domingo, outubro 28, 2007

DICAS UBUNTU

Um blog de paragem obrigatória Victoruas-Linux-Blogue, contém algumas das melhores dicas acerca desta, tão popular, distribuição Linux.

Não deixem de dar uma voltinha por lá antes de começarem a andar por aí a encher as caixas de e-mails.

Ando, há uns tempos, a pensar numa ideia de testar uma aplicação que o Victor colocou no seu blog só que até agora ainda não arranjei nenhum candidato para o referido teste. Parece, porém, que este teste está prestes a ser realizado.


POUPAR ENERGIA?

Ultimamente tem aparecido por aí uns testes onde se comparam vários aspectos do hardware que utilizamos nos nossos dias.

Um dos aspectos com que me vou debruçar é sobre o consumo de energia dos "nossos" computadores e mais precisamente sobre o impacto dos SO's e espécies afins sobre a poupança de energia.

E quem ganha neste aspecto?

Window$, claro!
Estavam à espera de quê?

É realmente verdade que o Windows consegue gerir melhor os recursos do sistema quanto à energia.
Também, é realmente verdade que todos os computadores, senão todos para aí uns 99,99%, ainda são pensados à ditadura da Intel/M$.

Entretanto já existem alguns "bios" com a "marca" da liberdade que conseguem tirar maior partido do hardware, leia-se também poupança de energia, quando corremos verdadeiros SO's.

Eu até concordo com estes estudos apenas esquecem-se sempre do essencial:
- nunca mencionam que o hardware anda a mamar, literalmente MAMAR, energia porque Window$ exige.

Durante o pouco tempo livre desta semana andei a montar um novo servidor, que conto ter pronto na próxima Terça-Feira, com um processador AMD XP Mobile 1700+ a correr a 1,2 GHz (*) ao invés dos tradicionais 1,47 GHz e "apenas" 512 MB de memória. Com esta medida consigo um consumo = 29W / 32 W. E são reais pois são medidos com uma pinça amperimétrica no cabo de alimentação (**) do sistema, ou seja, com tudo a funcionar, excepto monitor.
E sabem com que SO?
Ubuntu 7.10!
Ou seja, a última versão de um verdadeiro SO, que vai servir de servidor de mail, Web, BD e Ficheiros apenas para começar.
Tentem fazer isto com o Server 2003, atenção que este é um verdadeiro SO e uma das melhores coisas que saíram de Redmondia, e vão ver que um duplo - Dual Core de preferência Xeon com pelo menos uns 4 GB de memória, a gastar para aí umas 20 vezes mais que o XP-M 1700+, terá que levar um "empurrão", leia-se Reset, pelo menos uma vez por semana.

Portanto quando alguém me pergunta a causa do consumo/aquecimento de um computador geralmente respondo que é devido a um vírus e se me perguntam qual é o vírus e como se podem ver livre dele, respondo:

- O vírus chama-se Windows;
- Existem por aí milhares de maneiras de te livrares mas podes começar pelo Ubuntu.

(*) - Este processador está a "correr" um pouco mais tartaruga porque não consegue ultrapassar os 1,2 GHz se o quiser estável mas, já foi menino para ir muito longe nos velhos tempos de OC.

(**) - Esta é a melhor forma de medir o consumo de um sistema mas é necessário ter à mão uma pinça amperimétrica. Depois, basta descarnar um pouco do revestimento exterior de um cabo de alimentação, sem danificar o isolamento dos condutores no interior, de forma a apenas um dos condutores entre dentro das "mandíbulas" da pinça amperimétrica.
Por fim basta converter.

segunda-feira, outubro 22, 2007

PRIMEIRO VOO 100% BIODIESEL

Enquanto andava à procura de literatura acerca de biodiesel deparei-me com um site, com o esclarecedor nome de Green Flight International, que noticiava o primeiro voo executado unicamente com biodiesel. Esse voo, que decerto entrará para a história, aconteceu no dia 2 de Outubro de 2007, com um avião do tipo L-24 de fabrico checo. A escolha deste avião prendeu-se com o facto de poder utilizar diversos tipos de combustível logo, o ideal para esta experiência.

A Green Flight tem outros projectos em mente como, por exemplo, dar uma volta completa em redor do Mundo.

Importa realçar que este tipo de combustível é mais "verde" e mesmo que fosse utilizado numa pequena percentagem contribuiria ainda assim para a redução de milhões de toneladas de CO2 ao mesmo tempo que reduziria enormemente a emissão de NOx, falando apenas da aviação.

Pessoal das fotos de aviões - guardem muito bem qualquer foto de um L-24 se conseguirem arranjar alguma...

sexta-feira, outubro 19, 2007

ESOTERICA

Depois de ter lido este post de Mário Valente resolvi dar um salto até ao site da Esoterica para ver se isto é verdade:
Querias...
Na realidade custa 89 € mas por mês!

VERDADEIRAMENTE "FREE AS IN BEER"

Uma fábrica de cerveja na Nova Zelândia, Croucher Brewing Company, está a oferecer cerveja para toda a vida a quem devolver um laptop que lhes foi roubado.
Caso este laptop esteja a correr SL/A a aplicação de "free as in beer" ganha, desta forma, um novo significado.
Pode lêr o restante em BBC News.

quinta-feira, outubro 18, 2007

DEFINIÇÃO DE VIRUS - NA ÓPTICA DA APPLE


Sem comentários!

OOOP?

Não, não me esqueci dos "ésses".

E que tal O2OP?

Mesmo assim ainda não sabe do que se trata?

Pois, também não sabia. Mas OpenOffice.org Pro já diz qualquer coisa...

Acabada de sair a versão 2.3.0 do Oxygen Office Professional, um OpenOffice com esteróides, mas sem contar ainda com uma tradução para a língua portuguesa pt-pt.

Para conferir a lista de características experimente dar um salto até sourceforge. onde também pode aproveitar para efectuar a respectiva "descarga".

Claro que é livre e aberto senão não tinha vindo aqui parar.

sexta-feira, outubro 12, 2007

SCO 2?

Uma companhia (patent troll) com o nome de IP Innovation LLC, numa estranha coincidência, resolveu accionar um processo de violação de patentes contra a Red Hat e Novell.

A estranha coincidência prende-se com o facto de este processo ter surgido uns meros dias após os arrotos de Steve Boca Grande Ballmer.

Esta empresa já tinha usado o mesmo estratagema contra a Apple em Abril de 2007 tendo as duas chegado a acordo sem contudo nada deste acordo transparecer para o exterior.

Declaradamente não percebo patavina de patentes mas lendo o texto desta parece-me que este esquema de múltiplas "janelas" já existia muito antes de 1991. Pelo menos o esquema parece-me parecido com o CICS dos sistemas da IBM...
Aliás,esta patente pertence à XEROX...


Mas o mais incrível é que as coincidências não acabam por aqui se atentarmos que esta firma é uma subsidiária da Acacia.

E então, o que é que aconteceu com a Acacia muito recentemente?
1. Em Julho de 2007, Jonathan Taub é nomeado vice-presidente.

Nota muito importante: Jonathan Taub vem da M$ onde ocupava o cargo de Director, Strategic Alliances for the Mobile and Embedded Devices (MED) desde 2004. Anteriormente, ocupou o cargo de Business Development Manager for Microsoft's Security Business Unit desde 2002 até 2004.

Não quer dizer nada, pois não?
Então o que dizer desta?

2. Brad Brunell é nomeado Senior Vice President. No dia 1 de Outubro de 2007, Brad Brunell vem da M$ após uma carreira de 16 anos onde ocupou vários cargos. Mas será melhor ler este texto para melhor compreensão do papel deste personagem:

"Mr. Brunell joins Acacia from Microsoft, where during his 16 year career he held a number of management positions, including General Manager, Intellectual Property Licensing.

Acacia Chairman & CEO, Paul Ryan commented "Mr. Brunell is a great addition to our management team. His business strategy, licensing and intellectual property experience will be extremely valuable as we continue to build our leadership position in technology licensing."

Mr. Brunell, as General Manager, Intellectual Property Licensing, was responsible for inbound and outbound patent licensing. He created and managed a team of negotiation, financial and legal experts which developed outbound intellectual property licensing programs and brought in intellectual property via acquisitions, strategic partnerships and licensing.

Previously as a Senior Director he was in a strategy role focusing on digital media adoption which included key deals with Time Warner and the Walt Disney Company, leading the negotiating team for the settlement of the Intertrust patent litigation, and putting together the Content Guard ownership structure between Microsoft, Time Warner and Thomson. He also served on the board of Content Guard, a digital rights management patent licensing company.

His earlier career responsibilities as a Group Manager included managing business groups responsible for Microsoft's Digital Rights Management technologies in the Windows client product group and business development for Core Audio/Video technologies within the Windows platform. Most recently he was a General Manager focused on incubation of new products and services."

Coincidência, ou talvez não?

Para finalizar falta aparecer alguma outra coincidência ao estilo SCO, ou seja, aparecer alguma empresa do grupo M$ a despejar milhões de $$$ na Acacia ou na IP Innovation LLC por uma qualquer desconhecida razão...

Esperemos pelos próximos episódios desta ignóbil manobra do senil Boca Grande.

Toda a notícia em Groklaw.

quarta-feira, outubro 10, 2007

TRABALHO E MAIS TRABALHO...

Alguns blogs param por motivo de férias. Eu encontro-me parado por motivo de trabalho.
Esta onda ainda continuará por mais uns dias mas de qualquer forma deixo aqui algo para se entreterem.

Homenagem ao "Boca Grande" que anda por aí a largar veneno a toda a força:




Como dizia, o homem anda por aí a ameaçar cobrar "direitos" à Red Hat, ou melhor, aos utilizadores do Red Hat.
Claro que se tratam dos tais direitos que nunca ninguém viu nem tampouco verá, mas enfim...

Entretanto nesta entrevista o Steve Boca Grande Ballmer, acerta em cheio:

1º- Quem quererá comprar um iPhone?
Pois, pois. Já lhes perdi a conta. Alguns milhões talvez?

2º - O gajo prefere um Motorola. Esse sim é que é um telefone.
ooooppppsss.
A motorola anunciou em Agosto que irá instalar Linux em 60% dos seus celulares!!!!

Ei, pppsssstttt, Ballmer, ei homem, andas a esquecer-te de tomar os comprimidos ou quê?

quinta-feira, outubro 04, 2007

MeIII

Já começam a aparecer os primeiros rumores do SP1 para o espécie de SO.
Citrix isto Citrix aquilo...
Eu não tenho vindo a dizer que o software da M$ está a ficar carregado de, ahamm cof cof, "Linux"?

Mais uma para o caminho - M$ open source, sob "licença" "Shared Source Iniciative", permite ao pessoal ver o código mas não permite copiar ou alterar. Caso alguém tenha alguma coisa a propor terá que comunicar a um centro M$.
Belo Open Source...

Estas e mais algumas notícias frescas podem ser lidas no theInquirer

PARLAMENTOS...

Steve "Boca Grande" Ballmer esteve muito recentemente no Parlamento francês onde blá, internet, blá, virtualização, blá, serviços web, blá M$, blá, maior, blá, melhor, a cerca de 30 deputados.
O habitual chorrilho até parecia estar a correr bem até ao momento que alguns deputados começaram a fazer-lhe perguntas do tipo:
- E como explica o domínio da Internet pelo Google?
- E como explica o domínio da Sony nas consolas?
- E sabe que estamos todos a usar software livre e aberto nos nossos computadores?
eh... eh... eh...

Ainda por cima confrontaram-no com o tal discurso que a "internet nunca será nada".

A esta última ele até respondeu que a M$ tinha cometido uns erros mas que agora já está na linha da frente, enquanto nas outras - gaguejou e até corou!

Só para confrontar com o nosso panorama, neste dia em que um diploma vai a discussão...

Fonte: (o fantástico) LE.FIGARO

TROVOADA...

Será que Ele quer-me dizer alguma coisa quando uma súbita e tremenda trovoada me deixou impossibilitado de continuar com "OS PRIMEIROS COMANDOS"?

Tenho trabalho para hoje e todo o dia e fim-de-semana.

Avarias?
éne!

quarta-feira, outubro 03, 2007

AINDA O ZUNE...

O Grande-Chefe "Boca Grande", quando interrogado acerca do sucesso do iPod e do iPhone, dizia ainda há uns dois meses atrás:

""Would I trade 96 percent of the market for 4 percent of the market? (Laughter.)
I want to have products that appeal to everybody.""

Pois....

""Now we'll get a chance to go through this again in phones and music players,""

Pois, pois...

""There's no chance that the iPhone is going to get any significant market share. No chance. It's a $500 subsidized item. They may make a lot of money. But if you actually take a look at the 1.3 billion phones that get sold, I'd prefer to have our software in 60 percent or 70 percent or 80 percent of them, than I would to have 2 percent or 3 percent, which is what Apple might get.""

Nem mais!

PS: Appeal?
Talvez sex-appeal, o que confirmaria a versão do Bruno...

ZUNE DOIS!?

Porquê?

Já existia o 1?

Não dei por isso. ..

Será que alguém alguma vez viu o 1?

Devo andar muito distraído.

Ainda por cima, diz o Bruno Miguel, tem um botão que parece a boca de uma boneca de encher...
Eu nunca vi nenhuma boca dessas, assim como também nunca vi um Zune, mas que este 2 é feio disso não tenho qualquer dúvida.


PS: Apenas por curiosidade - alguém viu por aí uma XBox 359?

terça-feira, outubro 02, 2007

VÃO PARA O RAIO QUE OS PARTA

Deparei-me hoje com um programa, que me parecia todo catita para editar blogs em Wordpress, baptizado de AirPress.
Porreiro!
Quando estava mesmo quase a carregar em "INSTALL NOW":
-Ah!
este programa precisa do Adobe AIR...
Ok, vamos lá embora descarregar esse tal de AIR.
O quê?!
Este programa apenas tem versões para Windows e Mac?

F**k you!

Psssstttt ó Adobe a M$ anda-te a comer forte e feio e quer dar-te cabo do pdf, sabias?
Ah!, sabias...
O quê?
Tu também estás a querer dar cabo do Office da M$?
Ai é?
Então porque é que andas para aí a largar o AIR apenas para os utilizadores do Windows e Mac?
Porque eles merecem?
Ah!, já percebi...

Então para terminar vou-te transmitir um ditado que se usa na minha terra:
-Inimigo do meu inimigo meu amigo é!

Estes rapazinhos nunca aprendem.

PS: Não há links para ninguém porque estes gajos não merecem pessoas tão boas a visitar o site deles.

PRIMEIROS COMANDOS (1/7)

Modo superutilizador

# apt-get install Céus
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
No extra packages will be installed:
The following NEW packages will be installed:
céu
0 packages upgraded, 1 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Do you want to continue [Y/n] y

# apt-get install Terra
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
No extra packages will be installed:
The following NEW packages will be installed:
terra
0 packages upgraded, 1 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Do you want to continue [Y/n] y

# apt-get install luz
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
The following extra packages will be installed:
noite dia
The following NEW packages will be installed:
noite dia luz
0 packages upgraded, 3 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Do you want to continue [Y/n] y

Acho que já chega para o primeiro dia. Amanhã há mais.

segunda-feira, outubro 01, 2007

O SENHOR QUE SE SEGUE...

Alguém se lembra da longa novela da Broadcom vs Qualcomm em que a primeira accionou judicialmente a segunda por quebra de copyrights?
No seguimento dessa contenda os EUA baniram todo e qualquer celular que contivesse um chip da Qualcomm.
Entretanto já houveram mais disputas de parte a parte mas no terreno dos EUA.

Entretanto parece que as coisas vão piorar uma vez que a União Europeia abriu um processo anti-monopólio por causa das patentes do CDMA e WCDMA que a Qualcomm possui. Este último é o padrão Europeu de telecomunicações móveis 3G, ta,bém conhecido por UMTS e a velha "Europa" não pode permitir uma única empresa a poder dispor do que quer e como quer.

