terça-feira, julho 17, 2012

LUMIA - O DESASTRE DA NOKIA

Segundo alguns que conseguem ver tudo explicado nas cartas, astros e bolas de cristal o nome Lumia tem como origem a mitologia:
- "FILHA DE NETUNO, UNIU-SE A JÚPITER E TEVE DOIS (2) FILHOS."

Se trocarmos os nomes até bate certo, pelo menos numa fase inicial onde apenas foram apresentados dois modelos indo agora em quatro qualquer um deles um fantástico fracasso vindo da companhia que dominava completamente o mercado.

Outras associações mitológicas serão possíveis ainda como por exemplo:
- o mais simplesmente possível - não tardará muito a passar a mito;
- com o célebre episódio do cavalo-de-Tróia.


Passar a mito - apesar de todas as parangonas a que fomos assistindo durante os últimos meses com anúncios de milhões e mais milhões, principalmente por parte de uma grande maioria dos media afectada pela submissão aos carcanhóis de um célebre monopólio, quase anunciando um estrondoso sucesso o que é facto é que afinal os números estão aí para provar que de estrondoso até tem muito mas apenas em sentido inverso - fracasso!


Hoje, ao seguir o belíssimo blog(*) do meu amigo e colega no Planet Geek Carlos Martins deparei com uma notícia acerca do Lumia 900 ter sofrido uma redução no preço de 50% (nos EUA) passando a custar uns míseros $50. Ora, lendo bem esse artigo, tudo parece indicar que a infeliz borrada cometida com o anúncio prévio de que o 00 não "encaixaria" na gama actual poderá estar na base desta redução de preço. Porém, através dos números publicados a realidade é que estes terminais são um verdadeiro fracasso não passando de umas meras 330.000 unidades vendidas no período de quatro meses ou seja 0,3% do mercado dos EUA que neste período contou com cerca de 110 milhões de unidades vendidas com especial destaque para a plataforma Android que de forma completamente clara domina o mercado.
Apesar do espectáculo dado pela tal companhia, o que aconteceu no final é que apenas se assistiu à desolação de uma paisagem de terra queimada que certamente contribuirá para o iminente colapso do gigante Nokia caso não tome medidas urgentes retirando de imediato o cavalo-de-Tróia lá implantado e desistindo de vez daqueles tijolos a que alguns chamam janelas. Porém, não foi isso que afectou as vendas nem tampouco a actual baixa de preço mas sim o inequívoco e rotundo NÃO a tal plataforma. Para quem ainda tem dúvidas:
- só empregados do monopólio e respectivos satélites não devem fugir muito da centena de milhar;
- durante um período de cerca de 2 meses este terminal foi OFERECIDO a custo zero devido a ter sido vítima da já normal incompetência de quem fabrica o software quando brindou os (poucos) compradores com diversas falhas que quase tornavam o aparelho num mero pisa-papeis;
Ora, se durante os primeiros meses foi oferecido e certamente apoiado nos números por parte dos empregados da tal firma e respectivos satélites, chega ao fim de 4 meses e apenas conseguiu vender 330 mil terminais na sua totalidade "vendidos" no período pré-anúncio da tal incompatibilidade com o "novo" SO, que mais se pode dizer!?
Portanto a ilação a retirar é que o anúncio apenas veio cavar ainda mais fundo a sepultura que desde o primeiro momento foi preparada pelo "general das plataformas a arder" a mando de, aham, cof, cof,...
(ora, toda a gente sabe, certo?) ou seja, apenas piorou tenuemente uma situação que pouco pior poderia ficar.

Cavalo-de Tróia - desde o primeiro momento tive a certeza quase absoluta de que o "general" tinha como única missão afundar a Nokia, conforme se pode ver através de alguns artigos que entretanto fui publicando.
Mas, como é óbvio, eu não estava/estou sozinho neste infeliz dote de adivinhação que ao invés de utilizar alguns dos truques que muitos usam (cartas, astros, bolas-de-cristal, etc.) apenas usa um dos mais óbvios conceitos - o bom senso. Desde há algum tempo, sigo com atenção um dos mais célebres consultores que tem dedicado algum tempo a analisar a situação em que a Nokia se meteu sendo que o último artigo (neste não perdeu certamente apenas "algum" tempo) "The Sun Tzu of Nokisoftian Microkia - Mirror mirror on the wall, who'se the baddest of them all - Waterloo, I was defeated you won the war - a long trek blog in search of the worst CEO ever (spoiler alert: Elop)" ilustra de forma clara e evidente qual o papel que o "general" assumiu e incrivelmente ainda assume no mais rotundo fracasso de gestão danosa indo ao ponto de considerar ter sido a pior asneira de sempre!

Chamo a atenção que este artigo é longo, muito longo mas vale a pena ler do princípio ao fim para todos terem uma ideia do que realmente está a acontecer lá pelo "reino" da Finlândia...

(*) - que está de parabéns ao conseguir arranjar o domínio aadm.pt.
Ah!, e desde já aproveito para desejar umas merecidas férias...   :-)

Sem comentários: