quarta-feira, janeiro 30, 2008

PASSOU-SE. COITADINHO

Há gajos que tem cada uma!
Este senhor que dá pelo nome de Jean Paoli [Microsoft senior direvtor do XML] lembrou-se agora de vir proteger a sua dama, leia-se M$, e atacar a IBM a torto e a direito.
E tudo isto porquê?
Devido ao OOXML!
Não é que este gajo atira agora as culpas, do OOXML ainda não ser um standard, para a IBM? 
Inteirinhas!

Nada disto teria alguma importância não fosse o facto da presente notícia na ZDNet ter uma frase do "ajudante" Nicos Tsilas que eu diria histórica:
-"Nicos Tsilas, senior director of interoperability and IP policy at Microsoft, said that IBM and the likes of the Free Software Foundation have been lobbying governments to mandate the rival OpenDocument Format (ODF) standard to the exclusion of any other format.
"They have made this a religious and highly political debate," Tsilas said. "They are doing this because it is advancing their business model. Over 50 percent of IBM's revenues come from consulting services."
(...) "It's a new way to compete," Tsilas said. "They are using government intervention as a way to compete. It's competing through regulation, because you couldn't compete technically."
"
Esta última até me fez rebolar de rir.
Uma companhia que até hoje quase nada de jeito conseguiu fazer que fosse dela e aquilo que faz não abona nada em seu favor, carregada de processos nos Tribunais quase sempre por roubo de tecnologia em quase sempre perde e tem um percurso que a guindou a um autêntico monopólio apenas esmagando tudo à sua frente, tem a lata de pegar numa esponja para tentar limpar todo o seu passado e vir agora armar-se em santinha.
Há mesmo gente que não se enxerga!
Vejam bem quem é este personagem e poderão constatar que é o director do FUD e também que em casa dele e no seu escritório não deverão faltar espelhos pois só assim se compreenderá aquilo que ele viu a IBM e os "likes" da Free Software Foundation fazer. Passou-se completamente!
Talvez este gajo ande tão entretido com a maneira como há-de continuar a atemorizar as pessoas com o seu FUD, para quem praticamente toda a gente se está a borrifar, que não tenha visto os abundantes exemplos de lobby e de corrupção activa que a M$ anda a fazer pelo Mundo inteiro além de nomear uns simples empregaditos como chefes dos Comités que irão votar um standard que eles próprios criaram.
Não, isto para eles não é estranho...
Não é não.
É o hábito!
Como desta vez levaram com uma nega de todo o tamanho, coisa a que não estavam habituados e mesmo tendo comprado o voto dos novos países que aderiram justamente em cima da hora, eis que a culpa tinha que ser de alguém.

Espelho meu, espelho meu. Existe alguém mais maquiavélico do que eu?
A IBM, a IBM, a IBM, lá vai dizendo o espelho...

PS: Chamo a atenção para o facto de eu também não considerar a IBM como "flor que se cheire".

CUIDADO COM A MACONHA

Num estudo recente uns cientistas neo-zelandeses descobriram que a maconha é pior que o tabaco.
Segundo este estudo, 1 cigarro de maconha por dia contribui tanto para o cancro de pulmão quanto 20 cigarros de tabaco.
Eu desconfio sempre de alguns estudos em que amostra/grupo de participantes é composto por 79 pessoas mas, pelos vistos, aqueles cientistas acreditam que sim e até o vão publicar.

Ainda há pouco tempo foi despenalizado o consumo de drogas leves. Com a (quase) proibição que o tabaco está a ter será que os nossos queridos dirigentes vão mandar a opinião popular às malvas!?
Como as promessas não são para cumprir ou melhor saem sempre ao contrário, não me admiraria nada que isso acontecesse.
Veremos.

Mais um pouco no iBahia.com. (não me perguntem como é que fui lá ter porque não sei...)

domingo, janeiro 27, 2008

ONDE VOU BUSCAR IDEIAS PARA OS POSTS OU ANDO A DORMIR NA FORMA...

Hoje, durante uma das minhas voltinhas pelo meus autores favoritos, deparei-me com duas situações que não estava à espera. Uma bem agradável e a outra uma grande alhada, embora também agradável.

Vamos lá embora:
1. Visitei, como por norma, o Marco do bitaites e li o artigo sobre o jazz tube.
Bem, nem sei o que dizer acerca deste artigo que não passe pela palavra excelência como, por exemplo, Sua Excelência Marco "bitaites" deu-me a conhecer uma faceta do youtube que eu julgava não existir. Porno, mesmo daquele que deixaria qualquer afiliado da Sociedade Protectora dos Animais à beira de um ataque de nervos, sabia que sim agora Jazz!?
Ou então, Sua Excelência (St.) John Coltrane está bem representado.
Enfim, uma excelente forma de perder tempo...
Mas, a história não acaba por aqui. Ah!, não, não é algo sobre aquele desporto que dá pelo nome de ténis nem pela impecável forma física que aquelas duas jogadoras apresentam (!), mas sim sobre um blog que o, companheiro do Planet Geek, Paulo Silva deu a conhecer - Jazzseen.
Agora eu see mas até agora seen nada. Deve ser da idade pois não sei como é que um blog daqueles poderia escapar aos meus olhos de falcão...
Do melhor...

2. O Bruno Miguel, também meu companheiro no Planet Geek, lembrou-se de me pregar uma partida daquelas à moda de chain-reaction - "Onde é que eu vou buscar ideias para os posts?".
Bruno Miguel, o melhor blogger do mundo e arredores (incluindo o fumador de Marte...), se leres o ponto 1. deste post verás onde vou buscar ideias. Claro que só poderia ser junto daquela maçã, sem ainda ter levado a dentada "original", que se encontra ao lado da Ana Ivanovic e com o respectivo acompanhamento musical que neste momento passa por uma barrigada de jazz!
É isso, vou dando umas voltas por aí, lendo os amigos habituais, algumas agências de notícias, sites de tecnologia e diversos outros e se tiver tempo componho algo acerca do que leio. Se tiver tempo é a frase correcta pois como deves imaginar depois destas leituras não sobra muito tempo para escrever excepto se o assunto for M$. Aí, nem que tenha que fazer o pino...

Como podem ver, e ouvir, este post está recheado de óptima companhia.

Um grande @braço para toda esta malta que dia após dia traz um pouco de sal à minha existência.

MONOPÓLIO MAIS UMA VEZ EM ACÇÃO

A M$ depois do mais completo domínio dos E.U.A. quer partir agora para a conquista da Europa.
Nos E.U.A. já dominava a seu bel-prazer tanto mercado quanto a política. Mas nos E.U.A. tudo é perfeitamente normal quando se pensa que as campanhas eleitorais recebem directamente apoios ($) de empresas. No caso da Europa o mesmo acontece só de uma forma mais subtil e mais disfarçada. E a que é que isto leva?
À completa rendição dos governantes aos interesses empresariais. Disto ninguém tenha a mínima dúvida. Sempre que digo que o Mundo é dominado unicamente pelo poder do dinheiro há sempre alguém que contrapõe e diz que não é bem assim. Geralmente dou o exemplo de Bill Gates ou Steve Ballmer que quando se dirigem a qualquer país são recebidos tal como se tratassem de Presidentes de qualquer país. Ou melhor, talvez melhor do que muitos Presidentes.
A M$ sabe disto e mantém os governantes presos pelos tomates e se alguém quer exemplos não é preciso ir muito longe e ver o que acontece em Portugal. Além de os ter presos pelos ditos consegue ainda a fantástica proeza de mostrar claramente ao Mundo, que os domina e que faz deles o que quer, através dos tão famosos "Government Liders Forum" . Este domínio é praticado de uma forma tão clara que acontece muitas vezes estarem presentes líderes de países que estão completamente na merda ou envolvidos em guerras fraticidas e onde o povo passa fome e sede além da falta de liberdade e democracia.

Bem, e toda esta prosápia porquê?
Porque a M$ quer estender os tentáculos à Europa e anda a tentar convencer os governantes europeus que devem ter apenas uma plataforma de "e-government". Claro que esta plataforma só poderia vir de Redmónio ou estavam à espera que eles dissessem que o software aberto e sem estar escravo de apenas uma empresa é que é bom para qualquer governo do Mundo!?

Pensem um pouco e verão o absurdo de tal ideia. Nunca pensei ver, durante os anos da minha existência, alguém a proclamar a total dependência de países a uma única empresa e ainda por cima baterem palmas. Há aqui alguma coisa de errado...

Os governos europeus devem investir numa única plataforma de e-government?
Um veemente sim, sem qualquer sombra de dúvida!

Essa plataforma única poderá algum dia ser de uma empresa americana, conhecida por ser um dos maiores e tristes exemplos do comportamento de um monopólio, de código fechado e de tal forma complicado que nem eles próprios sabem o que andam a fazer e que domina completamente a classe política dirigente (*)?
Um rotundo NÃO. Os governos europeus podem e devem construir a sua própria plataforma de e-government, baseada no software livre e aberto e nunca de uma outra forma onde ficarão eternamente dependentes e subservientes aos caprichos de uma companhia. Companhia essa onde a única e principal intenção é obter o máximo de lucros para os seus accionistas e não, NUNCA, o bem estar dos povos do Mundo, embora seja essa a mensagem que querem transmitir.
Além de construirem uma plataforma própria estarão a investir em know-how e técnicos de elevada craveira, tão ou superiores aos da própria M$ e principalmente, independentes dos caprichos de uma empresa que reconhecidamente:
-atropela tudo e todos;
-rouba ideias descaradamente;
-está constantemente em litígio com alguém;
-defensora dos métodos ilegais que castram os direitos dos compradores;
-bastião do alastramento do ridículo sistema de patentes dos E.U.A. por todo o Mundo;
-que suborna comités técnicos de países (além de colocar meros empregaditos a chefiar outros comités) para fazer passar um formato proprietário, carregado de copyrights e certamente protegido por patentes como standard livre e aberto;
-super-protegida pelo governo dos E.U.A. principalmente no tocante ao suspeito esquema financeiro e de tal forma que é dada como exemplo da superioridade dos "americanos" face aos restantes (ignorantes) povos de todo o "outro" Mundo,;
-etc. etc.

Em suma, o que é que uma empresa deste género pode interessar a uma Europa que se quer dos Europeus(**)!?

Ah! e tal mas a M$ é quem domina o Mundo. Já que é assim, não será melhor entregar de mão beijada a construção dessa plataforma?
Ora basta reparar neste pressuposto para ver o que realmente se está a passar. Atente-se nestas palavras que resumidamente dizem tudo:
Microsoft is also approaching the problem with a new range of software, the Citizen Service Platform (CSP), launched at the Berlin conference. The idea is to facilitate cooperation by offering the same products to everybody, as has already occurred in offices and households worldwide with its Windows operating system.
Acho que estas palavras nem precisam de qualquer comentário adicional...

Espero bem que a Europa saiba escolher de uma vez por todas aquilo que é melhor para os Europeus, e talvez para os restantes povos do Mundo, e enveredar de vez pelo caminho, talvez mais difícil, de construir a sua própria identidade. Esta não se faz de um dia para o outro nem se encontra no mini-mercado da esquina como a M$ quer tentar transmitir mas sim com muito trabalho e investimento interno.
Quem quer saber se a M$ já tem um produto feito e que pode ser aplicado de um dia para o outro?
Só e apenas os políticos que não fazem correctamente aquilo que deviam fazer ou seja, andam com as calças na mão quando o prazo está prestes a terminar e, entretanto, durante os muitos anos em que deveriam ter feito algo a única preocupação que tiveram prendeu-se em como melhorar o swing ou o drive de forma a conseguir um ginjola, ou ainda combinar os sucessivos almoços, jantares e cocktails(***).

Assim, Europeus digam não a mais uma tentativa de colocar grilhetas num dos processos mais fundamentais da liberdade de uma verdadeira democracia e nunca ficar à mercê da vontade dos especuladores da M$.
Qualquer uniformização do software terá que ser devidamente ponderada e feita dentro de portas tendo por base um sistema completamente aberto, e já agora livre/gratuito, e nunca uma coisa qualquer que ninguém sabe o que verdadeiramente faz, e como o faz, e que pode, de um momento para o outro, subjugar os governos de todos os países europeus à vontade de sua excelência a M$.

Para terminar, gostaria que pensassem apenas um pouco no grande perigo que poderá advir se tudo o que os governos europeus fazem tiver que passar obrigatoriamente por um único e exclusivo programa que, como ficou acima expreso através das palavras do próprio elemento, quer estender o seu domínio aos governos tal e qual já o faz nas empresas e nos lares através do SO Windows!
A mim só me dá arrepios ao pensar em tal coisa!

(*) - Já alguém tentou obter um audiência com o 1º ministro?
Já alguém foi convidado a assistir e a botar faladura numa sessão na Assembleia da República mesmo ao lado do presidente desta mesma assembleia?
Já alguém teve o trânsito parado para poder passar enquanto ia discursar à A.R. ?
Já alguém teve direito a passadeira vermelha a todo o sítio onde vá por parte do nosso querido governo?

Se nós que somos cidadãos destes países, nós que votamos e pagamos as asneiras que os governantes fazem em nosso nome, nós que votamos nessas pessoas para que estas agissem no melhor dos interesses de um povo, não temos qualquer hipótese de termos direito a uma destas benesses, porque carga de água tem o Bill Gates ou o Steve Ballmer quando se dirigem a Portugal ou a qualquer outro país!?
O que é que eles fizeram assim de tão especial que merecem, no caso de Portugal, imensamente mais mordomias que os cerca de 11 milhões de pessoas que realmente FAZEM este país?

É muito triste verificar que os governantes abandonaram a clássica forma do "povo é que faz um país", excepto quando se recordam durante as campanhas eleitorais, para aplicarem a fórmula do "quem manda é o dinheiro". E dizem-se social qualquer coisa!!!

(**) - Pelo menos é o que os políticos andam constantemente a proclamar e ,mais uma vez, aquando das eleições ou referendos. Já agora aproveito para criticar negativamente a atitude do nosso 1º quando decidiu pela sua própria cabeça o assinar de um Tratado que deveria ter sido alvo da opinião popular, conforma prometido...

(***) - Dizem que os portugueses são dos melhores jogadores de golfe embora quando foram para lá nem sequer sabiam pegar num ferro. Depois ficam com muito tempo disponível para aprender e eventualmente tornarem-se em campeões um pouco à moda de João de Deus Pinheiro...
Também é conhecida a natural propensão dos portugueses para os manjares e cocktails. Mais uma vez rendo-me à perícia desse grande mestre João de Deus Pinheiro...
Segundo dizem, o Barroso nunca-mais-serei-Durão é um exemplo de pontualidade. Tiro-lho o chapéu, que não uso, sr. Presidente da "Europa". Até que enfim, existe um português que chega a horas de eventualmente poder discutir alguns assuntos que não deixem Portugal de lado por falta de comparência...

Se querem lêr mais sobre este nojento assunto, queiram dirigir-se, por favor, até EurActiv.com.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

OPEN SOLARIS

Há alguns dias alguns dos blogs que eu costumo visitar comecei a ver o pessoal a receber os "kits" da SUN.
Vai daí, je, mando-lhes um email, a perguntar:
Então e eu, opensolaris.org Order Confirmation 8725!?

Quase durava o mesmo tempo que a satisfazer o meu pedido mas finalmente responderam-me:
Hi Jose,
You should have received your starter kit already. Please feel free to
order a new one at no cost.
Sorry for the inconvenience.

Ok, está bem. Embora tenha andado para aqui a ver o que é que aquele SO, nos "sabores" Open e Nexenta, mas vou experimentar outra vez.

Por falar em Open a Alpha 1 do Open Suse 11 que saiu no dia 18 (*) vai dar que falar. Acerca disto falarei lá mais para a frente porque por enquanto ainda é cedo mas posso adiantar que tem novidades...

(*) - Atrasada, muito atrasada!
Nada mais nada menos que 1.440 minutos de atraso. Comparem com "aquela coisa".

quinta-feira, janeiro 24, 2008

MIGRAR

A M$ espeta com um artigo destes.
O que é que qualquer pessoa pensaria em 1º lugar?
Talvez, que a M$ iria empurrar o IE7...
Não?
Pois parece embora as opiniões estejam divididas. Uns dizem que a M$ está-se a cagar para o pessoal que ainda usa, e provavelmente querem continuar a usar, o IE6 e vai daí tomem lá disto enquanto outros dizem que não é bem isso que se encontra no texto.
Não há nada como cada um verificar por si próprio.
Dou um conselho a toda a gente. Não deixem que a M$ mandem naquilo que é vosso. Antecipem-se e migrem já!

Também correm muitos rumores (*) que a M$ anda a acelerar o Windows 7 e talvez 2009 seja o ano de nascença e não 2010 como estava anunciado.
Desta vez a M$ apanhou-me de surpresa. Quando eu pensava que 2010 fosse o ano de começar a dizer "é para o ano" durante pelo menos 5 anos, eis que não e provavelmente irá sair mais cedo. Ora, para mim e para muitos milhões de pessoas ao redor do Mundo isto não é novidade nenhuma face ao formidável sucesso que "aquela coisa que dizem ser um SO" está a ter.
Outro conselho gratuito, migrem já!

PS: Quando falo em migrar façam-no para coisas de jeito. No primeiro caso pode ser o Firefox ou o Opera e no segundo qualquer Linux ou BSD entre os quais a minha preferência recai, respectivamente, no Fedora / Ubuntu e FreeBSD / PC-BSD. Podem ainda optar pelo Solaris ou alikes que também ganharão com a mudança.

(*) - São tantos que amanhã ainda estaria aqui...



quarta-feira, janeiro 23, 2008

KDE4 - OUTRA VEZ

kde-Mac também.
Bem, sinceramente não estou a ver qualquer utilizador do magnífico Leopardo a mudar mas nunca se sabe.
Talvez para experiência...

KDE4

Tenho andado a dar umas voltas com esta versão.
Por enquanto ainda é cedo para dizer algo sobre isto mas não é este o motivo deste post.

kde-windows diz-vos alguma coisa?

segunda-feira, janeiro 21, 2008

RELATÓRIO DA SECUNIA

O recente relatório de Secunia arrasa completamente com a noção que o Linux tem menos bugs que o Windows.

Tomando como exemplo os 633 do Red Hat vs. 123 do Windows não existe qualquer dúvida que a Casa de Redmond está a trabalhar bem!

Será!?

