sexta-feira, julho 16, 2010

QUANDO A OFERTA É GRANDE O POBRE DESCONFIA... (1)

Toda a gente conhece alguém que já lhe tentou impingir alguma coisa usando de métodos de venda convencionais e mesmo de outros mais inimagináveis. Um dos que "gosto" pessoalmente é aquele que tem amigos metidos no assunto e mais ainda daqueles que metem amigos que estão a "passar necessidades e precisam desse negócio para não morrerem de fome".
Ora, há um ano atrás um amigo, por acaso apenas conhecido e mal, numa conversa banal pergunta-me se tinha seguros já que agora trabalhava para um mediador e poderia dar uma vista de olhos a ver se arranjava forma de ficarem mais baratos. Lá fui expondo aquilo que tinha e de facto o rapaz arranjou-me um pacote deveras interessante e onde poderia realmente economizar algum dinheiro - entre 20 a 42% conforme os casos. O primeiro a andar foi um seguro automóvel cujo prazo estava mesmo a acabar e onde a poupança se cifraria em cerca de 35%. Claro que tive que obter as mais diversas informações acerca da oferta só para ver se estávamos a falar da mesma coisa tendo-se verificado que sim - estávamos a "trautear a mesma melodia". Depois seguiu-se mais uma questão que tinha a ver com a companhia já que julguei tratar-se de alguma manhosa daquelas que em caso de acidente apenas nos dificultam a vida em vez de a facilitar mas também não já que a companhia em questão tem um nome que é bem conhecido - Açoreana. Eu fiquei admirado e ao mesmo tempo desconfiado quando ele me disse o nome. De imediato perguntei o que estava por detrás daquele preço, questão que foi respondida da seguinte forma:
- "É pá. Os gajos estão agressivos no mercado. Até te posso tentar arranjar mais barato noutra seguradora mas neste momento estamos a apostar na Açoreana que está a bater tudo e mais alguma coisa".
Ok, está bem- pensou o je. Por acaso, participei de um negócio de transporte marítimo que envolvia seguro contra "todos os riscos". A carga, apesar de não ser valiosa, era frágil e o tempo de entrega cifrava-se em mais de 3 meses o que no caso de algo correr mal eram vários prejuízos em vez de apenas um. Como o risco era grande lá se fez o tal seguro e, como é óbvio, tínhamos de saber em quanto arcava o dito cujo pelo que a resposta que se seguiu deixou-nos a todos de boca aberta e:
- "só isso!?"
- "Foda-se, a partir de agora passamos a fazer um seguro destes para tudo o que vier!"
Sim, se pensaram Açoreana, estão a pensar correcto. O preço mais em conta era mesmo deles e foi realmente uma grande surpresa. Siga para Bingo... 

Estas coisas que tem a ver com seguradoras não são totalmente lineares e toda a gente decerto já se apercebeu disso. É raro, a mim aconteceu-me apenas um caso em que foram de uma atenção completamente fora do normal, uma destas "companhias" aceitar qualquer coisa como sendo preta quando ela é efectivamente preta. Para eles, mesmo a cor preta tem várias nuances - preto claro, preto azulado, preto mesmo preto, preto acizentado, etc.. e todas elas consideram eles serem diferentes. Nunca aceitam o dito por dito mas mais por variações do dito e, "mais cedo ou mais tarde" lá vem a fatal verdade - escapou-nos alguma coisa que os gajos aproveitam para nos foder a cabeça. Em resumo, para aquele pessoal não há qualquer forma para "colocar o preto no branco". É tudo muito acinzentado...
O presente caso nem tem lá muito a ver com isso mas é de uma simplicidade e subtileza que até faz vir lágrimas aos olhos. Ou seja, esta semana chegou-me a casa uma carta da dita Açoreana com a honra de ser "assinada" por um Director Marketing (sic) a dar-me uma notícia do genéro:
- "Sabe a conjuntura legislativa actual, o aumento dos sinistros e degradação da rentabilidade do sector obrigam-nos a um "ajustamento", noutra parte dizem revisão, no seu seguro. Estamos convictos que entenderá este "pequeno" ajuste(...)"

