domingo, outubro 28, 2007

POUPAR ENERGIA?

Ultimamente tem aparecido por aí uns testes onde se comparam vários aspectos do hardware que utilizamos nos nossos dias.

Um dos aspectos com que me vou debruçar é sobre o consumo de energia dos "nossos" computadores e mais precisamente sobre o impacto dos SO's e espécies afins sobre a poupança de energia.

E quem ganha neste aspecto?

Window$, claro!
Estavam à espera de quê?

É realmente verdade que o Windows consegue gerir melhor os recursos do sistema quanto à energia.
Também, é realmente verdade que todos os computadores, senão todos para aí uns 99,99%, ainda são pensados à ditadura da Intel/M$.

Entretanto já existem alguns "bios" com a "marca" da liberdade que conseguem tirar maior partido do hardware, leia-se também poupança de energia, quando corremos verdadeiros SO's.

Eu até concordo com estes estudos apenas esquecem-se sempre do essencial:
- nunca mencionam que o hardware anda a mamar, literalmente MAMAR, energia porque Window$ exige.

Durante o pouco tempo livre desta semana andei a montar um novo servidor, que conto ter pronto na próxima Terça-Feira, com um processador AMD XP Mobile 1700+ a correr a 1,2 GHz (*) ao invés dos tradicionais 1,47 GHz e "apenas" 512 MB de memória. Com esta medida consigo um consumo = 29W / 32 W. E são reais pois são medidos com uma pinça amperimétrica no cabo de alimentação (**) do sistema, ou seja, com tudo a funcionar, excepto monitor.
E sabem com que SO?
Ubuntu 7.10!
Ou seja, a última versão de um verdadeiro SO, que vai servir de servidor de mail, Web, BD e Ficheiros apenas para começar.
Tentem fazer isto com o Server 2003, atenção que este é um verdadeiro SO e uma das melhores coisas que saíram de Redmondia, e vão ver que um duplo - Dual Core de preferência Xeon com pelo menos uns 4 GB de memória, a gastar para aí umas 20 vezes mais que o XP-M 1700+, terá que levar um "empurrão", leia-se Reset, pelo menos uma vez por semana.

Portanto quando alguém me pergunta a causa do consumo/aquecimento de um computador geralmente respondo que é devido a um vírus e se me perguntam qual é o vírus e como se podem ver livre dele, respondo:

- O vírus chama-se Windows;
- Existem por aí milhares de maneiras de te livrares mas podes começar pelo Ubuntu.

(*) - Este processador está a "correr" um pouco mais tartaruga porque não consegue ultrapassar os 1,2 GHz se o quiser estável mas, já foi menino para ir muito longe nos velhos tempos de OC.

(**) - Esta é a melhor forma de medir o consumo de um sistema mas é necessário ter à mão uma pinça amperimétrica. Depois, basta descarnar um pouco do revestimento exterior de um cabo de alimentação, sem danificar o isolamento dos condutores no interior, de forma a apenas um dos condutores entre dentro das "mandíbulas" da pinça amperimétrica.
Por fim basta converter.

3 comentários:

Bruno Miguel disse...

Servidor web, bd e mail? Virá aí um projecto ultra secreto?! :)

Um abraço

Anónimo disse...

Em tempos também tive um servidor a funcionar (sme server 7.0/piii 1000/fonte de alimentação 350) e aumentou-me a minha conta da epd em +/-15€ ! tive de desistir da ideia :(

é verdade que nunca o procurei optimizar do ponto de vista do consumo.

boa sorte :-)

jocaferro disse...

Não é um projecto ultra-secreto mas apenas para experimentar o Ubuntu power como server.

Dava um certo gozo ver o Ubuntu tornar-se num sério candidato a juntar-se ao grupo dos "grandes".

O Gamito, mais uns quantos, talvez não gostem da ideia...

@ja
É, gasta um pouco ...
Entretanto, o "Escolas Livres" parece ser interessante. Já tinha recebido o e-mail mas estou ainda a pensar no que fazer principalmente por me encontrar nos Açores.

Veremos.

@braço.