Sempre disse que a MS acabaria um dia a proclamar que "Linux" foi uma ideia deles e que lhe pertence. Talvez lá para 2015 com uma coisa que provavelmente se chamará Janelas 8 (caso abandonem o actual ciclo baseado em Longhorn tal como o fizeram para o zarolho e optem por um verdadeiro SO) ou 9 quando derem conta que produziram mais um aborto de olhos fechados...
Claro que tal não passa de uma mera brincadeira (ou talvez não...) e o que a MS parece querer transmitir neste caso é que aceitou a derrota que lhe está a ser infligida nos "servers". Como tal, anda muito apressada a tentar colar-se à tecnologia dominante e, com vídeos deste teor, a parecer cada vez mais "amiga" do tux. Infelizmente para eles (MS) não basta parecer e será absolutamente necessário mostrar que assim é o que obviamente se traduzirá numa enorme revolução nada condizente com todo o historial deste monopólio.
Durante os últimos tempos algumas mensagens que por aí circularam davam a parecer que a MS era um dos maiores contribuidores para o kernel-verdadeiro-Linux ao colocar-se em 5º lugar em termos corporativos. Ora, eis uma excelente forma de demonstrar a diferença que vai entre o parecer e ser:
(ficção) - contribuição de 20.000 linhas de código para o kernel 3.0(!);
(Facto) - essas tais 20.000 linhas já tinham sido incluídas em versões anteriores desde 2009;
(Facto) - essas tais 20.000 linhas foram "parar" ao kernel após a MS ter sido acusada de violar a GPL quando optou por apropriar-se de tecnologia alheia (como sempre fez desde a génese...) e dizer que lhes pertencia quando fecha esse mesmo código e lhe põe um carimbo "Propriedade de MS":
(Facto) - após essa "abertura" nunca mais ninguém os "viu" a melhorar e actualizar esse mesmo código;
(Facto) - essas tais 20.000 linhas de código tem apenas como interessados a MS e demais satélites ou seja, para o Linux não tem qualquer valor acrescentado;
(Facto) - essas tais 20.000 linhas de código apenas contribuem para a engorda do kernel o que acrescenta mais problemas em termos de estabilidade e segurança principalmente quando a MS abandona os seus fiéis súbditos durante cerca de 2 anos sem qualquer actualização;
(Facto) - essas tais 20.000 linhas de código tiveram apenas uma intervenção de 15h de molde a poderem ser incluídas no kernel 3.0. Logo, nada de novo e se pensarmos em apenas uma pessoa a "perder" apenas 15h nada de importante poderá ter acontecido;
(Facto) - essa intervenção apenas aconteceu porque os responsáveis pela manutenção do kernel bateram com a porta e ameaçaram que no caso desse jurássico código não ser actualizado não mais seria incluído no kernel.
Muito mais haveria a dizer mas o mais importante a reter é que a MS faz por parecer que é leal amigo para com os seus competidores mas, especialmente no caso de Software Livre e Aberto, aquilo que parece nunca o foi é e provavelmente será.
Um cidadão normal. Nascido em Gondomar, vive desde 1982 num pequeno paraíso chamado AÇORES, mais propriamente em Ponta Delgada, na lindíssima Ilha de S. Miguel.