segunda-feira, maio 27, 2013

EM 30 DIAS SE FAZ UM "OFFICE"

Se há coisa que nunca me passaria pela cabeça seria algum dia deitar mãos à obra a construir uma complexa "suite" de produtividade, vulgo "office", mesmo que não passasse de um mero fork de outra existente.
Porém, há malucos para tudo e eis que uma saudável maluquice de Anthony Goubard deu origem a uma destas "suites" que dá pelo nome de joeffice, em apenas 30 dias!
Em Java! (*)

O processo encontra-se diariamente documentado aqui.

A primeira versão "alpha" já se encontra disponível para quem a quiser testar e pelo que vi até agora este projecto promete. Contudo, como o próprio autor explica, este joeffice não tem qualquer intenção de se guindar a versões mais pesadas e completas do tipo Libre Office/Open Office/MS Office mas sim uma versão mais minimalista, leve e universal que poderá mesmo correr em Raspberry Pi.

Para quem quiser experimentar pode dirigir-se ao seu próprio site onde para além de descarregar também pode obter mais informações ou ainda contribuir com um donativo.

(*) - ok, ok podem criticar à vontade se assim o entenderem...   :-)

segunda-feira, maio 13, 2013

SPACE ODDITY - IN REAL, REAL SPACE!

Depois de várias "brincadeiras" o canadiano Chris Hadfield, comandante da ISS, despede-se em grande com este tributo a David Bowie.
Pode não ser o cantor campeão de visualizações  do planeta Terra mas para além deste terceiro calhau a partir do Sol é-o com toda a certeza.
Com votos de uma boa semana deliciem-se com este fantástico vídeo:


sexta-feira, maio 10, 2013

QUANDO CUMPRIRÃO COM A LEI!?

Por mais de uma vez tenho recusado preencher "digitalmente" qualquer tipo de documentos que me enviam em formatos proprietários e fechados mesmo quando num caso tal se revestia de preenchimento obrigatório - neste último caso enviaram-me por "papel" através de correio registado e resposta paga para solucionar a questão.
Por se tratar de um uso repetitivo e sem fim à vista resolvi hoje colocar aqui na tasca uma das respostas enviadas desta vez a um recente requerimento penso que oficial ou senão revestindo-se dessa capacidade por parte de uma entidade que embora não pertença directamente à administração pública tem inequívocos laços directos com esta:

"Exmos. Srs.
Lamentavelmente o ficheiro anexado não é completamente compatível com o software que disponho - LibreOffice / OpenOffice. Contudo irei responder com a mais que provável possibilidade de existir uma alteração do formato que apresentaram e que se traduzirá numa eventual confusão - como não possuo nem pretendo de forma alguma utilizar utilizar este tipo de software proprietário e fechado nunca conseguirei verificar quais os danos que daí advenham.
Desconhecendo se de facto se trata de um documento oficial, embora pela inclusão dos logos em rodapé ser indicativo que de facto se reveste praticamente como oficial, tal poderia ser evitado caso optassem por cumprir com a Lei 36/2011 de 21 de Junho publicada em Diário da República, 1.a série — N.o 118 — 21 de Junho de 2011, reforçada pela Resolução do Conselho de Ministros n.o 91/2012 publicada em Diário da República, 1.a série — N.o 216 — 8 de novembro de 2012 que estabelece como obrigatório o uso de normas abertas sob a forma de "Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital" e onde se pode verificar o seguinte:
- "A utilização de formatos abertos (não proprietários) é imprescindível para assegurar a interoperabilidade técnica e semântica, em termos globais, dentro da Administração Pública, na interação com o cidadão ou a empresa e para disponibilização de conteúdos e serviços, criando a necessária independência dos fornecedores ou soluções de software adotadas. O Regulamento, alinhado com as diretrizes europeias em termos de interoperabilidade, contribui para a universalidade de acesso e utilização da informação, para a preservação dos documentos eletrónicos e para uma redução de custos de licenciamento de software."

Ora, o formato indicado como de uso obrigatório é precisamente este:
- "Documentos editáveis para apresentação, gráficos, folhas de cálculo e processamento de texto ODF 1.1 - Open Document Format v1.1 (Second Edition)
Como se pode verificar é de uso Obrigatório para Documentos disponibilizados de e para o cidadão com a entrada em vigor deste Regulamento.

O software que utilizo responde exactamente ao solicitado e é/será sempre esse que utilizarei quer como defensor de normas abertas e não proprietárias quanto como defensor de Software Livre e Aberto ainda por cima apoiado pelas instâncias nacionais e recomendações da União Europeia. Desta forma, apenas poderei responder com o software que possuo e que está devidamente apto para cumprir com os requisitos oficiais o que se traduz no facto de existir alguns problemas no formato que eventualmente pretenderiam com a inclusão de um formato proprietário e fechado que embora muitos o considerem como universal tal não corresponde com a verdade.

Talvez possam e queiram reformular este documento e reenviar sob a forma de ODF 1.1 o que para além de cumprir com a exigência legal também será o desejável para a manutenção de uma verdadeira "Interoperabilidade Digital" completamente independente e livre dos abusos de corporações proprietárias que por mais de uma vez já foram legalmente/judicialmente penalizados por este tipo de acções. 
Para além da eventual redução de custos que a utilização de Software Livre e Aberto poderia significar mas esse é um assunto que apenas vos diz respeito mas caso pretendam optar por esse caminho podem desde já contar com a minha disponibilidade de forma voluntária e gratuita para a exemplificação das possibilidades existentes no uso de Software Livre e Aberto.

Melhores cumprimentos."

Quando terminará este tipo de ditatorial jugo devidamente considerado reprovável pela legislação em vigor!?

terça-feira, maio 07, 2013

BILL GATES "PRESCIÊNCIA"

É por demais conhecida a infeliz faculdade de William Henry Gates III de errar em praticamente todas as previsões que faz. Não fora o hiato entre um dos livros de BD de Uderzo & Goscinny - ASTÉRIX E O ADIVINHO - e a altura em que Billy G começou a disparatar quase me sentiria tentado a opinar que a dupla teria usado este último como base para tão peculiar personagem. Se entretanto o mundo já estava um pouco esquecido dos sucessivos disparates que o homem disparou ele acha que esta situação não pode ficar assim e lá vai contribuindo com mais algumas das suas pérolas de sabedoria para se manter no top dos disparates. Desta vez, numa entrevista que deu ontem à CNBC, despejou mais uma profecia deste género:
"Windows 8 is revolutionary (hum...) it takes the benefits of the tablet and the benefits of the PC to the table to score both of those (um grande WOW)
With Windows 8, Microsoft is trying to gain share (sim, tens razão pá - tentando!)  in what has been dominated by the iPad-type device. (estás atrasado pá. Então o Android!?)
But a lot of those users are frustrated, (ah! provavelmente estão mas consulta lá o teu espelho mágico, pá - espelho meu, espelho meu, há alguém mais frustrado do que eu os utilizadores do iOS? ao que o espelho sensatamente te responderá - sim há, os utilizadores daquela coisa que dá pelo nome de 8 ) they can't type, they can't create documents. (oooppppsss, estas são duas novidades para mim e provavelmente para todo o mundo, não!?)
They don't have Office there. (ah! sim caso te estejas a referir ao MS Office esta não é novidade nenhuma não fosses tu o campeão da escravatura proprietária e que ilegalmente sempre tentaste matar toda a concorrência...)
So we're providing them something with the benefits they've seen that have made that a big category, but without giving up what they expect in a PC." (pois, pois - e todo o mundo te está a agradecer pela generosa oferta, certo?)

Como se pode ver o homenzinho para além de andar completamente afastado da realidade ainda crê que a tal combinação entre um frigorífico e uma tostadeira (Tim Cook dixit) é o revolucionário supra-sumo da barbatana que deixa todos os seus utilizadores a estrebuchar de felicidade!

O grande azar dele é que passado justamente um dia eis que a própria CNBC também atira para o ar uma bomba que arrasa completamente com o crédito das palavras que o William III despejou. Ou seja, a volta de 180º que a Microsoft pretende dar ainda este ano à revolução de Billy G, é o pleno reconhecimento que o Windows 8 falhou rotundamente, inclusivamente comparando-se com o fiasco da New-Coke há cerca de 30 anos!

Basta comparar a entrevista de ontem:
http://www.cnbc.com/id/100710622

com a notícia de hoje:
http://www.cnbc.com/id/100713593

Nem sei se hei-de rir ou chorar perante tamanha falta de clarividência de alguém que devia ter mais juízo e de saber quando manter a matraca fechada!


sexta-feira, maio 03, 2013

DIREITO A/DE RESPOSTA

Certamente alguns leitores repararam na ligação errada no post anterior em que ao invés de colocar o endereço correcto para o desconto do HTC ONE nos EUA aparecia um comando para instalar o célebre jogo Minecraft. Ora, pedindo desde já desculpas para o facto, gostaria de explicar que a intenção de instalar o jogo não era propriamente a faceta lúdica que à primeira vista pode parecer mas sim investigar uma das mais badaladas "teorias" que hoje em dia ocorrem neste mundo virtual, mais concretamente o "dinheiro virtual" e ainda mais especificamente "bitcoins" não para mim mas para reverter a favor de uma instituição qualquer. Já tirei algumas conclusões sobre a mineração desta valiosa "moeda" assim como de diversos métodos para conseguir ajudar alguém através da internet mesmo não ganhando calos no manuseamento da pá-e-pica mas sim descansadamente de cú alapado em frente ao monitor.
Portanto, como podem ver, a causa é nobre e imbuído deste espírito de caridade lá me deixei enganar na ligação...   :-)

Posto isto, atendendo ao título em epígrafe e deixando-me de outros assuntos que possam desvirtualizar a real intenção deste artigo passo ao assunto que aqui me trás e que tem a ver com o programa mais conhecido por DIREITO DE RESPOSTA embora no logo o A substitua o DE produzido pela RTP-Açores e que ontem teve a participação de Frei Fernando Ventura. Se a minha intenção era nobre (já viram o porquê de ter iniciado desta forma) a nobreza (Qualidade de nobre, de excelente, de magnânimo) deste programa arrasou por completo qualquer veleidade que eu poderia ter!
Pedindo desculpa pela horrorosa publicidade inicial ora vejam e escutem lá com atenção:



Depois de um programa destes fico estupefacto pela existência de uma coisa que dá pelo nome de "Prós & Contras" que desde há anos anda a tentar obter uma resposta para tudo e mais alguma coisa e o máximo que conseguiu foi, foi, hum...., eerrrr...., cof....cof..., aham..., zzzzzzz. Pensando bem que raio foi ali conseguido até hoje!?

HTC ONE DE BORLA!

Malandros - quase de borla mas só nos States...
Não há direito!


quarta-feira, maio 01, 2013

NOOK's PARA A CONFUSÃO

Por tempo limitado a Barnes & Noble uk cortou um com pedaço na etiqueta do preço dos seus e-readers. Assim durante algum tempo poder-se-à encontrar NOOK's aos seguintes preços:
- NOOK Simple Touch £29,00;
- idem Glowlight £ 69,00;
- NOOK HD £129,00;
- e finalmente o aliciante NOOK HD+ apenas por £179,00.
Para quem conseguir acesso à loja NOOK uk terá, sem qualquer dúvida, oportunidade de efectuar um bom negócio.

Poderá tal descida de preços significará que irão ser apresentados novos modelos ou confirmará alguns rumores de que a B&N estaria a abandonar este negócio?
A ver vamos.

Será que por cá algum dos revendedores também apresentará reduções ao mesmo nível!?