domingo, setembro 24, 2006

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Terminou a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre 16 a 22 de Setembro. Em todo o mundo civilizado, o dia 22, Dia Europeu sem Carros, foi o momento culminante desta semana, essencialmente, centrada nos problemas ambientais.

Esperem!!!
Todo o mundo civilizado??!!
Não!!!
Uma pequena cidade no meio do Atlântico resiste à força invasora. Através duma poção, que dizem ser mágica, esta população ganha, ano após ano, novas forças para resistir ao cruel invasor.
Encharcados desta poção, põem mãos à obra:
-Depois do bem conseguido método Castilho, esta solução alastra-se lá para os lados duma das poucas edificações onde os bardos se exibem;
-Mas faltava a cereja em cima do bolo. Com esta semana prestes de começar, a venerável chefe não deixa os créditos por mãos alheias e desfecha um fatal golpe na força invasora. Um túnel que irá trazer centenas dos ferozes e implacáveis combatentes "pés de borracha" para o centro da cidade. A simples menção a esta poderosíssima força, temida em todo o planeta, espalhou e espalhará durante muitas gerações, o terror sobre o inimigo.

A infatigável chefe deste povo após provar esta poção esqueceu-se completamente da promessa de retirar estes combatentes para locais onde não pudessem causar muito dano, substituindo-os pelos mais pacatos MiniBusix.
Entretanto, antecendendo o período de confrontos, existiu um momento de tréguas, obtusamente chamado de Dia sem Carros, onde muito diplomaticamente se transmitia:
"A iniciativa integra a semana europeia da mobilidade e vem mais uma vez aconselhar para a minimização do uso do automóvel nos centros das cidades, no caso, da cidade de Ponta Delgada."
Este período de tréguas, apelidado de dia, conseguiu ter a fantástica e impensável duração de 4 horas. (existe um link num post um pouco mais abaixo para quem estiver interessado no documento na íntegra)

Entretanto, não pensem que os esforços ficam por aqui, pois, para defesa avançada da cidade, existe a pretensão de instalar um teleférico lá para as bandas da Rocha da Relva. Este minúsculo povo, cerca de uma dúzia de aguerridos soldados, merece um milhão de at€nçõ€s por parte da toda poderosa edil. Pretendem, os chefes deste clã, com esta medida, eliminar qualquer remota hipótese de um ataque, pela periferia, do pernicioso efeito que dá pelo nome de oxigenação, provocado pelo perigoso pedestrianismo.
Quem se poderia lembrar duma coisa destas?"
Só alguém imbuído do inebriante efeito da poção mágica.

PS: No caso do teleférico, a hipótese do Nuno Barata ter provado esta poção parece confirmar-se. Infelizmente. O ambiente poderá perder, neste caso específico, uma das vozes mais carismáticas...

Sem comentários: