fim. É como a Marta"
Amén.

sexta-feira, março 23, 2007

DESCANSO DO GUERREIRO

Depois de uma semana à luta com toneladas de hardware (camiões e camiões...) chegou a hora do descanso.
Foram 6 dias de desmontagens e montagens, "backup up's" de milhares de pastas completamente desorganizadas para uma nova reorganização, entre muitas para o lixo, centenas de manuais, km e km de cabos, etc.
Ao todo uns 20 e tal camiões de material!
Este é o trabalho mais chato a que alguém pode ser sujeito!

Mas no fim tudo instalado e a trabalhar em condições. E tudo conseguido non-stop!
Que beleza!

Ah!
Mas para a próxima será melhor contratar uma firma de MUDANÇAS.

quarta-feira, março 21, 2007

PORTUGAL TELECOM(E)

A inépcia desta empresa é impressionante.
Precisei de contactar com a PT-Comunicações - Ponta Delgada.
Consulta às "Páginas Amarelas" - www.pai.pt, e obtenho:
PT Comunicações SA
Ponta Delgada - Fajã de Cima
Charco Madeira-Fajã Cima
9500 FAJÃ DE CIMA
296 305 610

Mais nada. Nem endereço electrónico nem sequer um mísero número de Fax!

Mas, o pior estava para vir. Após uma série de tentativas, durante toda a tarde de ontem, que davam sempre sinal de ocupado resolvi tentar mais uma vez durante esta manhã. Já lá vão umas 20 tentativas e o telefone sempre ocupado!

Terá que existir, algures, um qualquer problema/erro. Inclino-me para o serviço "amarelo" pois já não é a primeira vez que os números estão completamente errados. De qualquer forma o erro reside dentro do universo PT e razão teve o Sr. Ministro em tirar o tapete à SONAE pois de outra forma os podres viriam ao de cima e saber-se-ia muita coisa que, se calhar, é melhor manter no mais completo sigilo.

O monopólio tem destas coisas e está-se, literalmente, a cagar para os clientes.

sexta-feira, março 16, 2007

3+1 FAZEM ANOS

Faz hoje, precisamente hoje, quatro anos que os 3+1 decidiram executar o acto mais cobarde a que me foi dado a assistir nos meus 47 anos (quase 48) de vida.

Quando se fará justiça?

Prisão perpétua (999 anos) no mínimo.

PORQUE BLOGO?

Instado por Red Tuxer do Tux Vermelho a explanar a razão porque blogo, aqui vai disto:
1. Andava por aí a comentar em fóruns e blog's alheios. De um momento para o outro pensei em "abrir" um blog para me identificar aquando da publicação dos comentários porque entendia ser essa a minha postura, ou seja, não gostava nada de andar a comentar como anónimo;
2. De seguida decidi que seria giro andar a postar sobre algumas notícias mais engraçadas que saem nos OCs. Ainda hoje é o que me dá mais gozo;
3. Depois, como ando envolvido no SL desde há bons anos, logo Monopólio$oft = inimigo público nº1, lembrei-me de mandar aqui umas bocas ao meu inimigo de estimação;
4. Pelo meio vou comentando algumas notícias respeitantes ao panorama regional e ao mesmo tempo tentar transmitir o que o SL tem de bom;
5. Outros projectos tipo "Testbed", um tutorial acerca de como criar uma distribuição através do knoppix e depois "from the scratch" e, o que mais adoraria de "postar", um tutorial de Blender + Python, mas o tempo é escasso;
6. Quero falar sobre tanta coisa e com tão pouco tempo disponível. Se andar por aí alguém, excepto a M$!, que queira patrocinar basta dizer. Aceitarei de pronto a ser um pro-blogger.

O nome deste blog pretendia significar "um pouco de ódio" tipo trocadilho de bitate (*) com bit + hate, pelo que o ponto 3. corresponde mais aquilo que tinha proposto fazer.

Também não sou muito amante deste tipo de "chain blog" mas vou endereçar a pergunta para dois bloggers que, por razões pessoais (1º - filho, 2º - sobrinho), estou interessado em saber como se vão safar:
-Blogzinho;
-Olhar atento.

(*) Bitate («mentira, intrujice; conversação em que entra mentira; conversa para iludir a polícia; tanga»). É assim que vem registado tanto no Dicionário da Língua Portuguesa de José Pedro Machado (ed. da Sociedade da Língua Portuguesa), como no Dicionário de Calão, de Albino Lapa, com prefácio de Aquilino Ribeiro (1.ª edição de 1959, Lisboa), e no Novo Dicionário de Calão, de Afonso Praça (Editorial Notícias, Lisboa, 2001).

In Ciberdúvidas da língua portuguesa

UNCLE BILL HAS A FARM...

Ou melhor - Uncle Bill has a ship, ia, ia, ou
On his ship he beg for pirates, ia, ia, ou...

Então não é que o (edit) Raikes/M$/Tio Portões pede aos piratas para se quiserem piratear que escolham os produtos dele!
E não só. Não façam cópias ilegais de outros SO!

Aqui fica uma pergunta - será que o (edit) Tio Portões Raikes é um ET?
Se não é, deve andar a consumir qualquer produto ilegal ou a dar umas passas.
Será que alguém me pode explicar quais são os outros SO passíveis de cópia ilegal?
Ah!
Talvez o OS X?

Só podem ser os Linux, BSD's ou Solaris. Só pode mesmo.
Vou já a correr fazer uma cópia pirata do Ubuntu (Feist Fawn Herd5 de preferência)!

Inspirado no post de Rui Lucas no vizinho Açores, SA.

Fonte: Açores, SA / ars technica

Edit: Com tanto esquecimento, quem parece ter fumado alguma coisa fui eu!

quinta-feira, março 15, 2007

GOSTO TANTO DOS DRM - 3

Hoje é o dia em que alguém vai pagar a raiva acumulada.
É, precisamente, com esta ideia que saio de casa.
Quero justiça.
Primeiro, vou falar com a empresa que me vendeu o leitor de Blu-Ray e combino uma ida de um técnico lá a casa para ver qual é o problema com o sistema.
De seguida, vou ao do TFT e combino o mesmo e para a mesma hora. Ah, não vão poder escapar assim tão facilmente!
À hora programada aparece o Mr. Blu-Ray e 11 minutos mais tarde o Mr. TFT: Dirigimo-nos para a sala e depois de uma ligeira sessão de "fiscalização" das ligações, está tudo pronto para arrancar.
Sentamo-nos no sofá, desta vez sem aperitivos nem bebidas, e começa o filme.
Creative - impec.
Imagem - uma merda como era de esperar.
Os dois técnicos ficam a olhar um para o outro e entabulam o desejado diálogo no mais puro jargão técnico possível e finalmente chegam a uma conclusão.
"Qual a placa gráfica que o computador tem?" - pergunta-me um deles.
"Sei lá!" - respondo eu.
Ora vamos lá ver o que é que está a cuidar do ambiente gráfico.
O quê??!!
A placa gráfica última geração não serve??!!
Ah, pois claro, não tem o tal chip...
Eh pá, e não podem pôr a porcaria do chip?
Não??!!
E o quê?!
Tenho que comprar uma nova??!!
Estão a gozar comigo, não estão?
Só pode ser!
esperem aí mais um bocadinho que vou telefonar a um amigo, o que devia ter feito desde o início, e ver o que ele diz disto.
trriimmm, trriiimmm, trriimmm, 'tou?
Olá. 'tás bom?
O quê?!
Como é que sabias que tenho um problema com o computador, ou melhor deixa para e ouve isto.
(relato-lhe a história toda)
Dizes que estes gajos tem razão?
Então isto é mesmo assim?
Diz lá mas é o que eu posso fazer....
Ou comprar uma placa gráfica nova, sim, sim, ou continuar ver tudo com a qualidade DVD, ou o quê pegar fogo a esta merda?!
Olha vai gozar com o cara***, tá bem?!
Pessoal. Vocês tem razão. Obrigado pela ajuda mas ainda tenho que pensar o que é que vou fazer.

CONCLUSÃO:
Vai a famelga andar a passar fome durante pelo menos um ano por causa desta porcaria dos DRM.
Quando apanhar o gajo que inventou isto dou-lhe um tiro.

quarta-feira, março 14, 2007

PAUSA PARA INTERVALO

Chamada de atenção:
1. Os post's sobre os DRM, embora verosímeis, não passam de ficção e pretendem unicamente demonstrar alguns problemas técnicos que os utilizadores podem vir a ter caso os DRM triunfem;
2. O escriba (moi) é declaradamente contra qualquer tipo de pirataria, como já demonstrei em outros post's. As menções que faço a qualquer forma de pirataria tem por único intuito ilustrar o que se passa por esse mundo fora;
3. O autor deste blog (je) nunca na vida poria qualquer tipo de modernice a sobrepor-se à sua amada família, especialmente no gravíssimo caso da compra de um computador último modelo e muito menos com o "espécie de SO" instalado (Amarino: internem-me quando isso acontecer, tá ok?).
4. O leitor de Blu-Ray, o preço deste e o filme do Bond foram inspirados na PS3 quando for comercializada na Europa.

Em resumo:

A história acerca dos DRM é PURA FICÇÃO!
Eu sou CONTRA qualquer acto de PIRATARIA!

Obrigado a todos os que me apoiaram no meu presumível ensandecimento!
(em especial a mind booster noori)

Amanhã há mais uma continuação.

GOSTO TANTO DOS DRM - 2

Toca a embalar o leitor de Blu-Ray para a troca pois tenho a certeza que o problema só pode ser deste aparelho.
Chego à loja e atende-me um especialista. Diz-me o entendido que a culpa não pode ser do leitor, mas de qualquer forma vamos experimentar.
Experiência feita, a alta definição em todo o esplendor e, desta forma, fico sem saber o que pode estar errado. Diz-me o entendido que o problema pode ser do LCD, mas desconfio que não.
Daqui não obtive qualquer ajuda. Pelo sim pelo não vou mas é à loja que me vendeu o LCD.
Chegado lá, exposto o problema, perguntam-me qual o modelo. Telefono para casa e dizem-me que é o modelo XPTO. É o modelo XPTO, orgulhosamente, transmito ao empregado.
O homem após uma consulta aos dados do XPTO diz-me que este modelo não comporta uma coisa qualquer e que por essa razão não posso com este modelo ver filmes em alta resolução.
O quê??!!
Comprei este LCD topo de gama recentemente e não posso ver filmes em alta resolução?!
Quando o comprei disseram-me que podia ver filmes destes e agora dizem-me que não?!
O quê??!!
Falta um chip para ver filmes protegidos pelo quê?
DRM?!
O que é essa porcaria?!
Ah, é a "nova" protecção de conteúdos inventada lá por uns gajos que pensam por nós e nos dizem como, quando e onde é que podemos ver os conteúdos protegidos que nós compramos legalmente. Pois, ok, mas o que é que posso fazer?
Bem, segundo o empregado da loja, restam-me duas opções:
1. Compro um novo LCD com o tal chip;
2. Arranjo uma forma qualquer de dar a volta aos DRM.
Não, não sei como se dá a volta aos DRM e não, não vou ficar sem alta resolução.
Bolas. Então quanto é que custa um novo LCD ou melhor podem-me trocar o outro modelo por um que tenha o tal chip?
É possível a troca e por mais uns trocos (€990 preço especial) fico com um LCD chipado. Porreiro. Vamos embora a isto. Eh pá, desculpe, posso pagar em prestações?
Claro que posso. Em 10 suaves prestações (sem juros!) vão-me levar o novo LCD (podia jurar que é exactamente igual ao que tenho em casa) e trazem o antigo. Nada mais fácil.
Boa, vamos lá assinar isso.
Agora é que vai ser!
Sento-me no sofá, puxo do comando e eis que começa o último Bond em alta resolução.
Começam as Creative 7.1 a bombar (ganda som) e começam as primeiras imagens.
Mas o que é isto??!!
Outra vez a mesma coisa?!
Que porcaria de alta definição.
Ai que amanhã vão rolar umas cabeças...

terça-feira, março 13, 2007

GOSTO TANTO DOS DRM-1

Para todos os amantes dos DRM, aqui vai uma pequena história:
-Ontem, ao passar por uma loja de artigos de informática, deparei com um leitor de Blu-Ray com uma etiqueta de €599,90.
Eh pá, assim já está dentro do preço que eu posso comportar.
Bem, lá vai a família apertar um pouco o cinto, mas pelo menos vamos ver filmes como uma qualidade do cara***. Ah, a inveja que vou fazer aos meus amigos!
Cartão de crédito e pronto!
Todo contente chego a casa e após uma meia-hora de trocas e baldrocas, chega a hora de telefonar a uns amigos para virem cá ver o último Bond em alta definição. Isto é que vai ser, com o TFT de 32" que comprei o ano passado (€1.890) e o computador com aquele espécie de SO (recém-adquirido por €1299). O pior é que o limite do cartão de crédito já era, mas o que é isso comparado com a alta-definição?
Os amigos começam a chegar, e a beber uma das preciosas garrafas de Cardhu que comprei uns momentos antes de vir para casa, e todo lampeiro lá lhes vou mostrando a minha última aquisição.
A aclamação é unânime!
(Isto é que é uma das maravilhas do mundo, penso eu de que...)
Servidos os aperitivos e mais uns goles de Cardhu, eis chegada a hora de mostrar o Bond em todo o esplendor da alta-definição.
Começa o filme. Ganda som o que vem das Creative 7.1 (€147.90)!
Ooooppppssss!
O que é isto??!!
Onde pára a alta-definição??!!
Isto é uma autêntica merda, quase tão bom quanto aqueles Divx piratas que tenho por aí!
Isto deve ser qualquer problema com o leitor Blu-Ray. Não pode ser outra coisa. Se este sistema dava tão bem com os DVD porque é que agora está muito pior?
O pior, no meio disto tudo, é que fui um grande burro ao convidar os amigos. Bem, por enquanto os estragos foram poucos e cifram-se por uns aperitivos e uma garrafita do precioso néctar.
Ora, amanhã há mais. Vou lá à loja ver se trato disto.
Eh!
Bora lá pessoal. Amanhã é que vai ser, ok?

domingo, março 11, 2007

TESTBED-5

Andei a brincar com o Firefox 3, ou seja, Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; en-US; rv:1.9a2) Gecko/20070206 GranParadiso/3.0a2.
Apesar de ainda ter alguns problemas quanto à gestão da memória, como vinha sendo hábito, esta alpha 2 já é muito estável e muito rápida também.
No último fim-de-semana instalei esta versão e acabei com alguns problemas. Voltei ao "velhinho" 2.0, mas a curiosidade aguçou-me o apetite e cá está ele novamente.
Até ao momento nada de anormal. Já consigo ver vários filmes do YouTube ao mesmo tempo sem que o browser pendure.

Entretanto as experiências com o "laboratório" continuam a devorar todo o tempo livre. Como o meu filho, máquina Amarinix, não quer abdicar do seu Suse lá andei a mudar o SO do Servix porque não queria ter qualquer SO repetido.
A única excepção deverá ser o Pequenix2 o qual poderá levar com o Edubuntu e com Windows XP Pro.
Nas pausas andei a fazer um pouco de tunning no Paix. Compilação do kernel com a personalização do boot.
Fssssttttt, um foguete, parece que levou uma grande dose de nitrato de potássio.
Ah! a diferença que faz o código compilado.
Porém fiquei com algumas dúvidas que apenas se dissiparão assim que puder meter as unhas num dual core. A minha dúvida prende-se com as opções acerca do suporte a processamento simétrico . Esta opção, por defeito, está desligada. Não sei se num multi-core esta opção é activada à partida, mas caso não seja deve fazer alguma diferença no rendimento de máquinas equipadas com este tipo de processadores. Quando ouder vou tentar experimentar para ver o que dá.
O Pequenix1 está a fazer muito barulho. Tenho que comprar um novo dissipador ou uma nova ventoínha. Dou em maluco com os 3 computadores ao meu lado. Se um não incomoda muito os 3 fazem um grande barulhão, principalmente de madrugada.

sexta-feira, março 09, 2007

ENCONTROS DE BLOGGER'S

Começa hoje o 2º Encontro de Blogger's (de S. Miguel, antigo "dos Açores"?). Os preços são muito atractivos principalmente quando se fala do, excelente, Hotel Terra Nostra.
Ainda não é este ano que consigo lá ir mandar um bit.ate e conhecer alguma gente que de outra forma não conseguiria. Fica para outra oportunidade.

De seguida, acontece o 2º EBIT - Encontro de Bloguistas da Ilha Terceira.

Quem vai estar presente nos dois, com toda a certeza, é o "chefe da tribo" Nuno Barata, como não poderia deixar de ser.

Mais informações para o de S. Miguel aqui e para o da Terceira aqui ou aqui.

Desejo desde já um óptimo evento para qualquer um destes Encontros.

quarta-feira, março 07, 2007

AH... AH... AH...

Eis como alguém neste mundo conseguiu ver algo de positivo no "espécie de SO"!

É mesmo assim, isto não é a brincar.

Não existe a mínima dúvida que aquele "espécie de SO" nos faz ganhar imenso tempo!

Também não há a mínima dúvida que a M$ tem um cuidado muito especial para com a vida pessoal de cada um dos seus utilizadores, como tantas vezes apregoam.

