terça-feira, julho 29, 2008

PSSSTTT

KDE 4.1 final já saiu...
Foi só para avisar.

PS: Numa primeira análise parece-me que desta vez está tudo ok.

29 comentários:

Azathoth disse...

e as atitudes de arrogância para com os utilizadores já acabaram?

jocaferro disse...

!?

Ah!, já percebi. Doses maciças de Linuxhaters podem originar alguns efeitos colaterais...

Azathoth disse...

http://www.kdedevelopers.org/node/3535

;)

jocaferro disse...

Exacto!
Só podia vir de lá!

Onde está a arrogância?
Só não percebe quem não quer.

Francisco Costa disse...

Off Topic

Eu pretendo uma distro Linux que seja robusta o suficiente para ser um servidor web para testes, ou seja, Apache 2, MySQL 5, PHP 5.
Neste momento tenho isto em OpenSuse 10.3, mas quero outra coisa desde que tenha o KDE...

Azathoth disse...

jocaferro:

eu por acaso já tinha visto esse comentário através do Digg (ou foi no Slashdot), antes de ver no Linuxhaters.
A arrogância está no facto de não se poder criticar o "produto", neste caso o KDE. E de se quiser mudar alguma coisa ou corrigir algum bug, terá de ser o utilizador (ou o melhor o "contributor" tal como eles dizem) a corrigi-lo. Neste caso o utilizador tem um produto grátis mas por outro lado não tem suporte nem pode reclamar. "Code it yourself". Como o produto é grátis e open-source parece que se perde o direito de se ter um bom produto, livre de bugs e de o criticar.
Bem sabemos como a comunidade mais fanática do open-source gosta de criticar o Windows (basta ver o teu blog :D). Mas parece irritar-se quando ouve críticas de produtos open-source. Ora o KDE 4 quando foi lançado não era nada funcional, era simplesmente uma versão alpha. Eu cheguei a instalar uma versão beta do Vista e o sistema era completamente utilizável. Ora com o KDE 4.0 enfiaram um barrete a todos os utilizadores e certamente devem ter chovido críticas e os responsáveis com a sua atitide de arrogância taparam os ouvidos e ainda têm a lata de dizer que não precisam de utilizadores....
Ora isto só me faz rir (ou chorar)....

jocaferro disse...

CentOS.
Neste momento penso que é a melhor solução livre, aberta e grátis para um ambiente empresarial.
Mantendo as características do Red Hat (RHEL) sem a etiqueta do preço não precisa de mais apresentações.

Neste momento tenho o CentOS em Servidor apenas com linha de comandos e também em desktop mas com Gnome. Estou para meter mais um desktop na rede com kde mas estou à espera do CentOS ter o 4.1 nos repositórios.

O CentOS apesar de não ter as últimas novidades conta apenas com packages estáveis o que o torna num SO muito testado.

@braço.

jocaferro disse...

@azathoth:
Quem é que está a ser fanático!?
Quem é que não aceita críticas!?

Fui dos primeiros a criticar a versão 4.0 e a aconselhar o pessoal a manter-se na 3.xx.

A questão aqui é que a equipa do kde prometeu uma versão limpa para o fim do mês de Julho e dedicou-se inteiramente a cumprir com a promessa.
Assim foi e conseguiram cumprir com a promessa!
E essa promessa apenas foi possível porque tomaram uma atitude firme embora problemática!
Esta atitude pode ser criticada mas o resultado está à vista. Cerca de dois meses foi o tempo necessário para criar uma versão limpa e não apenas uma remendada!

Agora,vamos lá a ver onde mora o fanatismo e começo por dizer, muito admirado, que a comparação com o Me2 é muito infeliz:
Primeiro, porque o kde não é um SO!
Só isto deveria ser o necessário para destruir o argumento!

Segundo, existe uma versão estável do kde e perfeitamente funcional. Tão funcional que possui tantas opções que fazem corar de vergonha qualquer utilizador de Windows seja ele qual for!
Como qualquer utilizador minimamente ajuizado sabe, não se deve ir logo atrás e instalar imediatamente o que sai com a notória excepção para o pessoal que quer mesmo testar essa nova versão. Isto aplica-se a qualquer produto de software seja ele qual for.

Terceiro, andaram 5 anos a desenvolver um SO que saiu para o público carregado de problemas e que ainda continuam. Continuam de tal forma que todas as correcções feitas até agora corrigiram alguns problemas e trouxeram outros novos. Aliás, mesmo o SP1 não ficou isento de problemas!
A equipa do kde preferiu deixar concentrar a atenção numa nova versão do que andar a tratar de remendar a 4.0. O resultado está à vista!

Quarto, o Me2 custa centenas de €!!! (quem o paga como é óbvio)
Bastaria isso para a M$ ter que ter cuidado com o que põe cá fora e não mandar um produto completo apenas para encher os cofres!
Tal não se passa com qualquer produto do mundo livre!

Quinto, quem realmente precisa de utilizadores é efectivamente a M$ já que sem os milhões que diariamente cobram aos tansos não existiria e muito menos seria um monopólio. Tal não acontece com a comunidade que precisa sim de "desenvolvedores" e não utilizadores.
Se o produto é bom logo aparecerão os utilizadores!
A isto chama-se mérito!
À maneira da ditadora M$ chama-se opressão!

Sexto, (MUITO IMPORTANTE) para além de existir uma versão perfeitamente funcional existe ainda uma coisa que os vidrados em Windows não conseguem de forma alguma perceber - ESCOLHA!
E a ESCOLHA, para além de ser muito boa, não é pouca!

Para finalizar gostaria de dizer que é comum encontrar pessoal que nunca teve qualquer problema com o Me2. (pois, pois...)
Esta foi a primeira vez que li alguém a dizer que não teve problemas com uma beta! (sim, sim...)
Ora, se os próprios empregados de topo da M$ reconheceram que o Me2 é um produto incompleto, carregado de problemas e fraco, que nunca deveria ter sido colocado no mercado naquela altura tais afirmações apenas vem demonstrar onde mora o fanatismo!

Já agora e só para um pequeno teste experimentei googlar o seguinte:
1. arrogant kde;
2. kde arrogante;
3. Vista problems;
4. Problemas no Vista.

Os resultados transmitem a realidade e não precisam de mais comentários.
Não fui eu quem chamou o Me2 à conversa nem tampouco quem tratou de traçar uma ilação com uma comparação de algo que não é minimamente comparável!

Assim, para concluir, é notória a falácia do teu comentário para além do cego fanatismo pela M$ que chega ao ponto de comparar uma espécie de SO que demorou 5 anos a ser fabricado e já vai com 6 anos e meio, com uma simples VERSÃO de um ambiente gráfico que tem um gestor de janelas!
Enquanto um que é pago e bem pago continua a ter problemas mesmo após esses 6 anos e meio o outro aparece com uma versão limpa ao fim de 2 MESES.
Sei que não devem estar habituados a este tipo de procedimento mesmo que paguem mas com um tem as suas taras e eu prefiro gastar condignamente os meus € com a minha família do que andar a "alimentar um burro a pão de ló"!
Isto, para além da liberdade que deve ser outro conceito difícil de assimilar por alguns...

jocaferro disse...

"Neste caso o utilizador tem um produto grátis mas por outro lado não tem suporte nem pode reclamar. "Code it yourself". Como o produto é grátis e open-source parece que se perde o direito de se ter um bom produto, livre de bugs e de o criticar."

Não fosse o grátis e open source diria que esta mensagem serve como uma luva à M$.

Que grande confusão vai por aí!
Claro que esta confusão deve estar relacionada com o facto de não se compreender o que é uma comunidade!

Quanto ao direito a bom produto, livre de bugs a resposta foi dada. 2 meses e eis uma boa nova versão livre de bugs!
Uma chapada de luva branca para todos os que embandeiraram em arco!

Foram dois meses e não 6 anos e meio fora os que ainda estão para vir!

Fica aqui uma pequena e grátis informação:
- No mundo livre e aberto basta um simples comando para mudar de ambiente gráfico/gestor de janelas. Também com um simples comando se pode voltar novamente ao anterior. Para quem não quer utilizar a linha de comandos pode usar um gestor gráfico.

A isto se chama liberdade de escolha. Se eu prefiro o Gnome outros podem preferir o kde ou ainda outro qualquer. Apesar de optar pelo Gnome posso em qualquer altura mudar para outro e mesmo ter mais um ou vários instalados o que me permite escolher logo no início qual desejo utilizar!

Pessoalmente, também estou farto dos "utilizadores" e na minha opinião o mundo livre e aberto não precisa desta raça para nada mas sim daqueles que querem fazer e aprender algo. É um problema que tem que ver com o QUERER versus ESTAR.
A grande maioria destes "utilizadores" apenas experimenta estar no SL/A e quando tenta uma aproximação a este universo não tem o mínimo cuidado de ler nada nem tampouco se dá ao trabalho de ver se, face a um qualquer problema da treta, já existe alguma maneira de resolver esse mesmo problema. As mailing lists e fóruns abundam pelo mundo virtual e estão ao alcance de qualquer um.
Quero com isto transmitir que alguns dos problemas que encontrei com o kde 4.0 foram facilmente corrigidos através da net já que alguns trabalham de forma a aliviar os problemas de muitos e de uma maneira grátis!
Isto é o que se pode chamar de uma verdadeira comunidade onde todos trabalham para prol de todos. Claro que mesmo no mais perfeito conceito de comunidade existem sempre os parasitas mas também eles são necessários para o bem-estar comum e a sua função apenas fortalece os laços de amizade e cooperação!

Deve ser um conceito difícil para quem vive dentro de um confinado espaço com janelas ainda por cima quando estas não são transparentes mas sim pintadas de forma a que ninguém consiga ver o que se passa no grande universo exterior.

Paciência!
Enquanto uns prezam a sua liberdade e poder de escolha outros preferem viver subjugados à ditadura do monopólio.
Isto é que é um grande motivo para chorar!

Francisco Costa disse...

Bolas Joca, um gajo transpira de tanto ler... nem percebo porque dás a tanto trabalho... eu por mim respondia só:
Vista = Eye Candy + DRM + Roubalheira...

jocaferro disse...

O azathoth tem um blog fixe, embora não seja do meu gosto musical, e por isso merece pelo menos uma resposta condigna para mostrar onde está enganado.

Apesar do site não ser bem do meu gosto musical não quer dizer que não goste, admire e respeite.
Na senda do meu espírito aberto e livre gosto de conhecer outras percepções e não me fecho dentro do meu espaço individual, ou seja, não vivo rodeado de janelas. Muito menos de janelas não transparentes... :-))

@braço.

Azathoth disse...

óóóóó jocaferro que testamento!!!!

Bem, lá vamos:

"A questão aqui é que a equipa do kde prometeu uma versão limpa para o fim do mês de Julho e dedicou-se inteiramente a cumprir com a promessa.
Assim foi e conseguiram cumprir com a promessa!"

Eu por acaso desinstalei o Ubuntu há dias e agora não tenho maneira de testar. Mas se o KDE mais recente é funcional, livre de bugs, estável,leve e "user-friendly" eu dou os meus parabéns"



"Agora,vamos lá a ver onde mora o fanatismo e começo por dizer, muito admirado, que a comparação com o Me2 é muito infeliz:
Primeiro, porque o kde não é um SO!
Só isto deveria ser o necessário para destruir o argumento!"

