segunda-feira, abril 20, 2009

MySQL MORREU!

Viva a MARIA!

Não acredito que a ORACLE tenha algum interesse em manter o desenvolvimento da MySQL após a compra da SUN. Também não acredito que tenha qualquer interesse em oferecer a MySQL à comunidade e continuar com a marca dentro de portas.
Talvez a venda, provavelmente à M$ que ultimamente parecia muito interessada em tentar alguma manobra para extinguir um dos maiores pesadelos do Stevie...

Porém, uma das vantagens do Software Livre e Aberto é que ninguém se pode assumir como dono de algo e muito menos as empresas do tipo Oracle e M$. Até podem comprar a marca mas as ideias, quando Livres e Abertas, essas nunca o conseguirão e pode(*) sempre aparecer alguém a oferecer um "fork" à comunidade.
Neste preciso caso já nem é necessário frisar o "pode" pois tal já aconteceu há algum tempo - MariaDB.
Eu até nem tenho nada contra as Marias. Antes pelo contrário - adoro-as!
Assim, resta-me dedicar um pouco de tempo a esta Maria em vez de o desperdiçar com o presumível defunto MySQL da Oracle.

(*) - Este pode fez-me lembrar de uma notícia que ouvi de manhã na Antena 2:
- "Ah! e tal alguns gestores públicos que haviam sido multados pagaram essas multas com o dinheiro das instituições. Trata-se de um caso grave e estes gestores poderão ter que devolver as quantias em causa. Para além da devolução podem ainda ser alvo de um processo judicial"

Poderão?!!!!
Podem?!!!!

República das Bananas!
Salve-se quem puder!

Foda-se!
Já nem vergonha da cara têm!

Fico a aguardar a habitual reacção por parte deste (des)governo.

Atenção: A redacção aqui exposta não segue à letra o que a jornalista transmitiu mas tentei transmitir a mensagem da forma mais fidel.
Quero ainda acrescentar que não li o relatório, ou lá como se chama essa coisa, do Tribunal de Contas. Neste momento acabo de saír de uma situação traumatizante e não quero de forma nenhuma apanhar com mais uma em cima. Um dia destes hei-de ler, talvez quando acabar de me preparar para um exame de matemática que neste momento é uma das minhas prioridades.


5 comentários:

Francisco Costa disse...

Boas,
Já há algum tempo que não deixava nenhum comment por aqui, mas por vezes só tenho tido tempo para ler por alto.

Quanto à possivel morte do MySQL, não tenho assim tanta certeza que isso aconteça. Qual é a base de dados mais popular em servidores web? O MySQL! A Oracle pode tentar tirar dividendos desse factor. Se a Oracle matar o MySQL está a dar um tiro no pé ao deixar um mercado tão importante como os servidores web.
Neste momento para além do MariaDB, que não conhecia, o PostgreSQL é certamente a alternativa ao MySQL.
Se o MySQL for atravessar alguma fase de indefinição é muito provável que o PostgreSQL ocupe o lugar nos servidores web.
Eu por mim vou tentar aprender a usar o MariaDB e aprofundar os meus conhecimentos de PostgreSQL...

Carlos Martins disse...

Pronto, lá vou eu ter que me virar para a Maria então...
E logo agora que eu até me começava a habituar ao MySql. :/

jocaferro disse...

@Francisco Costa:
Não sei se a Oracle tem algum interesse em manter a MySQL embora tenha um enorme mercado pela frente.
Pessoalmente acho que deveria manter e promover ainda mais mas nunca se sabe o que vai na cabeça deste pessoal.
Claro que PostgreSQL tem uma palavra a dizer caso a MySQL perca alguma da força. Tenho andado a experimentar a última versão e acho-a muito melhor que as anteriores.

Quanto à Maria DB, a grande vantagem é permitir uma fácil, diria facílima, migração do pessoal que já está habituado a todas as "ferramentas" disponíveis. Para além de ser praticamente igual tem a vantagem acrescida de ser completamente Livre.

Veremos o que vai dar.

Santa Clara está em grande! :-)
Não apenas no futebol mas também a Freguesia que poderá servir de exemplo a muitas outras.


@Carlos Martins:
Para mim tanto faz. Como estou a recomeçar a aprendizagem posso perfeitamente explorar a "Maria". Para os utilizadores mais experientes - penso que não existem grandes diferenças.

@braço.

Francisco Costa disse...

Joca,
Num dos meus espasmos cerebrais ocorreu-me que se calhar era possível criar uma Associação de Software Open Source em S. Miguel. Um conjunto de pessoas dispostas a investir algum tempo na divulgação do Software Open Source, ajudar que esteja a começar ou queira começar a usar software Open Source.
Eu não conheço muita gente dedicada ao Software Open Source, mas aposto que existem mais do que imaginamos.

jocaferro disse...

Dentro de dias entro em contacto contigo. Tem mais pessoal que anda a pensar em fazer algo e podemos juntar algumas actividades.
Por agora estou com a genda preenchida. Vou estar cerca de 3 semanas no continente em formação e depois tenho que ir por várias vezes à Terceira, Faial e Pico e só lá finais de Junho, cerca do dia 23, é que estarei mais livre. Uns dias para a família e opinei marcar uma reunião para Julho. Foi aceite que começaremos em Julho e também que eu pago a primeira rodada... :-)

(caso não apareça uma multidão...)

Podes ir passando palavra para essa reunião. Entretanto vou-te dando mais notícias assim que estiver tudo assegurado.

@braço.