quinta-feira, novembro 08, 2007

LEOPARD - NOVAMENTE

Devido à considerável afluência de comentários no post de ontem acerca do Leopard, gostaria de clarificar alguns pontos que podem ter sido motivo de más interpretações.

Em primeiro lugar quero esclarecer que nunca tive intenção de atacar o SO da Apple. Por diversas vezes já manifestei aqui que gostaria de ter um Mac mas não tenho nenhum apenas pelo aspecto financeiro onde se intrometem outras prioridades.
Assim, sempre fui um admirador do SO da Apple desde que vi o 1º a trabalhar e tratava-se de um LC novinho em folha. Estou a ficar velho...

O que quis transmitir com aquele post é que o Leopard enferma de vários problemas. Um dos problemas mais graves pode levar à perda de dados.
Ora, quando o Leopard saiu praticamente não se falou de outra coisa nos media, blogs incluidos. Milhares de pessoas, apenas falando a nível nacional, transmitiram essa notícia já para não falar de outros que andaram em contagem decrescente logo após a saída da versão Beta.
Se, por um lado, esta divulgação teve uma tão grande adesão, aquilo que não compreendo é que, salvo raras excepções, entre estes milhares não vejo ninguém a escarrapachar algo do género:

O LEOPARD TEM ALGUNS PROBLEMAS, COMO SERIA DE ESPERAR NUMA NOVA VERSÃO, E 'X' DELES PODE(M) ORIGINAR PERDA DE DADOS.

É perfeitamente normal uma nova versão de um SO, já para não falar do espécie de SO / Me2 já com algum tempo e tem preparada um SP1 com mais de 1.500 correcções mas ainda não se sabe qual a data de saída, apresentar problemas de juventude muito embora fique um pouco admirado com o os cerca de 15 meses que durou a fase de testes de 'Time Machine' e ser esta a aplicação que parece estar a dar mais problemas.

Por outro lado, aconselhar os utilizadores a usar a próxima versão que já virá com estes problemas resolvidos também não faz mal a ninguém. Atente-se que a Apple, por norma, costuma demorar pouco tempo a lançar uma versão mais "apurada".

Isto não é, nem visa, tirar o mérito ao Leopard ou qualquer versão do SO da Apple.

O que se trata aqui é que a Apple tem uma relação muito especial com os media, penso que todos concordarão, mas quando acontece um problema que pode originar perda de dados esses mesmos media "fecham-se em copas".

Para todos os que me estão a ler, para aí uns 2 ou 3, esta notícia pode e deve ser difundida. Se esta difusão puder salvar horas, dias ou anos de trabalho de alguém podem sentir-se recompensados.
Não pode é acontecer algo deste género:
- "A culpa é dele. Fizesse backups".

Pois é. Pode acontecer é que se esse backup for dirigido a um disco externo ou para um servidor e se por qualquer motivo existir uma falha nesta transmissão - adeus dados e adeus backup.

Nada do que se encontra atrás dito, aliás como no outro post, tem como intenção deitar abaixo os FANTÁSTICOS SO's da Apple, mas apenas uma chamada de atenção para um problema que pode ser muito grave.

Entretanto se alguém estiver interessado em votar numa poll acerca do Leopard, e da outra coisa que nem vou mencionar o nome, pode fazê-lo na ZDNet. Como poderão verificar existe muita gente que não sentiu qualquer problema mas também existem outros que os sentiram.

Espero, sinceramente, que este post esteja redigido de uma forma mais clara e que consiga dar a perceber que não se trata de qualquer ataque ao SO da Apple nem aos seus utilizadores.

Agradeço o favor de comentarem. Prometo desde já qualquer rectificação ao que aqui se encontra exposto.

Resta-me agradecer a colaboração prestada até agora que, do meu ponto de vista, foi muito construtiva.

2 comentários:

Anónimo disse...

olhando para a mancha de texto deste post (que é o que grande parte de leitores de feeds e blogs fazem), não vejo nada construtivo...

sim, os early adopters devem ser alertados... mas esses early adopters informam-se... não conheço ninguem que instale um novo OS no seu primeiro mês de vida que não seja um geek... ou pelo menos que se informe bem antes de fazer essa transição... e muitos deles fazem primeiro numa maquina ou disco secundário...

eu daria um mês à apple para corrigir esse bug do mv... esse sim é preocupante! se passado um mês do lançamento do leopard ainda n houver um update a corrigir o bug, critiquem a vontade! agora os outros bugs.... são bugs de cócó!

o que me irrita mesmo é gente que diz que a apple é igual as outras empresas... que os macusers sao ceguinhos pelo marketing da empresa...

1º - a apple n é igual as outras empresas... já passou por periodos maus... enquanto tinha como CEO o John Sculley ou pior ainda, com o Gil Amelio que teve prestes a falir!

Mas não podemos por a apple no mesmo saco de mais nenhuma empresa... uma empresa de garagem a fazer frente à ibm nos anos 70 e consegue vencer?!?

Ainda bem que isso é uma empresa normal...
além de que a filosofia da empresa smp foi muito à frente do seu tempo... podemos é comparar a um pequeno numero de outras empresas como a Google...

Tal como dizia o Wozniack a umas semanas atrás, o ambiente e espirito da Google (tirando esta coisa do OS para handhelds que vai dar barraco) assemelha-se bastante ao da Apple back in the day!

2º - Os MacUsers não são ceguinhos... amioritariamente sao pessoas que gostam de colher frutos de uma maquina, mas com o mínimo trabalho possível... ou seja, são pessoas normais...

Há uma key feature (desde sempre) no MacOS que faz com que o "sistema" seja fácil de usar... chama-se Apple Guidelines... e developers que as seguem...

Logo, se sabem "mexer" numa aplicação, "mexem" em todas!


De qualquer maneira, neste momento tou-me a cagar na evangelização do OS... não ando a fazer software para a plaforma, por isso... se calhar até prefiro que digam mal... é da maneira que menos gente usa ferramentas que realmente optimizam o trabalho!


Deixo um pequeno aparte para o sócio que disse que não gostava de ipods e que o iphone ainda n o tinha convencido...
Certamente que é uma pessoa sem posses e com inveja de n ter nem uma coisa nem outra... (ou mal informada, claro!)

Pessoalmente tb n tenho nenhum ipod, mas pq n sou pessoa que use mp3 players... agora dizer que o ipod n é o mp3 player mais bonito e funcional do mercado é ridículo...

Relativamente ao iPhone, a unica coisa que o pode não convencer é o preço/planos de preços... aí concordo!
Infelizmente ainda não brinquei com nenhum, mas tenho dois HTC's, já usei nokias com Symbian... senhores... só não volto pro velhinho T610 pq agora tou habituado a certas features que só funcionam as vezes!

tenho dito!

jocaferro disse...

2.000.000 de downloads!
São todos geeks?
Entre estes 2 milhões não existem "early adopters" que possam, eventualmente não estar informados?
Certamente, estes dois milhões também tem uma máquina e um disco secundário!

"o que me irrita mesmo é gente que diz que a apple é igual as outras empresas... que os macusers sao ceguinhos pelo marketing da empresa..."

Esta é dirigida a mim?
Em caso afirmativo agradeço que leia novamente o post. Sei que a língua portuguesa pode ser traiçoeira mas, neste caso, colocar palavras que não disse/escrevi apenas mostra muita má vontade.

Apenas mais uma coisa, para terminar:
- Construtivo não foi uma única linha deste comentário, ou melhor, desta mancha de texto deste comentário.