sexta-feira, fevereiro 29, 2008

PENSAMENTO DA SEMANA

Os extremos tocam-se!?

(minha reacção à notícia acerca da escolha por Paulo Portas de Garcia Pereira)

SURPRESA!

Recordando este meu post ainda continuo à espera da tal magnífica apresentação ao Mundo.
Hoje, já estamos no dia 28 de Fevereiro e ainda não vi nada que me surpreendesse.
A única novidade foi o "Heroes happen here". Até concordo que me surpreendeu ligeiramente e também concordo duplamente que um gajo precisa mesmo de ser herói para acreditar naquilo.

Vamos por pontos:
1. Lançamento do Visual Studio 2008 - Bolas, cheguei a pensar que o produto se encontra disponível desde 2007 mas acho que me enganei. Por outro lado posso não estar enganado e aquele pessoal andar todo desajustado...

2. Lançamento do SQL Server 2008 - Ainda não está pronto?
Irá ser lá para a segunda metade de 2008?
Então porque é que o estão a lançar?
Esta não percebi!


3. Lançamento do Windows Server 2008 - idem ibidem do ponto 2. apenas um pouco mais tarde...
O que percebi é que "virtualização" até agora ainda não existe.
Alto, existir existe com, por exemplo, VMWare...

Afinal a montanha pariu um rato e parece que quase ninguém ligou a esta manobra da M$ Propaganda.

COISAS MAIS ALEGRES

Se a sujidade mora em tudo quanto a M$ toca já no Mundo realmente livre as coisas passam-se de outra maneira.
Por exemplo, já pensou em tudo o que o Ubuntu não tem e que gostaria de ver numa versão?
Ou ainda, tem alguma coisa que o chateia e que gostaria de nunca mais ver numa versão do mesmo Ubuntu?

Pois é. Se está nalguma destas condições, esse pessoal pensa em si e criou um site exclusivamente dedicado a isto. Trate-se de uma fórmula tipo "tempestade de ideias" em que se manda para lá tudo e o resto do pessoal vota.
Normalmente estas coisas não dão em nada mas atendendo ao espírito de abertura que caracteriza o verdadeiro Open Source não me admiraria nada que esta ideia desse frutos.

Participem no Ubuntu Brainstorm!

NÃO AO OOXML (CONT.)

As notícias acerca do que a M$ anda a fazer para nos obrigar a engolir a porcaria do OOXML multiplicam-se e não são nada favoráveis aos empregaditos desta empresa.
Conforme já aqui mencionei por várias vezes o caso de Portugal é de bradar aos céus e não sei como é que tal coisa pode acontecer nos tempos que correm. Porém, se por aqui é uma trafulhice a toda a prova então leiam lá isto:
- O chefe da delegação da Costa do Marfim Wemba Opota é senegalês e também é, grande coincidência!, responsável para a África Ocidental da (adivinharam!) M$!!!

Bem mas isto não acaba aqui porque na Índia a M$ andou a mandar Spam para as firmas apoiarem a porcaria deste formato.

E a lista é enorme!

Helo Neelie Kroe...
Are you listening?


MAIS UM QUE ANUNCIA O PERIGO NO M$ OPEN SOURCE

A Gartner avisa acerca do perigo contido no Open Source da M$.
Como todos certamente saberão a Gartner foi umas das empresas que fabricou os relatórios "Fear the Facts" (*), logo deverá ser insuspeita aos adoradores do DarkSide.
Leiam com muita atenção antes de embandeirarem em arco com a abertura da Microsoft.
Lido em informationweek


(nome devidamente adulterado por mim)

NÃO CONSEGUEM MESMO ATINAR

Se a M$ já sabia dos problemas do Vista ainda pior é mandar um Service Pack que também vem carregado de problemas.
A M$ já se está a ressentir e provavelmente irá baixar o preço do fantástico "espécie de SO".
Dizem eles que está a ser um sucesso de vendas mas já verificaram que ainda tem potencial para aumentar essas mesmas vendas com a redução do preço mas para mim é "apenas" o desespero total!

Entretanto a página da M$ em "protuguês" é como de costume um primor da tradução automática. Dado o devido desconto à maior empresa do Mundo que se diz ser o topo de tecnologia, nunca pensei encontrar incompatibilidades do SP1 com ferros de engomar Speed Designer...

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

M$ SABIA QUE O VISTA NÃO ESTAVA PRONTO

Para todos aqueles que ainda tinham dúvidas acerca do que a M$ é capaz de fazer para sobreviver mesmo que seja a enganar a legião de fiéis seguidores, talvez fiquem agora com essas dúvidas dissipadas.
Também para aqueles que o "espécie de SO" era um sistema super-perfeito, o melhor do Mundo e arredores, que nunca deu a mais leve chatice, levíssimo, etc., etc., etc....

De repente tudo vem a lume e derivado da recente acção judicial "Vista capable" alguns e-mails internos deram a conhecer a realidade que já muitos tinham detectado.

E de quem é a culpa!?
Claro que nunca poderia ser da M$ e vai daí culpam a Intel!!!
Segundo a máquina de Propaganda da M$ baixar o nível de exigência do "Vista capable" derivou do facto da Intel precisar de obter resultados económicos favoráveis...
Tão amigos eles são!

Mas, nem todos os empregados do monopólio são desonestos a atentar nesta opinião de uma empregada da própria M$:

"In a February 2006 e-mail, Robin Leonard, a Microsoft employee, wrote that Wal-Mart officials were "extremely disappointed in the fact that the standards were lowered and feel like customer confusion will ensue."

She added later, "Please give this some consideration; it would be a lot less costly to do the right thing for the customer than to spend dollars on the back end trying to fix the problem.""

Ao contrário de muitos empregaditos que andam por aí sem vergonha na cara esta Senhora tem todo o meu reconhecimento e o devido louvor por esta atitude.

Para quem quiser ler mais sobre este assunto encontrará mais pormenores nesta página do seattlepi.com.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

TUMBA!

VIVA A UE!
A recente multa de USD 1.35 mil milhões
Segundo outras fontes a UE está a mandar um postal de "Boas Festas" ao Monopólo$oft só que a quantia ascende a 1,2 mil milhões de Euros!
Seja como for é uma quantia que me faria bem feliz, caso viesse parar à minha conta bancária, claro!

