quarta-feira, junho 03, 2009

SSD's A ABRIR!

Enquanto uns, que se apelam os "maiores", andam por aí sem saber o que fazer para atinar com os "discos" mais rápidos que existem, o pessoal do Software Livre, neste caso mais propriamente "Linux" kernel, já há muito colocou o devido e justo suporte para estes "discos" SSD.
Porém, este pessoal não se dá por satisfeito e vai daí vão lançar um suporte que irá fazer os SSD gemer até darem tudo o que puderem dar.
Como?
Muito simplesmente, cobrindo na versão 2.6.30, que se espera para breve, ainda mais "file-systems" (1) do que a recente versão 2.6.29. Assim, poderá encontrar no kernel 2.6.30 uma nova versão do NILFS (New Implementation of a Log-Structured File System) o que neste caso corresponde à 2, ou seja, NILFS2. É precisamente este "Sistema de Ficheiros" quem irá tirar dos SSD tudo aquilo que eles tem para dar.
Se não sabe o que raio é o NILFS, pode começar por aqui. Para todos aqueles que já conhecem e que tiram partido desta tecnologia SSD, a esta hora já devem saber destas boas notícias.
Para quem anda preso num espaço confinado com janelas, lamento informar que ainda tem que esperar mais um bom pedaço de tempo. Ou talvez não dado o voraz apetite pela cópia que os engenheiros de Redmónio sempre tiveram...

É assim. O pessoal do Software Livre anda sempre a inovar e a oferecer aos seus utilizadores aquilo a que eles tem direito enquanto outros ainda andam presos a porcarias do milénio passado e há mais de 6 anos em busca do milagreiro (ou será "sebastianesco"?)  WinFS (seja lá o que isso for...).
Bem, nem vou dizer mais nada. Cada um tem aquilo que merece...



4 comentários:

Anónimo disse...

Quem anda confinado a janelas deves ser tu. Hoje em dia quem mete palas nos olhos e ve apenas um sistema à frente está condenado a mais tarde ou mais cedo ser ultrapassado. Hoje o mundo é dos poliglotas... é que os outros começam a soar como MONOtonos.

jocaferro disse...

Quem é que mete um sistema à frente!?

Ah!, escusa de responder. Certamente continua-se a ver-se ao espelho...

Já agora, aqui vão umas questões:
- O anónimo por acaso não reparou que o assunto é sobre SSD?

- Falando em SSD, por acaso sabe como se comportam os seus queridos Windows com estes "discos"!?

- Por acaso sabe o que quer dizer poliglota!?

Francisco Costa disse...

Eu li sobre esta questão dos SSD no www.linux-mag.com. A opinião que eu tinha sobre os SSD é que a única maneira de os tornar mais rápidos era aumentando a cache ou desenvolvendo o próprio hardware do SSD, mas pelos visto o tipo de File System irá fazer toda a diferença.

Francisco Costa disse...

Quanto à discussão lançada pelo anónimo, estou de acordo que quem só vê um sistema à frente dos olhos está condenado.
Muitos utilizadores Windows fazem isso durante longos períodos de tempo e ainda pagam por isso, o mesmo se passa com os utilizadores MAC OS, estão condenados.
Eu por mim sinto-me bem em hoje poder olhar o Ubuntu ou o OpenSuse e este fim de semana talvez instale o Caixa Mágica 14, claro que o XP também faz parte da lista (veio por defeito com o PC e está legal)