segunda-feira, outubro 01, 2007

SISTEMAS OPERATIVOS DO FUTURO - PREVISÕES

Este é o tema do mês no Planet Geek, porém vou-me afastar um pouco da "previsão" para escrever aquilo que eu gostaria "ver" nos "Sistemas Operativos do Futuro".

O que parece ser difícil é, na verdade, muito fácil e penso que toda a gente concordará que qualquer SO quer do futuro quanto do presente terá que ter as seguintes características:
1. Funcionar;
2. Usar todos os recursos da máquina quer seja o mais potente processador "quad" da actualidade quanto os =>386 e "alikes", contribuindo desta forma para a preservação do ambiente ao alongar a vida útil das enormes quantidades de "sucata" que todos os anos poluem significativamente o nosso meio;
3. Código melhorado de modo a oferecer protecção a possíveis "infecções";
4. Não conter qualquer tipo de ajuda camuflada tipo rootkit, respeitando assim um dos principais DIREITOS do ser humano ou seja, não interferir com a privacidade de cada um;
5. Interagir, verdadeiramente, com os outros SO existentes de uma forma clara;
6. Respeitar o que os utilizadores querem ou preferem e não impor o que não querem ou precisam;
7. Rápido;

Para terminar - LIVRE E ABERTO!

Tipo "nota de rodapé", não poderia deixar passar em claro a forma como a M$ invadiu milhões de PC's com o seu camuflado "update" forçado. Além da gravidade deste processo, invadir a privacidade dos utilizadores, este "update" trouxe consigo muitos problemas que já deveriam estar solucionados, ao invés de prometidos há mais de uma semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em duas palavras apenas:

"Excelente Pá"



Abraço,

Paulo Barata