quarta-feira, janeiro 17, 2007

ARMAS QUÍMICAS DE DESTRUIÇÃO MACIÇA

"EFE


LONDRES - Empresas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha poderão ficar com até 75% da riqueza petrolífera do Iraque se uma nova lei, que será apresentada em breve ao Parlamento de Bagdá, for aprovada. (...)

A lei em questão concede a grandes grupos petroleiros como BP, Shell e Exxon contratos de trinta anos de vigência para extrair petróleo iraquiano (...)

Os críticos da nova legislação censuram a tentativa de obrigar o Iraque, que tem 70% de sua economia dependente do petróleo, a abrir mão de sua soberania de maneira "inaceitável".

Ao mesmo tempo, lembram que, em 2003, quando o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, justificou a invasão do Iraque no Parlamento, qualificou de "falsas" as acusações de que Washington e Londres queriam apenas tomar o petróleo iraquiano.

Blair disse que as receitas procedentes dessa fonte deveriam ser destinadas a um fundo administrado pela ONU e que, posteriormente, seriam devolvidas ao Iraque, mas nunca mais se ouviu falar da idéia.

O ex-secretário de Estado americano Colin Powell também afirmou, na época da invasão, que "o petróleo do povo iraquiano pertence ao povo iraquiano, é sua riqueza e será utilizado em seu benefício".

Segundo os partidários da nova legislação, a cláusula que permite que as companhias ocidentais fiquem com até 75% do lucro do petróleo durará até que os custos iniciais de perfuração tenham sido recuperados.

Depois disso, as empresas britânicas e americanas ficarão com 20% do lucro, segundo fontes do setor no Iraque, embora, como afirma o Independent, essa percentagem seja o dobro do valor normalmente estabelecido nesse tipo de acordo."

Se esta notícia estiver correcta, FICA REPOSTA A VERDADE.

Infelizmente, a única intenção em invadir o Iraque foi ficar com o petróleo, tal como havia comentado nalguns blog's. Nessa altura apelidaram de absurdo. Não há nada como o tempo para apuramento da realidade.

Um grande viva aos EUA, GB e, mais especificamente, ao grupelho 3+1!

Fonte : vivaotux

Sem comentários: