segunda-feira, novembro 13, 2006

SUN

A SUN resolveu, finalmente, libertar o código do JAVA. Exceptuando alguns trechos do programa, pertencentes a outras empresas, todo o código passará a estar abrangido sob a licença GNU a partir de Março de 2007 (previsão).
Nem tudo são más notícias...
...
Entretanto, o Grupo BANIF estabelece um acordo de fornecimento de 1.100 terminais SunRay 170 (lindos!) tornando-se, assim, a maior referência mundial da arquitectura SunRay. Estes terminais podem "correr" SOLARIS, LINUX e WINDOWS (aarrrgggghhhh). A "suite" de produtividade pessoal será a StarOffice 8 (OpenOffice, tal e qual...). Brevemente numa agência do BCA perto de si.
Para obter mais informações - aqui.

PS: Quanto ao SOLARIS já tenho uma máquina equipada com este SO. Precisa de ligeiras afinações pelo que ainda não se encontra a 100%, mas por aquilo que já arranhei é impressionante.

4 comentários:

Francisco Costa disse...

Posso saber como é que arranjaste o Solaris. As minhas experiências com OS passam por Windows (óbvio né?) Linux Sco Unix e FreeBsd, mas gostava de experimentar outras coisas...

jocaferro disse...

Obtive, da primeira vez, numa revista brasileira, agora LINUX MASTER - antiga PC MASTER. Só consegui instalar numa máquina com placa gráfica TNT. Tudo o que era gráficas na motherboard - nicles, bloqueava.
Desta vez foi directamente do site da SUN. Será apenas necessário registar. Descarreguei o "Solaris for x64/x86 DVD".
Atenção:
-Numa máquina com um Celeron 2.4 e gráfica na MB deu-me o mesmo problema que referi anteriormente. Num Pentium III 1 GHz com TNT tudo OK.
Estou a pensar num um site com todos os pormenores de instalação de diversos OS's. Quando estiver tudo OK, aviso.
Eu gosto mesmo do FreeBSD. Não tem paralelo num servidor. A versão ensaiada foi o Freesbie.
Download de LINUX's em:
http://darkstar.ist.utl.pt/
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Vai ser excelente para as distribuições de Linux que poderão passar a incluir o Java de origem.

jocaferro disse...

lol.