sexta-feira, julho 16, 2010

AFINAL, PARA QUE SERVE O TRATADO DE LISBOA?

Ou colocado de outra forma:
- Valerá ao menos para limpar o cú!?
Parece que nem isso. 
Se este Tratado obriga a Comissão que abriga (secretamente) o ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement) a relatar tudo, sim TUDO, ao Parlamento e esta não faz mantendo todas as reuniões num ambiente ultra-secreto e sem qualquer conhecimento público, dá origem a sérias dúvidas acerca do sua validade.
Na última ronda de "negociações" (no mais alto secretismo) o deputado do Partido Pirata bateu com a porta considerando que considera este secretismo como uma violação dos direitos dos cidadãos e, indo mais longe, um total desrespeito por esse tal de Tratado de Lisboa. Segundo ele tudo o que se passa dentro daquela sala no mais absoluto(?) segredo tem que forçosamente tornar-se do domínio público. Numa Europa democrática não pode haver segredos quando se está a cozinhar um Acordo deste género, diz ele.

Saliente-se que já tinha existido uma firme tomada de posição do Parlamento face à divulgação do que se passa dentro daquela sala mas que após um momento em que parecia tudo legal, recomeçam as reuniões à porta fechada e com a obrigação de não divulgar nada do que se passa dentro daquelas quatro paredes. 
Realmente, os EUA devem andar aflitos com a assinatura deste acordo que mais não é do que uma cópia do que se passa lá dentro, encomendada pelas grandes corporações de modo o poderem policiar o mundo à sua imperial vontade. Se é que já não o faz, mas aí seria ilegal, não?
E é assim que a Europa vai definhando. Cada vez mais vendida aos interesses dos EUA, manobrada financeiramente pela especulação de "simples" empresas de rating. Em suma, uma Europa sem coluna vertebral e onde a cabeça parece ter fugido para outras paragens. Agora, já começo a dar razão aqueles que não queriam que Portugal aderisse à CEE...

Ligação para a "fonte" da notícia.

Sem comentários: