quinta-feira, julho 31, 2008

NADA COMO CLARIFICAR AS COISAS

Anda para aí muita gente a vangloriar-se do pagamento que a M$ executou para com a Fundação Apache. Outros ainda vão mais longe e falam em choro e ranger de dentes do pessoal do "Linux".

Provavelmente, é difícil adaptarmo-nos às condições e nomenclaturas que determinados organismos tem e, neste caso específico, podemos correr o risco de não ter a noção do que significa membership vs sponsorship.
Ora, o que aconteceu com o pagamento da M$ à Fundação Apache não tem nada a ver com ficar membro mas sim ficar apenas como patrocionador.

Para quem dúvidas pode ser que este post os elucide um pouco melhor acerca deste assunto:
"It seems Microsoft’s sponsorship of the ASF is being mis-reported as membership, for example here.

That is not merely wrong: it’s impossible. ASF members are not corporations, we’re individuals. We earn membership by what we do, not what we pay[1]. So while it’s entirely possible for Microsoft employees to become members[2], the idea of the company doing so is a non sequiter.

The idea that this gives Microsoft any kind of influence in Apache projects is also nonsense. Apache projects are managed by individuals who leave behind any corporate affiliations when we don the Apache hat. The most a company can get is an indirect stake in an Apache project by employing or contracting with key developers, and (AFAIK) the nearest Microsoft has come to that is in their joint project with SourceSense.

[1] Membership of the ASF costs nothing, just as contributing to ASF projects doesn’t pay.

[2] At least, as far as the ASF is concerned, though Microsoft’s attitude towards the common good may have to come quite a lot further. The biggest shift may come if they want badly enough to hire someone who insists on their right to participate in opensource projects.
"

Será que me está a escapar alguma coisa ou a M$ apenas gosta de gastar dinheiro em publicidade - "vejam bem até já pertencemos à Fundação Apache", ou ainda "viva o open source", ou qualquer dia "fomos nós que inventamos o Linux".
Só que publicidade não passa disso mesmo - uma forma de nos enganar - e como o povo tem sempre razão lá diz o ditado:
- Quando a publicidade é muita o produto é fraco.

Posto isto, porque haveria de chorar ou ranger os dentes o pessoal do Linux!?
E porque não agradecer ao tanso que se lembrou de oferecer 100.000 USD à ASF!?
Cá por mim - muito obrigado M$.

Sem comentários: