A ACER acaba de anunciar a disponibilidade do seu nettop no Reino Unido por volta do dia 5 de Maio.
Sim, e então?
Então, este nettop virá equipado com Ubuntu e o "zarolho". Como é óbvio esta jogada com o espécie de SO teria que acontecer mais tarde ou mais cedo já que o mercado das "pequenas" máquinas estava mais ou menos perdido não fora a M$ exercer o seu poder monopolista junto dos fabricantes e andar a oferecer, alguns dizem mesmo pagar, para ser utilizado o XP e esconder as versões "Linux". Tudo isto se traduziu num rombo financeiro a que os accionistas não deverão bater palmas, não senhor!
Se a diferença nosa netbooks, entre as versões equipadas com XP versus "Linux", até nem era assim muita, sem se perbecer bem porque, eis que as coisas se tornam mais claras no mercado dos pequenos computadores de "sobremesa" - £149 para a versão com Ubuntu contra £249 a 299 para as versões equipadas com o Me2!
Diferenças?
Sim, mas desprezíveis. Versão Ubuntu com disco SSD de 8GB contra HDD 160 GB na versão com Me2 mas a ACER já fez saber que apenas os primeiros contarão com o disco SSD passando de imediato para um igual ao das versões Windows e ao mesmo preço - £149!
A outra diferença prende-se com a memória - 1 GB para Ubuntu (chega e sobra) contra 2 GB para o zarolho (duvido que chegue quanto mais sobrar...). Neste caso a diferença nem se coloca excepto se o utilizador pretender colocar mais 1 GB o que, tratando-se de memória DD2 e ao preço que anda por aí, estamos a falar de peanuts!
A outra diferença tem a ver apenas com a versão mais cara a qual vem acompanhada com um comando tipo Wiimote sem fios.
Como podem ver, embora até aqui tivesse andado um pouco escondido pelas ofertas/pagamentos(?) do XP, o imposto M$ é de tal forma evidente que dá para comprar 2 computadores com Ubuntu contra 1 com a versão mais cara equipada com o espécie de SO!
Repito - compre 2 nettop com Ubuntu contra um com o espécie de SO!
Ou no melhor caso, para a M$ claro, 3 com Ubuntu contra dois com o zarolho e ainda sobra guita suficiente que daria para equipar estes pequenos "sobremesas" com 3 ou 4 Gb de memória!
Sou só eu que vejo algo de estranho nisto!?
Claro que por cá as versões com Ubuntu esgotar-se-iam rapidamente para logo dar lugar a máquinas com um XP "comprado" na Baía dos Piratas ou algo do género e de seguida quando alguém falasse do imposto M$ lá apareceriam estes badamecos arrotar postas de pescada - "eu não consigo ver esse tal de imposto M$..."
Para além disso, notem que este imposto recai num produto que até a própria M$ já veio dizer que é um fracasso, coisa que muita gente viu desdo o início, para a qual anda desesperadamente à procura de um substituto. Quero dizer com isto - a M$ anda a apressar o 7 para que este venha limpar a porcaria que fizeram com o zarolho e ao mesmo tempo anda a empurrar este mesmo zarolho para alguns clientes desprevenidos e que, neste caso, vão desembolsar mais £100 a 150 por uma porcaria que terá um substituto a breve prazo. Claro que quem quiser o tal de 7 vai ter que desembolsar novamente o seu precioso dinheirinho e para estas máquinas será provavelmente o 7 capado - o tal que apenas permite correr 3 aplicações em simultâneo. Grande negócio!
Tenham é cuidado com o tal do 7 capado Starter Edition - 3 aplicações em simultâneo poderá significar desligar o anti-vírus, anti-spyware, anti-adware, firewall e por aí fora apenas para ter o Outlook, Word e Excel abertos. Não, se está a trabalhar também não precisa de ter o IE ou o Firefox nem o MSN (nem sei o nome da coisa nova nem mesmo se ainda existe...). 3 e mais nada - se precisar de mais compre a versão que custará mais uns €150?