quarta-feira, novembro 07, 2007

LEOPARD

Tanto fogo de artifício seguido de tantas parangonas nos media, blogues incluídos, para quê?

Parece que afinal o leopardo perdeu a pinta.

Admira-me é não ver o pessoal a "informar" acerca dos problemas do Leopard.

Segundo um amigo meu, Mac user fanático, o Leopard deverá bom daqui a uns tempos. Também, segundo ele, os utilizadores Mac não são como os utilizadores da M$ e não vão logo a correr instalar o último grito da moda.
Sendo assim, já consigo compreender o silêncio de muitos utilizadores acerca dos problemas do Leopard.

É assim mesmo pessoal. Não corram logo a instalar um produto qualquer apenas porque é o último suspiro, desculpem - grito, da moda.
O que vale mesmo é publicitar a saída desse produto.
O resto virá com o tempo.

29 comentários:

Mário Amorim Lopes disse...

Eu instalei o Leopard há uma semana numa das minhas máquinas (iMac) e até à data não tive nenhum problema at all.

Isto não significa que não existem, mas é uma coisa normalíssima, seja Windows, Mac OS X ou Linux. Ou o Ubuntu 7.1o saiu perfeito?

Anónimo disse...

Os macaholics quase nunca dizem mal da Apple. Viste algum mencionar o facto do iTijolo correr as aplicações como root?!

A Apple pode ter bons produtos, mas tem uma propaganda ainda melhor.

jocaferro disse...

@mário:
O Ubuntu 7.10 tem erros e não são poucos.
Mas esses erros já andam a ser apontados em muitos blogues, meu incluido e não mais por falta de tempo para o explorar, com toda a frontalidade, facto que não acontece em nenhum blog, principalmente os portugueses, que consultei.
Não faças uma guerra de SO's apenas porque estou a constatar um facto.
E já que estamos a falar de factos não esquecer um importante termo de comparação:
-O Ubuntu é Software Livre e Aberto!

Apenas nos media internacionais as notícias dão conta de um produto imaturo, lançado fora do tempo de "cura", e carregado de bugs que mesmo os últimos remendos não conseguem disfarçar.

Contudo, se o Leopard não te deu qualquer problema também acho justo reconhecer que tens razão em não escreveres umas linhas acerca dos bugs que afectam esta versão.

@braço.

PS: Hoje, como decerto já compreenderam, estou em maré de bit-(h)ate.

Anónimo disse...

Há uma diferença entre GNU/Linux e Windows e até talvez Mac OS X, que é quase sempre esquecida. Uma distribuição de GNU/Linux vem carregada de aplicações externas, como o OpenOffice, Nano, Firefox, etc. Windows (e tanto quanto sei, Mac OS X) não.

Pode parecer irrelevante, mas isso pode ser suficiente para encontrar 100 bugs em vez de 10 ou 20.

kincas disse...

to jocaferro.

Já experimentou?
Para poder comentar ter de se experimentar.
O resto são tretas.
É o mesmo com o iPhone fazerem comentários (bons e maus) sem nunca sequer o terem visto.
Tenham dó.

kincas disse...

to Bruno

O SO Mac OSX vem algumas aplicações.
Mas qualquer máquina Apple vem com a "suite de produtividade" iLife.

Mário Amorim Lopes disse...

Não faltam posts a relatar os problemas do Leopard. Isso não é verdade.

Quanto às aplicações que vêm com o ssitema operativo, se contabilizarmos o iLife que vem instalado em todas as máquinas de raíz, provavelmente até tem mais software que um stock install do Ubuntu.

Por fim, o Mac OS X é aberto e Software Livre (disponível em www.darwin.org), excepto a interface gráfica (Aqua, CoreImage, Quartz, etc..).

E já agora, é sempre bom experimentarmos aquilo do qual falamos. Eu uso Linux desde 1997 portanto estou muito à vontade para falar dele. Mas já vi muita gente a falar do Mac OS X sem nunca o ter usado..

