terça-feira, maio 12, 2009

OLHA, OLHA O NETBOOK QUE NÃO SE VENDIA...

Depois de tanto paleio acerca dos netbooks que não se vendiam e com taxas de retorno 4 vezes superiores às de XP, como alguns iluminados ainda andam por aí a arrotar, eis que a verdade vem (sempre) ao de cima e lá recomeçam todos os vendedores a optar por colocar o SO original - GNU / Linux!

Desta vez é a DELL, conhecidíssima como sendo "unha e carne" com a M$. Claro que isto é só para inglês ver já que como todos sabemos Portugal continua a ser a República das Bananas inteiramente submetida ao jugo do monopólio M$. Ou será que não?
É que pode-se dar o caso da filial portuguesa ter que apresentar resultados positivos e lá terá que fazer uma afronta à madrinha M$.

Como se pode depreender, excepto pelo flagrante caso da Lenovo, todos os fabricantes voltam a introduzir o SO GNU/Linux na sua gama de netbooks para além de também oferecerem um disco como é da norma para aparelhos deste género.

Claro que quem quiser pode sempre optar por ter o XP. Apenas terá que desembolsar o Imposto M$ que neste caso é de 80 £!
Traduzindo por números que ilustram bem a grandeza do Imposto M$ - são apenas 40%!!!

Será que ainda há pessoal que não vê nisto nada de errado!?

Só não sei por quanto tempo irá a DELL afrontar o monopólio. Ou melhor, quanto tempo vai demorar o monopólio a pagar à DELL para fazer desaparecer os modelos com GNU/Linux, com as desculpas esfarrapadas do costume...
Da última vez, quando os modelos GNU/Linux estavam esgotados em todo o lado, ocupando a grande maioria dos lugares cimeiros do top 25 da Amazon, a DELL dizia que não conseguia vendê-los. E desta vez que a DELL também anda em maus lençois e o único mercado em que se prevê franco crescimento é mesmo este, o de netbooks?

Nota adicional: A DELL UK diz que o envio se encontra incluído. Por curiosidade fui ver até onde iria esse envio e não vi nada que impedisse que este seja executado para Portugal. Duvido que tal se proporcione a algum comprador em Portugal, mas nunca se sabe.

5 comentários:

Guilherme Mac disse...

Dell aqui no Brasil é ainda pior. Aqui só vendem com Windows, e quando perguntado sobre a devolução do dinheiro eles simplesmente não respondem e, se ligar para a central, mandam então comprar de outras marcas (que fazem a mesma coisa).

Francisco Costa disse...

Guilherme, em Portugal quando o sistema operativo vem pré-instalado, ou seja, o utilizador quando liga o pc pela primeira vez tem ainda que aceitar a EULA para poder usar o S.O., pode-se dizer que não aceitamos a EULA.
Ao não aceitar o EULA o sistema operativo não se instala e podemos ir ter com o fornecedor e dizer-lhe que não instalamos o S.O. e queremos a devolução do dinheiro do S.O. Normalmente o fornecedor do equipamento não aceita isso muito bem, mas há um modelo de carta que serve para participar a nossa recusa de instalação do S.O. e pedir a devolução do dinheiro.

João Trindade disse...

Os fabricantes de portateis continuam a ser mandados pela M$.

O unico modelo com linux é o mais fraquinho.

E em nenhum dos outros modelos na costumização dá para mudar o sistema operativo.

Ou seja a M$ podera continuar a dizer:
"Vejam o quão mal o linux corre!"

jocaferro disse...

Por cá também não devolvem o dinheiro do Windows.
Mas isso já é uma outra história em que o legislador também tem as culpas do que está a acontecer.

@braço.

Francisco Costa disse...

Eu já li em sites e blogs casos onde o dinheiro foi devolvido, ninguém pode é comprovar se o valor devolvido correspondia ao valor do S.O. pois na factura do computador não vem lá discriminado o valor do S.O.