quarta-feira, junho 09, 2010

AMNÉSIAS GLOBAIS...

Como não poderia deixar de ser, o assunto do momento também não poderia cá faltar...
Quando a Apple dá um show toda a gente se apresta a grandes parangonas, incluindo neste lote as nossas "televisões", chegando ao ponto de parecer que neste mundo apenas existe o aspirante a Deus Steve Jobs e mais uma empresa que não ouso sequer citar. Compreendo perfeitamente que se as notícias para cada telefone Android colocado no mercado tivesse a atenção especial que a Apple tem praticamente teríamos o espaço televisivo completamente preenchido com "droids" mas não poderiam pelo menos mostrar um de vez em quando?

É que nem um para amostra!

E este amor vai tão longe que poucos foram aqueles que mostraram algumas das novidades apresentadas, tal como esta:

Como foram raros os exemplos que documentaram este grande falhanço será que todos os outros que se fartaram de encher chouriços sofrem de algum problema de amnésia quase global!?

Reparem que o velhinho não tem qualquer problema com o "wifi"...

Também é interessante ver até que ponto uma apresentação deste tipo perfeita(?) e cuidadosamente(?) preparada falha precisamente naquele exacto momento!?

E logo no novo aparelho!?


Para ser justo estes problemas acontecem com muita gente tal como também aconteceu recentemente com Google e anteriormente (tantas vezes) com uma outra que nem sequer vale a pena mencionar. Só que nos outros casos tenho a absoluta convicção que ninguém sofria desta estranha doença que provoca uma amnésia selectiva e mais depressa se viu o problema a correr o mundo do que as idolatrações ao produto. Não é um muito estranho!?


Também para ser justo, esta aplicação de vídeo-chamada através de wi-fi é realmente algo que me deixou com água na boca.

5 comentários:

Carlos Martins disse...

Sem querer vir para aqui "defender" o St.Jobs; parece-me que a questão teve mesmo a ver com a saturação do espectro WiFi do que outra coisa.

Por muito que tivesses uma "rede independente" preparada, com mais de 500 dispositivos a saturar os 2.4Ghz... alguma coisa ia ter que estourar. :)

(Por acaso foi coisa que até me passou pela cabeça no outro dia... quantos devices seria capaz de aguentar uma zona sobrelotada de WiFi's! :)

jocaferro disse...

Certo mas a questão aqui é ver o "velhote" a lá ir sem qualquer problema e o novíssimo 4 a ficar a meio. E que raio de preparação foi aquela?
Qualquer um de nós sabe perfeitamente delinear um acesso reservado com QOS. Não compreendo como uma máquina (leia-se o pessoal da Apple) daquelas que deveria estar bem oleada para estes momentos cruciais se "esqueceu" de um pormenor tão banal.
Agora, uma coisa que me admirou foi o número "superior a 500"!
É absolutamente brutal! :-)

Como é óbvio, sei perfeitamente que a culpa não é do novo 4 mas não deixa de ser um valente Fail!
E praticamente ninguém falou disso. Certamente te lembras da MS e mais recentemente Google que ficaram mais conhecidas pelo Fail do que pela apresentação.
ma "pequena" diferença de tratamentos.

Como certamente reparaste, este 4 enche as medidas de qualquer um e se alguém me oferecer um não resisto.

@braço.

Carlos Martins disse...

Sem querer estar a meter bacoradas, acho que não há QOS que resista quando é todo espectro RF que está "atascado" por excesso de devices.

(Sinceramente, nao faço ideia do que a norma especifica nesses casos - é aquela tal questão: se meteremos "1 milhão" de devices WiFi numa sala... será que alguns conseguirão funcionar em condições? Ou o excesso dos que nao se podem ligar "lixam" a ligação aos outros?)

Carlos Martins disse...

Afinal poderá ser mesmo indicativo de um bug no iPhone 4.

Uma análise por quem sabe:
http://arstechnica.com/apple/news/2010/06/wwdc-keynote-wifi-woes-may-have-been-due-to-iphone-4g-drivers.ars

:)

jocaferro disse...

yap, já tinha lido. Ontem também já tinha visto o outro vídeo em mostra que foram dois pares de iphones e o 4 nada de dar.
A mim também me custava a acreditar que fosse um problema de "wifi". Aquele pessoal tem muita tarimba em demonstrações e certamente teriam tudo preparado para nada falhasse. Só pode mesmo ser um bug no iphone, talvez drivers ainda "frescos" demais para o chipset que usaram. Note-se que o ipad também teve problemas com o "wifi", ainda não totalmente resolvidos, e o Nexus One idem devido ao chip da Broadcom que usaram.

@braço.