quarta-feira, março 19, 2008

HYPER-V (EDIT)

Devido à minha leitura na diagonal, como muito bem frisou o comentador anónimo, só me resta retratar e refazer o post repondo a verdade:

A Microsoft acaba de lançar o Hyper-V, "quase" versão final.
Se, a versão "quase" final, não é grande novidade para quem já "viu" a Beta a grande novidade prende-se com a seguinte nota:
"Note: Microsoft believes that most customers now expect virtualization capabilities in their server OS.
However, based on customer demand, Windows Server 2008 will be able to be licensed without Hyper-V. To learn more, please visit the Licensing without Hyper-V page."

Quando todos esperavam, conforme anunciado, que o Server 2008 traria esta ferramenta de virtualização, eis que, de repente, a M$ anuncia que haverá duas versões- uma com Hyper-V e uma sem.
Mais uma vez a Propaganda da M$ volta o bico ao prego e irá cobrar um suplemento cerca de USD 28 a quem optar pela versão com Hyper-V. E reparem bem na forma que eles inventaram - a pedido dos clientes!
Ou será que alguém acredita que a versão sem Hyper-V será USD 28 mais barata!?
Sim, acredite que será mais barata.
Seja de que forma for esta funcionalidade veio sempre anunciada em toda a Propaganda.
Se não acreditam vão lá ver a Propaganda a anunciar o Server 2008 e vejam bem se em algum lugar dizia que o Hyper-V iria ser pago à parte ou se existirá alguma versão "capada". Provavelmente, enquanto a M$ não fizer o "update" às páginas antigas, apenas irão encontrar "Server virtualization" sem qualquer indício que este funcionalidade iria ser paga. Mesmo depois do "update" o Google costuma ter as páginas em cache...

São estas as políticas e promessas da M$ que todos (re)conhecem e apesar de tentar mostrar ao Mundo que agora é a favor do Open Source, na realidade do dia-a-dia não fazem qualquer esforço para mostrar a mentira que transborda lá para os lados de Redmond(emónio)!
O OOXML vai pelo mesmo caminho apesar da linguagem agri-doce dos empregaditos da M$.
Anúncios de boa vontade está o Inferno cheio!
Espero que a UE veja bem estas práticas...

É uma pena que a M$ esteja a destruir a Microsoft.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas qual é a novidade? Contrariamente ao que dizes isto já tinha sido anunciado em Novembro e exactamente nesses termos:

http://www.microsoft.com/presspass/press/2007/nov07/11-12HyperVPR.mspx

E se olhares para os preços as versões sem hyper-v são efectivamente 28USD mais baratas.

Continuas a ler as coisas na diagonal, mas como vês não há necessidade.

Francisco Costa disse...

Está correcto!
A Ms para evitar problemas decide, e muito bem, propor o Hyper-V como um opcional ao S.O.
Não querem que alguém os venha acusar de concorrência desleal só porque iam incluir o software de virtualização no S.O.
Eu por acaso sonho com o dia em que os S.O. possam ser escolhidos como os carros. A versão base e depois acrescentas o leitor multimédia que achares mais piada, o pacote de escritório, o Instant Messaging, Correio Electrónico, navegador de internet, ferramentas para tratamento de imagens, ferramentas de desenvolvimento... Depois envias a encomenda ao fornecedor e no dia a seguir recebes o teu S.O. como pediste.