segunda-feira, junho 27, 2011

L2Ork

 

 

 

DEFCON KIDS

Enquanto por cá (e não só) se fabricam leis atendendo às agendas dos bobbys, outros locais bem mais despertos para a realidade não tem qualquer pejo em incentivar os mais novos para a tão nobre actividade de hacker!

Destinada a jovens entre os 8 e 16 anos de idade, terá lugar em Rio, Las Vegas entre 6 e 7 de Agosto.

Como se pode verificar, os EUA não são do tal "pelotão da frente" dos ignorantes (des)governantes deste país e dalguns doutros por essa Europa fora...

 

DEEP SHOT

Uma parceria entre MIT e Google teve como fruto uma tecnologia assaz interessante especialmente para aqueles que querem transferir ou sincronizar dados entre um smartphone e computador. Como?

Através da câmera!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sim, afinal este acessório não serve apenas para tirar fotos ou gravar uns vídeos.

E como funciona?

Bem, para não dar muita seca e repetir o que lá se encontra é melhor remeter directamente à notícia original. Aliás, aconselho vivamente a todos aqueles que se interessam pela verdadeira inovação tecnológica uma passagem de vez em quando.

sábado, junho 25, 2011

ENSAIOS

O companheiro, do Planet Geek, Paulo Silva acaba de colocar à disposição de quem estiver interessado dois ensaios da sua própria autoria.

Um deles levanta uma questão deveras pertinente e que tem sido alvo de discussão por diversas vezes - patentes.

Enquanto para mim algumas patentes até tem a sua razão de ser e contribuem para a tal de "inovação", como por exemplo entre as empresas que dedicam a maioria do seu investimento à pesquisa e desenvolvimento, noutros casos a febre pela patente tem apenas o condão de se tornar contraproducente, já para não mencionar a aberração de existirem patentes sobre software!

Ora, um dos casos mais típicos acontece com os estabelecimentos de ensino público, visados neste ensaio, onde, pessoalmente, a primordial questão que se coloca é:

- uma instituição financiada pela coisa pública não deveria ter a obrigação de publicar em domínio público as suas descobertas!?

Para mim a resposta é apenas uma única - um inequívoco SIM!

Nota: os ensaios encontram-se em formato 'pdf'.

terça-feira, junho 14, 2011

CAMBADA DE INCOMPETENTES

É o que dá quando, para além da ignorância, se alia a mais completa e absurda incompetência com a agenda dos bobbys.
Às centenas de leis que já existem quer nos respectivos países quanto no seio da própria UE vem-se agora juntar mais algumas de forma a parecer que não andam por lá apenas para lustrar o cu das calças.

Srs. ministros da treta dou-vos mais uma ideia - façam uma merda de uma lei que obrigue os computadores a ficarem desligados. Dessa forma nunca acontecerá nada de mal.
E já agora uma sugestão - comecem por favor pela SIEMENS/SCADA e todos os restantes envolvidos, sim?

Resumindo - em vez de penalizarem as empresas que permitem "botnets" com o seu software da treta querem agora proibir todo o acto criativo, de teste e debug.

Fonte - OUT-LAW.COM

PS: sim, eu sei que eles não sabem do que falam mas se não tem jeito para a nobre arte dos palhaços que o não tentem ser.

sábado, junho 11, 2011

O EXEMPLO QUE VEM DA ÍNDIA

Um "tablet" por um pouco menos de € 49, sendo que metade é paga pelo utilizador e a outra pelo governo.

Mas, a parte mais interessante é esta:
"(...)  OLPC could not be taken seriously at that time.Banerjee also stated that the need for classrooms and teachers was greater than "fancy tools" and that if there were money available, it would be better spent on the existing education plans than attempting to implement OLPC in a pilot stage.By 2008, India had begun its own attempts at creating low-cost laptops. Instead of OLPC's target price of $100 per laptop, the HRD ministry is aimed for a $10 laptop.(...)

Calculem agora que um OLPC por $100 não era para ser levado a sério, não passando de um "fancy tool", e que era preferível investir em salas de aula e professores!
Portugal, o tal país do pelotão da frente,  resolveu fazer justamente o contrário - gastar cerca de 3 a 4 vezes mais do que um OLPC por uma porcaria de um Classmate, naquela altura já tinha sido rejeitado pelo fabricante havendo mesmo um novo modelo já em comercialização, fechar escolas e não investir em senão mais pelo menos melhores professores já  para não falar nos despedimentos!

Mas isso é apenas a Índia, uma das maiores potências mundiais, senão a maior, em TI e não a super-potência do "pelotão da frente" na obtusa visão de alguns (des)governantes que mereciam bem ser julgados por aquilo que fizeram ao país!

Como informação adicional, o Classmate foi "inventado" à pressa pelo duopólio Microsoft/Intel com uma única intenção - a de combater o OLPC. Claro que a "oferta" era mesmo assim mais cara que a concorrência e só com os habituais truques de "charme" conseguiram travar aquilo que hoje começa a ficar à vista (bbbbbrrrlllllggghhh) de todos. Claro que por cá os peixes-burros engoliram isca. anzol, levaram linha e cana. Enfim tudo até estarmos praticamente todos enterrados até aos cabelos e com uma inarrável fanfarra vinda do outro lado do Atlântico a marchar jubilosamente por sobre as nossas cabeças.

sexta-feira, junho 10, 2011

LG GT 505 ANDROID

Tenho por aqui um celular destes com o display partido. Não sendo grande coisa, acho que deveria dar uma oportunidade de o tratar comprando um novo display caso o preço fosse conveniente. Ora, os preços que encontrei até nem são maus pelo que vou ponderar se vale a pena ou não.
Entretanto, ao procurar por preços, notei de relance algo como Android LG GT 505 e pensei com os meus botões:
- "Hum, parece-me que será algo difícil ter algum port para isto mas deixa lá experimentar e ver se encontro algo de jeito!.
E assim fiz. Logo de imediato notei éne de sites a tentar impingir 'apps' para LG GT 505 Android mas quanto ao que tinha ali levado menos que nada. Farto de andar à procura de coisa nenhuma lá me senti tentado a abrir uma das páginas de um dos tais sites que tão aplicadamente tentavam impingir dizem eles 'free', algo para uma plataforma inexistente. Surpresa,  não é que existem centenas de aplicações para este celular Android!?
Espectáculo!
Mais espectacular ainda foi uma aplicação/livro/filme(?) que sinceramente me deixou sem palavras. Ora, confiram lá a #9 - Trucos, Consejos e Apps...

ATENÇÃO - Não sigam as ligações que os gajos apontam. Tudo não passa de uma trapaça para promover sites de downloads ilegais a pagantes. Fica o aviso mas ao mesmo tempo é apenas da sua conta e risco.