domingo, abril 03, 2011

RIP SYMBIAN

Se na mente de alguns ainda existiam dúvidas acerca da inevitável morte de Symbian, a Nokia acaba de publicar o respectivo obituário.
O mais notável é que este obituário adquire uma forma, tão ao gosto de certo monopólio, grotesca ao anunciar:
- "We are open!"
Bem, estamos em (Março) Abril de 2011 e já passou o dia das petas pelo que este pessoal deve estar a tentar falar a sério. Infelizmente, este sério deles é de tal forma ridículo, ao ponto de se terem esquecido que o Symbian já era Open há mais de um ano! (enquanto o Google mantém destas coisas na cache)
É fechado, faz Fundação, tira da Fundação, cria uma nova modalidade, passa para outra equipa, etc. etc. etc. não faz recordar qualquer coisa!?

Passando à frente, o que é notório entre estes dois "open" é o facto da Nokia, neste mais recente comunicado, ter deixado cair de vez esta plataforma:
- "As we announced earlier, Nokia will no longer refer to official releases as Symbian ^3 or Symbian^4, but will deliver continuous evolution of the platform to partners and customers – including consumers. In line with this approach we are not delivering software builds, but do offer build tools through this website, and a SDK through Forum Nokia."

Ou seja, peguem lá e façam disto o que quiserem. De imediato, visto estar a meio da preparação de uma salada tipo "César", pensei com os meus botões - Symbian não dá de todo para meter na salada. Como é óbvio, existem por aí uns 99,9999999% de pessoas que também pensam o mesmo...
Em resumo, quem no seu perfeito juízo se iria esforçar por algo que outro deitou ao lixo, notoriamente reconhecendo o total fracasso(*) da plataforma!?

É necessário ser-se muito ingénuo para não se ver aquilo que se está a passar na Nokia. Basta recorrer à história, mesmo recente como por exemplo Yahoo e Novell, para de imediato colocar uma cruz no enorme cemitério propriedade da M$.

(*) - não era essa a minha opinião mas, enfim. Agora, não pode deixar de ser, não é?

2 comentários:

Azathoth disse...

http://symbian.nokia.com/blog/2011/04/04/not-open-source-just-open-for-business/

;)

jocaferro disse...

E!!??