domingo, março 21, 2010

ARRASAR BOTNETS!?

Nope. Pelo menos da forma como alguém queria.
Apesar do fecho à força de Zeus, Mariposa, Lethic e Waledac as estatísticas mais recentes mostram que de nada valeu este esforço.

É um verdadeiro engano e na verdade apenas a melhoria dos programas poderá atenuar os efeitos devastadores que estas pragas provocam. Porque é que em vez de gastarem milhões em cima de milhões em vãs perseguições, porque não corrigem o que está podre?
Porque não sabem?
Porque não podem?
Porque o produto é uma treta e tem mais buracos que um queijo suíço?
Pode ser que assim seja mas quem vende um produto tem que se assegurar que esse produto oferece segurança!
Alguém já imaginou um fabricante de fechaduras lançar no mercado uma fechadura de segurança que abre com um palito?
E alguém consegue imaginar que esse fabricante ande a perseguir os ladrões em vez de melhorar a chave!?
Como se costuma dizer - a oportunidade faz o ladrão!
Um deste casos mais evidentes é o da M$ a tentar tapar o Sol com uma peneira ao derrubar legalmente Waledac.Ou seja, ao invés de melhorar os seus produtos anda entretida numa caça às bruxas. Como era de prever, a eficácia das acções da M$ parecem não valer de nada. Infelizmente, tal já não será novidade nenhuma para aqueles lados de tão habituados estarem a não obterem qualquer resultado na melhoria da segurança dos seus produtos. Como não conseguem activamente fazer melhor atiram-se a um faz-de-conta-que-estamos-a-combater estes "gajos" que estragam a vida dos utilizadores. Pior ainda, é quando esse faz-de-conta não fica apenas pela perseguição às botnet mas passa directamente a bola para os consumidores tentando obrigar os governos a cobrar uma taxa a TODOS os utilizadores e a colocar de quarentena aqueles com computadores infectados(*).

Ora, no meio de todas estas notícias diárias, é raro aparecer um jornalista, dos verdadeiros e não aqueles do copy-paste e de outros com alguns interesses meio escondidos, que chame os bois pelos nomes especialmente quando se referem a "computadores" ou "PC's" infectados. Felizmente, apesar da raridade, lá aparece sempre alguém que trata de referir que as vítimas são tipicamente utilizadores Windows (embora "tipically" seja um pouco brando não deixa de ser assinalável quando espalhado pela (M$)BBC News) o que assenta perfeitamente na realidade e, doutra forma, retira a ambiguidade dos termos "computador" e/ou "PC" que a grande maioria dos "jornalistas" da treta tem por hábito usar. Tentem lá fazer um pequeno esforço, pelo menos todos aqueles que não recebem ACER Ferrari ou algo do género, e não se esqueçam do Windows a seguir a "PC" ou "computador", ok?


(*) - Posso dizer que concordo com esta opinião. Façam pagar, e bem!, e ponham de quarentena, por mim até iria mais longe e exigiria pena perpétua, os utilizadores infectados. Mas apenas os infectados já que os outros não tem culpa nenhuma das centenas de milhões de tansos que por aí andam.

2 comentários:

Azathoth disse...

"e exigiria pena perpétua, os utilizadores infectados.."

Sempre cheio de bom senso como sempre. ;)

PS: sugiro veres o trabalho de Josef Mengele. Talvez te interesse.

jocaferro disse...

Como sempre, eis a conversa de chacha para desviar o assunto.
Desta vez deixo passar o comentário apenas para lhe responder que mais uma vez estamos em desacordo no tocante ao seu amigo Mengele. Fique lá com ele que a mim não me interessa rigorosamente nada. Embora já suspeitasse dessas suas afinidades agora sim fiquei com a firme certeza que não passa de um mero aspirante a ditador. Deve ser dos ares daí...

Quanto à pena perpétua, lamento informar que nem é necessária - os utilizadores das janelas há muito estão condenados a tal pena.

PS: A sua verborreia anda cada vez mais fraca.