sábado, junho 25, 2011

ENSAIOS

O companheiro, do Planet Geek, Paulo Silva acaba de colocar à disposição de quem estiver interessado dois ensaios da sua própria autoria.

Um deles levanta uma questão deveras pertinente e que tem sido alvo de discussão por diversas vezes - patentes.

Enquanto para mim algumas patentes até tem a sua razão de ser e contribuem para a tal de "inovação", como por exemplo entre as empresas que dedicam a maioria do seu investimento à pesquisa e desenvolvimento, noutros casos a febre pela patente tem apenas o condão de se tornar contraproducente, já para não mencionar a aberração de existirem patentes sobre software!

Ora, um dos casos mais típicos acontece com os estabelecimentos de ensino público, visados neste ensaio, onde, pessoalmente, a primordial questão que se coloca é:

- uma instituição financiada pela coisa pública não deveria ter a obrigação de publicar em domínio público as suas descobertas!?

Para mim a resposta é apenas uma única - um inequívoco SIM!

Nota: os ensaios encontram-se em formato 'pdf'.

2 comentários:

Luis Miguel Silva disse...

Eu acho que, se a Instuticao e Publica e financiada apenas e so com dinheiros publicos, entao a descoberta / criacao deveria ser patenteada com pertencente ao pais, permitindo que empresas desse pais a possam usar livremente!

jocaferro disse...

As empresas se quiserem que desenvolvam e paguem por esse conhecimento. Por aí é fácil acontecer mas por cá, como sabes, as empresas (nacionais ou estrangeiras) andam sempre na mama.

@braço.