quinta-feira, março 12, 2009

POLÍCIA FRANCESA ECONOMIZA 50 MILHÕES DE EUROS COM UBUNTU & Ca

Enquanto os nossos governantes andam entretidos a catar pulgas do Gcompris e a entregar de mão beijada milhões e milhões de Euros ao monopólio M$, sabe-se lá com que intenção, lá pelas terras de França os exemplos de uma boa aplicação de Software Livre sucedem-se com resultados que muitos não esperariam.
Neste caso, aparece a polícia francesa a dar um exemplo de como uma instalação de Ubuntu a substituir Windows, OpenOffice a substituir o MSOffice, Thunderbird a substituir aquela treta do Outlook, Firefox a substituir o intragável IE e mais uns outros pelo meio, se traduziu numa poupança de 50 milhões de Euros!
E a procissão ainda vai no adro já que esta implementação não representa a totalidade do parque informático, cerca de 90.000 máquinas!

Eis a "prova provada" que uma cuidada e bem pensada substituição de software proprietário por Software Livre pode atingir resultados assinaláveis quer em questões monetárias quanto na liberdade atingida no momento em que se livram do jugo opressor de um monopólio asfixiante cujos tentáculos se espalham pelas cadeias dos poderes instituídos.

O mais interessante é que toda esta situação foi provocada pela própria M$ quando tentou exigir a mudança do XP para o vesgo Me2 aka espécie de SO!

Para além deste e outros exemplos franceses mais alguns países da Europa optam pelo Software Livre somando êxitos em cima de êxitos. Claro que países como a Alemanha ou a França estão muito atrasados face ao tecnologicamente chocante Portugal...

PS: Uma adenda a este meu post - foram gastos 9.986.794,93 € agravados pelo facto de apenas cobrir os seguintes locais - Lisboa, Oeiras, Portalegre, Coimbra, Leiria e Viseu. No final, onde irá isto parar!?
Uns poupam 50 milhões enquanto outros esbanjam milhões a torto e a direito. O dinheiro não é deles, porque se irão preocupar?



3 comentários:

Anónimo disse...

brevemente vão mudar ubuntu para opensuse, de thunderbird para kmail e de firefox para opera ou seamonkey visto que tanto ubuntu como thunderbird dão problemas e o firefox..bem...espero que tenham ram livre...

Anónimo disse...

Boas, retirei o seu artigo para o Blog da Penguin Community.
A fonte está bem identificada, espero que não se importe.

Bom Post.

Obrigado

_
http://penguincommunity.blogspot.com/

jocaferro disse...

Claro que não me importo.
Só uma pergunta - o Penguin Community não aceita comentários?
Como não me foi possível comentar, aparece a janela para os comentários mas sem o habitual local para redigir o comentário.
De qualquer forma aqui fica - desconhecia completamente o moonOS. Vou experimentar e pode ser que um dia ainda apareça no Programas Livres.


@braço.