segunda-feira, janeiro 26, 2009

GUERRA NAVAL

Armada ao fundo!
Não, não foi apenas um naviozito mas mais de 75% da armada inglesa!
E tudo porque?
Claro que já devem calcular que andar a espalhar janelas por tudo quanto é sítio não leva a lado nenhum.
Inglaterra está a tornar-se no país mais anedótico do mundo no que a Tecnologias de Informação confere. Entre muitos mais exemplos, rememorando:
1. - No final do ano passado a London Stock Exchange sofre um duro e grave golpe. Foi tão duro que fechou as portas durante um dia e mesmo quando as abriu no dia seguinte ninguém sabe como as coisas se passaram. E tudo isto porque?
Porque o palerma do software que usam tinha tido uma diarreia mental no dia útil anterior - Sexta-Feira. Grave porque aqueles gajos não aprendem mesmo após terem sofrido 2 reveses que resultaram em consequentes paragens em apenas 18 meses os quais comparados com zero paragens por mais de 11 anos do anterior sistema...
"À primeira cai quem não sabe, à segunda cai quem quer mas à terceira só cai quem é burro!"
Grave e duro ao mesmo tempo porque uma significativa parte dos clientes mudaram-se para a concorrência, concorrência essa que usa Linux...

2. Também nos finais do ano passado e já neste ano, vários hospitais viram o seu funcionamento ser reduzido ao mínimo e mesmo assim se funcionavam devia-se aos antigos métodos de lápis e papel!
Alguns hospitais demoraram várias dias e penso que nuns quantos o assunto demorou semanas e foi tão grave que a grande maioria não conseguia manter o Serviço de Urgências aberto. O que é facto é que eram janelas abertas por tudo quanto é sítio;

3. Recentemente, este assunto ainda tem apenas uns dias, a Marinha inglesa também quis pertencer a este notável anedotário e toca a escolher janelas para decorar todo o seu património. Apesar de ter sido avisada e bem avisada, depois do que aconteceu com a marinha dos EUA que começou a migrar para Linux, lá foram de vento em popa...
O resultado?
Como é óbvio só podia dar merda. Apenas passadas algumas horas - pumba!
Mais uma vez, existia uma outra plataforma que andava por lá há uns 11 anos e sem qualquer problema

O que é que estes casos tem em comum?
M$!
Estavam à espera de quê?
E mais, calculem agora quem esteve directamente envolvida em todos estes projectos!?

Depois falam do suporte do Linux - "ah! e tal prefiro pagar milhões e ter suporte do que ter Linux sem ninguém para me ajudar". Isto, apesar de ser uma falácia de todo o tamanho já que não faltam por aí empresas que prestam suporte a Linux e demais Software Livre, mostra perfeitamente quão oco é este argumento e a quanto se submetem apenas para tentar desculpar os tais milhares que custa ter um sistema Windows. Desde que paguem os programas, tais como o próprio SO/M$ Office/Adobe Photoshop/Autocad, etc., como é óbvio.
Também o que é que esperava de uma firma que anda mais de 6 anos a desenvolver um SO e quando o lança ao público sai a borrada que saiu? (*)
O que é que se poderia esperar de uma empresa que após milhares de horas de treinos para que o seu querido patrão fizesse uma apresentação toda laroca e que nem com esse extraordinário esforço de centenas, senão milhares, de técnicos conseguiram colocar um PC a trabalhar?
BSOD!
Ou, noutro caso, como vários anos de preparação com milhares de técnicos a fazerem o seu melhor para que tudo desse certo de repente todo esse esforço se esfuma perante um fantástico e monumental BSOD atirado à passagem do "voador" portador da chama olímpica?
Acreditem sinceramente, que me faz confusão as pessoas seguirem tão religiosamente tal credo.

Desde há vários meses prometi a mim mesmo ficar calado quanto às ameaças que por aí abundam. Continuo a cumprir essa promessa que fiz a mim mesmo porque acho que depois de tantos avisos se as pessoas não ligam o problema é deles mas depois não digam que não sabiam de nada. Contudo, em vez de avisar para isto ou aquilo deixo apenas uma sugestão:
- Estejam atentos a tudo o que diga respeito à segurança dos vossos computadores. Muito atentos, que os tempos não estão para brincadeiras.
Como é óbvio, esta sugestão aplica-se apenas a quem usa sistemas com Windows.
Para os restantes, preocupem-se também com a segurança mas não sejam paranóicos.


(*) - Não sou só eu. É muita gente e mesmo a própria M$ quem o diz quando anda a espalhar que afinal o 7 é que é o prometido, muito melhor que o zarolho, mais rápido, menor uso de memória, etc.. Ou seja, tanta virtude mas sempre face aos problemas do outro - o cego...

As notícias da Marinha foram lidas em Tux Vermelho.

Sem comentários: