quarta-feira, março 14, 2007

GOSTO TANTO DOS DRM - 2

Toca a embalar o leitor de Blu-Ray para a troca pois tenho a certeza que o problema só pode ser deste aparelho.
Chego à loja e atende-me um especialista. Diz-me o entendido que a culpa não pode ser do leitor, mas de qualquer forma vamos experimentar.
Experiência feita, a alta definição em todo o esplendor e, desta forma, fico sem saber o que pode estar errado. Diz-me o entendido que o problema pode ser do LCD, mas desconfio que não.
Daqui não obtive qualquer ajuda. Pelo sim pelo não vou mas é à loja que me vendeu o LCD.
Chegado lá, exposto o problema, perguntam-me qual o modelo. Telefono para casa e dizem-me que é o modelo XPTO. É o modelo XPTO, orgulhosamente, transmito ao empregado.
O homem após uma consulta aos dados do XPTO diz-me que este modelo não comporta uma coisa qualquer e que por essa razão não posso com este modelo ver filmes em alta resolução.
O quê??!!
Comprei este LCD topo de gama recentemente e não posso ver filmes em alta resolução?!
Quando o comprei disseram-me que podia ver filmes destes e agora dizem-me que não?!
O quê??!!
Falta um chip para ver filmes protegidos pelo quê?
DRM?!
O que é essa porcaria?!
Ah, é a "nova" protecção de conteúdos inventada lá por uns gajos que pensam por nós e nos dizem como, quando e onde é que podemos ver os conteúdos protegidos que nós compramos legalmente. Pois, ok, mas o que é que posso fazer?
Bem, segundo o empregado da loja, restam-me duas opções:
1. Compro um novo LCD com o tal chip;
2. Arranjo uma forma qualquer de dar a volta aos DRM.
Não, não sei como se dá a volta aos DRM e não, não vou ficar sem alta resolução.
Bolas. Então quanto é que custa um novo LCD ou melhor podem-me trocar o outro modelo por um que tenha o tal chip?
É possível a troca e por mais uns trocos (€990 preço especial) fico com um LCD chipado. Porreiro. Vamos embora a isto. Eh pá, desculpe, posso pagar em prestações?
Claro que posso. Em 10 suaves prestações (sem juros!) vão-me levar o novo LCD (podia jurar que é exactamente igual ao que tenho em casa) e trazem o antigo. Nada mais fácil.
Boa, vamos lá assinar isso.
Agora é que vai ser!
Sento-me no sofá, puxo do comando e eis que começa o último Bond em alta resolução.
Começam as Creative 7.1 a bombar (ganda som) e começam as primeiras imagens.
Mas o que é isto??!!
Outra vez a mesma coisa?!
Que porcaria de alta definição.
Ai que amanhã vão rolar umas cabeças...

1 comentário:

Mind Booster Noori disse...


Bem, segundo o empregado da loja, restam-me duas opções:
1. Compro um novo LCD com o tal chip;
2. Arranjo uma forma qualquer de dar a volta aos DRM.

Desculpa, mas aqui tenho de discordar. Repara, enquanto a 1ª opção (a escolhida) funciona (é cara como o raio, mas cada um faz o que quer com o seu dinheiro ;-)), a segunda opção que te foi indicada é ILEGAL. A simples tentativa de tentar dar a volta a DRM, em Portugal, é ilegal.

Na minha opinião a tua opção é outra... Devolve o teu leitor Blu-Ray, diz-lhes simplesmente que aquela tecnologia é defeituosa. Se quiseres promenores, podes usar esta citação da wikipédia:

Blu-ray Disc has an experimental digital rights management (DRM) feature called BD+ which allows for dynamically changing keys for the cryptographic protections involved. Should the keys currently in use be "cracked" or leaked, manufacturers can update them and build them into all subsequent discs, preventing a single key discovery from permanently breaking the entire scheme. Blu-ray Disc also mandates a Mandatory Managed Copy system, which allows users to copy content a limited number of times, but requiring registration with the content provider to acquire the keys needed; this feature was originally requested by HP.