terça-feira, novembro 07, 2006

ACORDO M$ / NOVELL

Este acordo começa a cheirar mal. Nas entrelinhas compreende-se o desejo mútuo de cooperação e não agressão. Entretanto, fontes da M$ já deixaram escapar que os utilizadores NOVELL/SUSE ficarão resguardados de qualquer acção judicial que a M$ vier a impôr. É daqui que, penso eu, advém o mau cheiro.
A NOVELL e a IBM eram os bastiões do open-source. A M$ nunca empreendeu qualquer litígio contra a comunidade open-source, ou mais especificamente o LINUX que sempre disse que não conhecia, baseado nos milhares de patentes que fazem parte do portfolio. Se tal nunca aconteceu, foi devido ao "outro lado", leia-se IBM / NOVELL, estarem superiormente municiados neste campo. Ressalva feita para o caso SCO, em que a M$ financiou pela rectaguarda, através da BlueStar, este litígio, embora sempre negando. Ora, a SCO está prestes a perder esta acção, já ninguém duvida disso, e, ainda pior, arrisca-se a assistir à vitória da IBM com a "contra-acção" que este gigante lhe moveu.
A M$, se a conheço, não poderá ficar parada perante o galopante domínio do LINUX, especialmente nos servidores, e terá que usar uma das práticas que também conhece:
-Aniquilar completamente o inimigo, de qualquer forma (quase sempre suja, diga-se de passagem). Sem a participação da NOVELL, já nem falo da possível aliança contra o mundo LINUX, o desequilíbrio de forças é notório.
Parece-me que a NOVELL optou pelo caminho da M$. Destruír tudo para depois, quem sabe, vender e todos nós a pagar o que antes era gratuito.

4 comentários:

Francisco Costa disse...

Uma análise interessante...
A mim não me preocupa o que se está a passar porque o que a Microsoft vai certamente destruir a Novell e consequentemente o Suse Linux, mas o Linux em si será sempre livre e da comunidade...
Quem sabe o significado de Open-Source, GNU e GPL, sabe que qualquer tecnologia desenvolvida nestes parâmetros tem que ser disponibilizada a qualquer individuo livremente, ora a Microsoft nunca foi nessa conversa, mas a tecnologia interessa-lhe, então tentou arranjar maneira de lhe pôr a mão.

jocaferro disse...

Caro Francisco Costa:
É bom ter medo. A comunidade LINUX não pode ficar de braços cruzados à espera que a bomba rebente.
A NOVELL é detentora de inúmeras patentes relacionadas com o UNIX, não as tendo "vendido" todas à SCO.
Como certamente saberá, a NOVELL vinha seguindo uma postura mercantilista no que diz respeito ao SUSE, talvez fruto dos prejuízos que anualmente acumulava. O filão de ouro que o SUSE prometia, com o contrato chinês - 200 milhões de computadores em 3 anos todos equipados com SUSE, desde o Personal ao Enterprise - fazia prever um radioso futuro para a NOVELL. Tal, por mais incrível possa parecer, nunca aconteceu e esta empresa já contabilizava os resultados desta forma:
-Bem este ano perdemos menos que no ano anterior.
A M$ ao financiar a BlueStar com 50 milhões dólares, embora o negue, apenas tinha em vista financiar o processo da SCO. Como se prevê uma pesada derrota para a SCO, a M$ teria que recorrer a outra empresa que estivesse em condições de causar algum dano ao LINUX. Como a AT&T e a IBM não entram neste jogo só restava a NOVELL.

Um abraço. É e será sempre bem-vindo mesmo como Zé Braçado.

@braço.

PS: Fico com pena que o Anticiclone Cibernético não seja em Sta. Clara. Talvez para o ano.

jocaferro disse...

Esqueci-me:
-Muitos entendidos opinam que a característica comercial que a NOVELL adoptou para o SUSE violava a GNU/GPL.

PS: O Firefox 2.0 com o corrector ortográfico é bastante útil, embora ainda apresente algumas falhas. Já concorri para o projecto com algumas sugestões para adição de termos/verbos. Com a colaboração de todos o Firefox vai melhorando de dia para dia, enquanto o IE7 tem cada vez mais vulnerabilidades (este foi um dos termos que mandei - a "raposa" já não assinala como erro)

@braço

Francisco Costa disse...

Relativamente ao que se está a passar nesse negócio já vi muito site a dizer que se está a passar algo idêntico ao que se passou com a Apple, a MS salva-os de uma futura falência e toma conta deles, no entanto continuamos a ver a Apple no mercado da mesma forma, ou melhor, como antes da MS lhe pôr as mãos.
Cá para mim isto vai ser apenas um modo da Microsoft poder comercializar também Linux. Ou seja vão ter 3 sistemas operativo para oferecer aos clientes, o Windows, o X-OS e a mais recente aquisição LINUX! A sorte é que existem mais LINUXes... LOL