sexta-feira, março 08, 2013

MIR...

Um dos assuntos que tem dado que falar é este "desvio" por parte da Canonical e pelo que tenho lido existe muita gente a criticar negativamente esta opção.

Pessoalmente, tenho por opinião que tudo o que possa ser feito para melhorar esta sensível área é sempre bem-vindo desde que todo este esforço seja aberto a toda a gente. Assim, sinceramente não compreendo algumas críticas que me parecem mais de velhos-do-Restelo do que outra coisa. Como é óbvio, caso se torne num golpe para dar numa de Apple e guardar este desenvolvimento num cofre bem fechado beneficiando única e exclusivamente o seu querido filho e enteados, é mau, muito mau.

Assinalável é verificar que existe um grande interesse por parte da NVIDIA e provavelmente da AMD/ATI em trabalhar conjuntamente com a Canonical para conseguir tal objectivo.

Neste momento, ainda é cedo para alguém poder dizer alguma coisa em concreto pelo que será preciso esperar algum tempo para "ver" até que ponto esta será uma boa ou má iniciativa. Lamentavelmente, mesmo sem este conhecimento, os movimentos pró/contra começaram uma guerra de alecrim-e-manjerona que em nada beneficia a comunidade.

Esperem um pouco, porra. Deixem ver no que isto dá e depois opinem. Basta desta treta e acabem lá com esta ridícula intocabilidade de alguns tabus que renitentemente ousam em persistir dentro de uma comunidade que se quer Livre e Aberta. As "novidades" caso sejam más ponham de lado mas caso sejam boas aproveitem ao máximo a oportunidade oferecida.

Aviso: até posso afirmar que nunca fui um frequente utilizador das distros da Canonical e muito menos de Ubuntu. Neste momento tenho apenas um antigo portátil com Xubuntu 12.04 que anteriormente também teve Lubuntu 10.04 e Ubuntu 6.06/8.04 ou seja LTS. Nas máquinas mais modernas tive praticamente sempre Fedora/KDE mas com o actual 18 também chegou a altura de largar este vício tendo, após muitas escolhas, optado pelo openSUSE 12.3 (obviamente KDE) cuja versão final sairá dentro de poucos dias.

Sem comentários: