segunda-feira, novembro 17, 2008

E O LINUX PADECE DE VIRÚS!?

Ora, muito bem.
Claro que tem!

Um dos piores e mais graves, um dos tais que poderá arrasar com tudo, dá pelo nome de - Mono!
Algumas distribuições Linux optaram por vedar tudo que diz respeito a este vírus, provavelmente o melhor nome a dar será Cavalo de Tróia, mas umas outras vem recheadas desta porcaria.
Um dos casos mais conhecidos é o Ubuntu e caso se queira livrar desta praga pode seguir estes conselhos.

Que façam um bom proveito e que tenham uma boa semana de trabalho.

8 comentários:

  1. Anónimo01:59

    No meu gNS, foi uma das primeiras coisas a ser removida.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:47

    Me perdoem a ignorância, mas o que esse mono faz?

    ResponderEliminar
  3. http://www.mono-project.com/Main_Page

    ResponderEliminar
  4. O Mono é digamos uma demonstração da interoperabilidade que a Novell e Microsoft prometem.
    Claro que a Novell não tinha recursos suficientes para desenvolver o Mono e recorreu à comunidade software livre a ver se surgia a mão de obra para por o projecto em marcha, assim aconteceu e hoje o Mono é uma realidade.
    Não vou ao ponto de o chamar vírus.
    Mas não vejo qual a vantagem de criar aplicações cross-platform baseadas em tecnologias MS, nomeadamente o C# e VB8 e .NET

    ResponderEliminar
  5. Esperam aí, afinal há uma vantagem para aquelas empresas que vendem grandes produtos só para Windows mas por alguma razão querem chegar ao clientes com Linux.
    Imaginem o caso da Primavera Software, eles são os lideres nacionais de software de gestão empresarial em Windows, assim podem continuar a desenvolver aplicações em C#, VB8 e .NET, mas com a vantagem de poderem correr em Linux ou Mac.

    ResponderEliminar
  6. Nas palavras do "chefe":
    “Moonlight is usable for anyone on any distribution of Linux (redhat, ubuntu, etc.) — it is not limited just to Novell as Mono is.”
    -Brian Goldfarb [Microsoft]

    Repara quem é o homem - é apenas o chefe dos "desenvolvedores" do Silverlight...

    Ou seja, a própria M$ admite que o mono serve apenas a Novell por via do acordo que fizeram. Todos os outros ficarão debaixo da perseguição da M$ devido ao mono estar recheado de patentes.

    É esse o perigo - patentes. Nunca ninguém estará seguro e um dia lá vem o "atira cadeiras" arrotar que o Linux viola milhares de patentes. Dessa vez até poderá ter razão se o Miguel de Icaza levar a sua avante - agora até quer que Gnome seja desenvolvido em .net!
    Pelo facto do Gnome já vir com diversas tentativas de minar a liberdade já foi dar uma volta ao bilhar grande. A partir de agora é kde e distros que se recusam a trazer o mono, como por exemplo Fedora e Mandriva.
    Daqui a pouco tempo sairá o kde 4.2. Já compilei o svn e posso desde já dizer, mesmo não estando "completamente completo", que está fantástico!
    Espera pela versão final e vais ver a surpresa...

    Quanto à Primavera, é melhor nem comentar. :-))

    @braço.

    ResponderEliminar
  7. Ah!, esqueci-me de dizer que moonlight necessita de mono...

    ResponderEliminar
  8. E tudo isto se resume ao facto de um acordo Novell e MS permitir que se comece a minar o mundo do software livre com a introdução de coisas que à partida até podem parecer bem, mas que no fim acabam por ser uma maçã envenenada...(isto não é piada nenhuma à Apple)

    ResponderEliminar