Anónimo disse...

posts destes são ridículos...
ja tenho o leopard instalado à praticamente uma semana sem qualquer problema com o sistema operativo!
agora se as aplicações third party correm bem, isso é outra história... mas que por acaso no meu, até agora, não tive qualquer problema!
o unico problema grave parece ser o tal bug ao mover um ficheiro numa partilha remota que poderá levar a eliminação do mesmo... isso sim é um bug! mas comparativamente as listas de bugs em major updates a qualquer outro sistema operativo, penso que a apple se destaque pela positiva!

como mac user à 17 anos, a unica queixa que tenho da apple é que parece q a qualidade das maquinas tem vindo a diminuir... conheço mt gente que teve de mandar os computadores pa tras enquanto na garantia...

se querem apontar defeitos, apontem ao decrescimo da qualidade das maquinas e à má representação da marca em portugal! mas NUNCA ao MacOS X... quem diz mal é quem nunca usou ou sofre de alguma deficiência motora...

tenho dito!

Anónimo disse...

@Kincas
LOLOLOL. iLife?! Até o DamnSmall Linux tem mais aplicações. :P

@Mário
Se não me engano, o darwain já não é usado como "sistema de testes" para o OS X.

@Anónimo
Continua a acreditar que o OS X só tem esse bug...

@Jocaferro
Tem cuidado quando saires à rua, porque ainda vais ser atacado por uma maçã trincada. xD

Mário Amorim Lopes disse...

Bruno Miguel,

?! Como?!

A sério, antes de falarem mal ou bem das coisas, usem-nas e, pelo menos, informem-se.

Anónimo disse...

Se calhar não se falam de problemas, porque eles não existem ou são raros...

Aqui deixo 2 exemplos:

Update e Instalação limpa num MacBook:
http://drmacphil.blogs.sapo.pt/27400.html

Update num iMac G5:
http://drmacphil.blogs.sapo.pt/27725.html

Aqui estão dois exemplos. Um que mostra um problema menor com o iTunes, seguido de uma instalação limpa que nunca mais deu problemas. Repito: 0 problemas...nada!

O mesmo se pode dizer do upgrade do iMac G5 que não deu qualquer tipo de problema.

Problemas...todos têm, o Leopard não foge a esse facto...tranquilamente vou esperar pelo Leopard 10.5.1, mas repito...tive até hoje Zero problemas com a instalação limpa.

Com mais de 2 milhões de cópias vendidas, esse tal silêncio pode ser explicado pela ausência de problemas...

jocaferro disse...

1º - Gostaria de chamar a atenção para o que eu nunca disse - nunca falei mal do OS X nem tampouco do Leopard.

O que me parece é que fervem em pouca água. Leiam bem o que escrevi e verão que o que apontei foi a maciça publicidade aquando da saída desta versão contrapondo com a falta de informação, pelo menos nos media/blogs nacionais, acerca dos problemas que esta versão tem.

2º - Indiquem-me os blogs nacionais que indicaram algo acerca destes bugs que eu retrato-me imediatamente, ok?
Exceptuando este que pode ser grave:
http://lms.ispgaya.pt/?id=1007


3º - O que é certo é que os problemas começaram a aparecer em catadupa e muito embora a Apple já tenha corrigido alguma coisa muitos utilizadores continuam a dizer que os problemas continuam sem ser resolvidos.
Como já disse anteriormente, respondendo ao comentário do mário, se o pessoal que usa esta versão não tem qualquer problema, acho muito bem que não digam nada.

4º - A teoria do "experimentar para falar" é fraca.
Quererão, por acaso, dizer que apesar de ver/ler centenas de posts acerca dos problemas do Leopard a minha obrigação é estar calado porque não experimentei?!

Em jeito de conclusão, leiam cuidadosamente o texto que eu elaborei e poderão constatar que eu nunca disse mal de nada e aí sim, não posso dizer mal de algo que nunca experimentei.

@braço para todos.

jocaferro disse...

Apesar de não terem qualquer problema com as vossas instalações, sugiro uma voltinha pelo Google. Basta "Leopard bugs"...

Poderão constatar que alguns problemas são tão graves que podem inclusivamente levar à perda de dados, como por exemplo o problema com 'Time Machine'.

Consultem, por exemplo:
http://www.leopardbugs.com/

@braço.

Anónimo disse...

Epá...lamento desiludir, mas esse site em formato Wiki é tão, mas tão fraquinho que os bugs mais sonantes não estão sequer listados nessa página.

Onde estão as supostas fraquezas da Firewall e o Loss Data que se faz o "Moving" de ficheiros???

De qualquer forma, não estamos perante uma Microsoft, que um ano depois do Vista ainda não lançou um Service Pack, quando já sabemos que o 10.5.1 do Leopard já está com os developers da Apple.

Acredito que a Apple consiga resolver os problemas que vão surgindo...no meio desta história, só posso criticar a Apple por não ter disponibilizado a Gold Master mais cedo para os developers de aplicações, pudessem proceder às necessárias actualizações. Agora estes bugs?

Tenho dormido descansado...obrigado!

Anónimo disse...

@Phil
Vale mais prevenir que remediar, ou o mais recente trojan para OS X ainda te assalta o sistema. Ou esse trojan também é peta?!

Mário Amorim Lopes disse...

Esse trojan ataca qualquer sistema operativo. Em 5 minutos fazia um igualzinho que corria em Linux.

Aliás, se eu fizer um script com rm -rf / e pedir que tu executes isso em sudo, a culpa é do sistema operativo ou tua? Pronto, o trojan é a mesma coisa. Só corre com permissões de administrador um programa sacado de um site da web quem é completamente iliterado na informática ou quem é mesmo.. hmm, deixa cá ver a palavra.. burro.

Anónimo disse...

Ah...ainda há o trojan e também não o vi referênciado nessa Wiki...obrigado por lembrares...e não, não vai entrar...uma vez que o processo de instalação depende totalmente do utilizador...

Anónimo disse...

Mas o facto é que o trojan existe, por mais que tentem ridicularizar a situação. Vocês vangloriam demais a Apple e tudo o que a empresa faz. Ve o iPhone, por exemplo. Corre as aplicações como root (que é bem pior que as porcarias que a microsoft passa a vida a fazer) e, só por ter um ecrã touchscreen e um interface cheio de maquilhagem, custa 500 dólares.

Eu não vos percebo, utilizadores de Mac. Andam sempre de peito inchado, a pensar que a Apple é que é e o camandro, mas não é melhor que outra empresa (tirando a Microsoft). O que a Apple tem é uma boa máquina de marketing...

Mário Amorim Lopes disse...

Pronto, eu saco o código fonte do Trojan e adapto-o ao Linux (uns 5 minutos). E pronto, mais um trojan para Linux. E com um pouco de sorte fica já interoperável com *BSD.

Não sejamos palermas, aquele trojan não tem absolutamente nada a ver com o sistema operativo.

Quanto à Apple, faz assim: usa um e depois falamos. É que eu não falo sem saber: uso Linux desde 1997, Redhat 5.0, e já experimentei mais distribuições do que os 10 anos que passaram. Uso Windows ainda há mais tempo. Portanto, eu sei do que falo quando aponto o dedo.

Anónimo disse...

Esta é a parte em que eu digo que subscrevo o Mário e digo que sou utilizador Mac desde Junho e neste momento em casa não tenho Windows.

Portanto estou à vontade para falar, porque conheço todas as partes e por isso, ganha-se certos hábitos. Ao pegar num Mac e no Mac OS X, não perdi hábitos que tinha como utilizador Windows. Não há sistemas perfeitos e por isso, encaro todos da mesma forma. A segurança e a eficácia de um sistema operativo começa no utilizador. Se essa camada falha, bom, o Mac OS X não é de certeza o pior, mas também não será perfeito...

Logo, as guerrinhas dos sistemas operativos passam-me completamente ao lado.

Anónimo disse...

Mário, lá estás tu com o "usa". Esses bugs estão a ser mencionado pelos utilizadores, quer queiras quer não. Não vou poder falar deles, só porque não uso o OS X?! Bah...

És mais uma vítima inocente da máquina de marketing da Apple. Basta alguém falar menos bem da empresa, que vêm logo todos a correr para lhe defender a honra.

Confesso que sempre pensei que fossem um pouco mais inteligentes (não é um insulto, mas se o quiserem interpretar como tal, estejam à vontade) e vissem para além da publicidade...

Anónimo disse...

Ah! Já disse que não gosto dos iPods e o iPhone actual ainda não me convence?

Mário Amorim Lopes disse...

Bruno Miguel,

Se tu, sem me conheceres, pões-te a assumir seja o que for sobre a minha pessoa, perdes imediatamente a minha consideração, pelo que termino imediatamente esta conversa contigo.

De resto, eu só vim criticar um post absolutamente disparatado. O Mac OS X e a Apple têm bugs e problemas como qualquer outro sistema operativo. Só acho ridículo é os bitaites (pun intended) que são enviados daí, desse canto, onde eu já estive, do género "ah e tal, Mac OS X é tipo Windows, também tem problemas. Linux é que é perfeito".

Só não reconhece problemas na Apple e no Mac OS X quem é imbecil.

Anónimo disse...

Só estava a constatar algo que é comum aos utilizadores de Mac. E isso viu-se pelas reacções, não viu?!

Linux perfeito? Onde? É que o "meu" Lenny anda aqui a dar-me umas dores de cabeça do caraças com o GNOME e com o Rhythmbox, para não falar de umas dependências lixadas nos repositórios que me impedem de compilar a mais recente versão do liferea. A lista podia continuar, mas depois demorava muito a ler...

O OS X não é tipo Windows. Eu não o uso, mas sei que a base é boa e que a Apple se aplica (ou parece aplicar) para fazer algo bom e funcional. Mas faz-me confusão é a forma como os fãs defendem a empresa, negando todos os problemas que existem e batendo palmas até a um peido do Steve Jobs. Parecem os fãs da Microsoft, que ficaram todos contentes com o lançamento do Vista e a pensar que este é que era o tal sistema operativo que eles esperam à vários anos.

Mário Amorim Lopes disse...

Essas frases atiradas para o ar são totalmente injustificadas. Podes-me dar um exemplo de um comentário que defenda a Apple de forma injusta? Isto é, numa situação em que esta tenha claramente culpa e em que a pessoa não o queira admitir?

É que efectivamente existem Apple fans, como existem MS fans. Mas também existem Linux fans, como existem *BSD fans. Portanto, essa dos "não sei como é que os insert-product-name fans..." bla, bla bla é das maiores tangas que existe. Existem fans em qualquer dos lados.

Anónimo disse...

"Já experimentou?
Para poder comentar ter de se experimentar.
O resto são tretas.
É o mesmo com o iPhone fazerem comentários (bons e maus) sem nunca sequer o terem visto.
Tenham dó."


"posts destes são ridículos...
ja tenho o leopard instalado à praticamente uma semana sem qualquer problema com o sistema operativo!
agora se as aplicações third party correm bem, isso é outra história... mas que por acaso no meu, até agora, não tive qualquer problema!
o unico problema grave parece ser o tal bug ao mover um ficheiro numa partilha remota que poderá levar a eliminação do mesmo... isso sim é um bug! mas comparativamente as listas de bugs em major updates a qualquer outro sistema operativo, penso que a apple se destaque pela positiva!

como mac user à 17 anos, a unica queixa que tenho da apple é que parece q a qualidade das maquinas tem vindo a diminuir... conheço mt gente que teve de mandar os computadores pa tras enquanto na garantia...

se querem apontar defeitos, apontem ao decrescimo da qualidade das maquinas e à má representação da marca em portugal! mas NUNCA ao MacOS X... quem diz mal é quem nunca usou ou sofre de alguma deficiência motora...

tenho dito!"


"Se calhar não se falam de problemas, porque eles não existem ou são raros..."


"Epá...lamento desiludir, mas esse site em formato Wiki é tão, mas tão fraquinho que os bugs mais sonantes não estão sequer listados nessa página.

Onde estão as supostas fraquezas da Firewall e o Loss Data que se faz o "Moving" de ficheiros???

De qualquer forma, não estamos perante uma Microsoft, que um ano depois do Vista ainda não lançou um Service Pack, quando já sabemos que o 10.5.1 do Leopard já está com os developers da Apple.

Acredito que a Apple consiga resolver os problemas que vão surgindo...no meio desta história, só posso criticar a Apple por não ter disponibilizado a Gold Master mais cedo para os developers de aplicações, pudessem proceder às necessárias actualizações. Agora estes bugs?

Tenho dormido descansado...obrigado!"

Mário, chega?

jocaferro disse...

@phil:
"Onde estão as supostas fraquezas da Firewall"

Como a firewall não vem, por padrão, activada pode escapar esse pormenor a muita gente.

---

Como já referi mais acima, peço o favor de relerem bem o post.
Mais uma vez - nunca em lado nenhum fiz qualquer acusação ao Mac OSX e muito menos ao Leopard.
A minha intenção é pura e simplesmente um alerta à Comunidade Mac para terem cuidado com alguns bugs e muito especialmente no que diz respeito à possibilidade de perda de dados.

Como existe essa possibilidade, do meu ponto de vista muito grave, porque não espalhar a notícia?
Porventura não acham que se deve alertar as pessoas acerca de algo que lhes poderá trazer graves consequências?

Foi essa a intenção da minha crítica. Nos dias antecedentes à saída do Leopard quase não se falava de outra coisa. No dia de lançamento foi uma invasão que deve ter ultrapassado o iPhone.

No entanto, aquando dos problemas com esta versão, praticamente ninguém em Portugal fala acerca disto.
Foi essa a única intenção do post.
Se interpretaram de outra forma só tenho a pedir imensa desculpa. Entretanto já li e reli tantas vezes o post tendo até recorrido a outras pessoas para lerem e relerem.
A opinião geral é que estão a ser injustos ao levar para o campo de um ataque ao SO do Mac.
Por esse motivo e como não me envolvo em discussões acerca de SO's, com a excepção do Me2, acho que não tenho mais nada a dizer.
Caso estejam interessados em me exemplificar em que local eu ataquei o SO do Mac, estejam à vontade para o fazer.

Chamem os nomes às coisas.
Tem erros?
Tem!
Alguns são graves?
Sim!
Porque não informar em vez de andarem a tapar o Sol com uma peneira?

@braço.

Mário Amorim Lopes disse...

Para terminar isto e refutar o post:

1) Nem toda a gente tem problemas -- eu não os tenho há mais de uma semana;
2) Nem toda a gente actualiza logo o sistema operativo porque não tem tempo para andar a brincar aos sistemas operativos. Tenho um Macbook e outro iMac e esses ainda correm Tiger porque não tenho tempo para os actualizar (e ainda não tenho as licenças);
3) A comunidade Portuguesa relatou alguns problemas com o Leopard. Vide:

http://appledarkside.blogspot.com/2007/11/leopard-no-compremainda.html

http://africaminha.blogspot.com/2007/11/gua-na-fervura.html

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=63426

http://www.webtuga.com/forum/post170695.html

Chega?

Portanto essa teoria do "os Apple fans não falam dos problemas" é absolutamente descabida. Metam uma coisa na cabeça, que volto a frisar: existem fãs em qualquer lado dos campos e em qualquer lado dos sistemas operativos, uns serão parciais, outros imparciais. Ponto.

jocaferro disse...

Também para terminar e como gosto de deixar as coisas bem claras gostaria de dizer que não percebi bem o "refutar o post":

1. Apesar de muitos não terem problemas isso significa que eles não existem?
Isto é refutar o quê?!

2. Nem toda a gente actualiza logo o SO.
Isto não é refutar mas sim apoiar o que se encontra no post!

3. Exceptuando os dois primeiros a notícia do Sol não vem adiantar nada e a outra é de um Fórum de WebTuga.
Quanto às duas primeiras dou o braço a torcer, aliás como já tinha pedido anteriormente, mas gostaria de acrescentar o seguinte:
-Não falam em absoluto dos problemas do Leopard.
Além disso este número é ridículo quando comparado com os milhares de blogs nacionais que anunciaram a vinda do Leopard e das centenas que andaram a publicitar desde o lançamento da beta.

É essa a intenção do post. Tanta notícia a anunciar e quando existe um problema que pode dar cabo dos dados aos utilizadores apenas um ou outro é que diz qualquer coisa!

Apenas para clarificar a intenção do post estou a escrever um outro.
Veremos se o faço em português claro para que não haver qualquer má interpretação.

"os Apple fans não falam dos problemas"
Nunca falei em Apple fans. Aquando do lançamento quase toda a gente falou do Leopard incluindo Linux fans, Windows fans, jornais, TV, Rádio, etc.
Interpretar desta forma aquilo que não está lá escrito é muito tendencioso.

@braço.

PS: Depois do novo post gostaria de obter mais comentários dizendo que está uma merda, que bom, que se percebe melhor, etc., ok?