segunda-feira, julho 03, 2006

EM DEFESA DA HONRA

Após a leitura de um artigo acerca da “blogosfera”, no Jornal “Expresso das Nove”, tentei fazer chegar a minha indignação ao seu Director.

Deparei-me porém com problemas no espaço “Comente” no artigo em questão, que me responde com um erro que desconheço, pelo que depreendo que o comentário não foi enviado. Em alternativa mandei o texto por e-mail para o endereço apresentado express9@mail.telepac.pt tendo sido devolvido com a mensagem de não existente.

Pelos motivos apontados, vou usar este espaço para a legítima defesa de jocaferro, transcrevendo o texto que tentei enviar.

“Sr. Director:

Sou um leitor assíduo do Expresso das Nove, tanto na versão digital quanto na versão em papel.

Na leitura da edição da presente semana, sou confrontado, com o meu "nickname" o qual utilizo desde 1998 nestas lides da Internet, num artigo, que classifico de BOM, assinado por ISABEL ALVES COELHO, nos seguintes termos:

"A justificar esta atitude, estão alguns comentários, não identificados, menos próprios e de baixo nível. 7Even, Mitro, Ezequiel, Jocaferro e Corisco são alguns exemplos dos "nomes" que se encontram nas caixas de comentários dos blogues. Para os bloguistas, o facto destes indivíduos não se identificarem, e usarem de comentários infelizes, coloca em causa a credibilidade das suas opiniões e dos blogues."

Não me pronuncio acerca da opinião da autora deste texto, porque se trata de uma opinião pessoal, que respeito, mas gostaria de chamar a atenção (ou usar do “contraditório” como agora se usa…) acerca do seguinte:

1. jocaferro = JOsé CArlos FERnandes ROcha;

2. Não comento anonimamente como afirmado, pois todos os comentários por mim enviados para os blogs, sempre como jocaferro, contém a ligação ao meu blog em "Homepage". Bastaria à autora clicar neste link, e seria automaticamente endereçada ao meu blog o qual contém informação detalhada acerca de quem eu sou;

3. O procedimento mencionado no ponto 2., é o mais ético e correcto possível na blogosfera, como poderão observar nos Termos e Condições de acesso, o que a autora do texto parece desconhecer;

4. Como não quero ser juiz em causa própria, convido V. Exa. a ler alguns dos comentários escritos por mim, no :Ilhas ou no Foguetabraze, e tirar as suas conclusões, acerca da qualidade dos comentários. Permita-me que lhe proponha o "post" de Nuno Barata - "Petulância de pensar", acerca do livro de Jonathan Wolff - "Introdução à Filosofia Política, onde discuti alguns assuntos com o Sr. Ezequiel, e daí tirar as ilações que achar conveniente. Noutros comentários, apesar do tom jocoso com que foram elaborados, poderá também reparar que nunca faltei ao respeito a ninguém, nunca usei palavrões, nem nunca "fugi" do tema do "post", e que quando o faço, por achar pertinente, peço desculpa pelo "off-toppic";

5. Ainda acerca do tom jocoso, a articulista também o mencionou, e bem, pelo que conta com o meu apreço, com as seguintes palavras:

“Com humor, sátira ou seriedade, a natureza dos comentários diverge, consoante os temas em debate.”;

6. Ficaria muito agradecido caso visitasse o meu blog - http://www.bitate.blogspot.com/. Também aí poderá constatar que a acusação de que sou alvo, não tem qualquer razão de ser;

7. A autora do artigo, também se “esqueceu” que os bloguistas, se conhecem, uns aos outros, pessoalmente e/ou através dos vários Encontros até agora efectuados, especialmente no caso do Sr. Ezequiel;

8. Poderá também contactar os bloguistas em questão e constatar que a “censura” nunca foi usada para comigo, nem tampouco, qualquer chamada de atenção por parte dos mesmos, pelo que não compreendo a citação ao meu “nickname”.

Pelos motivos apontados, os quais denotam uma falta de cuidado no que a mim diz respeito ou de desconhecimento das lides bloguistas por parte da autora do texto, venho solicitar a V. Exa. se digne "reparar" a falha cometida, com a reconhecida hombridade que muitas vezes vi espelhada nesse Jornal. Também ficaria agradecido, que a Sra. ISABEL ALVES COELHO, se pronunciasse acerca do que achou mal nos meus comentários, afim de os evitar no futuro, e constituir assim uma mais-valia aos comentários na blogosfera.

Peço desculpa por eventuais erros neste texto, devido à celeridade com que o elaborei.

Melhores cumprimentos.”

Sem comentários: