sexta-feira, julho 11, 2008

O QUE É UM iPHONE!?

Fui hoje contactado pelo responsável da minha conta conta junto de um dos operadores nacionais.

Ele - "eh pá. Tenho aqui uma maravilha para tu trocares os 3 topos de gama. Uma máquina do caraças o iPhone!"
je - "Desculpa. Um quê!?"
Ele - "Porra pá. O iPhone!"
je - "Já tinha percebido que era um iPhone mas o que é isso.? Um telefone através da net? Não preciso porque a Central telefónica é VOIP e já uso dessa faculdade."
Ele - "Tás a gozar comigo ou quê? Não conheces o iPhone? Porra és um ET do cara***! O iPhone é o x + y + z (5 minutos palavreado comercial) (...) em resumo a maior maravilha tecnológica dos últimos tempos. Um pequeno passo para a Apple mas um passo gigante para a tecnologia! E tu não conheces!?"
je - "Ouve, já estou farto de ler acerca dessa coisa mas ainda ninguém me conseguiu explicar o que é isso. Diz-me uma coisa - o que é que o iPhone tem para além do N95 e que seja assim tão fundamental num celular que me sinta na necessidade de trocar!?"
Ele - "Eh pá melhor que o N95 não sei mas é o que está a dar! Toda a gente fala disso e estou-te a oferecer um dos 3 primeiros que vem para cá! Já viste bem o que te estou a oferecer? Um dos 3 primeiros!!!"
je - "O que é que andas a fumar!? Andei nos últimos 3 anos apenas com topos de gama da Nokia. Já me habituei ao estilo e até a dormir consigo fazer e atender chamadas com qualquer um deles. Vens tu para aqui com uma coisa nova a que me vou ter que me adaptar e chamas-me ET? Já viste e trabalhaste com algum?"
Ele - "Eh pá ainda não mas pelo que pessoal diz por esse mundo fora isto é mesmo o melhor e é o que está a dar!"
je - "Queres tu dizer que quem tiver uma coisa dessas não a vai meter no bolso mas sim dependurada ao pescoço para mostrar a toda a gente que tem o modelo da "moda" para além de andar-me a gabar que é um dos 3 primeiros modelos que veio para cá?! Ouve, eu não quero andar a mostrar nada. Quero é um celular que faça e receba chamadas. Qualquer modelo actual mesmo os "oferecidos" já vem com tanta coisa que eu raramente utilizo!!"
Ele - "ok. já vi que de ti não levo nada. Vais-te arrepender quando os vires por aí"
je - "Se há coisa que não me arrependo uma delas é precisamente o celular. Aliás só fico com um modelo qualquer muito depois de serem "moda" e quando já o conheço. Tens algum para um "Test-Drive"? Deixa-me um durante uma semana e depois falamos."
Ele "Tás maluco! Isto é uma raridade e só meia dúzia de afortunados é que terão os primeiros modelos a virem para Portugal! pffff test-drive... Agora tenho a certeza que estás a gozar comigo"
je - Já agora diz-me uma coisa. E os tarifários mantém-se os mesmos dentro do pacote da empresa?"
Ele - "Eh pá. Agora é que me fornicaste. Neste momento não te posso responder. Mas ouve, o que é mais umas dezenas de euros para poderes andar com esta jóia da tecnologia!?"
je - "Tu é que pareces estar a gozar comigo. Somos amigos há muito tempo e sabes perfeitamente que nestas coisas não sou de modas para além de ainda não saberes se eu vou pagar mais apenas por andar com uma coisa da Apple - uma empresa que vende muito marketing e pouca tecnologia. Já agora sabes se o Sistema Operativo disso é Livre e Aberto? Já sabes que agora tem que ser assim. Se não for desiste. Até logo. Um @braço. Com licença."
Ele "Logo falamos, ok? Não desisto pá. Vou ver do Livre e Aberto. São só mais umas dezenas de euros no aumento do tarifário que não deve passar uma centena pelos 3. tchau. Um @braço. Até logo"

PS: Esta história podia ser verdadeira mas não passa de um pesadelo. Ou pelo menos assim espero...
Só por precaução logo vou jantar fora com a família e com o meu celular desligado...

12 comentários:

Anónimo disse...

"Quero é um celular que faça e receba chamadas" - porquê um n95? Basta-lhe um 3310.

"Já agora sabes se o Sistema Operativo disso é Livre e Aberto?" - era so isso que lhe faltava :) ficava perfeito.

"andar com uma coisa da Apple - uma empresa que vende muito marketing e pouca tecnologia." - ridícula essa afirmação.

Mesmo assim existem alguns pontos em que está certo, sobretudo na parte da "moda", é ridicula a vontade tão grande que têm de por a mão num iPhone, sujeitam-se a dormir ao frio e tudo. ahah


Cumprimentos

Rui Manuel Martins - http://www.actualidade.net/

Carlos Martins disse...

Eheheh, isso filmado dava um bom sketch para os gatos fedorentos. ;)

Se te serve de consolação, um amigo com tarifário "especial" empresarial, pelo mesmo preço que pagava ficou com melhores condicoes de minutos/sms/MB que tinha dantes.

Nao quero com isto dizer que o iPhone seja o melhor telefone para todos os utilizadores. Conheço gente que "nunca" vai largar os Blackberry com teclados, outros que nunca vão largar os Nokia, etc.
depende do uso que cada um quer dar ao seu telemovel.

Para quem pretender um "telemovel" que tenha o melhor browser disponivel actualmente, então sim... não ficará arrependido de ter um iPhone - digo eu.

(E todos sao livres de achar o contrário e ter a sua própria opiniao. :)

Mas gosto muito dessas conversas de marketing do tipo: "nem-sei-o-que-estou-a-vender-mas-se-toda-a-gente-fala-é-porque-é-a-melhor-coisa-do-mundo-nem-que-nao-seja-e-coisa-e-tal" ;)

Mas depois de ter assistido um vendedor a vender uma placa de som a um cliente numa loja de informatica... uma Sound Blaster PCI 128... "Ó homem! Isto tem som de 128bits!!! Imagine a qualidade!"
Que já nem digo nada...

De qualquer maneira, perguntar a um comercial se "algo" que ele esteja a vender é bom, é sempre divertido de assistir... ehhehehe :)

jocaferro disse...

3310 são aos pontapés, calculo mais de 70!
Já lhes perdi a conta e penso que a gestora também...
N95 é "oferecido" como topo de gama - 3 obrigatórios.

@braço.

PS: Apple = 95% marketing + 4% design + 1% tecnologia
Não é ridículo. É um facto. ;-))

jocaferro disse...

@Carlos Martins:
Neste momento a negociação é baseada nas chamadas "intraconta". Estão fartos de publicitar mas quando chega a hora nunca conseguem:
- ah e tal tenho que perguntar aos superiores / não está nas minhas funções / é com uma colega minha /

etc.

Andamos há algum tempo nisto!
Acho que vai ser desta.

Acredito que o browser possa ser bestial mas quase não o uso excepto no computador. :-)

Os celulares de agora tem funções que o comum mortal não usa. É tal e qual usar o Excel (pago) apenas para fazer umas contas de somar e multiplicar ou o Word (pago) para escrever uma cartas ou fax(es).

@braço.

jocaferro disse...

Ah!, Blackberry nunca mais. Má experiência, muito má.
Falhou sempre alguma coisa.
Um não dá som.
Outro tem um grande problema em receber chamadas.

Eu não quero um N95, buá, buá
Quero é um 9500 Comunicator!
Lembras-te da conversa acerca dos tijolos da Motorola?
Revivalismo...

@braço.

Carlos Martins disse...

No meu caso é a mesma coisa. (E veja-se como exemplo não trocar de telemóvel há 6, ou 7, ou 8 anos...)
Sempre fui averso a telemoveis com funcoes a mais - ainda por cima quando ficam complicados demais para serem usados.

Por isso é que até agora sempre tive tudo separado. É o telemovel "basico", é o pocket PC, é o GPS, é o Leitor Mp3, etc.

No entanto, mesmo com tudo isso, ficava por realizar o "sonho" de poder dar um salto à web, onde quer que estivesse - algo que se agravou ainda mais desde que me meti nisto dos blogs. Bem sei que podia acrescentar mais um "aparelhómetro", tipo um Nokia MID, para o efeito - mas já estou farto de carregar com tanta tralha.
O iPhone, se se portar à altura das minhas necessidades, será perfeito para o que preciso.

E como dizes, também tenho o browser do PC "à mão" durante a maior parte do tempo. O problema... são aqueles "poucos" momentos em que precisava de o ter e não estou por perto de nenhum PC!
(E como sempre, parece que essas necessidades acontecem cada vez mais - quando estamos a pensar comprar uma coisa destas.)

Carlos Martins disse...

Tchii, os comunicator... isso é que eram grande máquinas (em todos os sentidos! ;)

Mas estavam sempre fora do orçamento...

jocaferro disse...

Eram não. É!
Tenho um amigo que tem um 9500 e não quer outra coisa.

Mas agora existe o E90 que não é nem mais nem menos que um Comunicator.

Escritórios ambulantes é o que eles são.
E nestes nem vale a pena falar do browser. Glorioso!

@braço.

PS: Ao bocado quando falei na intraconta falava da publicidade deles. Dizem que é a custo 0 mas os patifes cobram sempre os 0,026!

Pipocas disse...

Tanto frenesim por causa do Iphone na Vodafone e na Optimus, mas façam bem as contas porque vão ser os mais caros telemóveis da Europa. Se comprarem a 129,90 euros pagam mensalmente 64,o euros durante 24 meses, o que dá um belo telemóvel por… 1687 euros!!!

Sem subsidiação ainda vos vão aos bolsos por 499,90 e 599,90 euros. :s

Anónimo disse...

Do iPhone só vi muito hype e pouco mais. É muita parra e pouca uva. A bateria nem sequer é substituível. Inovação!

jocaferro disse...

@pipocas
É isso aí. Já há muita gente a fazer contas e elas vão dar todas no mesmo - sempre para cima dos 1.200 €.
Mas o que é isso para os portugueses?
Pelo menos neste aspecto estamos no pelotãp da frente.

@Carlos Martins:
Coisa que no posso dizer é que o iPhone não presta. Mesmo sem ter visto algum acredito que deve ser um bom aparelho e para quem puder tirar partido das funcionalidades poderá pensar em ver o retorno do capital.
Mas na maioria o que vais ver é tótós, titis e "estrelas do ecrã" a ostentar brilhante e acusticamente os seus apar[a]lhos da moda. Pelo menos até a poeira assentar porque estou convencido que daqui a uns tempos lá se vai o hype.

@bruno
Eu acredito que o iPhone deve ser um bom aparalho.
Trará alguma inovação?
Pudera. Todos os novos aparelhos trazem nem que seja com um cheirinho a naftalina.
O pior no meio disto tudo é que já houveram celulares fantásticos que marcaram definitivamente a maneira como comunicamos. Algum deles tem a sua história gravada na pedra dos tempos?
Não. Porém se a Apple mamdasse cá para fora um N71 todo branquinho e com a maça ratada - Ui! - seria na mesma uma proeza para o Guiness.
No entanto não quero condenar a Apple por este facto. Tem uns departamentos de marketing e design fantásticos e se um dia se lembrarem de vender verdadeiras maças com uma dentada haverá por aí muita gente a exclamar que é uma grande inovação!
E, pensando bem, até é... :-)

@braço a todos.

PS: Quando experimentar um prometo que coloco um post acerca do assunto. Com toda a isenção possível.
A sério!

Anónimo disse...

Ora aqui está um texto interessantíssimo. =D

Adorei mesmo.
Foi precisamente aquilo que estivemos a falar.
E tolos foram aqueles que gastaram 50 euros para reservar o iPhone pela Optimus, isso sim.

Eu fiz o pré-registo, confesso, mas logicamente que a decisão ia depender do preço final do telemóvel. Por e-mail, não respondi à Vodafone.. e tive imensa, mesmo imensa pena, por não me terem ligado a perguntar se realmente queria ficar com o iPhone. Que bojarda que levavam para trás.

Quanto a este 9500 Communicator, vou ver, só por curiosidade, mas é um telemóvel enorme, faz lembrar os primeiros telemóveis do mercado.

@braço