domingo, janeiro 15, 2012

O QUE É ISSO DE SOPA!?

Numa altura em que muita gente fala do assunto, afinal qual o problema desta inventada pelos bobyyies da MAFIAA!?

Ou, colocado doutro modo, o que é que essa ridícula Lei tem a ver com o resto do mundo e não apenas para espezinhar aqueles que elegem tal corja!?

É que o problema é mesmo esse - esta Lei visa essencialmente escravizar o "resto do mundo" e não ameaçar aqueles que os podem destronar de lugares tão bem pagos. Ou seja, na perspectiva do infame autor(*) da Lei - "coitadinhos dos "amaricanos" que são obrigados pelos sites estrangeiros a cometer tais crimes tão hediondos"!
Sim, na opinião deste troglodita xenófobo, os estrangeiros são o diabo na face da terra e os tontinhos dos tótós são levados pela tentação da maçã(**). 

Colocando a coisa em termos simples:
- se coloco um link para um site qualquer, p.e. Youtube, tenho que me certificar que esse link não fere de algum modo a lei do copyright;
- pior ainda, não é apenas desse específico link mas também todo o site -Youtube- estar livre de qualquer tentativa de transgressão do copyright;
- se a coisa já estava má, considerem agora que não é apenas esse link, nem tampouco todo o site mas sim (imaginem lá isto) todas as ligações que o youtube contém, as ligações das ligações, as ligações das ligações das ligações, and so on até ao infinito(!);

Já conseguiram de alguma forma imaginar o que isto pode atingir!?

E agora até podem perguntar - e o que é que tenho eu a ver com isto já que não tenho qualquer culpa no cartório e tampouco conheço os intricados meandros das leis dos EUA!?

Pois, aí é que a borrada vem toda ao de cima e se julgavam que não poderia piorar experimentem agora fazer ideia de uma coisa deste tipo:
- pegando no exemplo acima, quando coloco um link sou eu quem sou OBRIGADO a constantemente verificar a saúde legal não só da primeira ligação mas de todas as infinitas que se seguem encadeadas!

E para aqueles que igenuamente pensam "ah e tal isto nem me afecta nem estou a ver os gajos a incomodarem-se comigo" fiquem desde já avisados que se essa Lei é aprovada basta um simples e-mail de um qualquer desconhecido para serem barrados. Sem ser necessária qualquer intervenção de um tribunal!
Sim, basta alguém, seja ele quem for, informar que eu estou a violar o copyright para de imediato ser-me barrado o acesso à internet, porventura devido a um IP que nem me pertencia na altura!

Espero ter colocado a questão de um modo simples e fácil de entender de forma a que todos os cidadãos, especialmente do resto do mundo abstraindo os EUA(***), se sintam motivados a boicotar os seus próprios sites no dia 18 de JANEIRO como forma de protesto perante tal atentado à liberdade de expressão.

(*) - embora a Lei tenha sida elaborada pela MAFIAA o sabujo que a submete é para mim o autor.

(**) - ainda levo com um ataque termonuclear vindo lá dos lados dos adoradores do "Apples for Jobs"...

(***) - não pretendo dizer que os cidadão locais não adiram também a este protesto. Grandes grupos já deram o seu ok. mas os já habituais monopólios estarão certamente do outro lado da barricada. Google, embora na linha da frente contra esta Lei, penso que não irá alinhar nesta forma de protesto mas se tal viesse a verificar certamente muita gente sentiria que algo de grave se está/estará a passar e dessa forma dar o seu próprio contributo para a Força.

 

PS: de momento nem me vou pronunciar sobre o projecto-lei que visa legalizar a pirataria em Portugal. Fica para mais tarde...

 

PS: vou ficar por aqui que a maria já está a chamar para o caldo verde, enquanto está quente...

Sem comentários: