terça-feira, novembro 27, 2007

EEEPC + XANDROS ?

Normalmente, não sou uma pessoa desconfiada. Porém tudo muda quando o nome da M$ se encontra presente.
Neste caso, atendendo ao título em epígrafe, até nem parece existir alguma ligação entre a ASUS e a M$ mas, devido à minha desconfiança, tenho andado por aí a espalhar que este negócio cheira mal.
Pelos vistos não sou o único a pensar desta forma. Os compradores desta máquina já começaram a aperceber-se que poderá realmente existir algo que não bate certo.

A minha opinião é que este SO é um cavalo de tróia não só por desrespeitar a licença GPL como também por conter alguns pedaços de código abrangidos pelas patentes dos Redmónios. Aí, teria o calmo e simpático Ballmer toda a razão quando proclama que o Linux viola as patentes da M$.
Troem as trombetas do Apocalipse!

Teoria da conspiração?
Talvez, e espero bem que sim.

Fica a pergunta:
-Será legal instalar uma outra distro Linux, ou o SO da Apple se preferirem, numa máquina destas?

Mais uma vez, espero bem que sim.

Fonte: iTWire


EDIT: O meu companheiro no Planet Geek, Carlos Martins, vai receber uma "prenda" destas. Na cor preta!
Cum camandro!, que inveja!

3 comentários:

Carlos Martins disse...

O problema que tem sido falado, foi que a Asus não estava a incluir todo o código fonte das alterações que fez ao Xandros, e parece que também retirou algumas das referências originais que devia manter.

No entanto parece que já vieram a público pedir desculpa e disponibilizar o source-code em condições. (é pena não o terem feito log de início - e evitado o assunto)

Continua no entanto o facto de terem um autocolante sobre o slot que permite fazer upgrade à memória, que invalida a garantia a quem o fizer.
Pelo menos nos EUA isso é ilegal, pelo que não estão muito preocupados - mas é mais uma "azeiteirice" da Asus!

É tipo chegarem cá a Portugal e dizerem que só dão 6 meses de garantia... eles podem dizer o que quiserem: mas por lei têm que dar os 2 anos!

Quanto à MS, a unica coisa que ouvi, foi que queriam a possibilidade de ter um Eee PC com XP - mas isso fica estupidamente mais caro. A ideia do Eee PC de início sempre foi usar Linux.

De resto, aquilo vem com um CD de recuperação que põe a máquina de origem, portanto: instala o que muito bem te apetecer, Ubuntu, PClinux, ou seja lá o que for. Era o que faltava não podermos instalar o que bem queremos num aparelho nosso! :)

jocaferro disse...

O que a ASUS disponibilizou não foi o código-fonte, baseando-me nalgumas notícias que tenho lido ultimamente.

Parabéns pelo eeePC. Depois vais dizer algo sobre a máquina, claro. Por aquilo que vi e li tenho quase a certeza que foi um enorme passo no caminho do futuro.

Fico a aguardar. Veremos se apanho um bicho desses.

Da minha parte, embora tenha um bocado de medo em relação a tudo o que meta M$, trata-se apenas de uma teoria da conspiração. ;-))

@braço.

Carlos Martins disse...

A maior parte do código ja estava disponivel, mas faltava um módulo.
Q supostamente tb ja esta disponivel:
http://www.engadget.com/2007/11/26/asus-posts-more-eee-source-code-to-comply-with-the-gpl/

falta saber se os "creditos" de quem fez o codigo la estao como manda a licença.

Mas o que interessa mesmo é que o "brinquedo" chegue cá, e a preços decentes. Depois... é quase certo que cada um irá instalar uma distro mais à sua medida.

E teorias da conspiracao, sao sempre boas... E basta ter o nome MS que é logo de suspeitar, eu sei. Ehehe