Tirem as ilações:
- Red Hat - 99% dos bugs pertencem a todas as aplicações ou seja 1%, serão 6 ou 7, pertence realmente ao SO;
- Windows - 93%, serão 114 ou 115, pertencem efectivamente ao SO!

Relembrando que Red Hat é talvez quem tem o pior registo, acho que nem sequer vale a pena mencionar os outros.

Passemos agora ao Firefox vs IE. Ui, aqui as coisas vão de mal a pior para a "raposa"!
Firefox conta com 64 enquanto o IE com "apenas" 43. Gostaria aqui de realçar os 14 do Opera!
Só que, com referência aos "zero-day bugs" o Firefox conta com 8 com 5 resolvidos enquanto o IE tem 10 com apenas 3 resolvidos. Ademais, a M$ demora em média 84 dias para remendar um buraco!

A principal borrada recai desta vez para os controlos ActiveX = 339!

Ainda em referência aos dados para a M$, também gostaria de recordar, principalmente relacionado com o IE, que nos números não se encontram as correcções que a própria M$ detectou e reparou (?)...

Como se pode ver, as estatísticas valem o que valem. Mais erros, por vezes, não representa pior como é o caso.

Lido em PC World.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

ERRO DE COMUNICAÇÃO...

O Air pode ser o produto mais falado do momento como é hábito quando a Apple lança qualquer coisa nem que seja um porta-chaves cheio de cores e luzinhas a piscar.
É Hollywood!
Ou será como os peidos de Stallman?
(excelentemente noticiado no bitaites)

Há uns tempos lembrei-me de mandar umas bocas acerca do silêncio da Comunicação Social, assim como dos blogs principalmente os portugueses, no tocante aos problemas que o novo SO da Apple, Leopardo, andava a causar aos utilizadores.

Naquela altura, alguns comentadores passaram por cima do artigo, nem sequer o leram, e mal viram que era sobre a Apple, ai Meu Deus!, há que dar o respectivo tratamento ao autor dessas linhas, ou seja "je".
Ok. OS novo, algumas falhas, não é nada de mais. Como já passou um bom pedaço de tempo, resolvi dar uma vista (ooopppsss) de olhos ao forum do Suporte da Apple para me certificar se já estava maduro.
Pois é. Exactamente como eu previa.
Nem sequer vou dizer mais nada sem ser indicar o "Support" da Apple, aqui ou aqui, assim como mais um descontente com o Leopardo.

RESPOSTA DA SONY

Lindo, não é?
Linhas fantásticas!
Construído em fibra de carbono!
Apresentado ao Mundo em 2004!

Hein!?
2004!?
Há 4 anos atrás!?
Realmente a Sony é uma empresa muito avançada.
Pena ter aqueles produtos "kitados".

Inspirada em Gizmodo.

PS: Foi um fracasso. A redução da espessura obrigou a que tivessem ficado de fora alguns componentes que a malta daquela altura não queria prescindir.
Além deste pormenor, também não teve os telejornais e blogues de todo o Mundo a fazer publicidade...

UM DIA TODOS OS BIOS SERÃO ASSIM



Andava eu a ver alguns vídeos no youtube acerca do Asus Eee PC quando de repente aparece uma coisa que dá pelo nome de Express Gate.
Trata-se de uma nova tecnologia desenvolvida pela Asus e pela DeviceVm, mais especificamente Splashtop, que visa contornar o habitual tédio provocado pelo arranque do SO.
Se no mundo livre o tempo de arranque mesmo através de um LiveCD não é nada que faça arrancar os cabelos, no quintal da M$ as coisas já não são bem assim.
Depois de ver o vídeo em questão fui até ao site de DeviceVM e aí pude constatar que alguém anda, finalmente, a tentar modificar a forma como os nossos PC's arrancam.
Finalmente!

Este "sistema" fica alojado na memória Flash da motherboard, é baseado em Blackbox e em poucos segundos poderá, por exemplo, andar a navegar através do Firefox, ligar através do Skype ou ainda optar pelo boot do Windows (aaarrrggghhhh...).

Brevemente num PC perto de si?

HUM...

Mandriva e TurboLinux acabam de fazer um pacto.
Deste pacto nasceu uma coisa que dá pelo nome de Manbo-Labs.
Diz a Mandriva que irá continuar a seguir o trilho do "open".
Veremos.
Sou muito desconfiado quando empresas do "grupo" M$ se juntam a outras que dizem não enveredarem por pactos com o diabo principalmente quando o TurboLinux incorpora em exclusivo algumas "tecnologias proprietárias/fechadas de ponta" da M$ só faltando (*) mesmo o Internet Explorer...

(*) - Se já não está não deve tardar muito...

quarta-feira, janeiro 16, 2008

SUN MYSQL?

Conhecem ums Base de Dados que dá pelo nome de MySQL?
É a tal que não entra em qualquer estatística das maiores BD do Mundo mas que está (quase) sempre omnipresente. Aliás, segundo a SUN, esta BD está presente em 80% das aplicações Web!
E 10% para a M$...

E é exactamente a SUN quem pretende oferecer mil milhões de USD para a ter no seu portfolio.

Caso este negócio se concretize, acho que ainda me vou rir um bom bocado quando começar a ver os génios das estatísticas a tentar passar uma BD inexistente para o topo das mais utilizadas no Mundo inteiro!
É um fenómeno parecido com o Linux e SLA no geral. Só contam quando vendidos ou fornecidos pelas firmas que lhes interessam. O Linux mesmo que tenha cerca de 60 milhões de instalações num ano nunca há-de ultrapassar "aqueles" 2%, enquanto o "espécie de SO" com 100 milhões de cópias vendidas, o que é completamente diferente de instaladas, já vai com mais de 8% do mercado. É o milagre da multiplicação!

Esta das estatísticas tem a ver com uma questão, colocada na mailing list do Planet Geek, sobre qual seria a BD mais utilizada no Mundo. Os sites de referência citavam alguns nomes conhecidos, Oracle/DB2/M$SQL, mas nada de MySQL ou PostgreSQL.

Para ler mais basta ir até ao sítio seattlepi.

terça-feira, janeiro 15, 2008

HARDY HERON - 01

Algumas das novidades da Alpha 3:
- kde 4.0;
- Firefox 3.0 Beta 2;
- xorg 7.3.

Porém, existe uma surpresa (*):
- PolicyKit.

