quinta-feira, maio 14, 2009

CLOUD COMPUTING

O post sobre o Ubuntu One recebeu um comentário de Guilherme Mac em que este achava uma boa ideia o Ubuntu ir para as nuvens.
Este assunto de cloud computing já verteu muita tinta e muita mais irá ainda despachar. Mas afinal o que é isso de cloud compunting?

Bem, para quem não sabe a SUN dispõe de alguns textos sobre este assunto. Sobre este assunto e muitos outros, transformando-se numa excelente fonte de conhecimento para quem quiser ir um pouco mais além nestas coisas de "computadores". Se estiver interessado pode começar por este "pdf" (Nota: precisam de se registar) onde em 25 páginas tentam explicar o que é isso de cloud.

PS: Pessoalmente, eu não acho que $ 10 por mês é muito dinheiro pois tudo depende da utilização que se dá a esse espaço. Também depende das condições que eles dão mas tenho quase a certeza que qualquer um dos dois modelos disponibilizados pela Amazon ficarão mais caros no caso de ter algum tráfego mensal.
Só vendo e fazendo as contas.

1 comentário:

Francisco Costa disse...

Eu por enquanto sou um bocado desconfiado quanto ao cloud computing.
Para todos os efeitos o cloud computing permite que um individuo ou organização tenha dados e aplicações na dita "cloud" e possa em qualquer local do mundo aceder aos dados, no entanto não será isso confiar demasiado num serviço sobre o qual não temos qualquer controlo.
A meu ver as empresas que fornecem serviços na "cloud" eventualmente podem ver todos os dados que lhes confio para as mãos, gente sem escrúpulos poderá certamente aproveitar-se disso.
Existem claro regras de segurança e ética, mas há sempre alguém disposto a quebrá-las...