Mas, o que é isso para um monopólio que andou a mamar durante pelo menos década e meia!?
Pouco, poderão dizer alguns menos avisados porém quem deu uma vista de olhos ao último relatório e contas da M$ datada de Dezembro de 2007 poderá constatar que a M$ está a prever um mau período e até parece ameaçar alguém através de uma suposta venda de património. Na verdade, os atropelos desta empresa a outras mais pequenas e também a algumas mais poderosas poderá originar a perda de grande parte dos seus recursos através de algumas acções que irão ter o desfecho final durante boa parte deste ano de 2008.
Estas palavras que anexo a seguir não são de qualquer analista ou adivinho mas sim do próprio relatório oficial de contas até ao final do ano 2007. Sigam-me:
"Adverse outcomes in some or all of the matters described in this section may result in significant monetary damages or injunctive relief against us that would adversely affect distribution of our operating system or application products. We may enter into material settlements because of these risks."

Há um ditado que se adapta perfeitamente ao caso da M$ - "quem com ferros mata, com ferros morre".
Portanto, mesmo o próprio relatório parece indicar que algo no monopólio vai mal e que este precisa urgentemente de fazer uma compra avultada, como a Yahoo, desde que consiga fabricar e espalhar mais uns milhares de milhões de acções para manter o "tal" esquema em pirâmide que já muitos "viram" e só o Departamento do tesouro dos EUA parece ignorar ano após ano. O pior é se o pessoal, especialmente os empregados que devem ter as casas forradas com acções da M$, que está atulhado deste papel começa a vender tudo a torto e a direito...

Claro que o Governo dos EUA nunca permitirá que uma empresa do tipo M$ vá ao fundo e tudo fará para a manter no topo. Afinal, é um emblema dos EUA e toda a gente sabe como eles são tão patriotas. A minha opinião acerca desse emblema já toda a gente deve conhecer...

Pois é, a UE não foi em cantigas do Open-Source à moda da M$ e certamente ter-se-á apercebido do timing da tal abertura do código. Além disso o sorriso de Ballmer também não deve ter ajudado...
Falta o OOXML. Aquilo que me parecia garantido à partida já me parece mudar de forma, embora a vantagem da M$ seja enorme quanto mais não seja pelos horde de empregaditos e contratados da própria M$ em que o exemplo português é "bandeira" desde o início!
Vamos esperar pelas próximas notícias...

domingo, fevereiro 24, 2008

MICROSOFT GOES OPEN SOURCE? (2)

(continuação…)

2. Não vou falar de anos anteriores porque nessa altura era um dos “tapados” que acreditava piamente que a Microsoft só fazia coisas boas e era a melhor coisa que havia no Universo. Apesar de ter os primeiros contactos com Unix no ano de 1990, e de imediato me ter apaixonado, só comecei a abrir os olhos em fins de 1998 e dado este lapso de tempo não posso falar acerca do que aconteceu em 1997 ou anteriormente.

Posto isto, começo por 2002 que é um ano de que me lembro perfeitamente das tropelias e enganos da M$.
Em 2002, antevendo uma condenação anti-trust por parte de alguns Estados, a M$ antecipa-se e atira areia para os olhos quando anuncia a abertura de grande parte do seu código. Não vou estar para aqui com grandes explicações mas essa abertura não passou de umas poucas API’s, algumas já documentadas, e algumas páginas de código que não conduziam a nada. Mesmo assim, e apesar dos protestos acerca desta manobra, alguns Estados foram na letra e resolveram retirar as acusações/condenações enquanto outros decidiram seguir em frente e condenar a M$. Logicamente, o poder do lobby M$ era muito grande (continua a ser) e conseguiu envolver todo este processo numa nuvem de fumo cujos resultados práticos nunca se viram pois a M$ continuou a exercer a sua força monopolista a seu bel-prazer. E esta força é tão grande que se dão ao luxo de “ensinar” os líderes de várias Nações tendo atingido o cúmulo através das últimas divagações de Bill Gates e o seu “capitalismo criativo”. Uma autêntica anedota e ainda há quem consiga ouvir coisas destas sem se rir mas desconfio que o poder dos $$$ tenha o condão de transformar alguns semblantes…

Enfim, o homem anda agora armado em filósofo a pregar uma teoria que nos últimos anos teve o condão de nos enviar para o estado actual em que nos encontramos ou seja, na merda. Só uma revolução nos salva e não será a direita conservadora e capitalista que porá tudo nos eixos nem muito menos o evangelizador Bill Gates.
Capitalismo!?
Já chega!

Existem porém algumas diferenças entre o que aconteceu em 2002 e o que é prometido em 2008 quanto mais não seja no volume. Enquanto em 2002 o número de páginas se centrava em poucas centenas agora prometem dezenas de milhar. Isto também não é inédito, fruto da demonstrada apetência que os escribas da M$ pelo número de páginas deixando de lado a qualidade das mesmas.
O melhor exemplo foi, sem dúvida, a apresentação de 6.000 páginas referentes ao formato OOXML. Estas 6.000 páginas, como todos puderam certificar-se, desenvolveram mais umas dezenas de milhar de páginas através dos milhares de erros apontados a este formato pelos vários comités. A resposta aos comentários irá originar mais uns milhares de páginas e quando chegar ao fim andará para aí nas 60.000/80.000 páginas. Apesar de este número não passar de uma suposição cá do je, seja qual for o volume final, milhares de páginas não dizem rigorosamente nada. Não acreditam!?
Reparem bem no número inicial de 6.000 páginas apenas para um formato!
Se são precisas 6.000 páginas para demonstrar um formato o que serão 30.000 páginas de código?
Talvez a forma de fazer panquecas com o “espécie de SO” uma vez que esta porcaria não serve para mais nada.

É precisamente esta coisa que eles chamam Vista, porém muito cega, que me faz duvidar desta boa-vontade. Como toda a gente sabe a porcaria de código que aquilo é, umas 30.000 páginas deve dar apenas para as correcções de erros durante este curto período de um ano!

Apesar de tudo o que aqui se encontra escrito continuo a afirmar que a minha vontade é acreditar nesta súbita boa-vontade da Microsoft.
Será um pequeno passo para a Microsoft e um grande passo para a liberdade.
A História escreve-se com o passado e daí retiramos os ensinamentos para que no futuro aconteçam menos erros. Se o passado ensinou que a M$ não é de confiança então temos que estar alertados para que a História não seja engrossada com mais alguns milhares de páginas ao invés de reescrever essa mesma história(*).

