domingo, março 02, 2008

OOXML, AINDA NÃO É DESTA!

Apesar da minha impressão acerca da votação ser extremamente favorável à M$ depois de todas as compras que andou a fazer não parece que a monopolista M$ consiga ter o OOXML como standard ISO assim tão fácil como parecia.
Para já, levaram banhada apesar da Propaganda poder anunciar uma grande vitória mas esperam-se mais e melhores notícias acerca deste assunto. Segundo alguns sites, entre os quais o NOOOXML, os votos foram os seguintes:

Delegações P-members
Contra - 4;
A favor - 4;
Abstenções - 15;
Recusas - 2; (recusaram-se a votar porque o comité, alegando falta de tempo, decidiu apenas votar num "pacote" sem considerar a discussão de cerca de 80% dos comentários e respectivas respostas)

Todos os países incluindo P-members:
Contra - 4;
A favor - 6;
Abstenções - 18;
Recusas - 4; (ver ponto acima)

Nem a ululante horde de empregaditos da M$ conseguiu evitar o descalabro em que se tornou esta farsa.
Agora, segue-se mais um processo mas a melhor coisa que o comité ISO pode fazer neste momento, case pondere toda a trafulhice que envolveu este caso e para tentar dar algum crédito ao real standard, é acabar de vez com esta fantochada e mandar os meninos ECMA e M$ para a escola para aprenderem de uma vez que quando querem ter direito a alguma coisa tem que a fazer bem feita. Duvido muito que assim seja e, embora com menos certezas, a M$ irá ver aquela porcaria aprovada. Quanto mais não seja ficará bem ao lado do "espécie de SO".

Agora espera-se pela decisão da UE acerca deste formato. O que não faltam são provas e por mim poderiam e deveriam começar por Portugal.

1 comentário:

Unknown disse...

Realmente isto já parece uma novela, mas das fracas.
Penso que Portugal foi um dos tótós que votou a favor.
Só podia ser não é, para alguma coisa o Bil Gate$ veio cá.
Os nossos governantes são uma cambada de lacaios da M$

Abraço ;-)