O Gnome, nas últimas versões, já integrava perfeitamente esta aplicaçãoe eis que, agora, aparece no Ubuntu a pedido de vários utilizadores.
Por enquanto apenas uma aproximação mas o intuito é integrar definitivamente o Ubuntu.
A segurança agradece.

Por ora fico por aqui. Quando estiver mais "maduro" prometo que deixo aqui umas linhas.

(*) - Pode não ser uma surpresa para muitos mas para mim foi. Durante o dia de ontem consegui ter um bocado de tempo para dar uma volta nesta versão do Ubuntu, e também do kubuntu com o kde 4.0, e só aí me dei conta do PK.

FANTÁSTICO!

Cada vez acredito mais nas meninas do anúncio...
A UE vai investigar a M$ não só quanto à queixa de Opera e ECIS mas também quanto ao papel que o monopólio exerceu, ou está a exercer, para forçar o mundo a aceitar o formato "Openless" OXML.

Imediatamente, apenas mais uma coincidência, apareceu um estudo "independente" de Burton Group a considerar que este formato é uma maravilha enquanto o ODF, assim como a SUN, é uma autêntica merda!

Este sentido de oportunidade, note-se que é apenas mais uma coincidência, é fantástico!

Não há a mínima dúvida que o polvo monopolista consegue açambarcar tudo através das centenas de milhares/milhões de tentáculos(*).
Fico GREGO com isto!
E Portugal?
Claro que está no pelotão da frente sendo talvez o país mais citado no tocante a falcatruas.
Não é novidade nenhuma estarmos em primeiro lugar neste capítulo...

(*) - Leia-se $$$.$$$.$$$.$$$

PRECISAMOS DE COBAIAS

Encontra-se disponível o Windows Me2 Service Pack 1 RC Refresh para todos os interessados em tornar esta coisa o mais parecido possível com um SO.
Pessoalmente, afigura-se-me uma tarefa impossível mas os interessados em sofrer podem sempre experimentar.

Testar produtos com a chancela M$ apenas sou fiel ao Server 2008. De momento, considero esta versão como uma das melhores que vi até hoje.

A única coisa que ainda não percebi nesta actualização, além de "may reboot multiple times" é o seguinte:
- "Please wait one hour after uninstalling a previous version of Windows Vista SP1 before installing Windows Vista SP1 RC Refresh. The installer service needs to clean up and complete the uninstall prior to installing the RC. Failing to do this can result in installation errors when installing the RC version."

1 hora!?
Ah!, deve ser para arrefecer os neurónios...
Bem precisam estes pobres coitados!

Entretanto, quem estiver interessado em escrever umas coisitas acerca do seu sistema de eleição, i.e. Windows "alaikis", pode e deve ir até ao blog do Paulo Barata.
É assim mesmo companheiro.
"Naisse" revista. Vou-me registar para a poder sacar.

Disclaimer: Obviamente, cobaias não se aplica aos "escritores" da revista.

domingo, janeiro 13, 2008

BELA DESCULPA...

Afinal a Warner teve um bom e eloquente motivo para enveredar pelo Blu-Ray e deixar de lado o HD-DVD:
- O aumento do preço dos combustíveis!

Boa.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

PORTUGAL TELECOME?

Hoje vi-me perante um situação que, no meu entender, é completamente absurda.
Uma pessoa conhecida veio ter comigo e trouxe-me uma carta da PT Comunicações com o seguinte teor:

Certificação ITED é obrigatória
Consulte a PT Comunicações

Caro(a) Cliente,

A PT Comunicações chama a sua atenção para o facto de ser obrigatório a sua instalação telefónica estar aprovada com a Certificação ITED (Infra-estruturas de Telecomunicações em edifícios), de acordo com o decreto-lei nº 59/2000 de 19 de Abril.

A Certificação ITED equivale a uma inspecção que garante que a instalação telefónica do local onde vai ser colocado o seu telefone foi executada pelo construtor ou electricista com todas as condições necessárias ao correcto funcionamento do seu serviço telefónico.

Assim, caso o imóvel para onde solicitou o pedido de instalação é novo ou foi reconstruído após Abril de 2000, verifique se já possui esta Certificação (confirme-o junto do seu construtor ou electricista).

Em caso afirmativo, solicitamos que nos nos envie cópia do respectivo impresso para podermos rapidamente dar seguimento ao seu pedido.

Caso ainda não disponha da Certificação, pode obtê-la através dos serviços de certificação da PT Comunicações.

Para esclarecimentos adicionais, contacte o nosso número preferencial 16200 sempre ao seu dispor.

---

Ora muito bem.
Não estou, em absoluto, de acordo com o que a PT anda por aí a escrever.

Como existe uma Autoridade Nacional é para lá que eu vou amanhã para expor esta carta de forma a obter uma resposta a se sou eu ou a PT quem anda enganado.

E isto porquê?
O decreto-lei é efectivamente o Decreto-Lei (1) 59/2000 de 19 de Abril, só que atente-se no artigo 56º:

Especificações técnicas
Mantêm-se em vigor as especificações técnicas aprovadas pelo ICP para instalação de infra-estruturas telefónicas até publicação de novas especificações e prescrições.

Embora do ano 2000 as especificações técnicas apenas foram aprovadas e aplicadas em 2004, ou seja na altura em que saiu o Manual ITED – 1ª edição.


Portanto, mantinham-se em em vigor as especificações RITA.
As especificações ITED apenas saíram em 2004 e, ainda por cima, para não causar transtornos a ninguém ficou estipulado o prazo de 31 de Dezembro de 2004 após a qual os PROJECTOS teriam obedecer às condições deste Manual. Note-se PROJECTOS uma vez que é a data a "mandar" e não a data de início/fim da construção. Assim, eu posso perfeitamente fazer uma moradia ainda nos dias de hoje e considerar o RITA caso esse projecto tenha a data anterior a 1 de Janeiro de 2005 e posso dizer que não são assim tão poucas como isso principalmente tratando-se de obra públicas. Mais uma vez, na minha opinião é aconselhável que seja seguido o Manual ITED, embora encareça a obra em muitas centenas ou mesmo milhares de Euros, apesar de não ser obrigatório.

Esta pessoa que me pediu ajuda, comprou uma casa em 2003 e procedeu a uma remodelação e, como podem adivinhar, encontra-se neste momento “à rasca” devido a esta carta da PT Comunicações.

Segundo a minha leitura:
- toda e qualquer casa que tenha sofrido obras de remodelação, sem necessidade de projecto, até 31 de Dezembro de 2004;
- toda e qualquer casa que tenha sofrido obras de remodelação cuja data do projecto seja anterior a 1 de janeiro de 2005;
- toda e qualquer nova casa que tenha sofrido obras de remodelação cuja data do projecto seja anterior a 1 de janeiro de 2005;

= Certificação ITED COISSÍSSIMA NENHUMA!!

Aproveito para chamar mais uma vez a atenção de que não se trata apenas de uma "Certificação" mas sim um conjunto de (eventuais) alterações que poderão custar milhares de Euros além do pó e barulho...

Irei amanhã à ANACOM para me certificar melhor acerca disto mas caso tenha razão...

Só para terminar, quero informar os poucos leitores que estão/irão ler estas linhas que não existe apenas a PT a fazer certificações.

Por enquanto, acho melhor ficar por aqui.


---

(1) – in CIBERDÚVUDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA - Rebelo Gonçalves regista decreto-lei, decretos-leis, com minúscula, quando a palavra é um nome comum, referente a vários.
Pode-se, no entanto, defender as maiúsculas quando se trata dum decreto-lei bem determinado, em que a designação da natureza figura no nome próprio (ex.: o Decreto-Lei n.º 74/9).

HONESTO BILL GATES

Calculem que alguém fazia a Bill Gates uma pergunta do tipo desta:
-Agora que saiu da Microsoft é capaz de nomear um produto que tenha sido uma porcaria? (*)


Eu esperava algo como:
-Nenhum;
-Windows Me;
-BOB;
-Clip dançante.

Nada disto. A resposta foi desconcertante:
-"Perguntem-me quando sair a próxima versão do Windows"...

Ora, ora. Está tão à Vista...

Cépticos, sintam-se à vontade para ver o filme em Gizmodo.


(*) - Esta é a minha versão. No original:
-"what Microsoft product could have used a little more polish before release?"
Um pouco mais soft mas vai dar à mesma coisa.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

E O QUE FARÁ AGORA, BILL GATES?

Continuará a espalhar o mal pelo Mundo!?
Claro, só de uma forma mais soft ou seja, pega na "espécie" de Fundação Bill e Melinda e tumba!, espeta com o XP no OLPC!
Até apetece perguntar:
-Ó Bill, porque é que não ofereces a tal fantástica e maravilhosa coisa que é uma espécie de SO!?
ou
-Porque é que vais oferecer uma coisa que por tua vontade já estava no lixo!?

Mas leiam bem estas inacreditáveis palavras de Negroponte:
"Microsoft has embraced the open-source community over the past few years in a very different way than before, Negroponte said. "And that really helps, because it's become a little bit less religious than it was a few years ago and that's really good. In the end, I think, the more people that have software and hardware out there, the better."

PQP!
Open Source!
Vou começar a preparar-me para um XP Open-Source.
Maravilha!
Aceito de bom grado esta oferta mas, Bill, lamento informar-te que a outra coisa, Me2, não me interessa. Com o XP tudo ok e com a gama "Server" melhor ainda.

Para os que não acreditam basta seguir para a ComputerWorld.

Entretanto, the Inquirer apresenta uma lista de possibilidades para o futuro de Bill Gates das quais saliento esta:
Linux Evangelist – In a sudden shocking role-reversal, Bill Gates “sees the light” and becomes the world’s first and foremost Linux evangelist, travelling across the world campaigning against Windows. The high point of this conversion of faith is when Torvalds and Bill meet in Germany and hug emphatically, ripping apart the space-time continuum and sparking the instant conversion of all German government computers into Linux boxes.

Tenho é que ter cuidado com o que digo não vá o gajo parar à Casa Branca...
Ou como o Rei de África...

NOVO MAC PRO

Eu também queria uma "besta" destas!

in Apple Hot News

PS: O máximo que consegui almejar, até hoje, foi uma caixa a imitar esta...

AFINAL A XBOX NÃO PODIA FICAR ATRÁS...

Claro que o amor não é tudo na vida, principalmente para os dirigentes de uma empresa que apenas conseguem olhar para os $(...)$.

A M$, outrora tão mãos largas(*) no tocante ao HD-DVD além de acérrima defensora deste formato, veio agora anunciar que irá fornecer o leitor de Blu-Ray aos clientes que assim desejem.
Claro que será uma unidade externa e a pagar, porventura tanto quanto a consola, enquanto a rival SONY "rootkit" vem com este apetrecho de origem. Ora, era uma vez qualquer termo de comparação...
Como não estou a ver alguém a comprar um leitor de HD-DVD, atendendo a uma possível falta de títulos, "penso eu de que" quase todos optarão pelo Blu-Ray.

Lida no Guardian

Entretanto, para aliviar as coisas a M$ prepara-se para inaugurar o serviço XBOX 360/IPTV mas por enquanto para inglês ver todavia, não seria uma grande admiração se este serviço alastrasse para outras paragens. Grande ideia, centenas de milhar de títulos disponíveis e sem ser através de um "discozinho"...

Lida em BBC NEWS

Neste momento a Viacom(*) é a única a apoiar o HD-DVD.
Como as coisas são. Ainda há dias era tudo rosas para o HD-DVD. Depois dizem que é só em Portugal que algo passa de bestial a besta em segundos...

Apesar de nem um nem o outro não me interessar para nada, pelo menos por enquanto, a acreditar no que muitos já disseram sobre o HD-DVD ser um produto tecnologicamente melhor, fico com muita pena que este formato não tenha conseguido impor-se face à concorrência.

(*) - segundo algumas bocas, como por exemplo the Inquirer, a M$ teria "investido" USD 150 milhões junto da Viacom, Paramount e Dreamworks Animation (não confundir com a outra), para esta "acreditar" no HD-DVD. A notícia foi prontamente desmentida pelos dois intervenientes pelo que não vale a pena falar do assunto.

MS OFFICE 2003 SP3

Anda para aí uma polémica acerca deste Service Pack tornar o Office "impermeável" aos tipos de ficheiros mais antigos, segundo a Microsoft, com o intuito de estes constituírem um perigo potencial.

Desta vez, estou de acordo com o pessoal de Redmond.

Não lembra nem ao diabo que ainda ande por aí pessoal a usar ficheiros do tempo do DOS!

Ao longo dos tempos fui coleccionando, sabe-se lá porquê, ficheiros de toda a natureza e ainda tenho em casa um CD onde arquivo esses mesmos ficheiros só que desde 1998 nunca mais lhes pus a vista, ooopppsss, em cima e não espero tampouco fazê-lo agora.

Sinceramente, haverá alguém neste mundo que ainda utilize as centenas de obsoletos tipos de ficheiros existentes?
Melhor, já alguém andou a pesquisar quantos tipos é que o Excel consegue abrir?
Só alguém que passe a vida a estudar as páginas amarelas!
Lotus!?
Quattro!?

Ainda por cima obrigou a Microsoft a informar o modo que se pode dar a volta a este problema o que se traduz num problema ainda maior. Quem diz que o Linux é difícil tem que ler esta jóia aconselhada pela Microsoft.

Há gajos bem piores do que eu para dizer mal da Microsoft!

PS: Concordo que este procedimento não tenha sido executado da melhor forma, leia-se transparente e pela "calada da noite", mas isso é um mero pormenor.

ANIVERSÁRIO DO PLANET GEEK

Faz hoje um ano que o Mário Gamito lançou para a Aldeia Global um projecto que resolveu chamar de Planet Geek.

Para todos quantos contribuíram e contribuem os meus parabéns com ênfase muito especial para o "criador" e para José Carlos, o sucessor, que tem vindo a aguentar e a resolver sozinho todos os problemas que um agregador desta dimensão acarreta.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

FUTUROLOGIA?

Este ano começa bem e já começam a aparecer os primeiros derrotados do ano. Enquanto no primeiro estou muito satisfeito no outro abstenho-me porque, por agora, este assunto não me diz nada.

1. DRM - Finalmente a SONY "ROOTKIT" resolveu abandonar esta porcaria. Com esta fuga o DRM fica com poucas possibilidades de sobreviver. Anteriormente eu já tinha apontado este fim para o ano de 2009 porém, parece-me que será mais cedo.

2. HD-DVD - Ainda não está morto mas para lá caminha. Com as recentes decisões da indústria cinematográfica em apoiar o Blu-Ray, este formato está ameaçado de extinção.

Este segundo assunto não me diz grande coisa porque não tenho, ainda!, os meios para poder tirar partido destas tecnologias mas de uma coisa estou certo - a partir de agora nunca pensaria em comprar uma Xbox salvo no caso de apenas pretender jogar uns jogos. Neste momento a PS3 está sobejamente posicionada para tirar partido de todas as capacidades que compõe este hardware não só a nível de jogos, aqui apenas opiniões pessoais a marcar a diferença para a Xbox, mas também como:
- Filmes. Não faltarão títulos para acompanhar o leitor de Blu-Ray que equipa esta máquina;
- Computador pessoal. Composta por um dos mais fantásticos processadores(*) dos últimos tempos e com o esforço da Comunidade Livre que já criou várias distribuições Linux é extremamente fácil tirar partido desta grande máquina;
- "Cluster" - Se como computador pessoal é uma grande máquina a associação de algumas destas máquinas rodando num ambiente de "grid computing"/cluster tem levado a resultados que poucos poderiam relacionar com uma máquina "pré-disposta" a jogos.

Só me resta despedir do DRM com toda a satisfação e de um dos formatos que tornava a vida negra aos utilizadores.

(*) - ou melhor, vários.



quarta-feira, janeiro 02, 2008

FOGO DE ARTIFÍCIO

Que afinal não foi...

Como toda a gente deve saber a M$ "mora" lá para os lados de Redmónio logo, próximo de Seattle sendo motivo de orgulho para esta cidade ter uma companhia destas.
Está certo.

O que não está certo é Seattle ficar sem o querido fogo de artifício. E porquê?
Ora tentem advinhar...

Nem vou dizer mais nada, e espetar aqui o LINK da notícia em The Inquirer.

Nota: A Administração e a Gerência, ou seja --> eu, deste blog decidiu, por unanimidade, que neste começo de ano deveria ter alguns elementos em relevo.
Sempre a pensar em fazer o melhor possível para facilitar a vida a algum deficiente por resolva, talvez por engano, vir cá parar.
Assim, a partir de hoje irei lutar com todas as minhas forças para que este símbolo possa um dia estar patente na barra lateral.


Estou a pensar, lá mais para a frente, em colocar aqui os respectivos podcasts dos posts que vou escrevendo. Só me falta uma voz soft mas acho que vou aceitar a oferta da Monica Bellucci que anda há séculos a chatear-me a cabeça para participar neste meu blog...


Apreciem este espectáculo visual porque os cegos ou ceguetas não tem tanta sorte:

Para o áudio:

(Não vi nenhuma com microfone...)

Para o vídeo:
(aham...)

Para uma espécie de comentadores:

(e vai com muita sorte...)

Provavelmente estou a violar alguma Lei, mas, "googlando", apareceram logo à primeira...

terça-feira, janeiro 01, 2008

FLOP DO ANO - A RESSACA

Num post mais abaixo, Flop do ano, não coloquei os links para os vários rumores que andavam a circular pela net. E não o fiz porquê?
- Porque os rumores vieram através de pessoas conhecidas. Não se encontram em lado nenhum da net excepto aqui e nem sequer é uma constatação de algum facto provado e mais que provado.
E porque é que publiquei tal coisa?
- Apenas por serem 3 pessoas amigas a dizerem-me o mesmo e num período relativamente curto de mais ou menos uma semana. Por esse motivo considerei serem uns zuns-zuns e não a constatação de algum facto.

Todos quantos passam por aqui a ler os meus posts sabem perfeitamente que em todas as notícias que tem por base outras fontes estas estão devida e correctamente referenciadas além dos correspondentes links. Neste particular estou completamente à vontade e não será esta a questão que me roubará o sono.

Entretanto, apareceu por aqui, vindo de algum cano de esgoto, uma personagem que me fará tomar uma posição quanto à liberdade deste blog. Aviso, desde já, que esta crónica vai ser longa...

Anónimo lb disse...

também vou lançar uns boatos:
não poderia ser pior. mesmo junto do final do ano aparecem por aí uns zuns-zuns acerca dos rabetas nos açores, aka espécie de abafa a palhinha.

tem juizo pá!