Venha o próximo que a "procissão ainda vai no adro".

Patentes?
ppppffffff

Fonte: AFP

OPENSUSE - UPGRADE PARA 10.3

Como provavelmente já adivinharam este fim-de-semana foi muito produtivo. Cinco distribuições testadas, com o openSuse 10.3 a ficar desde já no meu computador "pessoal". Com isto o Ubuntu passou para o meu computador "pessoal" secundário. Apesar de os considerar desta forma, por vezes o secundário é mais usado que o primário.

Duas das distribuições já foram faladas pelo que me resta falar das outras:
- Uma versão Fedora com esteróides, da qual por enquanto não falarei;
- openSuse RC1/Gnome;
- openSuse RC1/Kde;

Fiquei pelo Gnome.

Todos os que já andaram a brincar com esta versão, ou betas anteriores, certamente saberão que dia 4 de Outubro anda à Roda!

Se estiver interessado em ter a sua versão devidamente actualizada, basta adicionar os repositórios ftp do 10.3 e entrar com o seguinte comando:

# zypper update -t package

# - you know...

Quem ainda acha que cuidar das actualizações é um bicho de 7 cabeças, faça uma comparação com o "outro".

E QUE TAL ANDAR SEMPRE COM UM SO?

Não vá muito mais longe.
Siga até ao site do NimbleX e poderá constatar que 100 MB é muita coisa para andar sempre acompanhado com o seu Sistema Operativo, por exemplo numa pen-disk.

Atenção que quando eu digo seu é mesmo isso que eu quero dizer.
Não acredita?
É fácil. Basta clicar em "Custom NimbleX" e obter uma distribuição à sua maneira!
Tome em atenção que neste caso poderá ter muitos mais MB do que a versão base...

São destes pormenores apenas existentes num mundo livre que me fazem seguir no rumo do SL/A e a minha esperança é, um dia, ver muitos outros seguidores desta filosofia.

Folow the free and open and stop paying Bill's.

EXPERIMENTAR LINUX DE FORMA FÁCIL

Para todos aqueles que ainda pensam que Linux é difícil aconselho vivamente esta distribuição principalmente aqueles que estão acostumados ao XP.
Chama-se Absolute, vai na versão 12.0.6 e é baseado num dos mais antigos "sabores" de Linux - Slackware. Apesar de contar com tudo e mais alguma coisa a que um utilizador do XP está habituado, também pode ser configurado para os mais exigentes utilizadores do Slack.

Mesmo que não tenha qualquer intenção de instalar experimente. Vai ver que não custa nada...

SISTEMAS OPERATIVOS DO FUTURO - PREVISÕES

Este é o tema do mês no Planet Geek, porém vou-me afastar um pouco da "previsão" para escrever aquilo que eu gostaria "ver" nos "Sistemas Operativos do Futuro".

O que parece ser difícil é, na verdade, muito fácil e penso que toda a gente concordará que qualquer SO quer do futuro quanto do presente terá que ter as seguintes características:
1. Funcionar;
2. Usar todos os recursos da máquina quer seja o mais potente processador "quad" da actualidade quanto os =>386 e "alikes", contribuindo desta forma para a preservação do ambiente ao alongar a vida útil das enormes quantidades de "sucata" que todos os anos poluem significativamente o nosso meio;
3. Código melhorado de modo a oferecer protecção a possíveis "infecções";
4. Não conter qualquer tipo de ajuda camuflada tipo rootkit, respeitando assim um dos principais DIREITOS do ser humano ou seja, não interferir com a privacidade de cada um;
5. Interagir, verdadeiramente, com os outros SO existentes de uma forma clara;
6. Respeitar o que os utilizadores querem ou preferem e não impor o que não querem ou precisam;
7. Rápido;

Para terminar - LIVRE E ABERTO!

Tipo "nota de rodapé", não poderia deixar passar em claro a forma como a M$ invadiu milhões de PC's com o seu camuflado "update" forçado. Além da gravidade deste processo, invadir a privacidade dos utilizadores, este "update" trouxe consigo muitos problemas que já deveriam estar solucionados, ao invés de prometidos há mais de uma semana.