quinta-feira, abril 28, 2011

RIP NOVELL

Como já tinha avisado por diversas vezes, principalmente desde o pacto com a demónio, era uma vez Novell.
A única coisa digna de nota são algumas centenas de patentes que irão parar a uma "entidade" que é constituída por Microsoft, Apple e EMC. Ou seja, cócó, ranheta e facada...
Felizmente, já houve quem decidisse que estas patentes nunca poderiam ser usadas contra o Software Livre e Aberto, assunto a que dedicarei um pouco mais de tempo assim que possível.

Vamos lá ver o que se passará com openSUSE mas desde o tal pacto tinha quase a certeza que iria ter um triste fim. Sai fork enquanto é tempo?

3 comentários:

Luis Miguel Silva disse...

E esperar para ver! A verdade e que nao foram adquiridos pela MS mas sim por outra empresa ;o).

E, pelo que oico, a razao da sua queda (ate a venda) teve mais a ver com mas politicas e um crescimento muito rapido (nao sustentavel) do que outra coisa qualquer!

Eu trabalho na sede da Novell (embora nao seja para eles, a minha empresa aluga instalacoes dentro do campus deles) e uma boa parte dos nossos funcionarios passaram por la e todos dizem isso!

Agora e esperar para ver...
Para ja, a conferencia anual deles (a Brainshare) ainda esta agendada (embora tenha mudado para o final do ano em vez do inicio).

A ver vamos! :o)

jocaferro disse...

Praticamente todas as empresas que pactuaram com os redmónios foram à vida e não conheço qualquer caso em que a MS tenha ficado com elas. É prática recorrente por parte da MS sugar o sangue enquanto dá e depois lixo...
Quanto ao negócio da Novell, é certo que cometeram erros mas em abono da verdade a Red Hat está cada vez mais forte e com facturação até agora impensável. A Novell desde sempre andou na corda bamba sem saber ao certo o que fazer e se por um lado era "livre" por outro suspirava pelo proprietário.

De uma coisa tenho a certeza, é mais uma entre imensas que celebraram pactos com o diabo e foram queimados. E aquilo que lhes interessava foi parar à mão deles - patentes!

@braço.

Luis Miguel Silva disse...

Agreed! :o)