(*) – A M$ bem tenta reescrever a história mas de outra forma. O último episódio aconteceu com a contratação de Rick Jelliffe que foi pago pela M$ para mudar algumas páginas da Wikipedia de modo a ficarem favoráveis à M$. Apesar do brado que esta história deu este “vendido” é o representante-mor do comité da delegação australiana para o voto no OOXML.
Como é que eles querem que acreditemos naquilo que eles dizem!?
É uma no cravo outra na ferradura…

sábado, fevereiro 23, 2008

POLÍTICA À PORTUGUESA

Prometido é devido e aí vai uma coisita sobre a política ou a "nobre arte do engano / desengano" ou ainda "não saber a quantas andam".

Durante a semana que passou achei estranho que o PSD tivesse votado contra o empréstimo que permitiria salvar a C.M.L. do aperto financeiro porque:
- ah e tal já sabíamos que o Tribunal de Contas iria votar contra isto e foi por esse preciso motivo que votamos contra.

É pá, ganda PSD. Tem lá uns juristas 5*!!!
Se os outros tivessem ouvido a voz da razão não levavam chumbo do grosso.
Estás a ouvir ó António Costa?
Segue os conselhos que os gajos são amigos.

Mas, depois de pensar mais um pouco, também reparei que o PSD andou metido numa embrulhada com a Somague e que aí sim tinha cometido uma ilegalidade em que foi efectivamente julgado e condenado!

É pá, porcaria de PSD que parece andar a vender-se aos interesses dos patos-bravos. Tem lá uns juristas da treta!!!

Por muitas voltas que dê à cabeça não consigo entender estes gajos. Na minha opinião é extremamente mais fácil um(a) jurista antecipar uma condenação por fundos ilícitos (*) do que adivinhar um processo tão complexo como o da provável ilegalidade do empréstimo.
Ou será que não e este último estava ali de caras?

(*) - até acho que nem era preciso ser um(a) jurista. Qualquer pessoa que soubesse o mínimo acerca do funcionamento de um Partido detectaria isso com uma facilidade incrível.
Felizmente no meu tempo, enquanto fui tesoureiro da "juventude" de uma Distrital de um certo Partido Político, essas coisas nunca aconteciam e o dinheiro que aparecia provinha única e exclusivamente do nosso sangue, suor e lágrimas...

SPAM

Ultimamente as minhas listas de spam tem crescido imenso devido, principalmente, a andar por aí muita gente a tentar vender-me um momento de glória para o meu blog e daí poder via a fazer imenso dinheiro.
Imenso?
Não, rios dele!
Claro que não é nada disto que venho para aqui falar mas sim de política.
humm, política!?
Não esse é a seguir. Que vim para aqui tentar dizer!?

Ah!, já sei e, realmente tem a ver com o spam...
Como hoje vinha uma coisa nova decidi dar uma chance ao novato e em boa hora o fiz. Calculem o que é que me vinham oferecer!?
Vagabundagem!!! (*)
Estes gajos vem com uma grande história do tipo "milhões de pessoas em todo o Mundo já deram mais prazer às namoradas depois disto" e vai daí eu pensei cá com os meus botões:
- "estes gajos vão-me convidar para experimentar a vida de vagabundo para eu depois mandar uma bela trancada na namorada"?
Boa!

O endereço manda-me para um blog sharlenemiyarashirong.blogspot.
Bem, antes de lá ir espreitar acho que é melhor ver o que é isto de vagabondism e depois tomar umas precauções.
Desta não estava à espera. Não é que anda na moda fazer de vadio!?
Quem é que iria calcular uma coisa destas!?
E, esta é que me deu cabo da moca de tanto rir, não é que existem gajos e gajas que pagam para andar na vagabundagem!?
Olha que isto!, nunca me teria passado pela ideia tal coisa e sempre pensei que vadiar não só era de borla como não era uma coisa que desse algo para a melhoria da trancada!

Blog da gaja que passa num ápice e eis-me de repente numa Pharmacia online!

Ah!, lá fiquei mais descansado...

PS: Meninos e meninas não tentem isto em vossa casa.
Leitinho, xixi e cama, tá bem?

RESPOSTA...

Senhores e senhoras, damas e cavalheiros, príncipes e princesas...

Pela própria boca de Mark Shuttleworth:
And so I'd like to introduce you to the Intrepid Ibex, the release 
which is planned for October 2008, and which is likely to have the
version number 8.1o
.
Marca o 4º aniversário do Ubuntu (xiiii, 4.10...), é a 9ª versão e poderá trazer muitas novidades.

Ah!, muito importante!
Irá com toda a certeza sair na data anunciada...

PS: Agora procurem lá saber que raio de coisa é um IBEX...

QUAL É A COISA QUAL É ELA?

Um SO que ainda agora começou a ver a luz do dia, será maravilhoso, irá ter tudo o que as versões anteriores não incorporaram, vai trabalhar em toda a gama de computadores desde um velhinho Pentium III até ao mais moderno processador, com capacidades wireless inimagináveis, extremamente amigável ao utilizador, performance fantástica, etc., etc., etc....

Conseguem adivinhar de que se trata?

Como!?
Windows 7!?
Não!!

Pista: espero que deixe de ter aquela cor de merdinha...

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

MICROSOFT GOES OPEN SOURCE? (1)

Bem, depois de assentar a primeira poeira existem realmente alguns pontos que podem levar a desconfiar desta intenção. Sublinho, no entanto, que o meu desejo é ver a Microsoft esquecer a ditadura que infligiu ao Mundo e caminhar na direcção da Luz.

Uma suspeita que me assaltou desde logo foi o perfeito timing. Perfeito de mais para o meu gosto.

1. Dentro de dias a Microsoft terá uma dura guerra para ganhar mais concretamente o OOXML. Na minha opinião a M$ já ganhou esta guerra através de expedientes muito pouco claros e aproveito para registar o escandaloso acto da delegação portuguesa que vai ser juiz em causa própria ou seja, manda um empregadito da própria M$ votar um standard promovido pela própria M$!
Vergonhoso!

A U.E. anda a investigar, entre outros, a possível interferência da M$ em todo o processo que envolveu a promoção deste formato a standard ISO. E quando digo interferência estou-me a referir a processos de certa forma ilegais.

Groklaw, sempre atento a manobras nos bastidores, publicou recentemente um documento que doutrinava o procedimento que a M$ deveria optar quando quisesse ganhar alguma coisa. Este documento é muito extenso e para quem o quiser ler na íntegra pode seguir o link mas vou deixar aqui uma pequena "tirada":
"Our mission is to establish Microsoft's platforms as the de facto standards throughout the computer industry.... Working behind the scenes to orchestrate "independent" praise of our technology, and damnation of the enemy's, is a key evangelism function during the Slog. "Independent" analyst's report should be issued, praising your technology and damning the competitors (or ignoring them). "Independent" consultants should write columns and articles, give conference presentations and moderate stacked panels, all on our behalf (and setting them up as experts in the new technology, available for just $200/hour). "Independent" academic sources should be cultivated and quoted (and research money granted). "Independent" courseware providers should start profiting from their early involvement in our technology. Every possible source of leverage should be sought and turned to our advantage."

Em resumo, comprem tudo e todos e provavelmente nem é preciso gastar muito bastam uns meros $200 à hora.

Questão final: Se a Microsoft quer tanto a cooperação e interacção com a comunidade porque não desiste já do OOXML e começa a aperfeiçoar o ODF?
(Note-se a garantia que a Microsoft deu nesta conferência de Imprensa quanto ao ODF)

Sugestão: Para quem foi à página da Microsoft poderá constatar que o vídeo encontra-se num formato proprietário da M$ e certamente saberão (?) que o pessoal verdadeiramente livre não o usa.
Senhores e senhoras (*) da Microsoft:
- Mostrem lá um bocadinho da boa vontade que de repente vos acometeu e disponibilizem isso em formatos livres. Não vos deve custar muito pois não?

(continua...)

(*) - Não sei se existem senhoras por lá. Vejo sempre homens a anunciar as coisas mais importantes e fico sempre com a estranha ideia que as mulheres, para eles, apenas servem para colocar os CD's dentro das caixas...

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

REBENTOU A BOMBA!! (EDIT)

Ler a conferência de imprensa.
"1ª página" da Microsoft. (Virtual Press Room, no original...)

REBENTOU A BOMBA!!

Senhores e senhoras, meninos e meninas:
- A Microsoft resolveu abrir o jogo!

Numa iniciativa sem paralelo eis que as informações anteriormente fechadas a sete chaves acerca de vários produtos irão ser colocadas ao dispor da concorrência.
A pretensão, dirigida à comunidade, é perfeitamente clara pelo menos no pressuposto. Quanto à realidade, atentando no histórico desta empresa, espero para ver mas aproveito para declarar que espero sinceramente ver a Microsoft optar pelo Open Source.

Cerca de 30.000 páginas de informações irão ser disponibilizadas. Estas informações cobrem os seguintes produtos:
- Windows Vista;
- Windows Server 2008;
- SQL Server 2008;
- Office 2007;
- Exchange Server 2007;
- Office SharePoint Server 2007.

Mas se pensam que as novidades acabam por aqui, deixem-me acrescentar que estão redondamente enganados.

Steve Ballmer e Ray Ozzie garantiram que todos estes produtos irão suportar o standard ODF.

Para todos aqueles que possam duvidar destas palavras e ao mesmo tempo pensarem que "este gajo anda com as datas trocadas e julga que hoje é 1 de Abril" sintam-se à vontade para ler o que diz o site de Ars Technica.

A seguir muito atentamente os próximos episódios.

HIPÓCRITA E ESQUECIDO

Hipocrisia:
Uma empresa que baixa as calcinhas à China e diz amén à censura não pode ter um ex-presidente a aclamar que essa mesma censura tem que acabar.
Foi obrigado?
Ninguém é obrigado a nada. A M$ agiu unicamente em função dos $$$ e nos interesses dos investidores de forma a não perder esse enorme mercado.
A questão que aqui se coloca não é se aderiu ou não às exigências.
O problema está no "aderiu" e não podem andar agora a exclamar "fizemos porque fomos obrigados mas somos contra isso".
Assumam esse acto e se tem alguma vontade própria mostrem que estão completamente contra o sistema abolindo a censura de uma forma clara.

Esquecido:
Quem dizia que a Internet não teria qualquer futuro e vem agora dizer que a Internet é imparável ou anda esquecido ou andou muito tempo a falar de cor.

A "inspiração" proveio desta notícia em Yahoo News.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

THE ILLINOIS ENEMA BANDIT

Metropolitan Bank Group, um aglomerado de 10 bancos de Illinois. O Director IT Tom Johnson precisava de mais eficiência e reduzir os custos.
Solução?
Mudar de Windows para Linux.
Mais nada.

Ao mesmo tempo que estava a ler esta notícia escutava esta música do Mestre:

The Illinois Enema Bandit
I heard he's on the loose
I heard he's on the loose
Lord, the pitiful screams
Of all them college-educated women . . .
Boy, he'd just be tyin' 'em up
(They'd be all bound down!)
Just be pumpin' every one of 'em up with all the bag fulla
The Illinois Enema Bandit Juice
He just be pumpin' every one of 'em up with all the bag fulla
The Illinois Enema Bandit Juice

(repeat)

The Illinois Enema Bandit ! heard it on the news !
I heard it on the news
Bloomington Illinois ... he has caused some alarm
Just sneakin' around there
From farm to farm
Got a rubberized bag
And a hose on his arm
Lookin' for some rustic co-ed rump
That he just might wanna pump

(repeat)

The Illinois Enema Bandit
Some day he'll have to pay
Some day he'll have to pay
The police will say, "You're under arrest!"
And the judge would have him for a special guest
The D.A. will order a secret test
And stuff his pudgy little thumbs in the side of his vest
Then they'll put out a call for the jury folks
And the judge would say, "No poo-poo jokesl"
Then they'll drag in the bandit for all to see,
Saying "Don't nobody have no sympathy . . .
HOT SOAPY WATER in the FIRST DEGREE!"
And the Bandit might say, "Why is everbody always pickin' on me?"

WELL DID YOU CAUSE THIS MISERY?
WELL DID YOU CAUSE THIS MISERY?
WELL DID YOU CAUSE THIS MISERY?
One girl shout: "Let the Bandit be!"

BANDIT ARE YOU GUILTY?
TELL ME, WHAT'S YOUR PLEA?
Another girl shout; "Let fhe friend go free!"

ARE YOU GUILTY?
BANDIT, DID YOU DO THESE DEEDS?
"he Bandit say, "It must be just what they all needs . . ''
etc. repeat

Coincidências...

PS: Para quem gostar ou simplesmente querer informar-se mais um pouco acerca do Mestre, pode dirigir-se aqui ao lado - bitaites. Coisa que não falta por lá é informação sobre Frank Zappa.

MAIS UMA PARA O CAMINHO...

Novamente o Windows Update. Durante a curta vida daquela coisa que alguns teimam em dizer que é um SO, já são vários os tristes episódios deste serviço.
Desta vez, um Update põe algumas máquinas em reboot consecutivos.
Mais uma vez a M$ anda às aranhas. Vão tentar resolver o mistério mas ainda não detectaram o erro.

Acho isto inacreditável!
Uma coisa que demorou 5 anos a fazer, constantemente adiada, sai carregada de problemas, indevidamente testada e quando tentam reparar impingem uns remendos que ainda piora a coisa.
Que é que estes gajos andam a fazer!?

Será que eles tem algum padrão de qualidade!?
Não me parece senão teriam mais cuidado a testar. Pelo menos os remendos!!

DICAS...

Experimente isto:

apt-get help | grep -i super
-
apt-get moo
-
aptitude -v moo
.
aptitude -vv moo
.
aptitude -vvv moo
.
aptitude -vvvv moo
.
aptitude -vvvvv moo
.
aptitude -vvvvvv moo-sudo apt-get install cowsay
cowsay what the


Já conheciam, não é?

Quem não conhecia e quer ainda mais pode ir até Free Software Magazine.

AQUI HÁ GATO...

Se lhes colocassem dois portáteis lado a lado um com Ubuntu e o outro com o Me2 Home Premium e lhes dissessem que o Ubuntu tem 512 MB de memória, disco de 80 GB contra o Me2 que tem respectivamente 1 GB e 120GB o que é que diriam?
Que o Ubuntu era muito mais barato que o Me2, não é?
Pois, mas não é ou melhor, a Dell pensa que não é. O Ubuntu era mais caro £20 do que o Me2 com a agravante de ter umas especificações inferiores.
Neste momento, o Ubuntu é mais barato £20 mas mantém piores especificações.

O que é que se pode pensar!?
1. Alguém anda a inflacionar o preço do Ubuntu;
2. Alguém anda a pagar para "vender" aquela coisa que dizem ser um SO;
3. Alguém deu uma palavrinha ao patrão da Dell para colocar o Ubuntu na prateleira;
4. O Me2 não é para entrega imediata enquanto o Ubuntu é;
5. Pensando bem no ponto 4. deviam ser umas máquinas fracas que não correm o Me2 mas que estão perfeitamente à vontade com o Ubuntu;
6. O Ubuntu já vem com tudo enquanto o outro tem que ter uns novos investimentos.

E por aí fora.

Pela minha parte voto no ponto 2. sem qualquer hesitação.

Mais uma excelente oportunidade para alguém se queixar à UE por tratamento privilegiado da Dell face aos outros concorrentes. Ninguém me venha dizer que a M$ até pode oferecer aquela coisa mas mesmo assim isso não justifica a diferença de preço. O que está em causa é que isto é uma manobra bem orquestrada por parte das amigas Dell e M$.

AFINAL, NÃO PERDERAM O JEITO...

Foi hoje anunciado o Windows Small Business Server 2008 e Windows Essencial Business Server 2008.
BSe leram uns post mais atrás já sabiam que dia 27 iria acontecer uma apresentação muito especial. Acho que alguém na M$ andava distraído e resolveu por os carros à frente dos bois e anunciou estes dois produtos antes do Server.

Os interessados podem começar a correr para comprar estes produtos.

Correr, como quem diz. Podem ir muito lentamente, atravessar o Atlântico a nado que ainda chegam a tempo.

Ah!, não repararam no "anunciado"?

Pois é, anunciado porque disponibilizado só lá para o segundo semestre deste ano. Lá para...
Irão ver os outros 3. Lá para...

Vou aproveitar para anunciar a minha distribuição Linux. Será disponibilizada lá para um dia qualquer...

terça-feira, fevereiro 19, 2008

LAPTOP POR €133

Um dia após a fantástica surpresa que a M$ irá anunciar ao Universo uma empresa inglesa irá anunciar um Laptop por £100 ou seja aproximadamente €133.
Segundo a Elonex este preço foi possível apenas devido a uma única razão:
- Software Livre e Aberto!
Usualmente, um laptop deste tipo "motorizado" pela M$ custaria entre £499 e £599.
Não é a mão mas sim a carteira que sentirá a diferença.
Claro que em Portugal, um dos países mais ricos e avançados da Europa, a política continua a ser diferente.
Também em Portugal, acredito que se houvesse uma oferta destas não passaria muito tempo até terem versões ilegais dos produtos da M$.
Ah!, pois, talvez não seja possível porque esta máquina é muito fraquinha...

Para mais informações (eh... eh... eh...) consulte o site da Elonex.

WINDOWS 2008 SERVER

A poucos dias de ter início a comercialização desta versão Server vem a confirmação de que não haverá o "Service Pack 1".
Porquê?
Porque, apesar de ainda andar em "beta", a versão que irá ser posta à venda irá ser:
WINDOWS SERVER 2008 SP1
Ou seja, mesmo antes de sair já virá com o SP1.

Sinceramente, não percebi.
Talvez as dúvidas se dissipem no dia 27 de Fevereiro...

É IMPRESSÃO MINHA...

... ou há cada vez mais "sistemas sobrecarregados"? (*)

(*) - seja lá o que isso quer dizer.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

EM NOVEMBRO DE 2007 ERA ASSIM

Operating system Family Count Share % Rmax Sum (GF) Rpeak Sum (GF) Processor Sum
Linux 426 85.20 % 4897046 7956758 970790
Windows 6 1.20 % 47495 86797 12112
Unix 30 6.00 % 408378 519178 73532
BSD Based 2 0.40 % 44783 50176 5696
Mixed 34 6.80 % 1540037 1900361 580693
Mac OS 2 0.40 % 28430 44816 5272
Totals 500 100% 6966169.82 10558086.75 1648095

Esta é a distribuição dos SO que "motorizam" os 500 computadores mais poderosos do Mundo.
Vai uma apostinha sobre quem utiliza os 6 Windows?

Como informação adicional, nos "Mixed" não existe nenhum Windows. Podem ver com mais pormenor no site do Top500.

A única questão que me assalta é "será que estes fabricantes não percebem nada do que fazem!?"

sábado, fevereiro 16, 2008

DIA 27 DE FEVEREIRO!?

O meu companheiro Carlos Afonso do Planet Geek colocou-me perante uma questão:
O que é que irá acontecer neste dia, 27 de Fevereiro de 2008!?
Segundo algumas bocas que andam por aí, como por exemplo esta da TechCrunch ou esta da própria Microsoft parece que a M$ vai oferecer algo à comunidade open source.
Desde que vi um porco a guiar já digo que tudo é possível mas não sei porquê algo não me cheira bem nesta história.
Pagam uma "Expo" de Linux e FOSS, libertam umas coisitas com um código que eles inventaram, tem mais umas surpresas que falarei daqui a um dia ou dois e agora sai-se com esta "Bomba" que irá arrasar o Mundo.
Quem sabe, o Media Player ou o DirectX... (é só rir...)

Porém, eu gosto mais de falar daquilo que eu sei que não vai acontecer. E o que não vai acontecer neste dia é:
- lançamento mundial do Server 2008;
- lançamento mundial do SQL 2008;
- lançamento mundial do Visual Studio 2008.
Este 3 em 1, anunciado em meados do ano passado, aconteceria precisamente no dia 27 de Fevereiro de 2008.
Qualquer coisa que venha a acontecer no dia 27, salvo algo extraordinário, não consegue ofuscar este 3 em 1 tão pomposamente anunciado.

Como é fácil de ver é mais fácil falar do que não vai acontecer. Todavia, fico a aguardar e peço apenas uma coisa à M$:
- Surpreende-me!

WTF!?

Sabem o que a OSIW?
Eu também não sabia...
Podia ser qualquer coisa que terminasse em Windows tipo "Organização Secreta para Impingir o Windows". Podia, mas não é.
Tem a ver com a Microsoft?
Hum...

O que isto quer dizer é "Open Source Indian Week" e é a maior Exposição/Convenção da Índia no que respeita a Linux e Open Source. Sabem como é a Índia, não sabem?
Muita gente e principalmente muita gente interessada em Software que não os confine a umas meras janelas.
Sendo a maior "Expo" calculo...

Pois agora preparem-se para a bomba. Sabem quem é o patrocinador oficial desta Exposição?
Pois, já devem ter adivinhado...
MICROSOFT!

Esperem, quem?
Fui eu quem escreveu isto!?
Tenho que ler isto tudo outra vez. Juro que, apesar de ser Sexta-Feira, apenas bebi uma, uma única, mini há coisa de 1 hora atrás.

E não é que é mesmo!?
Finalmente o diabo de Redmónio parece começar a ter juízo...
Parece. Habituados que estamos às famosas tropelias do monopólio não admiraria nada que isto não passe de fumaça. Ou isso ou dentro de pouco tempo ainda vamos ver a M$ a vir a terreiro reclamar ter inventado o Linux e todo o Software Livre e Aberto que por aí anda, brandindo bem alto as virtuais patentes. Sim, virtuais, porque nunca as vimos no passado nem nunca as veremos no futuro. Nunca se sabe se ainda vai ser ao contrário.
Para os habituais comentadores que começam logo a "espingardar", aconselho vivamente a leitura atenta do meu texto e deste do EFYtimes.

Isto começa a ficar interessante...

Amanhã, quando acordar, a primeira coisa que vou fazer é (re)ver se realmente isto está a acontecer.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

SEGURANÇA

Para todos aqueles que se preocupam e interessam pelo assunto, acaba de ser publicado um relatório da IBM que contém algumas estatísticas bem interessantes.




terça-feira, fevereiro 12, 2008

CHARLES DARWIN

Faz hoje 199 anos que nasceu.
Os cento e noventa e nove anos não significam nenhuma data especial, então porque é que estou eu para aqui a "postar" isto?
Não, não ando a fumar nada nem a tomar qualquer medicamento.
(depois do post anterior ninguém diria, pois não?)

Então, para provar que ainda não estou passado da tola ou que tenho a minha vontade toldada por alguma substância menos "católica", aí vai a razão porque resolvi escrever algo sobre Darwin:
- Porque toda a gente fala das eleições "americanas" e ninguém fala da proibição de ensinar a Teoria da Evolução em muitas das escolas desse fantástico paraíso a que chamaram Estados Unidos da América.
E em prol de quê!?
De que é que havia de ser!?
Religião.
Diz-vos algo?

Pois é. Esse paradigma da democracia mundial, o bastião da liberdade no mundo, os libertadores do mal, etc., etc., tem tantos esqueletos escondidos no armário.

Por vezes até me sinto mal a criticar o que se passa em Portugal. Ao ver os Srs. Professores "americanos" a serem obrigados a ministrar os ensinamentos que alguém lhes impôs a única figura que me vem à cabeça é uma fila interminável de cordeirinhos. Verdadeiramente grave é esses cordeirinhos, e sucessivas gerações de alunos perfeitamente ministrados/alienados, poderem eleger o presidente da única super-potência mundial.

Agora é que vão dizer - este gajo passou-se!
Não liguem. Provavelmente amanhã isto já corre melhor. É apenas uma crise de mau feitio.

PORT 25

Reabriu ao público com um novo visual, e cada vez mais próximo da verdadeira comunidade open source, um dos melhores "produtos" da Microsoft - Port 25.
Uma TechNet à maneira embora com algumas escusadas carimbadelas da M$ Propaganda.
Pessoal, "bora" lá a visitar.
Espera-vos uma grande surpresa!

Como poderão constatar nem tudo é mau lá para aqueles lados e existe sempre um sítio por onde se pode sair daquele confinamento das janelas coloridas.

Este post de jcannon como manifesto não está nada mal. Veremos o que o futuro dirá.

COITADOS...

Anda para aí muita gente que já "provou" o SP1 para aquela espécie de SO. São piratas, exclama a M$!

Quem ficou de fora deste processo, leia-se fora dos testes, foram os fiéis pagantes dos serviços Technet e MSDN ou seja, a nata/fina-flor dos utilizadores!
Por isso zangam-se!

Conselho: apliquem esses neurónios num verdadeiro SO, logo Linux!
Bem, também pode ser BSD.

ooopppsss
Ok, ok, concedo esta. Também pode ser o Mac OSX.

Entretanto anda muita gente bem zangada no blog TechNet.

PS: Para o meu companheiro Paulo Barata:
- No máximo, dedica-te ao Server 2008. :-)

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

ADIVINHA

Qual é a espécie de coisa que ontem tinha protecções contra hacks e que hoje não protege coisa nenhuma?

Resposta: ZDNet

Realmente mostram um grande interesse em acabar de vez com a pirataria...

sábado, fevereiro 09, 2008

JORNAIS "AMERICANOS"

Eu gosto mesmo de ler os jornais americanos. Também gosto de ver que a maioria são de um cavalheirismo a toda a prova.
Bom dia Mrs. Clinton...
Eh! pá tu aí ó Obama ...
Cool ó McCain.

Bem por cá é inginheiro para cima inginheiro (principalmente) para baixo...

Mas não é apenas nos jornais que isto se passa. Nos outros OCS é a mesma coisa.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

O PAPEL DA "EUROPA"

Fundamental nos direitos e liberdades dos cidadãos.

A U.E. está a investigar a possibilidade da M$ ter "construído" as representações nacionais com pessoal da M$, representantes e aliados.
BOA!!!!
Petição para a frente a explicar o que se passou (e ainda passa) em Portugal!

Até que enfim!

Viva a Europa! (*)

(*) - Por enquanto. Quando o processo acabar irei pronunciar-me definitivamente.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

E AGORA!?

Andavam por aí a colocar a fasquia de USD 44,6 mil milhões para a "OPA" da M$ à YAHOO.
Para não me armar em gestor, como alguém acusava há pouco tempo neste post do Bruno, vamos lá a umas simples contas de sumir (*):
A oferta da M$ ascendia, realmente, a essa verba partindo do pressuposto preço de $ 31 por acção da YAHOO só que, metade seria em dinheiro e a outra metade em acções da M$ (**).
Desde a oferta as acções da M$ baixaram cerca de 13% (***) ou seja passaram de $33 para $29. Mantendo-se a oferta inicial os detentores das acções da YAHOO, em média, "apenas" receberão:
- metade em dinheiro - $ 15,5;
- metade em acções da M$ - $ 14,5.

Se considerarmos apenas metal sonante ainda continua a ser muito dinheiro embora neste momento a oferta tenha descido cerca de $ 2,2 mil milhões.

E agora!?
Aguarda-se com atenção as cenas dos próximos capítulos...

Lido em Silicon Alley Inside.

(*) - sumir é propositado.
(**) - é notória a apetência que a M$ tem em andar a distribuir acções. Como poderiam de outra forma manter o célebre esquema piramidal das suas finanças!?
Prevejo que existirá uma cláusula especial que não permitirá a venda imediata das acções da M$ mas isso sou eu armado em (e)vidente!
(***) - poderá não ser apenas fruto da recessão económica...

terça-feira, fevereiro 05, 2008

M$ E A FUGA AOS IMPOSTOS...

Bill Gates pode ser muito bonzinho mas fugir aos impostos sabe ele. Não é muito, apenas USD 528 milhões, mas num país onde se vai preso mesmo por um simples erro no preenchimento do impresso dos impostos não dá para compreender. E durante 10 anos!
Depois ainda se admiram quando digo que o dinheiro é que manda.
Entretanto, Sir Gates III apesar do anúncio da sua retirada lá anda pelo Mundo inteiro e distribuir algum dinheiro e ao mesmo tempo a "convencer" os líderes de países ricos e poderosos a gastarem mais uns milhares de milhões em software M$...
Desta vez é na Suiça. Como tenho a mania que a M$ é capaz de tudo para atingir os seus fins, diria que a escolha deste país não é uma simples coincidência.

Bem, será isto a idiota ideia do "capitalismo criativo" que ainda há pouco tempo andou para aí a espalhar!?
Ou será "inovação" a la mode de M$!?

O bem montado esquema pode ser lido no Crosscut Seattle.

ANTI-MAC!?

He poured scorn on the modern trend to treat a new version or update of an operating system as a cause for major celebration and marketing.

"An operating system should be completely invisible," he said. "To Microsoft and Apple (it is) a way to control the whole environment ... to force people to upgrade their applications and hardware."

Eis o verdadeiro anti-Mac!

Pois é Linus. Por toda a razão que possas ter não podes dizer uma coisa destas e muito menos falar "mal" do Mac/Apple senão levas com muito ódio em cima...

EDIT: oooppppss, o Bruno já tinha redigido algo mais ou menos parecido.

sábado, fevereiro 02, 2008

IPO

Hoje precisei de obter mais informações acerca da Inspecção de veículos.

Quinta-Feira passada andei com "as calças na mão" com a porcaria da nova modalidade de pagamento do anterior imposto camarário sobre veículos. Só na Quarta-Feira me apercebi que tinha um veículo matriculado no mês de Janeiro quando andava perfeitamente convencido que a data de matrícula era de Dezembro. Uma daquelas coisas que um gajo tem a certeza absoluta e só após a constatação da realidade é que fica pasmado ao ver tal coisa. Além de eu ser um Grande Teimoso (ponham letra grande nisso...) a idade também não ajuda nada e aquilo que acho uma verdade irrefutável não passa de mera imaginação.
Lá consegui comprar a "guia" a tempo e fiquei deveras admirado com mais um engano da minha parte. Imaginava eu que um automóvel a diesel era mais poluente do que um a gasolina mas tal facto não é verdadeiro pois de acordo com a legislação em vigor um veículo a diesel produz um nível inferior de CO2. Não era apenas imaginação porque tenho lido por todo o lado exactamente o contrário.
Bem, apesar daquele nevoeiro preto, atirado para os pára-brisas dos outros condutores não os deixando ver um "boi" à sua frente, quando se pisa no acelerador e quando o assobio do turbo começa a ficar insistente fazendo mesmo algumas cabeças voltar para o nosso bólide, em boa verdade estes carros produzem efectivamente menos CO2.
Aproveito para chamar a atenção que a legislação prevê apenas a medição do teor de CO2 e não me admiraria nada que, considerando outros factores, a gasolina possa ser menos poluente.

Bem, voltando ao tópico, a legislação açoriana no que concerne à inspecção de veículos é diferente do resto do território nacional (*) e a inspecção de veículos de passageiros é efectuada apenas de dois em dois anos após os 4 anos de matrícula e para sempre.
Enquanto na Lei está tudo previsto as informações que me chegam por parte de diversas entidades são divergentes. Por exemplo:
- Um Polo de 1997 fez a última inspecção em 2006 e o selo correspondente tinha o prazo de 2007. A informação que chegou de diversos quadrantes era de que este veículo teria apenas de fazer a inspecção em 2008 já que esta passou para dois ao invés de um como vinha acontecendo;
- Um Astra de 1994 fez a última inspecção em 2007, prazo do selo 2008. Ora agora dizem-me que este carro tem que fazer a inspecção este ano e no mês de Janeiro.
Não percebo nada desta merda. Num caso vale a última inspecção como termo de contagem enquanto no outro vale a data da matrícula.
Ou melhor, até percebo alguma coisa e o que percebo não é muito agradável - um dos veículos anda a circular ilegalmente!

Há por aí algum entendido na matéria que me possa dar uma ajuda?
É que eu não consigo apesar de ter tentado ler a legislação e por falar em legislação quando procurava algo sobre este assunto, encontrei um site que diz, pomposamente, Notícias!
Até parece um site a sério mas a primeira impressão é que não passa de uma mera brincadeira. Posso estar enganado mas uma notícia destas em que o autor confunde a Madeira com os Açores não contribui muito para uma avaliação positiva.

(*) - pelo menos no continente, na Madeira não sei.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

LINUX MAIS COMPATÍVEL COM WINDOWS DO QUE O VISTA!?

Do que estes gajos se lembram...

Fica aqui a dica para o Marco do bitaites quando quiser jogar o Civilization.

PURPLE MAGIC

Se julgam que é uma das últimas criações do "Prince", enganam-se.

Ora considerem lá isto:
- Um terminal 3G com video chamada, browser internet alta velocidade, leitor de audio, leitor de video com um preço que dá para comprar uma mão cheia deles em vez de um outro que por aí anda.

É o que as firmas NXP, sucursal da Philips, e a Purple Labs anunciaram hoje ao Mundo.

Custo previsto desta pequena maravilha = 100 USD.

E qual o extraordinário motor que arranca com isto tudo?

LINUX.

Mais nada.

Por acaso li isto no Yahoo mas se quiserem ter mais umas informações podem ir directamente ao site da NXP.

PAREM AS MÁQUINAS...

Não, não é nada acerca do previsível negócio da M$ e a Yahoo. Esse já era mais que evidente num Mundo em que alguém diz que não vai fazer alguma coisa e de seguida sai-se com outra diametralmente oposta, não é senhores deste Governo?
A M$ não quer ficar atrás do Sr. Sócrates e depois de ter dito que não compraria mais nenhuma empresa cujo valor ultrapassasse os 1.500.000 de USD lá vai com algumas no pacote que ultrapassam várias vezes valor que nunca iriam despender. Enfim, a tal escalada do monumental esquema piramidal da M$ continua em acção.
Devem vir daí as afinidades do governo português com a M$...

Desta vez quero transmitir uma situação que considero deveras caricata. Coloquem lá no vosso browser de eleição (*) o seguinte endereço:
www.windowsserver2008.com
Esperem uns momentos que a "Internet" precisa de pensar um pouco e vejam o resultado.

Não tem nada a ver com Aero embora existam umas pequenas semelhanças...

(*) - No IE não sei como funcionará...

Lida no the Inquirer.

PS: Ó M$, tantos milhares de milhões gastos e não há ninguém que invista uns trocos nestes pequenos pormenores!?

ANIVERSÁRIOS...

Recentemente, 9 de janeiro de 2008, o Planet Geek fez um ano de actividade.
Este blog, também recentemente, fez um ano que está agregado a este planeta e eu nem dei por isto. Foi no dia 24 de Janeiro e parece que foi ontem...

Embora atrasado, o resumo (!?) que virá a seguir é apenas a minha visão pessoal acerca deste pequeno pedaço da minha vida e não tem qualquer intuito de ferir as susceptibilidades a alguém. O espaço para comentários está aberto a todas as opiniões e procederei a alguma correcção se for esse o caso.

No princípio, quando recebi o convite, fiquei um bocado atrapalhado mas, não sei bem como, aceitei de imediato o que não é hábito desta minha pessoa. O principal motivo para esta celeridade foi o à vontade com que Mário Gamito me expôs os objectivos para este agregador ou seja, um local onde não era absolutamente necessário falar apenas de cenas geek mas sim geeks a falar do que muito bem entendessem.
Como certamente entendem esta era e é uma visão completamente revolucionária no panorama dos Planetas existentes mesmo rebuscando os exemplos dos que são escritos em qualquer outra parte desta aldeia global a que chamamos Mundo.
Esta liberdade permitiu ter participantes a falar de quase tudo, mesmo um pouco de porno poético, e alguns de altíssima qualidade. Não vou citar exemplos, só direi que alguns permanecem, outros decidiram sair pelas mais diversas razões e enquanto senti a falta de alguns também posso afirmar que existiram outros que não fizeram falta nenhuma.
Entretanto o Planet Geek ficou orfão. Mário Gamito decidiu abandonar o projecto e, depois de ser colocada a questão sobre o futuro, eis que José Carlos decide "agarrar o touro pelos cornos" e ainda por cima sozinho. Lá continua sozinho e como devem depreender cheio de dores de cabeça por andar a aturar todos os problemas que um projecto desta dimensão acarreta.
No meio de todas estas "dores de crescimento" o Planet Geek lá vai indo de vento em popa e lentamente vai recuperando o número de leitores.
Como costumo dizer:
-Uma comunidade composta por duas ou mais pessoas (*) que não apresente qualquer tipo de problemas, reais e aparentes, não é comunidade nenhuma e não passa de um género de ditadura.

Para finalizar gostaria de deixar um grande abraço a todos os companheiros com quem convivi e ainda convivo além de uns especiais para o Mário Gamito e o José Carlos que tornaram o Planet Geek numa realidade e com um espaço bem definido no panorama nacional.

Para os leitores do Planet Geek, um bem haja a todos.

(*) - Pleonasmo propositado.