Não acredita?

Dê uma olhada aqui.

1 TERAFLOP NUMA UNHA?!

A acreditar na "publicidade" da Intel deverá estar próximo o dia em que um chip programável com 80 cores atingir 1 teraflop.

Há pouco mais de 10 anos o ASCI BLUE foi o 1º computador a ultrapassar a barreira do teraflop. Na época, este "bicho", utilizava 10.000 processadores Intel Pentium Pro a 200 MHz e necessitava de 500 kW para a alimentação e mais 500 kW para a refrigeração!

Este chip, embora um exercício de R&D, consegue a mesma proeza com apenas 62W!

O que se pode esperar daqui?

"aquele espécie de SO" a funcionar para aí a 95%?

Talvez, desde que acompanhado com um terabyte de memória...


Link: Intel

terça-feira, março 06, 2007

MENTIRA!

O Webtuga chamou a atenção para a nova oferta da CLIX, o qual, segundo a Exame Informática, abrange agora todo o país:

Há imenso tempo que esperava uma notícia destas e como fazia parte do lote de pessoas que pediram à Clix para me informar quando o serviço estivesse disponível na "minha zona", fui ver a "caixa de correio". Nada!
De seguida, podia tratar-se de um esquecimento, fui até à Clix. Chegado lá deparo-me com uma promoção da Clix ADSL mas nada acerca da disponibilidade "para todo o país". Tudo na mesma pensei para comigo.
Bem, seguimos para bingo e o apetecível botão de "aderir" é accionado.
Ora, veja lá se o seu número de telefone se encontra dentro de UMA ÁREA CLIX. Lá vai ele e 296 xxx xxx e voilá - lamentamos imenso mas o seu número não se encontra dentro de ÁREA CLIX!
Assim, se quiser, terá que continuar a pagar a assinatura da PT o que contraria a notícia:
"O serviço de ADSL do Clix dispensa o pagamento de assinatura telefónica. O acesso 24Mbps custa 29,90 euros por mês durante os três primeiros meses. Depois do “trimestre promocional” o tarifário será fixado em 39,90 euros por mês."

Conclusão:
1. Esta notícia é falsa;
2. Continuamos, nos Açores, a levar com o monopólio PT;

segunda-feira, março 05, 2007

ESTA NÃO LEMBRA NEM AO DIABO

Toda a gente sabe que a M$ não é confiar.
Toda?!
Não!
parece que há sempre alguém que gosta de brincar com o fogo.
De acordo com esta notícia, este ladrão tenciona pedir $ 200.000 de indemnização à toda poderosa M$. E porquê?
Porque julgava que tinha um sistema seguro!!
Santa ingenuidade!

Mas como diz o ditado - ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão.

De leitura obrigatória o resto desta notícia.
;)

PS: Não, ainda não chegamos ao 1º de Abril!

TouchGraph

Uma da ferramentas mais interessantes dos últimos tempos passou-se para o lado dos €€€. Há uns anitos atrás experimentei este produto num site que eu mantinha.
Bué de fixe, pensei. Agora, que andava outra vez entusiasmado com a ideia, é que os homenzinhos se põe a cobrar pelo dito cujo.
No entanto, ainda existe em open source lá pelos lados do Sourceforge.
Vou aproveitar enquanto posso.

TouchGraph


TESTBED-4

Após uma semana em cheio em que espetei quase todos os sabores de Linux e BSD's existentes no "laboratório" caseiro, calhou a vez de experimentar o Ubuntu Feist Fawn - HERD 5. Se o 4 apresentou muitos problemas esta Beta alinhou com todo o hardware.
Impressionante!
O mais problemático computador lá de casa, o "PAIX", viu pela 1ª vez um SO a diagnosticar correctamente todas as entranhas.
Nenhum Linux, BSD ou Windows tinha, até agora, acertado com todo o hardware que este computador abriga.
Nunca pensei que um Linux pudesse estar tão próximo daquilo que se espera de um, SO para Desktop.
Apesar de não incluir drivers proprietários e o tão "giro" e dispensável Beryl, esta Beta mostrou todo o potencial que o Ubuntu tem e irá ter no futuro.
Eu, que era um pouco céptico em relação ao Ubuntu fiquei completamente rendido.
Já arranjei substituto para o openSuse e Fedora, caso estes enveredem pela panelinha com o darkside.

Ubuntu rula, e de que maneira!