Num outro post mais abaixo (presumivelmente) o mesmo personagem:

Anónimo lb disse...

é incrivel como podemos sempre mandar umas bocas e postas de pescada, sem citar fontes. já nao é a primeira, e pelos vistos nao vai ser a ultima que se especula sem provas.

deve ser do isolamento açoreano...

Vou começar pelo segundo que me parece ser mais fácil:
- Apesar dos links para a página oficial da M$ estarem bem sinalizados este personagem não os conseguiu ver. Não sei mais o que dizer acerca da cegueira de tal espécie de pessoa.
- Além disso é notório um remoque quanto ao isolamento açoriano. Além da cegueira, de não saber escrever "açorianos", e não só pois basta atentar no corolário de "como se redige tão mal", dá a entender que qualquer coisa vai mal naquela cabeça quanto ao facto de eu viver nos Açores ou quanto às maleitas do isolamento açoriano. Enfim, como não se responde a tolos...


Quanto ao primeiro:
Primeiramente pensei em não comentar nada acerca disto. Reconheço que seria a melhor resposta a uma diarreia mental deste género mas infelizmente não sou pessoa capaz de me conter e aí vai disto:
Seguindo o conselho deste ilustre e cobarde anónimo, vou ganhar juízo.
Ora e como se ganha juízo?
Irei passar a "censurar" os comentários. Fica a promessa que todos os comentários serão publicados, excepto os que tiverem um teor racista, xenófobo, língua-de-esgoto e discriminatório. Ou seja, tal como estes exemplos aqui colocados por alguém coberto pela capa do cobarde anonimato. Além disso os comentários aparecerão completos conforme os originais ou não aparecerão.

Além do grave problema mental que parece afectar tal anónimo cobarde e da porcaria que transborda daquilo a que num cidadão normal se chama cabeça deve ter a estranha mania que está a escrever no blog dele, ou melhor, na sua estrumeira!
Infelizmente, também se constata que deve ter algo contra os açorianos numa atitude que realça indubitavelmente as paranóias racistas/xenófobas que invadem os calhaus que substituiram a matéria cinzenta, se é que alguma vez tal matéria lá tivesse existido.

Tinha por norma manter este blog completamente livre mas a liberdade é uma palavra que muita gente não compreende nem respeita, como parece ser o caso desta espécie de pessoa, e como tal lá terá que vir o lápis azul cuidar que os comentários sejam filtrados.

Além de tudo o que demonstrou ser capaz ainda fica um perfeito assassinato da língua portuguesa. A única receita para tipos destes é mandá-los para a escola embora neste caso talvez já não reste muito a fazer.

Para despedida, fica a curiosidade do termo rabeta tal como definido no Dicionário da Língua Portuguesa da Priberam:
rabeta

de rabo

s. f.,
espécie de alvéloa (rabirruiva);
prov.,
rapariga espevitada, ladina;
sirigaita;
pop.,
charuto de picar, ordinário;
adj. f.,
diz-se de uma espécie de formiga muito pequena.
Quanto ao "espécie de abafa a palhinha" ele lá deverá saber do que fala assim como dos zuns-zuns acerca deste tema. Talvez um agente infiltrado, quem sabe?

INOVAÇÃO

No post anterior mencionei inovação.
Bem, tenho que reconhecer que a M$ é uma empresa de facto muito inovadora.
A última inovação é tão moderna, tão moderna que está a anos-luz dos restantes produtos que até agora sairam da M$.

Todos os rumores apontam que a M$ irá apresentar um fantástico e inovador editor que dará pelo nome de emacs.net.

Pessoal do Unix e afins, tremam...

PS: Não é gozo não. A isto, lá para os lados de Redmónio, chama-se inovação!!!

NÃO HÁ NADA COMO UM CHEIRINHO A NAPALM LOGO PELA MANHÃ

Pode ser que durante o ano de 2008 a M$ consiga dar um ar de confiança à religiosa seita que, apesar dos incontáveis problemas, continua a acreditar na "tecnologia" e "inovação" deste monopólio. Alguns produtos prometem uma estabilidade e segurança que anda arredada há mais de 5 anos dos SO's e espécies afins desta empresa lá para os lados de Redmónio.

Quanto à tecnologia, o espécie de SO / Me2, já provou o que tinha a provar. Um produto incompleto que apenas viu a luz do dia devido à avidez pelos $$$ da M$ e nunca um produto para ir de encontro aos utilizadores. Desta porcaria nem sequer vale a pena gastar mais um pouco de tinta.

O outro "grande" produto da M$ durante o ano que findou foi o Home Server. Se alguém tinha dúvidas quanto às capacidades do motor Me2 estas vieram a confirmar-se neste produto. Para o ano de 2007 acabar em beleza não poderia faltar mais uma das habituais broncas, e segredos bem guardados, que afectou este tal de "Server".

Não é que esta "coisa" dá cabo dos ficheiros dos utilizadores!?
M$ fechada em copas, como é hábito, e só quando tem um remendo é que divulga esta desgraça. Qual o problema desta "coisa" estragar uns ficheiros dos utilizadores?
Para o monopólio parece que nenhum. Que se forniquem - devem eles pensar.
Mesmo assim lá colocaram a notícia que o Home Server "pode" dar cabo de ficheiros. E quando é que isto acontece?
Obviamente, como não é um erro desta "coisa" o problema só poderá advir da porcaria dos programas que os utilizadores usam. E quais são esses programas?
Windows Vista Photo Gallery
Windows Live Photo Gallery
Microsoft Office OneNote 2007
Microsoft Office OneNote 2003
Microsoft Office Outlook 2007
Microsoft Money 2007
SyncToy 2.0 Beta

Oooooopppppppsssss. A empresa que produz estes programas deve ser uma grande porcaria...

Nunca tinha visto algo apelidado de "server" engasgar-se com um tráfego elevado de dados.
Há muitos anos que lido com os produtos desta gama, server, provenientes da M$ e nunca esperei ver uma porcaria tão fraca.
Pessoal da M$ - dediquem-se ao Server 2008 e às futuras versões do Windows. Deixem-se de palhaçadas e de andar a "roubar" o dinheiro dos utilizadores apenas para satisfazer os interesses e necessidades comerciais.