domingo, agosto 06, 2006
SEMANA DO MAR
O calendário deste conhecido, muitos afirmam ser à escala mundial, evento poderá ser consultado aqui (por exemplo):
http://www.acores.net/agenda/eventos.php?id=1668
Noutros tempos, passei e permaneci por lá durante esta "Semana". Num ambiente fantástico, partilhado pelos locais e visitantes numa perfeita comunhão, todos embalados pelo mesmo denominador comum - o "MAR".
É um espectáculo memorável. A não perder.
Mas, no melhor pano cai a nódoa.
Neste caso a nódoa é o hino/marcha da "Semana do Mar". Nunca acertam, o mau-gosto impera, mas este ano conseguiram ultrapassar tudo o que imaginava ser possível. Que presumível pecado (capital) terão cometido todos os que serão obrigados a ouvir esta inerrável peça?
Não dá para perceber.
A "Semana do Mar" ultrapassa tudo o que possa ser descrito. Não há nada como lá ir e assimilar a "mística" que nos acompanha em toda a cidade da Horta.
Esta fantástica "festa" não merecia tão atroz acompanhamento.
quinta-feira, agosto 03, 2006
Nós ficarem menentes...
Não é novidade. Sempre que alguém tece um comentário a corrigir algo, logo aparecem os epítetos menos desejados. Talvez seja da pressa ou da falta de TEMPO. Não interessa. É assim, e "prontes"...
Em "blog's" regionais, são bem empregues os termos regionais. Ninguém deveria ter vergonha da terra onde nasceu ou foi criado. Até aqui tudo bem, só que, os erros fazem parte do folclore a que diariamente assistimos.
Se em "blog's" não escandaliza muito, já nos OC's não se compreende nem deveria ser tolerável. Aqui a figura do Provedor é importante. Todos os OC's, a exemplo do Público, deveriam ter Provedoria "online". Mais importante ainda, a publicação das queixas não deveria passar por qualquer "filtro", pelo que todas seriam visualizadas, mesmo as que não obtivessem qualquer resposta.
Pior ainda, é quando se trata de uma "fonte" oficial. Com todo o "staff" disponível e escolhido a dedo, não se admitem erros de palmatória.
Vem tudo isto a propósito de uma comunicação do GaCS/AP datada de 27 de Julho de 2006, com o título "INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE REGIONAL EM EXERCÍCIO SOBRE A NOVA LEI DE FINANÇAS LOCAIS".
A páginas tantas, "reza" assim:
"Não só essa situação não se irá verificar, na medida em que não haverá qualquer diminuição nas verbas atribuídas às autarquias dos Açores, como FICAREM igualmente salvaguardadas as competências e autonomia dos órgãos de Governo próprio da Região."
Não posso acreditar. Nós ficarem menentes.
Analisando, friamente, uma aberração destas, poderemos supor que:
1. Ou foi o Sr. presidente do Governo Regional em exercício, Sérgio Ávila, quem proferiu esta palavra;
2. Alguém no GaCS/AP achou que esta forma verbal seria a mais correcta.
3. Sou eu que estou errado. Existe um acordo ortográfico qualquer que desconheço, onde as formas verbais FOREM alteradas para que, desta forma, a "maneira de falar" de alguns micaelenses, felizmente poucos, seja considerada correcta.
Nos dois primeiros casos a culpa, provavelmente, não "morre solteira".
No terceiro caso, poderão assistir, gratuitamente, a uma imolação em "Praça Pública".
Vá lá, CORRIJEM lá isso, tá?
OBS: Pessoalmente, só conheço esta anomalia (sem efeito caso 3. esteja correcto) em certas zonas de S. Miguel. Poderá ser extensiva a todo o arquipélago, mas desconheço.
Como de costume, isto foi escrito à pressa. No caso de existirem erros, já sabem:
- Malhem com a força toda;
- Perdoem os meus pecados, assim como (...);
Esta pérola poderá ser vista aqui.
terça-feira, agosto 01, 2006
FÉRIAS (cont.)
No meio de tanto papel ainda resta muito tempo para a música e filmes.
No campo da música, relembrando um post de Rui Goulart em AÇORES, SA, andei pelo Jazz na companhia de Keith Jarrett, Jan Garbarek, Pat Metheny, John Coltrane, John Scofield e Miles Davis. Como nem só de Jazz vive o homem, também me "deliciei" com Pink Floyd, Roger Waters, YES!, Sting, David Sylvian, Chris Rea, Frank Zappa e Tom Waits.
No tocante aos filmes já lá vão uns tantos. O destaque vai inteirinho para o filme de animação - ELEPHANTS DREAM - http://orange.blender.org/.
Este filme criado pela BLENDER é, provavelmente, o primeiro filme a ser criado com recurso a software "OPEN SOURCE".
Não fica, porém, por aqui. O próprio filme é "OPEN SOURCE". Como podem ler nas condições, podem fazer o quiser com este filme, desde que cumpram as "ninharias" solicitadas.
Não sei se este filme já passou por cá, mas seria um óptima ideia para quem organiza festivais de animação. Não precisam de qualquer autorização. O único custo subjacente é o download.
PS: Já tinha ouvido falar acerca deste filme. O download e posterior visionamento deve-se a TUX-LINUX, pois foi lá que "vi" o endereço.