domingo, abril 25, 2010

PSD EXIGE PROGRAMAS LIVRES E ABERTOS!?

Claro que não.
Esta questão já não é de agora e de há muito que este repentina paixão pelo “Open Software” vem sendo utilizada com o maior dos desplantes por quem sabe perfeitamente que nunca irá cumprir com aquilo que dizem. É que não é necessário ir para a AR proclamar que vai fazer mas sim exigir que se faça aquilo que há muito todos os partidos concordaram em fazer!
Esta treta toda até parece indicar que o PSD viu finalmente a luz e que, depois de apresentado o seu novo S. Sebastião, ao fim de muitos anos finalmente se compromete com algo que parece uma autêntica novidade. Não sei o que este pessoal respira/come/bebe/fuma lá por aqueles corredores da AR mas tudo parece indicar que deverá existir por lá qualquer coisa que os faz esquecer de tudo o que prometem. Pior ainda, nem sequer de promessas se pode falar já que existe devidamente escrito e gravado as intenções de que se irá utilizar Programas Livres e Abertos (PL/A) na Administração Pública praticamente desde o princípio deste milénio!
Estas "novidades" de um PSD que apenas mudou uma ou duas caras fazem-me lembrar o fantástico empenho de alguns militantes de topo do PS, hoje ministros, em promover os PL/A. Quando estavam na oposição, como é óbvio e de tal forma que até chegaram a escrever artigos inteiros a proclamar as virtudes destes PL/A em diversas revistas da especialidade!

Se eu tinha alguma dúvida que o PSD de agora iria fazer uma revolução "tecnológica" tal ficou perfeitamente dissipado primeiro com o tal de "open software" e logo de seguida com a "alternativa de negociar uma licença única". Isto e mais umas coisitas acerca de outras medidas para encurtar a despesa duraram apenas uns momentos (ver cerca do sétimo minuto já que o resto não passa de palha) em cerca de 10 minutos de tanga. Ah!, e mesmo esses poucos momentos foram de uma generalidade que até dói, já para não falar da triste declaração "à semelhança, de resto, do que já sucede em outros países". Em abono da verdade, este PSD do "open software" não sabe rigorosamente nada do que se passa noutros países principalmente na AP dos países de topo da Europa onde os PL/A são já há muito uma realidade indesmentível, apesar da falta de informação dos pasquins “especialistas” da nossa praça nos quererem fazer pensar o contrário. Em resumo, pelo que se pode depreender, o que o PSD quer é uma arma com que possa chantagear esse alguém que negoceia muitas licenças com a AP e nunca recorrer aos PL/A como forma de tornar este país tecnologicamente independente e mais criativo e a custo zero. Ou serei eu quem estou a ver mal esta comédia e não conseguir conciliar uma "obrigação" com qualquer espécie de "alternativa"!?
Uma coisa assim do tipo "numa auto-estrada é proibido parar ou estacionar mas em alternativa poderá bater contra os rails de tal forma que a imobilização seja absolutamente necessária e, desta forma, não possa ser punida?


Outra das dúvidas que me fez desconfiar das reais intenções deste remendado PSD teve a ver com o tal de “open software”. O que será “open” para este pessoal?
Será que o “open” apregoado pela M$ chega para lhes satisfazer as vontadinhas?
Porque é que não mencionaram “Programas Livres e Abertos” ou em alternativa “Software Livre e Aberto”?
Para além de PL/A ser na língua portuguesa, que deveria mesmo ser de uso obrigatório na AR ao invés dos pseudo-intelectuais estrangeirismos que apenas torna mais ridículo o orador, inclui ainda o Livre de forma que cubra outras obrigações. É que de “open” anda o mundo cheio!
Provavelmente, não saberão a diferença mas caso estejam interessados poderão ler este excelente post em Jornal de Waterseven, companheiro no Planet Geek.

Sinceramente, eu até quero acreditar que este recauchutado PSD irá mudar alguma coisa, principalmente neste capítulo, e não cair em idênticas desgraças dos “Planos” de Sócrates, os tais que iriam dar mais umas centenas de milhar de postos de trabalho e que na realidade apenas contribuíram para umas centenas de milhar de despedimentos e uns milhões de € a mudar de mãos para um convicto monopólio já devidamente julgado e condenado nesta Europa que se diz unida.


Pois é, palavras levam-nas o vento e para acreditar em alguém que queira ser minimamente honesto exige-se acções ao contrário de vãs intenções profusamente repetidas. E até agora, é precisamente isso que tem faltado a todos os partidos que por lá andam a polir as cadeiras daquela que deveria ser a mais respeitada instituição deste país mas que no fundo, pelos casos diários que se vem na TV, é bem pior que uma peixaria, sem qualquer questão de menosprezo por esta tão honesta profissão. Pela parte que me toca, como se costuma dizer, sou como S. Tomé – ver para crer – e não me parece que seja este “novo” PSD que me faça ver alguma coisa positiva. Com toda a franqueza e honestidade, só espero mesmo estar enganado e daqui a uns tempos estar por aqui com o maior prazer a reconhecer que errei.



sábado, abril 17, 2010

LINUX AI ROBOT BABY




Um pouco caro, $ 349 para ser exacto, mas com enormes potencialidades, como por exemplo meter-lhe uns dentes e programá-lo para proteger a casa - como diz o autor deste artigo. Por lá encontrarão também as especificações e mais umas coisitas.
Ah!,certamente repararam que é LINUX powered!?

quinta-feira, abril 15, 2010

"LINUX" ABC

Até para o W existe. Claro que não fica por aqui e poder-se-iam construir muitos abecedários...
Uma brincadeira feita por aqui.


EXPERIMENTE FAZER ISTO EM CASA




Seguindo uma dica do comentador RG neste post do Marco "bitaites" lá fui eu dar uma volta até este site. Ao acaso escolhi este satélite e gostei do que vi principalmente pelo facto dos Açores ainda estarem dentro da "luz" enquanto o continente já no "escuro".
Nesta imagem apenas mudei a resolução para 1920 pixels. (embora aqui apareça com o máximo de 1600x1600...)

Mas há mais satélites para escolher...

quarta-feira, abril 14, 2010

ESTOU ABSOLUTAMENTE CHOCADO!

Como não tenho palavras para descrever aquilo que sinto, eis o link para uma das maiores nojeiras que vi até hoje.

A única coisa que me vem à cabeça é - não posso fazer nada para combater isto?
Pouco, mas posso começar por boicotar os produtos da M$, HP, A$U$, $AM$UNG, ACER, FOXCONN e LOGITECH.
Note-se que a FOXCONN anda há muito associada a este tipo de escravatura.

terça-feira, abril 13, 2010

ERA UMA VEZ UNS ESTUDOS...

Facilmente desmascarados.

"Generally, the illicit nature of counterfeiting and piracy makes estimating the economic impact of IP infringements extremely difficult, so assumptions must be used to offset the lack of data. Efforts to estimate losses involve assumptions such as the rate at which consumers would substitute counterfeit for legitimate products, which can have enormous impacts on the resulting estimates. Because of the significant differences in types of counterfeited and pirated goods and industries involved, no single method can be used to develop estimates. Each method has limitations, and most experts observed that it is difficult, if not impossible, to quantify the economy-wide impacts. Nonetheless, research in specific industries suggest that the problem is sizeable, which is of particular concern as many U.S. industries are leaders in the creation of intellectual property."



Ah! e ainda vão mais longe:
"Some experts and literature also identified some potential positive effects of counterfeiting and piracy. "

quarta-feira, abril 07, 2010

NIGHTINGALE

As virtudes do Software Livre e Aberto vão muito para além disto mas neste preciso caso é notável o que a comunidade pode fazer por um produto que devido a dúbios interesses(*) cessou de considrar Linux com uma opção.
Assim, morto o Songbird viva o Nightingale.

(*) - sem querer estar a dar mais publicidade a quem não a merece, estes "dúbios interesses" tem um nome - Philips.

segunda-feira, abril 05, 2010

YAP...


Onde?

Tenham uma boa semana de trabalho e esqueçam a crise, sim?

domingo, abril 04, 2010

DOCUMENT FREEDOM DAY

"Governmental, corporations, other large entities – in fact, anyone – procuring office systems with a requirement for standards-conformance need to have their eyes very wide open about what precisely they will be getting with systems which create new documents which are extended Transitional ISO/IEC 29500.
(...)


RIP SONGBIRD

Bem, tenho que admitir que nunca foi uma das preferências ou, para ser mais honesto, nem sequer me recordo quando foi a última vez que reparei em tal coisa. Seja como for, os gajos deixaram de contar com Linux.
Cá por mim fazem bem.
Adeus.

PS: Pode ser que agora alguém pegue no código daquilo e faça algo de jeito...

quinta-feira, abril 01, 2010

INFELIZMENTE...

Recebi há momentos um amável convite de Core Security Technologies para um
webcast dedicado ao tema:
Pen Testing Perfect Storm Trilogy Redux:
"We Love Microsoft!"

E eu:
- "Eh lá, estes gajos andam enganados ou embuídos do espírito do 1 de Abril...
Deixa lá ver bem o que é isto.
Ena! pá. Isto parece ser interessante..."

Bolas não vai dar. Deixa-me responder aos tipos:
- "Thank you for your kind invitation but I regret to inform you that some dumb and stupid portuguese politicians invented a silly law that prevents me from putting into practice what I would learn. As you certainly understand this is not worth my best efforts to be (web)present.
Best regards."

Embora num inglês macarrónico, espero que percebam o que eu lhes quis dizer.

Ah!, para todos aqueles que acham que isto é uma piada do 1º de Abril ou que acham que estou a delirar deixo-vos o texto integral do convite que me foi formulado:
"You're Invited:
Penetration Testing Webcast

Pen Testing Perfect Storm Trilogy Redux:
"We Love Microsoft!"


Speakers:
SANS instructors and InGuardians team members:
• Ed Skoudis
• Joshua Wright
• Kevin Johnson

Details
• Date: Tuesday, April 6, 2010
• Time: 2pm EDT/ 11am PDT (GMT -4:00, New York)
• Click here to register

*** A recording of the webcast will be sent to everyone who registers, so be sure to sign up even if you can’t make the live session. ***

Overview

The webcast series that refuses to die is back. During the fourth installment of the Pen Testing Perfect Storm Trilogy, security experts Ed Skoudis, Joshua Wright and Kevin Johnson will teach you how to fly in the face of convention and take new approaches leveraging Microsoft environments for penetration testing prowess.

> Click here to register

You'll learn tips and techniques for integrating network, web application and wireless penetration testing in Microsoft-centric networks with the latest in Windows 7, Windows 2008 Server SP2 and more. This can't-miss webcast will leave you:

• Celebrating the enhanced wireless attack capabilities of Windows 7
• Rejoicing in Sharepoint pivoting attacks
• Triumphing over the usefulness of information disclosure in default IIS installs
• Reveling over the features of Windows networking kung-fu
• Delighting in attack automation for large-scale enterprise assessments

As always, the Perfect Storm Team will use real-world scenarios to demonstrate the power of seamlessly pivoting between attack vectors during your security assessments.

> Bonus: Register now and you’ll also get on-demand access to the original slide decks for The Pen Testing Perfect Storm Trilogy Parts I-III.

> Click here to register

Best Regards,
Core Security Technologies"

PS: Se alguém estiver interessado pode seguir este link para se registar. Lamento, mas não posso dar o link directo por conter informações confidenciais. Contudo, suspeito que aceitarão todos e mais alguns...

PS1: Como é óbvio, apesar da resposta que lhes mandei fico à espera que me disponibilizem o webcast.

AFINAL...

Steven Ballmer fica no comando da M$!
Ao ver a sua posição ameaçada pelas legiões de ex-fiéis "amigos" amantes da filosofia open-source resolveu contra-atacar com medidas ainda mais radicais. Assim, eis algumas das novas medidas:
1. - Remodelação de todo o mobiliário; (claro, depois de ter arrasado com todas as cadeiras que encontrou pela frente...)
2. - Depois de ter sacado um iPhone a um empregado, o ter atirado ao chão e calcado E posteriormente o ter arremessado à cabeça do infeliz proprietário do mesmo, resolveu oferecer iPhones a todos os empregados que os queiram. Esta resolução não se deveu apenas a um acto de arrependimento mas também devido ao facto de ter visto milhares de vídeos e milhões de fotos sobre o mobilé 7 e em nenhum aparecer o tijolo da M$ a fazer uma chamada. "Só folclore e nem uma única chamada, nem uma única!", proclamava Ballmer nos estertores da última cadeira esmagada;
3. - Tornar Google como motor de busca padrão em todos os IE;
4. - "Dar uma semana de férias ao único engenheiro de software que a M$ tem";
5. - Ai querem enveredar pelo open-source. Então vou mais longe e declaro que a M$ vai ter a sua própria distribuição BSD/Linux dentro dos próximos 12 meses!

Se quanto aos pontos 1, 2 e 3 ainda não é possível obter qualquer confirmação oficial, já quanto aos pontos 4 e 5 não existe qualquer dúvida como se pode ler neste artigo de Jon maddog Hall.

Digno de realce eis algumas partes interessantes do "discurso" de Ballmer:
-"Hey, Free Software is really pretty darn good, I think Microsoft could really make a lot of money with it."

-"This will allow our hardware partners to do all the work of writing device drivers and porting the Linux kernel, yet still allow Microsoft to put in the useless extensions, changes and bloat-ware to the system that will force people to pay Microsoft obscenely large amounts of money for breaking standards,"

-"Who cares about the kernel? If people wanted a fast, stable, scalable operating system they would not have been buying Microsoft products for years."

Fora do discurso directo de Ballmer ficou em aberto o preço deste "OS" e é notório que existem alguns problemas quanto à obtenção do preço final mas, sempre adiantaram que:
- "they were thinking of a multi-tiered pricing model that charged per user, per CPU core, per Gigabyte of memory, per disk drive and somehow also considered a customer's religion and sexual orientation."

MICROSOFT ABRAÇA OPEN SOURCE!!!

Numa surpreendente reviravolta M$ dedica alma e coração ao sofware aberto.
Pode ler o resto aqui.

E numa notícia ainda não confirmada, Steven Ballmer vai ser despedido. Não sem após ter executado uma das habituais macacadas e partido umas cadeiras. Precavendo qualquer crise de camisas suadas, o próprio Bill Gates será o portador da camisa-de-forças anti-suor.
Esta tasca promete notícias frescas assim que obtiver a confirmação.

Numa outra surpreendente notícia, também a confirmar, é dada a informação que o Inferno acabou de congelar.