Ok, claro que não é um SO mas é software. E se KDE foi apresentado como versão 4.0 uma pessoa espera que seja minimamemnte funcional oq ue não aocnteceu.

"Segundo, existe uma versão estável do kde e perfeitamente funcional. Tão funcional que possui tantas opções que fazem corar de vergonha qualquer utilizador de Windows seja ele qual for!"


Epa isso é assim tão bom?? oO

"Como qualquer utilizador minimamente ajuizado sabe, não se deve ir logo atrás e instalar imediatamente o que sai com a notória excepção para o pessoal que quer mesmo testar essa nova versão. Isto aplica-se a qualquer produto de software seja ele qual for."

Se a versão for beta claro que sim. Mas porque raio chamaram à aquilo versão 4.0?

"Terceiro, andaram 5 anos a desenvolver um SO que saiu para o público carregado de problemas e que ainda continuam. Continuam de tal forma que todas as correcções feitas até agora corrigiram alguns problemas e trouxeram outros novos. Aliás, mesmo o SP1 não ficou isento de problemas!"

Se dizes que o Vista Sp1 dá menos dores de cabeça do que pôr a funcionar um sistema Linux com todo o hardware funcional a 100%, talvez estejas a perder neurónios :D

"Quarto, o Me2 custa centenas de €!!! (quem o paga como é óbvio)
Bastaria isso para a M$ ter que ter cuidado com o que põe cá fora e não mandar um produto completo apenas para encher os cofres!"

Quem pode, pode. Quem não pode não paga. E o MacOSX é grátis?


"Quinto, quem realmente precisa de utilizadores é efectivamente a M$ já que sem os milhões que diariamente cobram aos tansos não existiria e muito menos seria um monopólio. Tal não acontece com a comunidade que precisa sim de "desenvolvedores" e não utilizadores.
Se o produto é bom logo aparecerão os utilizadores!
A isto chama-se mérito!"

Ui, qual a percentagem de utilizadores do Linux? O mérito deve andar um bocado em baixo.


"Sexto, (MUITO IMPORTANTE) para além de existir uma versão perfeitamente funcional existe ainda uma coisa que os vidrados em Windows não conseguem de forma alguma perceber - ESCOLHA!
E a ESCOLHA, para além de ser muito boa, não é pouca!"

A escolha para 90% dos utilizadores de computadores não interessa para nada. O que as pessoas querem é um sistema que funcione e seja funcional, útil. Não querem saber de comunidades para nada. Tu ao pensares dessa maneira o Linux nunca vingará no mercado.

"Para finalizar gostaria de dizer que é comum encontrar pessoal que nunca teve qualquer problema com o Me2. (pois, pois...)"

Se é comum é que muita gente usa o Vista então.


" Já agora e só para um pequeno teste experimentei googlar o seguinte:
1. arrogant kde;
2. kde arrogante;
3. Vista problems;
4. Problemas no Vista."

E isso prova o quê? QUe pouca gente ouviu falar do KDE e muita gente tem o Vista?


"Assim, para concluir, é notória a falácia do teu comentário para além do cego fanatismo pela M$ que chega ao ponto de comparar uma espécie de SO que demorou 5 anos a ser fabricado e já vai com 6 anos e meio, com uma simples VERSÃO de um ambiente gráfico que tem um gestor de janelas!"

Eu não paguei pelo Vista, e sim é uma versão legal. E eu é que sou o fanático? Não sou eu que tenho um blog apenas para dizer mal da Microsoft. M$ como tu dizes...

"Sei que não devem estar habituados a este tipo de procedimento mesmo que paguem mas com um tem as suas taras e eu prefiro gastar condignamente os meus € com a minha família do que andar a "alimentar um burro a pão de ló"!"

pois, e eu que não paguei nada pelo SO (MSDN rules) não ando a perder tempo a configurar o Linux (já perdi muito tempo com isso e já perdi completamente a paciência) e ando apenas a disfrutar e a dar uso ao PC.

Uff amanhã vejo o outro teu post.

Francisco Costa:

e o Compiz não conta como eye candy? E o Mac-OSX não tem eye-candy? E é gratis?
E não tem DRM também?
http://apple.slashdot.org/article.pl?sid=05/08/01/0421248

jocaferro disse...

Se dizes que o Vista Sp1 dá menos dores de cabeça do que pôr a funcionar um sistema Linux com todo o hardware funcional a 100%, talvez estejas a perder neurónios :D

Não, não digo nem nunca disse que o Me2 SP1 dá MENOS dores de cabeça.
Quem deve estar a perder os neurónios és tu! :-))
O que eu digo e afirmo é que qualquer Windows, ainda por cima o SP1, dá MAIS, repito MAIS, dores de cabeça do que colocar a funcionar um Linux a 100%.
Vai uma apostinha que eu consigo colocar e instalar duas distribuições diferentes no mesmo computador a trabalhar a 100% incluindo todos os programas que eu preciso para o dia-a-dia enquanto tu apenas instalas o Me2?
E falo apenas em instalar já que colocá-lo a trabalhar a 100% ainda vai uma eternidade!
Mais, com um LiveCD tenho em minutos um completo sistema a trabalhar com suites de escritório e tudo!

Se for apenas o SO já nem sequer falo!

jocaferro disse...

Ok, claro que não é um SO mas é software. E se KDE foi apresentado como versão 4.0 uma pessoa espera que seja minimamemnte funcional oq ue não aocnteceu.

Quem foi que disse tal barbaridade!?
O kde 4.0 tinha bugs mas considerá-lo "não ser minimamente funcional"?
Experimentei o kde 4.0 com algumas distribuições, Mandriva+Fedora+openSuse, e os problemas com que me deparei foram mínimos. Nunca tive nenhum que fosse do tipo "não ser minimamente funcional".
O kde 4.0 tinha bugs. É verdade, sim senhor, tinha um número anormal de bugs.

Já agora quais eram os bugs que não permitiam ao kde 4.0 "ser minimamente funcional"!?

Fico à espera.

jocaferro disse...

"Epa isso é assim tão bom?? oO"

Sim, sem dúvida!
Se tens dúvidas dá uma vista de olhos pelo youtube. Não é preciso ir muito mais longe!

"Se a versão for beta claro que sim. Mas porque raio chamaram à aquilo versão 4.0?"
Não, não tem nada a ver se a versão é beta ou não. Qualquer utilizador ajuízado não corre a instalar a última moda. Espera um pouco até que os problemas comecem a estarem todos resolvidos e só aí é que muda para outra versão do software.
Isto aplica-se a todas as versões finais de um qualquer programa.
Aliás, e a título de exemplo, o Me2 após 5 anos de "inginharia" e quase dois anos de versão final (a estragar a vida dos utilizadores) o que perfaz SETE anos, ainda não foi bem aceite porquê!?
Porque não presta.
É uma merda.
E repara que não sou só eu quem o digo já que existem por aí muitos e-mails internos de pessoal da própria M$ a comprovar aquilo que digo. E não é qualquer pessoal, não!
E como não presta e é uma merda, ninguém está disposto a arriscar existindo mesmo grandes empresas que já garantiram que passarão à frente e ficarão à espera de um novo Windows.

O Me2 é uma versão final, portanto em que ficamos?

jocaferro disse...

Quem pode, pode. Quem não pode não paga. E o MacOSX é grátis?

Conversinha da treta.
Quem pode, pode - não é assim não. Correcto é quem não pode e é obrigado!

Quem não pode não paga - já vi que és a favor da pirataria.
Eu abomino-a.
Para além de se tratar de uma ilegalidade não sei como é que a M$ verá esta posição de um dos seus "Junior", mas enfim, nesta altura do campeonato agarra-se a tudo desde que se diga "amén, salvé M$ és a maior!"

E o MacOSX é grátis? - E o que é que o cú tem a ver com as calças!?
Porque carga de água veio aqui parar o MacOSX!?
Só faltava mais esta para a confusão.
Munições inválidas. Fora do tema. Adiante...

"A escolha para 90% dos utilizadores de computadores não interessa para nada."

Engano!
Não se trata de escolha mas sim de uma imposição.
E é uma imposição tão grave que a M$ já foi julgada e considerada culpada do crime.
Para o pessoal vidrado na M$ qualquer coisa é uma escolha. Também não admira já que viver uma vida inteira dentro de janelas...

jocaferro disse...

"Ui, qual a percentagem de utilizadores do Linux? O mérito deve andar um bocado em baixo."
Por mais íncrivel possa parecer o número de utilizadores de Linux é imenso.
Esse número é tão elevado que hoje em dia é quase impossível executar uma tarefa online sem utilizar Linux!
Para além disso estamos a utilizá-lo quando:
- telefonamos (presente na maioria das centrais telefónicas)
- andamos de carro;
- andamos de avião;
- usamos o celular - vulgo telemóvel;
- instalamos domótica;
- usamos robótica;
etc., etc.,
Tanta coisa e tanto uso necessitam de Linux no quotidiano que até há quem diga que usamos Linux em quase todos os gestos que fazemos. Eu não iria tão longe, mas que le anda por aí, ai isso anda. E ninguém dá por ele...

jocaferro disse...

Ah!, esqueci-me de dizer que o mérito deve ser muito elevado quando imensos milhoes de utilizadores usa a internet em que o Linux é realmente a pedra basilar desta colossal estrutura!

favor repor o mérito no devido lugar.
Adiante...

"Se é comum é que muita gente usa o Vista então."
Talvez. Não sei.
Segundo a M$ serão uns 160 milhões. Segundo a HP quando a M$ fala em 100 milhões está a mentir!

É tanto comum ver pessoal que nunca teve qualquer problema com o Me2 quanto pessoal que nunca teve qualquer problema com o kde 4.0.
Ou seja, são apenas produtos de ficção!

Mas está a falhar alguma coisa. O que está a falhar é que apenas vi uma pessoa a não ter qualquer problema com uma beta e essa pessoa foste tu. Se os outros são ficção, tira as conclusões que quiseres.
Adiante...

jocaferro disse...

"E isso prova o quê? QUe pouca gente ouviu falar do KDE e muita gente tem o Vista?"

Não. O que isso quer simplesmente dizer é que a procura pela arrogância do pessoal do kde não deu qualquer resultado e que a procura pelos problemas com o Me2 rebenta com a escala.
Como não deves utilizar o Google, e muito menos compreender os resultados, estás perdoado.

jocaferro disse...

Eu não paguei pelo Vista, e sim é uma versão legal. E eu é que sou o fanático? Não sou eu que tenho um blog apenas para dizer mal da Microsoft. M$ como tu dizes..."

Eu não tenho um blog apenas para dizer mal da M$. tenho um blog para apontar o mal que a M$ faz!
É diferente, muito diferente.

Aliás, quando a Microsoft merece também leva da minha parte com um post a louvá-la.

Não tenho qualquer problema em afirmar que alguns produtos são bons embora vá de encontro ao meu espiríto SL/A.
Parece-me que andas um pouco distraído...

jocaferro disse...

"O que as pessoas querem é um sistema que funcione e seja funcional, útil."
E qualquer distribuição Linux não é!?

"Não querem saber de comunidades para nada."
Ora, ora. Já se estava a ver que iria descambam em "trolice".

Tu ao pensares dessa maneira o Linux nunca vingará no mercado.