Ah! sim?
Então vamos lá:
1º - Não, não compreendo coisa alguma. Podem-me explicar um pouco melhor?
É que a última vez que olhei para as vossas contas não me pareceu que estivessem a ter prejuízo. Antes pelo contrário!
Não me digam que estão com a corda ao pescoço senão fico seriamente a ponderar se é mais um motivo para sair enquanto é tempo!
Também não é preciso ser-se uma supra-sumo da barbatana de tubarão para ver que se o sector está mal e estão a levar no toutiço porque não saem dele?
Pior ainda, se não podiam acharam boa ideia andar por aí a fazer preços muito competitivos face às outras ofertas!? 

2º - Em local algum mencionam uma coisa tão simples como isto - estamos a aumentar e muito o preço do seguro!
Custa assim tanto dizer uma coisa tão directa ou tem por aí algum génio que se lembrou de dourar a pílula para ver se alguém cai no conto!? 
Também foi provavelmente esse o génio que vos indicou para nunca, mas mesmo nunca, mencionarem a percentagem do aumento. "espero que compreenda o PEQUENO AJUSTE"! 

3º - Não vos vou contactar para coisa alguma pois infelizmente a missiva é acompanhada por um aviso (Factura) Recibo bem explícita e que não deixa qualquer dúvida. Tão explícita que até mencionam tudo quanto irão cobrar!
Ora, munido de uma simples calculadora reparei que iria pagar a mais cerca de  20%!
E isto sem contar com alguma eventual dedução, que não aparece em lado nenhum, por ser um bom rapaz e ter-me portado bem não amassando nenhuma lata nem matando ninguém!
Pelo menos que eu saiba...
PEQUENO, diz a mensagem do senhor Director. Eis uma nova noção de "PEQUENO"!
Genial! 

4º - Para vosso azar a legislação mudou e agora nem sequer preciso de vos avisar com meses de antecedência e por carta registada com aviso de recepção, nem tampouco me podem obrigar a pagar esta renovação caso eu não avise da minha renúncia, tal como acontecia antigamente. Basta não pagar. Graças a alguém por isso!
Assim, fui-me informar junto a outras companhias e calculem lá uma coisa - uma delas, com funcionário(a)s que até dá gosto ver de tão simpáticos são (hum...) achou graça à minha cara e gostou tanto da minha personalidade que até me vai cobrar um seguro que fica abaixo em cerca de 22% do vosso!
E não conheço lá ninguém!
Também, acharam uma certa piada aos meus 32 anos de carta coisa que o(a)s carrancudo(a)s daí nem sequer ligaram!

Conclusão - só existem para mim duas opções:
1 - Ou andam mesmo a necessitar de dinheiro e alguém fez merda ao entrar agressivamente neste mercado "automóvel", e provavelmente noutros que neste momento desconheço;
2 - Ou andam a usar aquilo a que apelido "técnica do passador de droga" - vendemos mais barato que os outros e quando o gajo estiver agarrado TUMBA!

Confio solenemente que se trata do primeiro caso - que realmente estejam em maus lençóis e daí eu ter mais um motivo para abandonar o barco enquanto é tempo.
Posso desde já assegurar que nunca em tempo algum fui assaltado por qualquer pecaminoso pensamento em relação à 2ª opção. Seria completamente impensável tal coisa, não seria?
 
Assim, compreendendo a vossa situação e não querendo contribuir para a agravação dos vossos problemas (foram vocês quem o disse, lembram-se?) resta-me despedir desejando votos de rápidas melhoras.

PS: um pequeno ponto final - nunca vos distingui com qualquer preferência. A minha distinção foi simples - a cor do dinheiro. Tal como a vossa, calculo? 

 

Sem comentários: