sábado, junho 11, 2011

O EXEMPLO QUE VEM DA ÍNDIA

Um "tablet" por um pouco menos de € 49, sendo que metade é paga pelo utilizador e a outra pelo governo.

Mas, a parte mais interessante é esta:
"(...)  OLPC could not be taken seriously at that time.Banerjee also stated that the need for classrooms and teachers was greater than "fancy tools" and that if there were money available, it would be better spent on the existing education plans than attempting to implement OLPC in a pilot stage.By 2008, India had begun its own attempts at creating low-cost laptops. Instead of OLPC's target price of $100 per laptop, the HRD ministry is aimed for a $10 laptop.(...)

Calculem agora que um OLPC por $100 não era para ser levado a sério, não passando de um "fancy tool", e que era preferível investir em salas de aula e professores!
Portugal, o tal país do pelotão da frente,  resolveu fazer justamente o contrário - gastar cerca de 3 a 4 vezes mais do que um OLPC por uma porcaria de um Classmate, naquela altura já tinha sido rejeitado pelo fabricante havendo mesmo um novo modelo já em comercialização, fechar escolas e não investir em senão mais pelo menos melhores professores já  para não falar nos despedimentos!

Mas isso é apenas a Índia, uma das maiores potências mundiais, senão a maior, em TI e não a super-potência do "pelotão da frente" na obtusa visão de alguns (des)governantes que mereciam bem ser julgados por aquilo que fizeram ao país!

Como informação adicional, o Classmate foi "inventado" à pressa pelo duopólio Microsoft/Intel com uma única intenção - a de combater o OLPC. Claro que a "oferta" era mesmo assim mais cara que a concorrência e só com os habituais truques de "charme" conseguiram travar aquilo que hoje começa a ficar à vista (bbbbbrrrlllllggghhh) de todos. Claro que por cá os peixes-burros engoliram isca. anzol, levaram linha e cana. Enfim tudo até estarmos praticamente todos enterrados até aos cabelos e com uma inarrável fanfarra vinda do outro lado do Atlântico a marchar jubilosamente por sobre as nossas cabeças.

2 comentários:

Netshark disse...

Cuidado com a Índia e as TI, pois nem tudo são rosas.
Este exemplo é bem melhor que o nosso mas eles também tem maus exemplos.
O outsourcing selvagem que actualmente grassa neste pais, já levou a retirada de importantes empresas da Índia, pois cria um descontrolo total da solução, por parte do cliente. Por exemplo, o cliente contrata uma solução, mas depois pode chegar a um ponto de não saber muito bem, quem é que trata dos seus problemas, e a quem exigir responsabilidades.
E de resto eles também têm o que nós temos, bons profissionais, maus profissionais, boas empresas e más empresas. Tem custos muito mais baixos, mas a qualidade também pode ser fortemente afectada.

jocaferro disse...

"outsourcing selvagem"
Selvagem, penso que diz tudo.

Quanto ao exemplo ser melhor que o nosso aí não existem quaisquer dúvidas - o nosso foi um logro e no caso dos Magalhães foi uma autêntica fraude!
Penso que se podem contar pelos dedos de uma das mãos as escolas que efectivamente tiraram partido destes Classmate.

Como é óbvio não excluo Portugal como "fonte" de bons profissionais, porque os há e não são assim tão poucos. Porém, é inegável que a Índia é efectivamente uma potência mundial, senão a maior, e nós praticamente não constamos do mapa.