domingo, março 14, 2010

POPULAR SCIENCE




Quando era puto achei no "lixo"(*) 2 ou 3 revistas destas e, imediatamente, fiquei apaixonado. Pena é que naqueles idos anos a ditadura tornava o acesso a este tipo de literatura muito difícil mas mais tarde encontrei um volume, se não me engano uma pasta onde estavam agrupadas várias revistas referentes a um ano ou dois, na biblioteca do Liceu Alexandre Herculano(**).

Hoje em dia tudo mudou e a maravilha da internet faz-me mais uma surpresa e dá-me novamente a hipótese de me deliciar com estas leituras através de um acordo com Google eis que disponibilizaram os 137 anos de publicações desta (re)conhecida revista. Imediatamente, pus-me à procura de um dos tais números que eu achei. Corria para aí o ano de 70 ou 71 e sabia que num desses números vinha um BMW parecido com "aquele" que um médico conhecido da minha família tinha recentemente comprado. Para além deste BMW, ainda me recordo que numa delas vinha uma Honda 50 CD que mais tarde tive/tenho o prazer de possuir. Ao fim de uns bons quartos-de-hora lá consegui encontrar a tal revista e conferir que pelo menos a Honda não tem nada a ver com a minha, a qual, embora parada e desmontada está em muito melhor estado que esta (página 111 - "Don buy this one"). E deve valer muito mais... :-)
Para o meu amigo Carlos Martins dedico-lhe a página 112. Pode ser que lhe faça jeito na sua alegre casinha.

Bem, espero sinceramente que se divirtam por aí.

(*) - Não era bem o lixo tradicional. Por detrás da minha casa existia uma mata onde se despejavam todo o género de artigos desde sobras de uma fábrica de botões/óculos, pequenos brilhantes que não passavam de meros vidros pintados por baixo com uma tinta espelhada, livros, jornais e outros tipos de lixarada que muitas vezes fazia o consolo da pequenada como por exemplo este tipo de revistas e ainda umas outras que, digamos, não era lá muito apropriadas para estas idades...
Um dia, cheguei mesmo a apanhar uma edição do Astérix em francês e em bom estado!

(**) - Aqui, a memória pode estar a pregar-me uma partida mas se não foi no LAH poderá ter sido ali perto possivelmente nos "Salesianos" que era na época o único sítio para onde tínhamos autorização de ir no caso de termos algum "feriado". De outra forma não se podia abandonar o Liceu fechado a 7 chaves pelo que poderá ter sido aí que me perdi na paciente leitura destas revistas o que contribuiu em muito para as excelentes notas que sempre me acompanharam na disciplina de Inglês. Obrigado à Popular Science e a quem ma disponibilizou.

3 comentários:

Luis Miguel Silva disse...

Muito porreiro! :o))

Vi no outro dia no slashdot uma noticia que falava disto mesmo mas nao encontrei nenhum indice que permitisse ver todas as revistas pelo que desisti...

Hugz,
Luis

Carlos Martins disse...

Fabuloso!
Adoro estas revistas "vintage"! :)

Fico logo com vontade de ir buscar as colecções de comics da minha juventude... :)

Anónimo disse...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.