terça-feira, maio 12, 2009

UAU! IDIOT...

"If you buy Windows 7 or even use it, you are an idiot."
Why?

Follow me...

5 comentários:

Francisco Costa disse...

A realidade é que quem usar o Windows 7 RC, sem adquirir uma licença, a partir de Junho de 2010 vai ver o seu computador reiniciado a cada 2 horas. Qual é o mal disso?! Penso que está tudo no EULA do Windows 7 RC.
Por outro lado é possível que a pirataria já tenha resolvido esta questão até lá. Se antes a MS lançava o software final para o publico e na semana a seguir já alguém o tinha crackado então a agora com o lançamento do 7 RC os piratas tem mais tempo para estudar o sistema e desmantelar cada bit. Tem até Junho de 2010 para crackar o S.O.
Além disso não acredito que a MS tenha muito código novo no Win 7, aposto que se preocuparam foi com maneiras de amarrar os utilizadores e limpar as asneiras que fizeram no Vista.

Luís Miguel Silva disse...

Eu também não tenho grande coisa a apontar à Microsoft (NESTE caso particular).

A verdade é que estão a deixar as pessoas experimentar o seu sistema operativo, gratuitamente, durante quase 1 ano.

Eles avisam bem sobre o que vai acontecer pelo que não vejo qual é o mal?

É preciso ver que os gajos, embora sejam EVILS no seu global, são uma empresa ENORME que está cá para fazer dinheiro!

É preciso ver que eles gastaram RIOS de dinheiro no desenvolvimento do Windows 7.

Se o produto final for bom, acho que o global destas iniciativas é muito bom também!

Já as versões do Windows 2008 Server que os gajos deixam usar sem licença durante 3 meses (para testes) é uma boa política! Não confundamos isso com "então eles deram-me isto e agora querem que pague?!".

Quanto ao XP mode, digo o que já estou farto de dizer, é inovador!

Há pessoas IDIOTAS que confundem o que eles estão a fazer com virtualização. É virtualização MAS tem features inovadoras!

A integração, aparentemente, transparente entre o sistema virtualizado e o host system (as aplicações aparecem no start menu, as janelas aparecem no host system, o copy/paste funciona entre aplicações, o acesso a dispositivos USB é "garantido", etc).

Isso, a meu ver, é extremamente inovador e irá permitir EVOLUIR muito as técnicas de virtualização! Dessa forma, se o sistema guest crashar, é só a aplicação guest que crasha!

É claro que já houveram pessoas a queixar-se: "mas então é necessário que o PC tenha suporte a tecnologias de virtualização?!".

Ora raios, e então? A Intel começou a fabricar estes chips em 2005! É claro que nem todas as máquinas os têm mas se realmente nos importamos por performance e pelo que podemos fazer com as nossas máquinas de certeza que nos preocupamos em comprar com suporte a virtualização! (pelo menos, é assim que tenho feito desde 2006)!

Quanto ao push de updates, acho bem e acho mal!

SE eles garantirem que os updates funcionarão SEMPRE (ie: porque fizeram um bom sistema de reposição automágica [sem chatear o utilizador]), não vejo problema nenhum em fazerem a instalação dos updates de forma automatizada!

O que é mau aqui é serem sorrateiros e instalarem mesmo que o utilizador diga que não quer!

Para isso mais valia dizer "ao comprar o nosso sistema confia em nós para lhe garantirmos a segurança do seu sistema" e "garantimos resposta às últimas ameaças, de forma automatizada, no espaço de 48 horas".

Como não é o caso, tenho de ser contra essa política ;o)

Hugz,
Luís

jocaferro disse...

Eu já tinha "dito" por diversas vezes que não iria falar do 7 até sair a versão final. Porém tal não me impede de ir tecendo uns comentários acerca do teu comentário:
1. XPmode não é mais nem menos que uma máquina virtual logo vem-me à cabeça a palvra lenta;
2. Com tanta cabeça por lá, custa-me a aceitar que não conseguem ser capazes de colocar no 7 um real "modo" compatível com XP. Logo, vem-me à cabeça uma ínfima perda de performance;
3. Porque carga de água não utilizo uma máquina virtual, por exemplo Virtualbox, com software Livre para ter exactamente essa opção - correr XP?
4. Atendendo ao ponto 3. porque é que o "modo" XP apenas está disponível nas versões "topode gama", logo as mais caras!?

Tens razão no que disseste mas lembra-te de uma coisa:
- No fundo, o que a MS quer fazer é usar o vasto modo de compatibilidade com todo o hardware que o XP tem actualmente para evitar cahtices do 7 com drivers que ainda não se encontram preparados. E porque?
Unicamente para colocar o 7 o mais rapidamente possível nas bancas e fazer esquecer o "zarolho"!
Mais nada!
Não tenho presente o link para um dos principais figurões do 7 em que ele se queixava da preguiça dos fabricantes de hardware em "fazer" drivers para o 7, culpabilizando-os de um eventual falhanço do 7 com relação a trabalhar decentemente com o hardware existente. Repara bem que lhe dou toda a razão e que essa é uma luta que há anos o Software Livre vem travando com esses mesmos fabricantes.

Quanto aos processadores da Intel, nem todos possuem a possibilidade da virtualização. Mesmo os que compras agora os quais segundo a própria Intel serão apenas cerca de 60% da gama actualmente disponível. Claro que tu tens o cuidado de verificar se o processador tem ou não a hipótese de ser virtualizado mas achas que a grande (põe grande nisso) maioria das pessoas se vão preocupar com isso?

Sinceramente, penso que a virtualização pensada para o modo XP compatível não vai dar em nada e morrerá a breve prazo - assim que o 7 esteja assente no mercado. Se tens dúvidas basta pensar que a MS já deixou de dar suporte ao XP e apenas o faz para patches de segurança ou a quem estiver interessado em pagar. Não estou a ver os grandes clientes a embandeirar em arco com esta hipótese...

Sabes o que é que eu espero?
Muito sinceramente, espero que a MS faça um SO à prova de pirataria só para ver os eventuais interessados em "investir" nas versões mais caras do 7 para ter um XP mode que como é lógico também terá que ser um XP legal...
Para quem já "investiu" no "zarolho" deve estar bem satisfeito com esta prenda da MS...

Quando sair a versão final do 7 falamos, ok?
Ou melhor, quando estiver por aí discutimos o assunto ao lado de uma francesinha e bejeca para mim e um copo de água para ti... :-))

@braço.

Francisco Costa disse...

Já agora alguém me arranja uma cópia do Windows 7 (Beta ou RC tanto faz) gostava de poder falar mas com conhecimento de causa. Claro que não tenho paciência para fazer o download, não vou gastar Gigas da minha ligação com isso...

Luís Miguel Silva disse...

Txi, que porquinho! A gozar com o gordo que faz dieta ;o) he he he!

Olha que em relação à virtualização por hardware, a performance é muito boa (não tem nada a ver com a virtualização que era feita no passado)!

E volto a dizer o que disse: a inovação aqui vem da fácil / transparente integração entre o guest e o host system (nada mais...mas já é muito)! ;o)

Hugz,
Luís