Bem, aqui é que borras a escrita toda.
Para tua informação o "Linux" não tem nada que vingar no mercado.
Aliás qual é o mercado a que te estás a referir!?
Será o mercado do Bolhão!?

Mas onde borras realmente a escrita toda é na tentativa de colocares eu e o Linux nos pratos da balança.
Desculpa, mas não és absolutamente ninguém para tirar ilações deste género.
Também que eu saiba não foste, nem nunca serás, mandatado para falar em nome do "Linux".

Percebo que a escola da M$ te tenha ensinado alguns truques de astroturfer mas se estás à espera de termos uma troca de ideias através de uma linguagem de mútuo respeito pelas opiniões de cada um esquece esses truques que não te levam a lado nenhum.


"Quem não pode não paga"
Eu sem mandato nenhum de alguém e tampouco sem qualquer necessidade de algo que possa vir da M$ também poderia dizer o seguinte:
Tu ao pensares dessa maneira a Microsoft Portugal já te devia ter dado um pontapé no cú.

Já agora aproveito para te informar que o "Linux" não quer saber de mim para nada e muito menos se o que eu faço ou não faço o pode prejudicar apenas por uma simples razão:
- O "Linux" é um abstracto constituído por todos. Para o bem ou para o mal

No teu caso a questão é mais grave. Uma companhia monopolista cujos produtos são do mais proprietário que existe precisa de manter, nem que aparentemente, uma postura de integridade ao mesmo tempo (faz de conta) que cumpre com as regras estabelecidas tem que ter cuidado com os seus MSDN quando estes proclamam a pirataria.
Quanto a mim acho impensável mas a Microsoft lá saberá o que faz...

Não havia qualquer necessidade pois não?

Além de desceres muito baixo, estás a usar uma entidade que odeias pelo que serás porventura uma das últimas pessoas no mundo a poder usar desse privilégio.

Fala por ti e não metas mais ninguém ao barulho, ok?

jocaferro disse...

Ufa.

off

Azathoth disse...

bem.... estávamos a falar no KDE e olha no que isto já vai, para que fui eu falar no Vista....


"Não, não digo nem nunca disse que o Me2 SP1 dá MENOS dores de cabeça.
Quem deve estar a perder os neurónios és tu! :-))

Epa eu queria dizer o contrário :D

"Vai uma apostinha que eu consigo colocar e instalar duas distribuições diferentes no mesmo computador a trabalhar a 100% incluindo todos os programas que eu preciso para o dia-a-dia enquanto tu apenas instalas o Me2?
E falo apenas em instalar já que colocá-lo a trabalhar a 100% ainda vai uma eternidade!
Mais, com um LiveCD tenho em minutos um completo sistema a trabalhar com suites de escritório e tudo!"

Se instalares Gentoo a compilar todo o sistema não fazes isso de certeza :D. Mas então com isso provas apenas que a instalação do Linux é mais rápida do que a do Windows o que não quer dizer que o Linux seja melhor que o Windows, apenas mais rápido a instalar. Se dizes que consegues pôr o hardware todo a funcionar em pleno entâo só provas que não és um comum mortal mas um gajo fora do normal.

"Mais, com um LiveCD tenho em minutos um completo sistema a trabalhar com suites de escritório e tudo!"

Não consegues fazer isso com boa parte das distribuições no meu portátil pois o Xorg e a minha placa gráfica da ATi não se dão lá muito bem, embora no Ubuntu mais recente parece que isso está resolvido.

"O kde 4.0 tinha bugs mas considerá-lo "não ser minimamente funcional"?
Experimentei o kde 4.0 com algumas distribuições, Mandriva+Fedora+openSuse, e os problemas com que me deparei foram mínimos. Nunca tive nenhum que fosse do tipo "não ser minimamente funcional".
O kde 4.0 tinha bugs. É verdade, sim senhor, tinha um número anormal de bugs.

Já agora quais eram os bugs que não permitiam ao kde 4.0 "ser minimamente funcional"!?"

Quando o KDe 4.0 saiu tinha na altura o Suse e instalei-o. Não havia maneira de mudar configurar o ecrâ, por exemplo mudar de resolução. Não conseguia criar atalhos no ambiente de trabalho, não conseguia editar o menu.... etc

"Aliás, e a título de exemplo, o Me2 após 5 anos de "inginharia" e quase dois anos de versão final (a estragar a vida dos utilizadores) o que perfaz SETE anos, ainda não foi bem aceite porquê!?
Porque não presta.
É uma merda."

Qual é outra vez a percentagem de utilizadores do Vista e a do Linux no desktop? E há quantos anos o Linux está a ser desenvolvido? E porque não ainda vingou no desktop? Está bem mais abaixo do MAc-OSX onde este apenas funciona em hardware especifico da Mac ao contrário do Linux que (teoricamente) funciona em qualquer desktop.

"E o MacOSX é grátis? - E o que é que o cú tem a ver com as calças!?
Porque carga de água veio aqui parar o MacOSX!?"

epa talvez pelo facto de ser também um sistema operativo?

"Por mais íncrivel possa parecer o número de utilizadores de Linux é imenso.
Esse número é tão elevado que hoje em dia é quase impossível executar uma tarefa online sem utilizar Linux!
Para além disso estamos a utilizá-lo quando:
- telefonamos (presente na maioria das centrais telefónicas)
- andamos de carro;
- andamos de avião;
- usamos o celular - vulgo telemóvel;
- instalamos domótica;
- usamos robótica;
etc., etc.,
Tanta coisa e tanto uso necessitam de Linux no quotidiano que até há quem diga que usamos Linux em quase todos os gestos que fazemos. Eu não iria tão longe, mas que le anda por aí, ai isso anda. E ninguém dá por ele..."

Em servidores o Linux até tem uma aceitação mas não desktops e é disso que estou a falar. De computadores para o dia a dia, não para aplicações específicas onde aquilo deixa-se a funcionar e nunca mais se mexe.

"É tanto comum ver pessoal que nunca teve qualquer problema com o Me2 quanto pessoal que nunca teve qualquer problema com o kde 4.0"

Se é comum ouvires pessoas com problemas com o Vista é que ele é bastante usado. Devido à pouca percentagem de pessoas a usar Linux com KDE é natural não ouvires falar de tantos problemas. Quando há um problema com o Vista todo o mundo dá conta e o apocalipse aproxima-se enquanto quando há um problema no Linux, que quase ninguém ouviu falar, este é apenas uma trivialidade onde é preciso "apenas" recompilar o Kernel e fazer n coisas no terminal....

"Como não deves utilizar o Google, e muito menos compreender os resultados, estás perdoado"


....


"Eu não tenho um blog apenas para dizer mal da M$. tenho um blog para apontar o mal que a M$ faz!
É diferente, muito diferente."

.....

"Para tua informação o "Linux" não tem nada que vingar no mercado."

Então queres que o Linux continue com uma percentagem de 1% de utilizadores no desktop? Então a liberdade e o monóplio da M$ e tal.... Talvez assim continues a pertencer a uma "elite" e deve fazer bem ao teu ego....


"Desculpa, mas não és absolutamente ninguém para tirar ilações deste género."

Ès o maior então....

"Percebo que a escola da M$ te tenha ensinado alguns truques de astroturfer"

Astro quem?

"Além de desceres muito baixo, estás a usar uma entidade que odeias pelo que serás porventura uma das últimas pessoas no mundo a poder usar desse privilégio.

Fala por ti e não metas mais ninguém ao barulho, ok?"

Uh?

jocaferro disse...

"Se instalares Gentoo a compilar todo o sistema não fazes isso de certeza :D. Mas então com isso provas apenas que a instalação do Linux é mais rápida do que a do Windows o que não quer dizer que o Linux seja melhor que o Windows, apenas mais rápido a instalar. Se dizes que consegues pôr o hardware todo a funcionar em pleno entâo só provas que não és um comum mortal mas um gajo fora do normal."

A única coisa que eu, e qualquer pessoa o pode fazer, provo é que consigo instalar a 100% um SO funcional.
100 % funcional!
Mais, tão funcional que até tem dezenas de aplicações para todos os gostos.
Mais uma vez 100% funcional!
Sem anti-vírus, excepto se for para tratar da saúde ao Windows, sem spyware, sem adware, sem DRM, sem aplicações proprietárias.
Tudo a 100% e ainda mais - durante muito tempo sem ter que reinstalar tudo de novo, sem reboots por tudo e por nada e a funcionar 24 horas 365 dias por ano sem nunca o desligar!

Comparar uma compilação completa de um SO com uma instalação 100% funcional!?
Espero que no Curso te tenham ensinado o que quer dizer compilar...

Não provo nada que sou um gajo fora do normal. A única coisa que posso provar é que qualquer pessoa consegue instalar uma distribuição Linux 100% funcional em qualquer computador enquanto o Me2 ainda anda a dizer que vai ter que reiniciar por diversas vezes.
Qualquer pessoa --> 100% funcional!

"Não consegues fazer isso com boa parte das distribuições no meu portátil pois o Xorg e a minha placa gráfica da ATi não se dão lá muito bem, embora no Ubuntu mais recente parece que isso está resolvido."

Sou eu que estou a perder os neurónios ou estavamos a falar de uma instalação 100% funcional!?
O que é que o xorg tem a ver com a funcionalidade?
Se fores para esse campo começo a falar da Nvidia com o Me2...
A única questão é se funciona ou não.

"Quando o KDe 4.0 saiu tinha na altura o Suse e instalei-o. Não havia maneira de mudar configurar o ecrâ, por exemplo mudar de resolução. Não conseguia criar atalhos no ambiente de trabalho, não conseguia editar o menu.... etc"
Desculpa, mas isso não são bugs.
A esses problemas chama-se (na)bice.
Não vou perder tempo mas pego no exemplo dos icons - a forma de o fazer é que mudou e não se trata de um bug. Bastava uma pequena leitura no "o que mudou no kde 4.0"...
Como disseste anteriormente o 4.0 é uma nova versão e, como é lógico, tem coisas que mudaram entre versões. Umas para o melhor enquanto outras para o pior, na minha opinião.

Qual é outra vez a percentagem de utilizadores do Vista e a do Linux no desktop? E há quantos anos o Linux está a ser desenvolvido? E porque não ainda vingou no desktop? Está bem mais abaixo do MAc-OSX onde este apenas funciona em hardware especifico da Mac ao contrário do Linux que (teoricamente) funciona em qualquer desktop.

Ah!, agora percebi que eram utilizadores do desktop. Antigamente eram apenas utilizadores.
Mais uma vez a resposta continua a mesma - a M$ consegue manter uma alta percentagem no desktop apenas devido à pressão monopolista que exerce sobre o mercado. Sobre isto, logo à noite irá sair um post acerca de algumas práticas actuais da M$ para obstruír o caminho ao Linux.
Mas a melhor resposta não vem de mim mas sim da prórpria M$ que anda tão atrapalhada a combater o Linux e de uma forma quase obcessiva!
De uma coisa que não existia e que era feita pelos comunistas passou de repente a ser uma ameaça real. Porque será!?
Aliás, os teus 1%, que são um pouco mais de 1%, representam as vendas de "Linux" e não o número real de utilizadores. Esse número é desconhecido mas da forma como Steve Ballmer anda atrapalhado ela lá deverá saber em quanto é que se encontra a ameaça.
Continuando no tema, a percentagem de "Linux" é baixa e deriva de vários factores para além do aperto da M$. Um dos principais factores é a falta de respeito que os fabricantes de hardware tem com o SL/A ao não disponibilizarem os respectivos drivers. Para além do hardware, também a indústria dos jogos não passa cartão ao SL/A e toda a gente sabe qual a importância dos jogos no desktop.
Por último, mas não menos importante, a pirataria!
A M$ faz de conta que arranja sistemas anti-cópia mas quando chega à realidade não faz a ponta de um corno para a combater excepto esporádicas acusações que são apenas para figurar na fotografia.

"epa talvez pelo facto de ser também um sistema operativo?"
Continuo sem perceber. Talvez te queiras referir ao facto da Apple cobrar pelo seu SO.
Pois bem. A grande diferença é que a Apple não obriga ninguém a comprar os seus computadores. Aqui é que se pode aplicar - "quem pode compra".
Pelo contrário a M$ encarrega-se de tornar os seus SO num IMPOSTO ao obrigar toda a gente a pagar mesmo que não venha a utilizar!
É uma grande diferença - OPTAS por comprar um Mac e respectivo SO versus és OBRIGADO a pagar à M$ o respectivo IMPOSTO (obrigatório) mesmo que não precises daquilo para nada!

"Em servidores o Linux até tem uma aceitação mas não desktops e é disso que estou a falar. De computadores para o dia a dia, não para aplicações específicas onde aquilo deixa-se a funcionar e nunca mais se mexe."
Até tem uma aceitação!?
Será que até tem uma aceitação nos sistemas embebidos!?
Quanto aos computadores desktop para o dia-a-dia:
1. Utilizam o Office para aí uma vez por mês para fazer umas contas, redigir um texto ou fazer uma porcaria de uma apresentação;
2. Passam 70% do tempo em MSN, hi5 e porcarias do género;
3. Passam 25% do tempo a fazer pirataria;
4. Passam 4,99999% do tempo em jogos.

Penso que é a isto que te estás a referir. Neste caso, apenas alguns jogos não podem ser jogados em "Linux".
Logo, cerca de 2 a 3% das actividades quotidianas não podem ser executadas em "Linux" em qualquer máquina com 3 ou 4 anos de idade.
Valerá a pena andarem os pais a gastar milhares de € para os filhos tirarem partido de 0,00001 % de rentabilidade!?
Se falares em escritórios qualquer distro actual substitui o Windows + Office na maior. Ah!, o "Linux" também tem o Solitário...

"Ès o maior então...."
Esta vem anexa ao astroturfer.
A resposta é muito simples - quem és tu para falares em nome do "Linux"!?
Esta posição de "não andas a fazer qualquer bem ao Linux" é típica das escolas de astroturfer da M$. Se não sabes o que é:
http://blog.softwarelivre.sapo.pt/astroturfers/
Não se trata de eu ser o maior mas sim de tu tentares mostrar que és o maior quando chegas ao cúmulo de te armares em defensor do bom Linux.
Não te preocupes com a defesa do "Linux" mas sim, como referi, em ter mais cuidado em defender o bom nome da M$ se a estivesse a defender, bem precisa coitada!, principalmente não andar por aí a advogar a pirataria...
Não sei como é que a M$ vê esta situação. Provavelmente deve sentir-se muito feliz...

Azathoth disse...

"quem és tu para falares em nome do "Linux"!?"

Tu deves ter um problema qualquer de egocentrismo. Se é assim não vale a pena andar a discutir aqui contigo. Olha que a noção de superioridade que vai na tua cabeça não te faz muito bem....

Cyas

jocaferro disse...

Desculpa mas deve deve aqui um engano!

Para além de te estares a armar em entidade divina, o Deus do Linux, a única pessoa que está a tornar-me egocêntrico és tu!

"Tu ao pensares dessa maneira o Linux nunca vingará no mercado."

Ou seja, se eu mudar a minha maneira de pensar o Linux vingará no mercado!

E a minha resposta foi muito clara ao não aceitar tal suposição:

"Já agora aproveito para te informar que o "Linux" não quer saber de mim para nada e muito menos se o que eu faço ou não faço o pode prejudicar apenas por uma simples razão:
- O "Linux" é um abstracto constituído por todos. Para o bem ou para o mal."

Acho que chega para provar que fui eu próprio a reduzir-me à minha insignificância!

Assim, é fácil de ver quem é o egocêntrico já que te arvoraste como entidade-divinal-que-fala-em-nome-do-Linux, penalizando o pobre pecador que não fala em nome de ninguém e que, não aspira a mais do que ser um microscópico grão no volume de toda a areia do Universo.


Mas tudo começou por um pressuposto absolutamente errado:
- O Linux não precisa de mercado!
Não é uma mercadoria transaccionável já que é livre, aberto e grátis!
Percebo que pode ser uma concepção difícil de atingir por parte dos actuais defensores da M$ e da actual M$!
Porém, para quem lida com a Microsoft há algumas décadas deve estar lembrado que era a própria Microsoft que lutava contra aquilo que hoje preconiza e faz!
Mas tal espírito apenas durou enquanto não se tornou ela mesma num monopólio e aí chegada começou a comportar-se imensamente pior que os monopólios anteriores!

Quando aprenderes o que é uma comunidade, sim aquela coisa que tanto desprezas, talvez consigas compreender o alcance das tuas palavras e o tom de superioridade que usaste ao falar em nome do Linux!

E ainda por cima me vens acusar de algo que apenas uma pessoa aqui o fez!?
- TU!

Azathoth disse...

"Desculpa, mas não és absolutamente ninguém para tirar ilações deste género."

"A resposta é muito simples - quem és tu para falares em nome do "Linux"!?"

"Como não deves utilizar o Google..."

por favor...

Ena deves ser o único no mundo que usa o Google....

Fiquemos por aqui, ok?

Tenho mais que fazer....

jocaferro disse...

"Tu ao pensares dessa maneira o Linux nunca vingará no mercado.

Mas onde borras realmente a escrita toda é na tentativa de colocares eu e o Linux nos pratos da balança.
Desculpa, mas não és absolutamente ninguém para tirar ilações deste género.
Também que eu saiba não foste, nem nunca serás, mandatado para falar em nome do "Linux"."

Não há nada como completar o âmbito em que as respostas foram executadas. De outra forma estás puramente a manipular os factos. Isto tem um nome e não gostaria de o aplicar.

Como se pode ver no meu comentário anterior, foste tu quem se armou em Deus!
Foste tu que divinamente proclamaste que se eu mudasse a minha maneira de pensar o Linux ganharia o mercado!
És tu quem está a mandar-me mudar a minha maneira de pensar e estás a fazê-lo em nome do Linux.
A minha resposta a toda esta mostra de superioridade foi que não és absolutamente ninguém para tirar estas ilações!
Disse e repito-o:
Não és absolutamente ninguém nem foste mandatado por ninguém para te armares em dono ou Deus do Linux!

Penso que já deu para perceber. Mas se ainda não tiver dado vou repetir a minha resposta:
""Já agora aproveito para te informar que o "Linux" não quer saber de mim para nada e muito menos se o que eu faço ou não faço o pode prejudicar apenas por uma simples razão:
- O "Linux" é um abstracto constituído por todos. Para o bem ou para o mal."

Acho que chega para provar que fui eu próprio a reduzir-me à minha insignificância!

Assim, é fácil de ver quem é o egocêntrico já que te arvoraste como entidade-divinal-que-fala-em-nome-do-Linux, penalizando o pobre pecador que não fala em nome de ninguém e que, não aspira a mais do que ser um microscópico grão no volume de toda a areia do Universo."

Sempre me reduzi, continuo e continuarei a reduzir-me à minha insignificância no universo Linux.


-/-

""E isso prova o quê? QUe pouca gente ouviu falar do KDE e muita gente tem o Vista?"

Não. O que isso quer simplesmente dizer é que a procura pela arrogância do pessoal do kde não deu qualquer resultado e que a procura pelos problemas com o Me2 rebenta com a escala.
Como não deves utilizar o Google, e muito menos compreender os resultados, estás perdoado."

Mais uma bela manipulação de uma resposta.
Esta resposta vem no seguimento da "arrogãncia do pessoal do kde"
Uma procura no Google não deu absolutamente nada e só porque sou leitor do "odeio o Linux" é que sabia perfeitamente onde se encontrava a questão.
Se não deu nada no Google o que é que isso quer dizer?
Talvez queira dizer que quando começaste tudo por "e as atitudes de arrogância para com os utilizadores já acabaram?" andas a utilizar outro motor de busca que não o Google!

Na mesma perspectiva, quando solicitei a comparação com os problemas do Me2 ficaste sem perceber a questão quando penso que os milhões de hits falam por si só. Claro que são milhões de hits no Google, mas presumo que o teu motor de busca não tenha mostrado nenhum hit senão terias percebido logo à primeira.

E mais uma vez vieste confirmar que não usas o Google, senão não tinhas dito isto:
"pouca gente ouviu falar do KDE"
ou
"e muita gente tem o Vista"

E vou provar aquilo que digo!

Busca por kde no Google - Resultados 1 - 10 de cerca de 87.100.000 para kde. (0,16 segundos)
Note-se bem 87.100.000 hits!
"pouca gente ouviu falar do KDE"

Busca por Windows Vista - Resultados 1 - 10 de cerca de 329.000.000 para Windows Vista. (0,19 segundos)
"e muita gente tem o Vista"

Só outro motor de busca poderia apresentar resultados "pouca gente a ouvir falar do kde" e ao mesmo tempo apresentar um número medonho que "tem o Vista".

Tão medonho que até dá para a M$ andar a mentir!

(continua)

jocaferro disse...

A forma como usaste os excertos das minhas respostas sem as enquadrares no âmbito do todo é uma clara manipulação dos dados e uma completa deturpação do sentido da frase em que foram proferidos.

Este processo tem um nome e não gostaria de o aplicar.
Porém, não poderia deixar passar em claro uma acusação que fiz e que vou dar aqui um pouco mais de realce:
"Astroturfing is a form of propaganda whose techniques usually consist of a few people attempting to give the impression that mass numbers of enthusiasts advocate some specific cause."

"Tu ao pensares dessa maneira o Linux nunca vingará no mercado."

Ou seja, ao te armares em mandatário do Linux deste a impressão que tinhas um massivo número de entusiastas que advogam essa causa.

Isto tem um nome - astroturfer.
Bem dentro dos pergaminhos da escola de FUD da M$:
http://www.groklaw.net/pdf/Comes-3096.pdf

No fundo não passas de um advogado do diabo - falas mal do "Linux", desprezas a comunidade, rejeitas tudo o que é open-source, generalizas o desprezo do pessoal do kde, recusas o mérito do Linux, confundes o kde com Linux (eu falei no mérito do kde e vieste logo de seguida com o desmérito do Linux!) ou com um SO, desconheces que existem dezenas de distribuições Linux que ficam 100% funcionais em poucos minutos, frisas um problema em colocar o xorg a trabalhar com uma ATI clamando que o portátil não estava 100% funcional mesmo que estivesse a utilizar os drivers radeon = 100% funcional, tiveste problemas com o kde 4.0 que relacionaste com bugs quando estes não passaram de pura nabice e de não ter lido o mínimo acerca das alterações desta nova versão ou consultado o Google, etc. etc., mas para finalizar - advogas a pirataria!

Depois de tudo isto ainda achas que tens razão ao pronunciares-te como mandatário do Linux!?

Sinceramente!