quinta-feira, abril 28, 2011

FACEBOOK?

Não obrigado.
Se ainda não tinha razões que chegavam eis que aparece mais uma só para confirmação.
Cambada de hipócritas que se preocupam com tretas de uma simples acusação e esquecem-se do facto de diariamente violarem a privacidade dos dados dos seus fiéis utilizadores.

RIP NOVELL

Como já tinha avisado por diversas vezes, principalmente desde o pacto com a demónio, era uma vez Novell.
A única coisa digna de nota são algumas centenas de patentes que irão parar a uma "entidade" que é constituída por Microsoft, Apple e EMC. Ou seja, cócó, ranheta e facada...
Felizmente, já houve quem decidisse que estas patentes nunca poderiam ser usadas contra o Software Livre e Aberto, assunto a que dedicarei um pouco mais de tempo assim que possível.

Vamos lá ver o que se passará com openSUSE mas desde o tal pacto tinha quase a certeza que iria ter um triste fim. Sai fork enquanto é tempo?

segunda-feira, abril 25, 2011

24 ABRIL 1990

Foi um dia especial para os amantes do cosmos. Depois de haver um antecipado anúncio de partida no dia 10 de Abril e ainda uns outros mais eis que finalmente a 24 de Abril seguia para o espaço o telescópio Hubble. Devido a este facto a NASA resolveu brindar-nos com uma rosa espectacular:



Perante tal beleza astronómica o melhor é simplesmente deixar o link para a comemorativa página.

PS: Este post esteve para sair no dia 10 de Abril, data do meu aniversário, mas decidi adiar, tal como aconteceu com o lançamento, para 24 de Abril. Infelizmente, um pequeno detalhe tal como o computador desligado, deitou por terra a agenda programada pelo que tive que manualmente enviar o dito cujo um dia mais tarde. Bem, a NASA também adiou, não?  :-)
Portanto, o post de Obvious não teve nada a ver com a minha intenção. Tratou-se apenas de uma daquelas coincidências...

segunda-feira, abril 18, 2011

SPAM

Andam por aí uns fdp a conspurcar-me a caixa de correio com uma porcaria qualquer. Felizmente, cada vez são menos os casos desta autêntica praga de parasitas e normalmente nem lhes presto atenção mas desta vez saltou-me a tampa com esta treta:
- "Alertamos para o facto de que ESTA MERDA (editado) não foi desenvolvido para o envio de "correio não solicitado" (conhecido por SPAM), podendo levar a problemas legais e que qualquer utilização nesse sentido é da total responsabilidade do utilizador."
É necessário ter uma desfaçatez de todo o tamanho!

Ora, como este e-mail não segue a Lei obrigando-me a lhes enviar um e-mail a pedir para sair de uma lista onde NUNCA solicitei a entrada, lá seguirá a respectiva queixa para as respectivas entidades competentes. Ainda por cima estes cabrões mencionam a Lei!

Bem, se fossem uma entidade séria não andariam para aí a tentar vender banha-da-cobra com erros do tipo:
- "A garantia de que a sus base de dados"

Pessoalmente, ainda são menos sérios quando indicam que é para os SO do monopólio!

domingo, abril 17, 2011

QUEM? INTEL!?

Consta por aí que a Intel vai pagar aos fabricantes $ 10 por cada "tablet" que use o seu ATOM "Oak Trail".
Se, por lado, esta notícia não vem acrescentar nada de novo às habituais tácticas da Intel por outro lado constitui uma verdadeira surpresa quanto ao SO - ANDROID!
Ou seja, a INTEL está neste momento a beneficiar o ANDROID em detrimento de outros SO, como o seu próprio MeeGo. O que não deixa de ser interessante de analisar já que ainda recentemente a LG demonstrou interesse nesta plataforma, após o abandono da não-tarda-defunta Nokia, seguindo o exemplo de ZTE e China Mobile.

Entretanto, uma questão pode surgir - será que vai a INTEL tempo?
Pessoalmente, penso que sim. Após ter-se descuidado e, como é lógico, perder um mercado onde existe enorme evolução parece agora interessada em recuperar o tempo perdido com a nova linha ATOM a sair brevemente, apenas uns dias depois de terem sido anunciados mais uns ATOM. Para que tal se concretize, num mundo onde a ditadura do duopólio não manda nada, a INTEL precisa de mais e melhores argumentos principalmente na minimização do consumo já que potência certamente não irá faltar.

Por fim, fico com uma certa impressão que o ambiente não anda lá muito bom entre os antigos amigalhaços...

domingo, abril 03, 2011

RIP SYMBIAN

Se na mente de alguns ainda existiam dúvidas acerca da inevitável morte de Symbian, a Nokia acaba de publicar o respectivo obituário.
O mais notável é que este obituário adquire uma forma, tão ao gosto de certo monopólio, grotesca ao anunciar:
- "We are open!"
Bem, estamos em (Março) Abril de 2011 e já passou o dia das petas pelo que este pessoal deve estar a tentar falar a sério. Infelizmente, este sério deles é de tal forma ridículo, ao ponto de se terem esquecido que o Symbian já era Open há mais de um ano! (enquanto o Google mantém destas coisas na cache)
É fechado, faz Fundação, tira da Fundação, cria uma nova modalidade, passa para outra equipa, etc. etc. etc. não faz recordar qualquer coisa!?

Passando à frente, o que é notório entre estes dois "open" é o facto da Nokia, neste mais recente comunicado, ter deixado cair de vez esta plataforma:
- "As we announced earlier, Nokia will no longer refer to official releases as Symbian ^3 or Symbian^4, but will deliver continuous evolution of the platform to partners and customers – including consumers. In line with this approach we are not delivering software builds, but do offer build tools through this website, and a SDK through Forum Nokia."

Ou seja, peguem lá e façam disto o que quiserem. De imediato, visto estar a meio da preparação de uma salada tipo "César", pensei com os meus botões - Symbian não dá de todo para meter na salada. Como é óbvio, existem por aí uns 99,9999999% de pessoas que também pensam o mesmo...
Em resumo, quem no seu perfeito juízo se iria esforçar por algo que outro deitou ao lixo, notoriamente reconhecendo o total fracasso(*) da plataforma!?

É necessário ser-se muito ingénuo para não se ver aquilo que se está a passar na Nokia. Basta recorrer à história, mesmo recente como por exemplo Yahoo e Novell, para de imediato colocar uma cruz no enorme cemitério propriedade da M$.

(*) - não era essa a minha opinião mas, enfim. Agora, não pode deixar de ser, não é?