sexta-feira, setembro 17, 2010

O ANDROID ANDA MESMO A INCOMODAR MUITA GENTE

“It does infringe on a bunch of patents, and there’s a cost associated with that,” Ellawala said. “So there’s a... cost associated with Android that doesn’t make it free."

Quem o diz é um tal de Tivanka Ellawala, um dos top do monopólio. Pudera, com um nomes destes só poderia mesmo sair asneira. Coitado!

Desde que o Android começou a derrotar inexoravelmente a concorrência começou a desenhar-se no horizonte uma chuva de ataques vindos daqueles que desde há muito são os eternos derrotados em inovações. 

Claro que durante este período os evangelistas do Redmónio andam por aí super-excitados com o lançamento de uma treta qualquer que na minha opinião nada trará de novo para esta guerra. Ou seja, a M$ tem a sua posição bem delineada na escala de vendas e mesmo as suas patrocinadas Gartner (ainda há uns meses atrás colocava a M$ em terceiro e Android em quarto num claro favorecimento da seu principal cliente) e a IDG (também previa que a M$ iria manter-se no terceiro ou mesmo subir para segundo) já a puseram no sítio devido já trataram de repor a verdade crua e nua dos factos ao colocar a M$ em sexto lugar!
E isto num curto período de tempo de dois ou três anos!
Ah!, falta frisar que mesmo o MeeGo irá ultrapassar aquela coisa da M$. 

Bem, se seguir os passos desta "maravilha" tecnológica que apenas durou 3 semanas, período após o qual a M$ decidiu mandar às malvas os cerca de meia-dúzia de papalvos que foram bem enganados por esta autêntica banha-da-cobra, deverá ter mesmo um futuro invejável.

O monopólio não surpreende e já que não os consegue combater lealmente opta pelo ataque sujo e porco dos habituais empregaditos cuja visão do mundo se encontra limitada a uma janela. Por esse facto nem sequer sabem o que significa ser livre. 

4 comentários:

Anónimo disse...

actualmente a microsoft é irrelevante no mercado móvel. (e, de certo modo, ainda bem).

mas daí até dizer que o android é uma plataforma livre é, no mínimo, exagero.

não existe um android "stock", aberto que possas instalar no teu telemóvel. só o consegues obter a partir dos fabricantes de telemóvel e das operadoras, cheio de crapware e sem codigo disponível.

além disso a google anda a fazer jogadas de bastidores para evitar que os fabricantes usem outras tecnologias de localização que não a deles, etc, etc

já lá vai o tempo do "do no evil".

basicamente o android é um sistema operativo feito para, mudando tudo, deixar tudo na mesma.

e antes que venhas com respostas fanáticas digo-te já que tenho um telemóvel com SO android.

jocaferro disse...

Android é uma plataforma livre sem qualquer sombra de dúvida.
O que os fabricantes ou operadores fazem é usar dessa total liberdade para fazerem aquilo que lhes convém.
Mas, apesar desse contratempo, usando da liberdade da plataforma é fácil ultrapassar esse obstáculo.

Como informação curta e breve, sem respostas fanáticas, é melhor ler um pouco sobre o Android antes de vir por aí asneirada do tipo:
- "não existe um android "stock", aberto que possas instalar no teu telemóvel"

jocaferro disse...

Ora, jogadas de bastidores. Assaltou-me de imediato à ideia da aberrante imposição do "bong" pela Verizon.
http://www.techflash.com/seattle/2010/09/bing_on_verizon_androids_microsoft_finally_getting_what_it_paid_for.html

Sou da opinião que Google não e flor que se cheire mas em termos de jogadas de bastidores ainda é um menino de coro face às restantes.

Netshark disse...

Isto a mim fez-me lembrar as ajudas que a M$ deu á SCO no passado, usando como testa de ferro o Darl McBride,ex-CEO da SCO.
Será que eles andam a tentar clona-lo numa outra empresa, que por linhas travessas descobriu magicamente que *talvez* as suas patentes sejam violadas pelo GPL.
É a fase 2 da tentiva futil de eliminação do Linux.
O susto ja foi dado ha um ano atras pela Gartner, que coloca o Windows mobile em 4o lugar na quota de mercado de sistemas operativos moveis, atrás da symbian, Android e do iOS.
Certo é que se o windows mobile 7 não pegar, não sei se o Steve Balmmer quer continuar a queimar dinheiro neste mercado..